Unidades estratégicas de negócios: uma ferramenta para gestão competitiva de empresas

Imagem de Miniatura

Data

1997-04-01

Autores

Fusco, José Paulo Alves [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir e apresentar algumas considerações acerca das vantagens e implicações da utilização do conceito de UEN - Unidade Estratégica de Negócios, na gestão de empresas, de modo geral. O artigo discute algumas relações que devem ser esclarecidas antes da plena adoção do conceito. Baseado na literatura e na experiência do autor em consultoria em empresas, o artigo propõe uma abordagem metodológica para permitir que gerentes possam definir, analisar e compreender os efeitos da utilização do conceito de UEN - Unidade Estratégica de Negócios, considerando as dimensões competitivas ou Fatores Críticos de Sucesso típicos e intrínsecos da natureza de cada negócio.
This paper is an attempt to discuss and present some considerations concerning the advantages and relationships involving the adoption of the SBU - Strategic Business Unit concepts and business management in a broad sense. The paper discusses some aspects which must be clarified before a full adoption of the concepts. Based on the literature and the author's experience in business consultancy, the paper suggests a methodological approach which aims to help managers to define, analyse and understand the effects of the adoption of the SBU concepts, considering the typical competitive dimensions (critical success factors) involved in any kind of business.

Descrição

Palavras-chave

estratégia competitiva, fatores críticos de sucesso, unidade estratégica de negócios, gestão competitiva, estratégia de operações, competitive strategy, critical success factor, strategic business unit, competitive management, operations strategy

Como citar

Gestão & Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), v. 4, n. 1, p. 36-51, 1997.