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dc.contributor.authorFerraz, Cláudio Benito Oliveira [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T15:14:28Z
dc.date.available2014-05-20T15:14:28Z
dc.date.issued2009-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072009000300003
dc.identifier.citationPro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 20, n. 3, p. 29-41, 2009.
dc.identifier.issn0103-7307
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29200
dc.description.abstractEste artigo objetiva apresentar, de forma introdutória, a possibilidade e a necessidade de diálogo entre a linguagem pictórica e o discurso científico da Geografia. Para tal, apresenta alguns elementos do alfabeto das pinturas de imagens a partir tanto da semiótica quanto da gestalt, analisadas por Fayga Ostrower e Donis Dondis. O exercício interpretativo dá-se a partir do conceito de paisagem aplicado sobre as imagens elaboradas artisticamente por grandes pintores da humanidade, contextualizando-as a partir dos elementos técnicos e tecnológicos que existiam na época e no lugar, e da forma como esses interferem nos processos de elaboração e interpretação das obras. Para exemplificar isso, utilizam-se três pinturas elaboradas em diferentes períodos, a partir da Europa medieval até o mundo moderno, apresentando, assim, os aspectos gerais que levavam à mudança de leitura espacial do território produzido a partir da consolidação do mundo urbano, industrial e baseado na lógica da mercadoria.pt
dc.description.abstractThis article is aimed at presenting some introductory remarks on the possibility and the need for dialogue between the pictorial language and the scientific speech in geography. For such, it presents some elements used in the painting of images based on both semiotics and the Gestalt theory, analyzed by Fayga Ostrower and Donis Dondis. The interpretative exercise happens thanks to the landscape concept applied to the images created artistically by great painters from history.This exercise contextualizes these images considering both the technical and technological elements which existed at the time and place where they were produced and how these elements interfered in the processes of creating and interpreting theses masterpieces. To illustrate this, we have used four paintings from different periods, from the medieval Europe time to the modern world, hence introducing the general aspects which led to a change in the spatial reading of the territory produced after the consolidation of an urban, industrial world based in a merchandizing logic.en
dc.format.extent29-41
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofPro-Posições
dc.sourceSciELO
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectpinturapt
dc.subjectlinguagempt
dc.subjectimagempt
dc.subjectpaisagempt
dc.subjectgeographyen
dc.subjectpaintingen
dc.subjectlanguageen
dc.subjectimageen
dc.subjectlandscapeen
dc.titleGeografia: o olhar e a imagem pictóricapt
dc.title.alternativeGeography: the viewpoint and the pictorial imageen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas
dc.description.affiliationUniversidade Federal da Grande Dourados Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas
dc.identifier.doi10.1590/S0103-73072009000300003
dc.identifier.scieloS0103-73072009000300003
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
dc.identifier.fileS0103-73072009000300003.pdf
dc.identifier.lattes8148100083619504
unesp.author.lattes8148100083619504
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