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dc.contributor.authorQuintella, Heitor Luiz Murat de Meirelles
dc.contributor.authorRocha, Henrique Martins [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T15:14:24Z
dc.date.available2014-05-20T15:14:24Z
dc.date.issued2007-04-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132007000100014
dc.identifier.citationProdução. Associação Brasileira de Engenharia de Produção, v. 17, n. 1, p. 199-215, 2007.
dc.identifier.issn0103-6513
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29168
dc.description.abstractO desenvolvimento de novos produtos, que atendam às necessidades do mercado consumidor, é atividade estratégica para sustentabilidade das organizações. O objetivo deste artigo é comparar e avaliar o nível de maturidade desses processos em duas montadoras de veículos instaladas na região Sul Fluminense do País. São discutidas algumas características dos processos, expõe-se o modelo de avaliação, baseado nos critérios do CMMI (Capability Maturity Model Integration), e são apresentados os resultados de pesquisa que investigou o nível de maturidade junto a 47 representantes das empresas estudadas. Como resultado, foi possível identificar lacunas na estruturação dos PDP's, com diversas práticas e ferramentas usadas de forma isolada e não integradas, havendo campo suficiente - no entendimento dos próprios executivos - para serem aprimorados e refinados, o que permitiria torná-los mais completos, abrangentes e potentes para alavancar os resultados de mercado e financeiros das próprias organizações.pt
dc.description.abstractThe development of new products, which shall fulfill the customer needs, is a strategic activity for the organizations sustainability. This research has the intention of comparing and evaluating the maturity level of the product development process, at two automotive plants in the Southern region of the State of Rio de Janeiro in Brazil. Some of the processes characteristics are discussed, as well as the evaluation model, which is based on the CMMI (Capability Maturity Model Integration) criteria, and the results of the research, which investigated the level of maturity along with 47 representatives from the studied companies, are hereby presented. This study revealed the existence of gaps in the PDP structure, with several practices and tools being used in a non-integrated way, having according to the executives, room for improvement in order to make them more complete, and powerful enough to leverage the market and the financial organization results.en
dc.format.extent199-215
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.relation.ispartofProdução
dc.sourceSciELO
dc.subjectDesenvolvimento de produtospt
dc.subjectmodelos de maturidadept
dc.subjectqualidadept
dc.subjectCMMIpt
dc.subjectProduct developmenten
dc.subjectmaturity modelsen
dc.subjectqualityen
dc.subjectCMMIen
dc.titleNível de maturidade e comparação dos PDPs de produtos automotivospt
dc.title.alternativeAutomotive product development process: comparing and evaluating the maturity levelen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal Fluminense (UFF)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionAssociação Educacional Dom Bosco
dc.description.affiliationUFF
dc.description.affiliationUNESP FEG
dc.description.affiliationUnespUNESP FEG
dc.identifier.doi10.1590/S0103-65132007000100014
dc.identifier.scieloS0103-65132007000100014
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.scopus2-s2.0-34648825856
dc.identifier.fileS0103-65132007000100014.pdf
dc.relation.ispartofsjr0,200
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