Formação do bibliotecário escolar no contexto das universidades públicas de São Paulo e Antioquia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-03-30

Autores

Sala, Fabiana

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O estudo acerca da área de currículo e formação profissional do bibliotecário escolar se torna necessário em um contexto que passa por constantes mudanças e produz um volume de informações cada vez maior, onde a seleção, avaliação e uso de maneira competente dessa massa de dados são caracterizados como requisito fundamental para a formação social. Para atender a essa necessidade, o papel do bibliotecário escolar deve ser entendido não apenas como gestor, mas sim como educador, pois a biblioteca escolar constitui-se em um espaço por excelência para a formação integral do indivíduo. Dessa maneira, é essencial que as instituições de ensino na área de Biblioteconomia se comprometam com a formação de profissionais que se sintam capacitados e atraídos para atuar em ambientes educacionais, como devem ser consideradas as bibliotecas escolares. A partir dessa premissa, destaca-se a importância de analisar como a formação do bibliotecário escolar está sendo contemplada no interior dos currículos dos cursos de Biblioteconomia das universidades públicas de São Paulo (Brasil) e Antioquia (Colômbia). Assim, pautado nas demandas destacadas, a questão que norteia o problema de pesquisa é: de que maneira ocorre a formação do bibliotecário escolar no currículo acadêmico dos cursos de Biblioteconomia nas universidades públicas de São Paulo (Brasil) e Antioquia (Colômbia)? A tese é caracterizada pela argumentação de que, ao adotar sua estrutura curricular, os cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, evidenciam aspectos da identidade e se comprometem com o perfil do profissional que se pretende formar. Dessa forma, objetiva-se com essa pesquisa analisar a formação do bibliotecário escolar no contexto das universidades públicas de São Paulo (Brasil) e de Antioquia (Colômbia). Em relação aos procedimentos metodológicos trata-se de um estudo comparativo. Para tanto, caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, abrangendo revisão bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Como procedimento de interpretação de dados propõe-se utilizar a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o processo de formação possui lacunas e fragilidades que podem ser superadas e reestruturadas de forma colaborativa, valendo-se da experiência das disciplinas propostas por cada IES. A visão que os docentes da Colômbia têm sobre o bibliotecário escolar é claramente a de um bibliotecário com formação pedagógica, por isso, já definem esse profissional como maestro bibliotecário (professor bibliotecário). No Brasil, ainda não existe uma definição em consenso por parte dos professores e pesquisadores da área. Alguns defendem seu papel como mediador e incentivador de ações e atividades relacionadas à leitura e à literatura, outros reconhecem seu papel como educador e a sua contribuição nos processos de formação. Há também aqueles que compreendem a sua função política. Por isso, definir um perfil profissional no Brasil ainda é uma tarefa complexa. De todo modo, o ponto comum entre o que o que é proposto pela literatura da área e os docentes investigados no Brasil e na Colômbia é o entendimento de que a formação do bibliotecário escolar não pode ser generalista e técnica, envolvendo apenas ensinamentos ligados ao campo da Biblioteconomia, mas necessita estar alinhada também ao campo pedagógico e educacional. O bibliotecário escolar deve se entender e ter condições de atuar como um bibliotecário educador. Contudo, espera-se que essa pesquisa apresente contribuições teóricas e destaque os conteúdos que devem ser abordados nas disciplinas de biblioteca escolar, visando à promoção de habilidades e competências necessárias para a formação de um bibliotecário escolar humanizado e dinâmico, atento às iniciativas que possam colaborar com a promoção e o desenvolvimento da biblioteca escolar, e disposto a trabalhar para a formação e acolhimento de sua comunidade educacional.
The study of the curriculum area and professional training of school librarians becomes necessary in a context of constant change and increasing volume of information, where the competent selection, evaluation, and use of this mass of data is a fundamental requirement for social formation. To meet this need, the role of the school librarian must be understood not only as a manager but also as an educator, as the school library constitutes an excellent space for the integral formation of the individual. Thus, it is essential that educational institutions in the field of Library Science commit themselves to training professionals who feel capable and attracted to work in educational environments, such as school libraries. Based on this premise, the importance of analyzing how the training of the school librarian is being addressed within the curricula of Library Science courses at public universities in São Paulo (Brazil) and Antioquia (Colombia) is emphasized. Therefore, guided by the highlighted demands, the research problem question is: how does the training of the school librarian occur in the academic curriculum of Library Science courses at public universities in São Paulo (Brazil) and Antioquia (Colombia)? The thesis is characterized by the argument that, by adopting its curriculum structure, Library Science and Information Science courses demonstrate aspects of identity and commit to the profile of the professional to be trained. Thus, the objective of this research is to analyze the training of the school librarian in the context of public universities in São Paulo (Brazil) and Antioquia (Colombia). Regarding the methodological procedures, it is a comparative study characterized by a descriptive qualitative research approach, including literature review, document analysis, and semi-structured interviews. The Content Analysis is proposed as the data interpretation procedure. The results demonstrate that the training process has gaps and weaknesses that can be overcome and restructured