Necessidades formativas docentes: construção de uma formação contínua significativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-11-21

Autores

Fonseca, Tays

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nesta presente pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia- Unesp, na linha 4 “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, o problema da investigação é: o que os docentes que atuam em uma escola pública estadual de anos finais do Ensino Fundamental desejam de um Programa de Formação Contínua em Serviço? Para tanto, o objetivo geral consiste em refletir sobre a formação contínua em serviço, a partir dos professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (6 aos 9 anos) de uma escola da educação básica da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul na cidade de Três Lagoas, MS. Os objetivos específicos são: definir o conceito de formação contínua em serviço, compreender a normatização para alguns aspectos da formação contínua em serviço na legislação e em documentos oficiais em âmbito nacional e no estado pesquisado; caracterizar o perfil dos professores atuantes nesta unidade escolar específica; identificar as condições de trabalho docente e as expectativas acerca dos encontros de formação contínua a partir do contexto escolar, bem como mapear princípios gerais que possam colaborar para a organização de encontros mais significativos. Na construção do referencial teórico, foram desenvolvidos principalmente estudos sobre os condicionantes sócio-históricos, o papel da escola pública e do professor, formação e formação contínua em serviço. A abordagem qualitativa foi escolhida para nortear a investigação, fazendo uso da pesquisa bibliográfica, da análise documental, do questionário e do grupo focal como instrumentos metodológicos de construção da posição teórica, da coleta e de análise dos dados. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com as produções acadêmicas sobre formação contínua em serviço de professores, utilizando a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Realizamos a análise documental na legislação (LDB/96, Resoluções do CNE, Leis Federais e Estaduais e PNE 2014-2024), no Censo Escolar Brasileiro da Educação Básica de 2021, na Avaliação Institucional Interna da escola investigada e em seu Projeto Político Pedagógico. O questionário foi aplicado em 2021 aos 26 (vinte e seis) professores da escola pesquisada para traçar o perfil docente e convidar os sujeitos para a próxima etapa da pesquisa. O grupo focal foi realizado com 8 (oito) professores, que discutiram os temas em forma de entrevista coletiva, refletindo sobre a contribuição da formação contínua em serviço para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional da escola (NÓVOA, 1992). Os resultados apontam que a formação contínua, muitas vezes, não atende às expectativas docentes, pois suas necessidades formativas evoluem juntamente com as permanentes mudanças do contexto educacional. Por conseguinte, diversos temas e metodologias ficam aquém das expectativas, contribuindo apenas para mudanças pontuais e para a sensação de que, nas palavras dos sujeitos, “perde-se muito tempo”. Faz-se urgente a construção de programas de formação contínua em serviço que partam de um diagnóstico dos interesses docentes, que apresentem uma linha com temáticas de estudos coerentes e sequenciados, que possam servir de apoio à melhoria da práxis pedagógica e que, ao final, resultem em certificação aos seus participantes.
This paper written in the Postgraduate Program in Education of the School of Scienc es and Technology Unesp, in the fo urth field of s tudies named "Education pro fess ionals' teachers training, ed ucational policies and public school", presents the following question : what do teachers who work in a state public school in the final years o f the secondary school wish from an in service teach ers’ e ducation al training ? To answer that , the a im is to think about the in service teachers educati onal traini ng, from the perspective of these public elementary state school teachers ( from 6th to 9th gr ades) of a school in Três Lag oas city, in the s tate of Mato Grosso do Sul MS The specific go als are: to define the concept of in service teachers educ ational training , to verify some of its aspects according to the laws for the subject in the Brazilian legislation with national and state official docume nts; to describe the profile of the teachers who work in this specific scho o l; to identify the t e achers' working conditions a nd expect ation s about in service teachers’ education al meetings at school , as w ell as to find general themes that can collaborate to the organization of more meaningful meetings. T he theoretica l frame was m ainly composed by st u dies about the s ocio hist orica l conditioning factors, the role of the public school and the teacher s, teache rs’ training and in service educational teachers’ t raining. The qualitative approach was chosen to guide the inves tigation thro ugh bibliographic re s earch, document analysis, a qu estionnaire, and a focus group as methodological tools for building the theore tical position, data collection, and data analysis. The bibliographical research was developed by checking academi c productions about continuous in service teacher s trainin g To this purpose, we used t he Brazilian Digital Library of Theses and Dissertatio ns (BDTD) BDTD). We carried out the documental analysis b ased on several laws (LDB/96, Resol utions from the CNE, Federal and State La ws and on the PNE 20 1 4 2024 )), o n the Brazilian Scho ol Census of Basic Education 2021, o n the Internal Institutional Evaluation of the school, o n its Political Pedagogical Project a nd o n the " Questionnaire 2021 ", specifically written for th is investigation. The questionnaire w a s a nswered by th e 26 (tw enty s ix) teachers of the school to outline the teaching profile and invite the m to take part in the focus group . Eight teachers volunt eered to discuss the themes in a collective interview, reflecting on the con tr ibution of in serv i ce teachers’ tra ining to their personal, professional, and organizational development at school (N ÓVOA , 1992 ). The results indicate that, most of the times, sc hool training courses do not meet the teachers' expectations, as their f orma tive needs evolve wi t h the change s of t he educa tional context. Therefore , several themes and methodologies of the meetings end up falling short of expectations, making only occasio nal educational changes and the feeling remains as , in the w ords of the part icipants, it is a w a ste of time"time". I t is very n ecessary to build up in service training programs that start from a diagnosis of t he teachers' interests, which present a line with c oherent and sequenced study themes which may serve as a real support for t he improvement of the t each ers’ perfor man ce in class es and , at the end, will be a ble to certificate the participants.

Descrição

Palavras-chave

Necessidades formativas, Docentes, Formação contínua em serviço, Anos finais, Ensino fundamental II, Formative needs, Teachers, In service teachers’ training, Final years, Secondary school

Como citar