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dc.contributor.authorGiovani, Luciana Maria [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:02Z
dc.date.available2014-05-20T15:12:02Z
dc.date.issued1998-04-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100005
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 46-58, 1998.
dc.identifier.issn0101-3262
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28241
dc.description.abstractEste trabalho advoga a idéia de que os relacionamentos colaborativos entre universidade e escolas de 1º e 2º graus representam alternativa metodológica privilegiada tanto para investigação, quanto para atuação sobre o desenvolvimento profissional de professores e suas condições de trabalho. Projetos de natureza coletiva, que aproximam a pesquisa da realidade a ser estudada, como a pesquisa-ação colaborativa, constituem exemplos muito positivos de parceria entre universidade e escolas de 1º e 2º graus, porque geram oportunidades de exercício de práticas inovadoras no interior das escolas e o desenvolvimento de profissionais reflexivos em educação.Por se voltarem para a renovação simultânea de ambas as instituições envolvidas (universidade e escolas), de seus profissionais e de suas práticas, projetos colaborativos permitem, especialmente, que aprendamos mais sobre formas alternativas de iniciar e consolidar mudanças educacionais.pt
dc.description.abstractThis work idea is that the collaborative relationships between university and primary and secondary schools are a better methodological alternative to the investigation and influence in teachers' professional development and work conditions. Collective projects which make research closer to the reality to be studied, as the collaborative research-action, are very positive examples of partnership between university and primary and secondary schools, due to the fact that they produce opportunities for innovating work practices inside schools and develop reflective professionals at education. Taking into account that they renovate the involved institutions (universities and schools), their professionals and their practices, the collaborative projects specially allow us to learn more about alternative ways of initiating and consolidating educational changes.en
dc.format.extent46-58
dc.language.isopor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.relation.ispartofCadernos CEDES
dc.sourceSciELO
dc.subjectPesquisa-ação colaborativapt
dc.subjectdesenvolvimento profissional docentept
dc.subjectmudança educacionalpt
dc.titleDo professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escolapt
dc.title.alternativeFrom informer teacher to partner teacher: Reflections on the role of the university towards teachers' professional development and changes at schoolen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUnesp
dc.description.affiliationUnespUnesp
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32621998000100005
dc.identifier.scieloS0101-32621998000100005
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.relation.ispartofsjr0,119
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