Uma proposta de material didático baseado nas espécies de Vochysiaceae existentes em uma trilha no cerrado de Bauru - SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-03-01

Autores

Rissi, Mariana Ninno [UNESP]
Cavassan, Osmar [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Virtual da Biodiversidade (BIOTA/FAPESP)

Resumo

Este trabalho foi realizado em uma trilha localizada na Reserva Legal do Campus de Bauru da UNESP, caracterizada especialmente por vegetação de cerrado. Este espaço é utilizado para o desenvolvimento de atividades práticas de campo de um projeto denominado Passeando e aprendendo no cerrado, no qual alunos dos três níveis de escolaridade são guiados para uma aula prática de Ecologia e Botânica. A família Vochysiaceae foi escolhida como objeto da proposta por ter grande representatividade neste ambiente e possuir elementos com morfologia típica das espécies de cerrado: caules tortuosos, suberosos e algumas espécies com folhas coriáceas. O grupo possibilita ainda a visualização de diversas interações ecológicas durante aula prática de campo. As espécies identificadas foram: Qualea cordata Spreng., Qualea grandiflora Mart., Qualea multiflora Mart., Qualea parviflora Mart., Vochysia cinnamomea Pohl e Vochysia tucanorum Mart. Tais espécies foram descritas, herborizadas e fotografadas. As informações sobre etnobotânica e interações ecológicas foram buscadas na literatura e observadas em campo. A partir destes dados, foram elaborados: um catálogo de espécies, uma chave de identificação e um glossário. Tais ferramentas propõem auxiliar a atividade prática do docente e tornar o estudo destes tópicos mais motivadores e interessantes aos alunos.
This work was accomplished in a trail located inside a legal reserve in the Campus of UNESP (Universidade Estadual Paulista) in Bauru, characterized especially by the cerrado vegetation (savanna). The area has been used for practical field activities of the project Wandering and Learning in the cerrado in which students are guided into a practical class about Ecology and Botany. The family Vochysiaceae was chosen for having the greatest representativeness in this environment, besides it holds species with typical morphology from cerrado species: twisted and corky stems and some species with leathery leaves. It also allows the illustration of various ecological interactions through live examples during the field practice class. The identified species were: Qualea cordata Spreng., Qualea grandiflora Mart., Qualea multiflora Mart., Qualea parviflora Mart., Vochysia cinnamomea Pohl and Vochysia tucanorum Mart. Such species were described and samples herborized. Information about ethnobotanical and ecological interactions were searched in the literature and observed in the field. With these data it was elaborated a species catalog, an identification key and a glossary. Such tools are intended to support the practical activity of the teacher in the practical activity and to promote motivation and interest among the students.

Descrição

Palavras-chave

biodiversidade, ensino de botânica, aula prática de campo, cerrado, biodiversity, botany teaching, practical field activity, cerrado

Como citar

Biota Neotropica. Instituto Virtual da Biodiversidade | BIOTA - FAPESP, v. 13, n. 1, p. 27-41, 2013.