Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-12-01

Autores

Assis, Grauben José Alves de
Corrêa, Diogo Rodrigues
Souza, Carlos Barbosa Alves de
Prado, Paulo Sérgio Teixeira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a formação de classes ordinais a partir do ensino de uma única sequência de estímulos sob controle da numerosidade. Participaram cinco crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Os estímulos foram formas abstratas referentes à numerosidade de 1 a 5. Usou-se um procedimento de ensino por sobreposição de estímulos. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto na linha de base. Nos testes de transitividade e conectividade, os cincos participantes responderam prontamente. Houve generalização para duas novas classes ordinais. Nos testes de manutenção três participantes apresentaram responder consistente e um dos participantes respondeu parcialmente. Este estudo é uma contribuição para o estabelecimento de uma análise funcional da aprendizagem de repertórios numéricos.
The aim of this study was to evaluate the learning of ordinal classes through the training of only one sequence of stimuli. Five children, four to five years old participated. Sets of stimuli with abstract shapes, representing the numerical sequence from one to five were presented via a microcomputer. Once the criteria for success were reached, tests were administered. All of the participants reached the criteria for success during the baseline phase, and responded readily to the tests for transitivity and connectivity. Generalization also occurred for two novel ordinal classes. During the retest phase, three children responded consistent with prior training, whereas one child responded partially. This study is a contribution to a functional analysis of the process of learning of numeric repertoires.

Descrição

Palavras-chave

relações ordinais, sobreposição de estímulos, crianças, ordinal relations, stimulus overlapping, children

Como citar

Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 26, n. 4, p. 675-685, 2010.

Coleções