Show simple item record

dc.contributor.authorPinto Neto, Pedro da Cunha
dc.contributor.authorQueiroz, Salete Linhares
dc.contributor.authorZanon, Dulcimeire Ap. Volante [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T15:15:59Z
dc.date.available2014-05-20T15:15:59Z
dc.date.issued2009-01-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200005
dc.identifier.citationEducar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 34, p. 75-94, 2009.
dc.identifier.issn0104-4060
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29848
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Química e em Física sobre a prática profissional e as marcas deixadas pelas disciplinas pedagógicas na sua formação, assim como identificar sinais de mudanças em suas concepções durante a realização do curso de Licenciatura. Para tanto, textos foram produzidos por 54 alunos matriculados em cursos de Licenciatura de duas universidades públicas do estado de São Paulo, nos quais os licenciandos expressaram suas experiências de formação e apontaram elementos que consideram que terão alguma influência em sua atuação profissional. Os textos revelaram que as ideias que os licenciandos carregam são consistentes com muitas das visões e objetivos apresentados em cursos de formação de professores. Nas produções dos estudantes faz-se presente o desejo de compartilhar e promover em seus futuros alunos o interesse pela Química e a Física. Os seus comentários refletiram visões de professores que tiveram no passado, os quais gostariam de imitar, e de outros que não gostariam de ser. Os comentários também tornaram evidente a vontade dos licenciandos em se estabelecerem como professores que se preocupam com seus alunos. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, como tem sido divulgada por Eni Orlandi, especialmente a noção de formação discursiva.pt
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the views of preservice chemistry and physics teachers about the professional practice and the influence of pedagogic disciplines on their formation. Furthermore, it aims at identifying changes in preservice teachers' opinions and beliefs throughout their education. Hence, texts were produced by 54 undergraduate students who were undertaking preservice courses in two public universities in the state of São Paulo, in which they expressed their experiences throughout the course and mentioned relevant aspects about their professional development. The texts revealed that their ideas were consistent concerning many of the views and goals of teacher preparation courses. Their statements reflected desires to share and stimulate interest for chemistry and physics in their future students. Their comments evidenced past experiences they would like to emulate and others they would rather not. They also expressed their worries about becoming teachers who do care for their students. The texts were analyzed by Discourse Analysis, in its French approach, according to Eni Orlandi, especially the concept of discursive formation.en
dc.format.extent75-94
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
dc.relation.ispartofEducar em Revista
dc.sourceSciELO
dc.subjectformação de professorespt
dc.subjectlicenciandospt
dc.subjectQuímicapt
dc.subjectFísicapt
dc.subjectteacher educationen
dc.subjectpreservice teachersen
dc.subjectchemistryen
dc.subjectphysicsen
dc.titleAs disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Físicapt
dc.title.alternativePedagogy subjects in the formation and in the construction of representations about teachers' work: views of preservice Chemistry and Physics teachersen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUnicamp Faculdade de Educação Departamento de Ensino e Práticas Culturais
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do IQSC/USP
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Didática
dc.description.affiliationUsp Instituto de Quimica de São Carlos Grupo de Pesquisa em Ensino de Química
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Didática
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40602009000200005
dc.identifier.scieloS0104-40602009000200005
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS0104-40602009000200005.pdf
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record