Corpos em devires: por outros modos de existência na escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-12-16

Autores

Ferreira, Kallyne Fernanda dos Santos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa objetiva expor diferentes modos de existir que reivindicam seus mundos na escola, uma vez que são os corpos em devires que nos questionam sobre os diferentes modos de existir do ser e que transbordam a idealização forjada sobre o indivíduo. Para tal finalidade, o embasamento teórico que respaldou este estudo adveio das pesquisas de Michael Foucault acerca da tríade pastoral-norma-disciplina, que coloca em funcionamento o dispositivo pedagógico que atua na escola, que tem como finalidade programar subjetividades e moldar rostos conformados à lógica de um ideal humano. Em virtude disso, compreendemos que a escola se converteu em uma mera produtora de rostos a contento da sociedade vigente. Para tanto, analisamos o conceito de rostidade desenvolvido pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, o qual possibilita compreendermos os papéis desempenhados pelas significâncias e significados que se aglutinam nos rostos e na forma como concebemos a vida. Entendemos que a escola operada pela tríade pastoral-norma-disciplina produz os mesmos desejos, homem, mulher, família, sonhos... em um círculo infindável de subjetividades demarcadas e rígidas. O que esperamos é perspectivar reflexões a partir das interrogações que o outro, o diferente, o anormal, a criança... que os corpos em devires nos suscitam a pensar e a buscar outras maneiras de existir no(s) mundo(s) que habitamos e que nos rodeia(m). Para tanto, recorremos às contribuições do filósofo Étienne Souriau, que nos lembra que toda criação é uma arte de existir e que nos convida a sermos agentes instauradores.
The present research aims to expose different ways of existing that claim their worlds at school, since it is the bodies in becoming that question us about the different ways of existing of the being and that overflow the idealization forged about the individual. For this purpose, the theoretical foundation that supported this study came from Michael Foucault's research on the pastoral-norm-discipline triad, which puts into operation the pedagogical device that operates in the school, which aims to program subjectivities and shape faces conformed to the logic of a human ideal. As a result, we understand that the school has become a mere producer of faces to the satisfaction of the current society. To do so, we analyze the concept of faciality developed by the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari, which makes it possible to understand the roles played by the significances and meanings that coalesce in faces and in the way we conceive life. We understand that the school operated by the pastoral-norm-discipline triad produces the same desires, man, woman, family, dreams... in an endless circle of demarcated and rigid subjectivities. What we hope is to put in perspective reflections from the questions that the other, the different, the abnormal, the child... we inhabit and that surrounds us(m). To do so, we resort to the contributions of the philosopher Étienne Souriau, who reminds us that all creation is an art of existing and who invites us to be founding agents.

Descrição

Palavras-chave

Corpos, Devires, Escola, Rostidade, Tríade pastoral-norma-disciplina, Bodies, Becomings, School, Faciality, Pastoral-norm-discipline triad

Como citar