O uso de geotecnologias no ensino de Geografia como recurso didático para a redução e prevenção dos desastres naturais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-12-09

Autores

Marraccini, Luis Roberto Rizzi

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como finalidade apresentar possibilidades de introdução e uso de tecnologias de informação, principalmente geotecnologias na alfabetização cartográfica de educandos(as) no Ensino Médio, visando, a partir da reflexão sobre a utilização de Geotecnologias como instrumentos didáticos em sala de aula, desenvolver e aplicar uma sequência didática para o ensino da Cartografia e Geotecnologias na disciplina de Geografia, no Ensino Médio, que contemple o uso de tais recursos tecnológicos para a redução e prevenção dos desastres naturais, além da elaboração de um site interativo como produto final. Como abordagem metodológica principal deste trabalho, utilizou-se a pesquisa qualitativa em decorrência das importantes contribuições e possibilidades de investigação, associada a um questionário como instrumento para obtenção e análise de dados fundamentais para a compreensão do problema a ser investigado, conjugada à elaboração e aplicação de uma sequência didática, culminando em uma análise fenomenológica dos dados obtidos nos questionários com o propósito de oportunizar que docentes e estudantes tenham novas possibilidades em relação ao avanço e melhora dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. As atividades apresentadas através da sequência didática objetivaram promover o estímulo ao aprendizado dos(as) estudantes da primeira série do Ensino Médio acerca do uso de geotecnologias e da Cartografia Escolar através da utilização do Google Earth Pro e da elaboração de um site interativo para a prevenção dos desastres naturais.
This research project aims to present possibilities for the introduction and use of information technologies, mainly geotechnologies in the cartographic literacy of high school students, aiming, from the reflection on the use of Geotechnologies as didactic tools in the classroom , to develop and apply a didactic sequence for teaching cartography and geotechnologies in the discipline of Geography, in High School, which includes the use of such technological resources for the reduction and prevention of natural disasters, in addition to the elaboration of an interactive website as a final product . As the main methodological approach of this work, qualitative research was used due to the important contributions and possibilities of investigation, associated with a questionnaire as an instrument for obtaining and analyzing fundamental data for understanding the problem to be investigated, combined with the elaboration and application of a didactic sequence, culminating in a phenomenological analysis of the data obtained in the questionnaires with the purpose of providing opportunities for teachers and students to have new possibilities in relation to the advancement and improvement of the teaching and learning processes in Basic Education. The activities presented through the didactic sequence aimed to encourage the learning of first grade high school students about the use of geotechnologies and school cartography using Google Earth Pro and the development of an interactive website for prevention of natural disasters

Descrição

Palavras-chave

Cartografia, Ensino de Geografia, Ensino Médio, Geotecnologias, Cartography, High school, Teaching Geography, Geotechnologies

Como citar