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dc.contributor.authorFetz, Marcelo
dc.contributor.authorDefacci, Fabrício Antônio [UNESP]
dc.contributor.authorNascimento, Lerisson
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:36Z
dc.date.available2014-05-20T15:07:36Z
dc.date.issued2011-08-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222011000200011
dc.identifier.citationSociologias. Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS, v. 13, n. 27, p. 284-317, 2011.
dc.identifier.issn1517-4522
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26590
dc.description.abstractO artigo examina, em dois momentos distintos, as principais abordagens sociológicas sobre a ciência no século vinte: a Sociologia do Conhecimento, a Sociologia da Ciência e a Sociologia do Conhecimento Científico. No primeiro tópico são recapitulados os argumentos sociológicos de Karl Mannheim e de Robert King Merton. Defende-se a interpretação de que a obra de Mannheim seja reconhecida enquanto pressuposto epistemológico para o desenvolvimento da Sociologia da Ciência de Merton. Adaptada por Merton, a metateoria sociológica de Mannheim surge através de uma abordagem estrutural funcionalista associada a uma teoria de médio alcance. No segundo momento, são retomados os argumentos de Thomas Kuhn para, logo após, ser analisada a Sociologia do Conhecimento Científico enquanto apreciação construtiva da tradição de pensamento mertoniana. O estudo dos princípios lógicos da Sociologia do Conhecimento Científico de David Bloor e a investigação acerca da tradição de pensamento iniciada na Universidade de Edimburgo, na Escócia, foram o foco elementar dessa etapa do artigo. Finalmente, as principais características de cada uma das tradições são ressaltadas, buscando-se por mudanças e continuidades que viabilizaram o desenvolvimento da abordagem sociológica sobre a atividade científica desde sua gênese clássica até os estudos contemporâneos.pt
dc.description.abstractThe article examines, in two different moments, the major sociological approaches to science in the twentieth century: the Sociology of Knowledge, the Sociology of Science and the Sociology of Scientific Knowledge. In the first topic, Karl Mannheim's and Robert King Merton's sociological arguments are summarized. We support that the interpretation of Mannheim's work must be recognized as an epistemological prerequisite to the development of Merton's Sociology of Science. Adapted by Merton, Mannheim's sociological metatheory appears in Merton through a functional structuralism approach, associated with a middle range theory. In the second moment, we summarize Thomas Kuhn's arguments for, subsequently, examining the Sociology of Scientific Knowledge as a constructive appreciation to mertonian tradition of thought. The study of the logic principles of David Bloor's Sociology of Scientific Knowledge as well as the investigation of the tradition of thought started in University of Edinburgh, Scotland, was the elementary focus of this topic. Finally, the major characteristics of each tradition are elucidated, searching for changes and continuities that enable the development of the sociological approach on scientific activity since its classical genesis until the contemporary studies.en
dc.format.extent284-317
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS
dc.relation.ispartofSociologias
dc.sourceSciELO
dc.subjectEpistemologiapt
dc.subjectTeoria sociológicapt
dc.subjectSociologia do conhecimentopt
dc.subjectSociologia da ciênciapt
dc.subjectSociologia do conhecimento científicopt
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectSociological Theoryen
dc.subjectSociology of Knowledgeen
dc.subjectSociology of Scienceen
dc.subjectSociology of Scientific Knowledgeen
dc.titleOlhares sociológicos sobre a ciência no século vinte: mudanças e continuidadespt
dc.title.alternativeSociological looks on Science in the twentieth century: changes and continuitiesen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.identifier.doi10.1590/S1517-45222011000200011
dc.identifier.scieloS1517-45222011000200011
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1517-45222011000200011.pdf
dc.relation.ispartofsjr0,150
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