collaboratively, using the experience of the proposed disciplines by each IES. The vision that Colombian teachers have about the school librarian is clearly that of a librarian with pedagogical training, which is why they already define this professional as a maestro bibliotecario (teacher librarian). In Brazil, there is still no consensus definition among teachers and researchers in the area. Some defend their role as mediators and encouragers of actions and activities related to reading and literature, others recognize their role as educators and their contribution to the training processes. Some also understand their political function. Therefore, defining a professional profile in Brazil is still a complex task. Anyway, the common ground between what is proposed by the literature in the area and the investigated teachers in Brazil and Colombia is the understanding that the training of the school librarian cannot be generalist and technical, involving only teachings related to the field of Library Science, but needs to be aligned with the pedagogical and educational field as well. The school librarian must understand and be able to act as an educational librarian. However, it is expected that this research will present theoretical contributions and highlight the contents that should be addressed in school library disciplines, aiming at promoting skills and competencies necessary for the formation of a humanized and dynamic school librarian, attentive to initiatives that can collaborate with the promotion and development of the school library, and willing to work for the education and welcoming of its educational community.
El estudio sobre el área de currículo y formación profesional del bibliotecario escolar se vuelve necesario en un contexto que experimenta constantes cambios y produce un volumen de información cada vez mayor, donde la selección, evaluación y uso competente de esta masa de datos son requisitos fundamentales para la formación social. Para atender a esta necesidad, el papel del bibliotecario escolar debe entenderse no solo como gestor, sino también como educador, ya que la biblioteca escolar es un espacio por excelencia para la formación integral de la persona. Por lo tanto, es esencial que las instituciones educativas en el campo de la Biblioteconomía se comprometan con la formación de profesionales que se sientan capacitados y atraídos para trabajar en entornos educativos, como las bibliotecas escolares. A partir de esta premisa, se destaca la importancia de analizar cómo se está abordando la formación del bibliotecario escolar en los planes de estudio de las carreras de Biblioteconomía en las universidades públicas de São Paulo (Brasil) y Antioquia (Colombia). Por lo tanto, la pregunta que guía el problema de investigación es: ¿Cómo se lleva a cabo la formación del bibliotecario escolar en el plan de estudios de las carreras de Biblioteconomía en las universidades públicas de São Paulo (Brasil) y Antioquia (Colombia)? La tesis se caracteriza por argumentar que al adoptar su estructura curricular, los programas de Biblioteconomía y Ciencia de la Información evidencian aspectos de la identidad y se comprometen con el perfil del profesional que se pretende formar. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación es analizar la formación del bibliotecario escolar en el contexto de las universidades públicas de São Paulo (Brasil) y Antioquia (Colombia). En cuanto a los procedimientos metodológicos, se trata de un estudio comparativo. Para ello, se caracteriza por una investigación cualitativa de tipo descriptiva, que incluye revisión bibliográfica, análisis documental y entrevistas semiestructuradas. Como procedimiento de interpretación de datos, se propone utilizar el Análisis de Contenido. Los resultados demuestran que el proceso de formación posee lagunas y debilidades que pueden ser superadas y reestructuradas de forma colaborativa, valiéndose de la experiencia de las disciplinas propuestas por cada IES. La visión que los docentes de Colombia tienen sobre el bibliotecario escolar es claramente la de un bibliotecario con formación pedagógica, por eso ya definen a este profesional como maestro bibliotecario (profesor bibliotecario). En Brasil aún no existe una definición en consenso por parte de los profesores e investigadores del área. Algunos defienden su papel como mediador y motivador de acciones y actividades relacionadas con la lectura y la literatura, otros reconocen su papel como educador y su contribución en los procesos de formación. También hay quienes comprenden su función política. Por eso, definir un perfil profesional en Brasil aún es una tarea compleja. De todos modos, el punto en común entre lo que es propuesto por la literatura del área y los docentes investigados en Brasil y Colombia es el entendimiento de que la formación del bibliotecario escolar no puede ser generalista y técnica, involucrando solamente enseñanzas ligadas al campo de la Biblioteconomía, sino que necesita estar alineada también al campo pedagógico y educacional. El bibliotecario escolar debe entenderse y tener condiciones para actuar como un bibliotecario educador. Sin embargo, se espera que esta investigación presente contribuciones teóricas y destaque los contenidos que deben ser abordados en las disciplinas de biblioteca escolar, buscando promover habilidades y competencias necesarias para la formación de un bibliotecario escolar humanizado y dinámico, atento a las iniciativas que puedan colaborar con la promoción y el desarrollo de la biblioteca escolar, y dispuesto a trabajar para la formación y acogida de su comunidad educativa.

Descrição

Palavras-chave

Biblioteca escolar, Bibliotecário escolar, Currículo, Formação profissional, Competências profissionais, School library, School librarian, Curricular structure, Professional qualification, Professional competences, Biblioteca de la escuela, Estructura curricular, Formación profesional, Competencias profesionais

Como citar

SALA, Fabiana. Formação do bibliotecário escolar no contexto das universidades públicas de São Paulo e Antioquia. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.