Formas de Reparação do Mal no Portugal dos séculos XIV e XV

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Data

2023-02-24

Orientador

França, Susani Silveira Lemos

Coorientador

Pós-graduação

História - FCHS

Curso de graduação

Título da Revista

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Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Entre os séculos XIV e XV nos reinos cristãos europeus, torna-se cada vez mais recorrente a produção de obras pastorais escritas em língua vernácula, destinadas a clérigos e monges, propondo modelos de comportamento e prescrições relativas às formas de contato com o sagrado e à absolvição dos pecados. Embora destinadas a esses religiosos, essas prescrições não ficaram restritas a eles, pois chegaram à gente comum das diversas regiões do reino graças ao serviço pastoral de correção dos desvios, a confissão e a pregação. No reino de Portugal, tais conselhos e modelos de edificação referem-se, por vezes, às vivências dolorosas de redenção dos pecados, isto é, ao esforço contínuo de reparação das consequências negativas do pecado cometido contra Deus e contra o próximo. As prescrições referentes a essas práticas de satisfação propunham que a reparação pelo pecado cometido poderia ser alcançada pela reversão do ato falho e por gestos e expressões de arrependimento por vezes ardorosos ou visíveis. A presente pesquisa tem como alvo investigar, no período em que o tema da confissão se tornou um dos principais objetos da literatura teológica e pastoral – fruto da institucionalização da confissão auricular promulgada pelo IV Concílio de Latrão de 1215 –, as formas de reparação do mal, ou satisfação, aceitas e estimuladas na sociedade portuguesa do final do século XIV e ao longo do século XV. A prática da satisfação compunha-se dos três bens dados por Deus ao homem: os bens da alma, os bens do corpo e os bens temporais da fortuna. Pelos bens da alma, o fiel deveria satisfazer por orações e por todas as sete obras de misericórdia espirituais: ensinar, aconselhar, castigar, consolar, sofrer, perdoar e rogar; pelos bens corporais, o fiel deveria jejuar, fazer romarias, disciplinas, abstinências e todas as outras coisas que afligem o corpo; pelos bens temporais da fortuna, o fiel deveria dar esmola e cumprir todas as outras sete obras de misericórdia corporais: visitar, dar de comer, dar de beber, remir, vestir, dar pousada e enterrar o próximo. A partir desse levantamento, serão examinadas as diferentes situações ou circunstâncias em que essas práticas de satisfação eram recomendadas para aperfeiçoamento da alma e ordenamento social, com a finalidade de compreender os fundamentos morais da reparação dos erros então aceitos e defendidos.

Resumo (inglês)

Between the 14th and 15th centuries in European Christian kingdoms, the production of pastoral works written in the vernacular, aimed at clerics and monks, which proposed models of behavior and prescriptions regarding the forms of contact with the sacred and to the absolution of sins; as a rule, these prescriptions reached the common people of the different regions of the kingdom, starting from the fulfillment of the pastoral service of correction of deviations, carried out through confession and preaching. In the case of Portugal, advice and edification sometimes refer to experiences of redemption, sometimes advice and edification from sins are, to the continuous effort of God and the consequences of the kingdom, against the next. References to decorating practices that were designed to perfection by sin and designed to be translated by slip and gestures and sometimes projected or projected. This inquiry, in the target of the research, that the theme of aims has become one of the main objects of the auricular confession promulgated by the Lateran auricular confession of 1215 -, the forms of institutionalization of the evil confession, as the period institutional form of the confession of evil. or satisfaction, accepted and encouraged in Portuguese society at the end of the 14th century and throughout the 15th century. The practice of satisfaction consists of the three goods given by God to man: the goods of the soul, the goods of the body and the goods of fortune. For the goods proposed by suggestions of mercy, the faithful how to encourage, advise, all works, advise, advise, punish, advise and entreat; fasting, the faithful should fast, make pilgrimages, disciplines, abstinence and all other things that afflict the body; for the temporal goods of fortune, the believer should give alms and perform all the other seven works of corporal mercy: visit, give food, give drink, redeem, dress, give lodging and enter the neighbor. From the survey, it will be examined how different situations or circumstances in which these practices of satisfaction were designed to improve the soul and social purpose, with the purpose of understanding the moral foundations for the accepted and ordered errors defended.

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Idioma

Português

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