Buscar
Exibindo os resultados de 1 a 10 de 217
A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores
(Bolema - Mathematics Education Bulletin, 2011-12-01) [Artigo]
Excessive specialization and the fascinating advances of technology and the sciences, particularly of mathematics, cause a false dichotomy between the sciences and technology and the arts and humanities. The survival of ...
Leitura crítica da história: reflexões sobre a história da matemática
(Ciência & Educação (Bauru), 2004-12-01) [Artigo]
Muitos elementos que fornecem informações para a escrita da história apresentam direcionamentos representativos de uma forma de pensamento, seja ela política, filosófica ou de cunho social. Esses elementos são trabalhados ...
O uso de blogs como tecnologia educacional narrativa para a forma/ação inicial docente
(Bolema: Boletim de Educação Matemática, 2014-08-01) [Artigo]
The aim of this paper is to discuss the use of blogs, understood as an information and narrative communication technology, as one of the assessment devices of the “Practice in Teaching and Learning Mathematics” course of ...
Leitura e Interpretação de Dados Prontos em um Ambiente de Modelagem e Tecnologias Digitais: o mosaico em movimento
(Bolema: Boletim de Educação Matemática, 2012-08-01) [Artigo]
Neste artigo, analisamos a leitura e a interpretação de dados prontos coletados por alunos para desenvolverem projetos de modelagem. Consideramos dados prontos as informações coletadas na Internet, como um gráfico ou uma ...
Enquanto isso na Sociedade de Consumo Líquido-Moderna: a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores
(Bolema: Boletim de Educação Matemática, 2014-12-01) [Artigo]
This article introduces the paths and results of a qualitative research, concerning the production of meanings and decision-making of consumers in a liquid-modern consumer society. We based the study on theoretical assumptions ...
Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática
(Bolema: Boletim de Educação Matemática, 2014-08-01) [Artigo]
This paper presents some of the discussions that has marked the investigative practice of the Group “Oral History and Mathematics Education” (GHOEM). For these researchers the oral history is faced like a qualitative ...
A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores
(Bolema-mathematics Education Bulletin-boletim de Educacao Matematica, 2009-01-01) [Editorial]
Stable singularities of co-rank one quasi homogeneous map germs from (ℂn+1, 0) to (ℂn, 0), n = 2, 3
(JP Journal of Geometry and Topology, 2013-05-01) [Artigo]
In this article, we investigate the geometry of quasi homogeneous corank one finitely determined map germs from (ℂn+1, 0) to (ℂn, 0) with n = 2, 3. We give a complete description, in terms of the weights and degrees, of ...
Uma análise sobre a geometria nos livros didáticos
(Congresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014) [Trabalho apresentado em evento]
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica (com bolsa BAAE) que esteve focada no estudo da Geometria dos livros didáticos. Mais precisamente, foram analisados os capítulos que tratam dos temas ...
O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais
(Congresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014) [Trabalho apresentado em evento]
Neste artigo, apresentamos um panorama da legislação e dos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) lançados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ...