Obra de arte total na sala aula: uma proposta pedagógica para o ciclo de alfabetização

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-04-19

Autores

Mattos, Lenara Abreu de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa, em formato de dissertação, discorre sobre o conceito de Obra de Arte Total e sua possibilidade de aplicação como proposta pedagógica na aula de arte do ensino básico regular. Para isso, utilizo de uma aproximação/apropriação do método de Marx e desenvolvo um percurso argumentativo para captar a essência da Obra de Arte Total mediante revisões bibliográficas. Para realizar esta construção para fins didáticos, utilizo a tipologia de Odo Marquard. A palavra Gesamtkunstwerk (Obra de Arte Total), cunhada por Carl Friedrich Eusebius Trahndorff e desenvolvida por Richard Wagner na esfera do conceito no contexto histórico da revolução liberal que imbuiu o movimento romântico, também nos serviu para a fundamentação teórico-crítica. Outro recurso para a concretização da proposta foi a abordagem marxista e metodológica de pesquisa de apropriação. Como o objetivo central é criar um plano de unidade para as propostas de planejamento vinculadas ao conceito de Obra de Arte, utilizo a pedagogia histórico-crítica de Saviani. Para melhor entendimento desta proposta pedagógica, faço a descrição das atividades na escola EMEF Jd. Silva Teles, considerando os problemas sociais e relevantes que existem na comunidade e na sociedade.
This research, in the form of a dissertation, discusses the concept of Total Work of Art and its possibility of application as a pedagogical proposal in art classes in regular basic education. For this, I use an approximation/appropriation of Marx's method and develop an argumentative path to capture the essence of the Total Work of Art through bibliographic reviews. To carry out this construction for didactic purposes, I use the typology of Odo Marquard. The word Gesamtkunstwerk (Total Work of Art), coined by Carl Friedrich Eusebius Trahndorff and developed by Richard Wagner in the sphere of the concept in the historical context of the liberal revolution that imbued the romantic movement, also served us for the theoretical-critical foundation. Another resource for the realization of the proposal was the Marxist and methodological approach of appropriation research. As the main objective is to create a unit plan for the planning proposals linked to the concept of Work of Art, I use Saviani's historical-critical pedagogy. For a better understanding of this pedagogical proposal, I describe the activities at the EMEF Jd. Silva Teles, considering the social and relevant problems that exist in the community and society.

Descrição

Palavras-chave

Arte na educação, Educação básica, Alfabetização

Como citar