Dimensionamento de fundação profunda: Estudo de caso de uma obra realizada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-01-16

Autores

Macedo, Mara Claudia Anjoletto

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Desde o início da civilização humana, há notórios exemplos de fundações, as quais expressam de maneira clara, a necessidade do ser humano em se adequar aomeio em que está habitado. Sendo assim, com o desenvolvimento tecnológico, a correta escolha do tipo da fundação tem se mostrado um ponto notório no cotidiano, pois além da escolha entre uma profunda ou rasa, se faz necessário que seudimensionamento seja coerente, de modo que seja atendida e garantida a segurançada construção civil, cujo intuito seja a não submissão da estrutura a problemas das mais variadas naturezas. Portanto, com o objetivo de garantir que o dimensionamentoseja assertivo, se faz necessário a simulação e utilização de métodos Semi Empiricospara avaliar a capacidade de carga de uma estaca, de modo que ela assegure a segurança da estrutura e, ao mesmo tempo, seja economicamente viável a nível de execução. Dessa forma, este estudo visa analisar a Fundação com Estacas Escavadas durante a execução do Prédio da Medicina no Campus CPTL da cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, de modo a pontuar divergências do projeto perante as NBRs. Desde o início da civilização humana, há notórios exemplos de fundações, as quais expressam de maneira clara, a necessidade do ser humano em se adequar aomeio em que está habitado. Sendo assim, com o desenvolvimento tecnológico, a correta escolha do tipo da fundação tem se mostrado um ponto notório no cotidiano, pois além da escolha entre uma profunda ou rasa, se faz necessário que seudimensionamento seja coerente, de modo que seja atendida e garantida a segurançada construção civil, cujo intuito seja a não submissão da estrutura a problemas das mais variadas naturezas. Portanto, com o objetivo de garantir que o dimensionamentoseja assertivo, se faz necessário a simulação e utilização de métodos Semi Empiricospara avaliar a capacidade de carga de uma estaca, de modo que ela assegure a segurança da estrutura e, ao mesmo tempo, seja economicamente viável a nível de execução. Dessa forma, este estudo visa analisar a Fundação com Estacas Escavadas durante a execução do Prédio da Medicina no Campus CPTL da cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, de modo a pontuar divergências do projeto perante as NBRs.
Depuis le début de la civilisation humaine, il existe des exemples notoires de fondations, qui expriment clairement le besoin des êtres humains de s'adapter à l'environnement dans lequel ils vivent. Par conséquent, avec l'évolution technologique, le choix correct du type de fondation s'est avéré être un point notoire dans la vie quotidienne, car en plus du choix entre une fondation profonde ou superficielle, il est nécessaire que son dimensionnement soit cohérent, afin qu'il soit respectées et garanties la sécurité des constructions civiles, dont le but n'est pas de soumettre l'ouvrage à des problèmes de natures les plus diverses. Par conséquent, afin de s'assurer que le dimensionnement est affirmé, il est nécessaire de simuler et d'utiliser des méthodes semi-empiriques pour évaluer la capacité de charge d'un pieu, afin qu'il assure la sécurité de la structure et, en même temps, soit économiquement viable. au niveau de l'exécution. Ainsi, cette étude vise à analyser la Fondation avec Enjeux Excavés lors de l'exécution du Bâtiment de Médecine sur le Campus CPTL dans la ville de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, afin de identifier les divergences du projet avant les NBRs.

Descrição

Palavras-chave

Fundação profunda, Estacas, Cargas admissíveis, Estudo de caso, Métodos semi-empiricos, UFMS, Fondation profonde, Pieux, Charges admissibles, Étude de cas, Méthodes semi-empiriques

Como citar