John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2001-08-01

Autores

Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Editora Autores Associados

Resumo

O trabalho analisa artigos publicados em periódicos educacionais brasileiros entre 1930 e 1960, cujos temas são educação, democracia, filosofia, ciência e verdade, entre outros, desenvolvidos segundo concepções de Dewey. em todos, ocupam posição central as noções de mudança e transformação, em oposição a estabilidade, fixidez e permanência. O objetivo é mostrar a relevância da noção de mundo em movimento, tanto para os brasileiros quanto para Dewey.
This paper analyses some articles published by educational journals in Brazil between 1930 and 1960, whose subjects are education, democracy, philosophy, science, truth and others, developed according to Dewey's ideas. In all of them, the main concept is the transformation of things, in opposition to steady. The central intent is to show the change of world like a key concept to the brazilian authors, as such as to Dewey.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 17, p. 86-99, 2001.

Coleções