Show simple item record

dc.contributor.authorReigada, Carolina [UNESP]
dc.contributor.authorReis, Marilia Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:18Z
dc.date.available2014-05-20T15:07:18Z
dc.date.issued2004-01-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200001
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 149-159, 2004.
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26456
dc.description.abstractEste estudo de Educação Ambiental envolveu crianças de 6 a 11 anos de idade de um bairro de classe popular - Cohab I - na cidade de Botucatu. O objetivo principal do projeto foi contribuir para desenvolver nas crianças atitudes de cuidado com o meio onde vivem, proporcionando oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse ativo para protegê- lo e melhorá-lo. Trata-se de um estudo desenvolvido com os referenciais da metodologia da pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. Através de conversas, atividades e brincadeiras variadas, as crianças construíram conhecimentos sobre o bairro, percebendo como podem e devem exercer ali um importante papel social de melhoria da qualidade de vida no ambiente em que vivem. As crianças foram incentivadas a participar e levar essa preocupação aos adultos.pt
dc.description.abstractThis research in Environmental Education involved children between six and eleven years old from a working class district - Cohab I - of a Botucatu town. The main purpose of the research was to contribute to the development of behaviour which involved care of the environment where they lived, giving an opportunity to obtain knowledge, values, attitudes and active interests in order to protect and make their district better. This study is based on action research that considers the participation of the people involved in knowledge production process to be fundamental. Through talks, activites and jokes, children learnt about the district, and they came to understand how they might perform an important social role of life quality improvement in environment in which they live. The children were encouraged to participate and involve adults in their concerns.en
dc.format.extent149-159
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.sourceSciELO
dc.subjecteducação ambientalpt
dc.subjectpesquisa-ação-participativapt
dc.subjecttrabalho em grupopt
dc.subjectenvironmental educationen
dc.subjectaction-participative-researchen
dc.subjectwork in groupsen
dc.titleEducação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-açãopt
dc.title.alternativeEnvironmental Education for children in urban areas: an action research proposalen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUNESP Instituto de Biociências
dc.description.affiliationUNESP IB Departamento de Educação
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência
dc.description.affiliationUnespUNESP Instituto de Biociências
dc.description.affiliationUnespUNESP IB Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132004000200001
dc.identifier.scieloS1516-73132004000200001
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1516-73132004000200001.pdf
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record