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Publicação:
Tomada de decisão quanto a expansão de empresas: modelo com base em critérios com dados de acesso público

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Orientador

Campos, Arminda Eugênia Marques

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia de Produção Mecânica - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

É frequente que gestores de empresas precisem decidir se buscam ou não sua expansão. A decisão por crescer deve ter como base informações que possam auxiliar os gestores a analisar a situação da empresa e as alternativas disponíveis naquele momento. Este trabalho teve como objetivo, proporcionar para organizações de pequeno e médio porte, um modelo que instruísse como encontrar e utilizar dados de acesso público que auxilie na avaliação de alternativas de expansão do negócio. Trata-se de estudo de caráter exploratório, que utilizou, para coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e a documental. A partir do tratamento dos dados, foi possível selecionar alguns fatores socioeconômicos com influência na tomada de decisão quanto a expansões. Com esses fatores, foi elaborado um procedimento padrão recomendável para organizações de pequeno e médio porte. Realizou-se uma simulação, para testar o procedimento proposto, utilizando dados de cinco municípios do estado de São Paulo, como forma de validar o modelo. A relevância do estudo para a sociedade diz respeito principalmente à contribuição para gestores de empresas, interessados em avaliar pontos de possível expansão, mas sem conhecimento a respeito de quais critérios usar para avaliar alternativas. Além disso, o estudo contribui, também, ao oferecer uma análise de expansão sem custo para as empresas, pois o procedimento utiliza apenas indicadores com dados em bases de acesso público.

Resumo (inglês)

It is frequent that company managers need to decide whether or not to seek expansion. The decision to grow must be based on information that can help managers analyze the company's situation and the alternatives available at that time. The objective of this work was to provide small and medium-sized organizations with a model that would instruct how to find and use publicly available data to help evaluate business expansion alternatives. This is an exploratory study, which used bibliographical and documentary research for data collection. From the treatment of the data, it was possible to select some socioeconomic factors that influence the decision making regarding the expansions. With these factors in mind, a standard procedure recommended for small and medium-sized organizations was developed. A simulation was performed to test the proposed procedure, using data from five municipalities in the state of São Paulo, as a way to validate the model. The relevance of the study for society mainly concerns the contribution to company managers, interested in evaluating points of possible expansion, but without knowledge about which criteria to use to evaluate alternatives. In addition, the study also contributes by offering an expansion analysis at no cost to companies, since the procedure only uses indicators with data from publicly accessible databases.

Descrição

Palavras-chave

Expansão de empresas, Tomada de decisão, Geomarketing, Companies’ expansion, Decision-making, Processo decisório, Empresas - Crescimento, Planejamento empresarial

Idioma

Português

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