Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-01-30

Autores

Lopes, Bruna Fernanda

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Essa pesquisa é um estudo de caso que visa analisar o processo de inclusão de uma estudante com paralisia cerebral matriculada no ensino regular. Refletindo que mesmo com a legislação brasileira abrangendo a Educação Especial se há de fato a inclusão na escolarização e em como a educação inclusiva faz parte do processo de socialização e do desenvolvimento pleno dos alunos. Este trabalho foi realizado através da observação do cotidiano escolar em que a aluna está inserida, a relação com seus professores, colegas e demais colaboradores da unidade escolar. Juntamente com a coleta de dados, por meio de entrevistas com os familiares, professores e da própria estudante acerca desse processo de inclusão escolar. Com a exposição de informações expressivas sobre a convivência de Maria (nome fictício) com os demais colegas. A adaptação de conteúdos pedagógicos, a inclusão na rotina e a acessibilidade arquitetônica da escola. Através desses discursos foi possível analisar que a participante do estudo conta com uma rede de apoio familiar que busca estimular o seu desenvolvimento. Propiciando acesso à educação, e a todo um conjunto de terapias complementares, como também, uma escola com professores e colaboradores, que buscam incluir Maria nas atividades do cotidiano escolar e a incentivam na interação com os colegas de turma. Conclui-se que a participante se mostra satisfeita com seu ambiente escolar, sendo um reflexo da Educação Inclusiva.
This research is a case study that aims to analyze the process of inclusion of a student with cerebral palsy enrolled in regular education. Reflecting that even with the Brazilian laws covering Special Education, there is indeed inclusion in schooling and how inclusive education is part of the process of socialization and the full development of students. This work was conducted through the observation of the school routine in which the student is inserted, the relationship with her teachers, colleagues and other collaborators of the school unit. Along with data collection, through interviews with family members, teachers, and the student herself about this process of school inclusion. With the exposition of expressive information about the living of Maria (fictitious name) with the other colleagues. The adaptation of pedagogical contents, inclusion in the school's routine and architectural accessibility. Through these speeches, it was possible to analyze that the study participant has a family support network that seeks to stimulate her development. Providing access to education, and a whole set of complementary therapies, as well as a school with teachers and collaborators, who seek to include Maria in daily school activities and encourage her to interact with her classmates. It is concluded that the participant is satisfied with her school environment, which reflects Inclusive Education

Descrição

Palavras-chave

Educação, Educação especial, Atendimento educacional especializado, Estudo de caso, Education, Special education, Specialized educational assistance, Case study

Como citar