Show simple item record

dc.contributor.authorDuarte, Newton [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:33Z
dc.date.available2014-05-20T15:16:33Z
dc.date.issued2001-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 18, p. 35-40, 2001.
dc.identifier.issn1413-2478
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30074
dc.description.abstractO artigo considera a pedagogia das competências como uma das pedagogias do aprender a aprender e apresenta quatro posicionamentos valorativos contidos no lema aprender a aprender: 1) é mais desejável a aprendizagem que ocorra sem a transmissão de conhecimentos por alguém; 2) o método de construção do conhecimento é mais importante do que o conhecimento já produzido socialmente; 3) a atividade do aluno deve ser impulsionada pelos interesses e necessidades do indivíduo; 4) a educação deve preparar os indivíduos para um constante processo de adaptação e readaptação à sociedade em acelerado processo de mudança. Defende que as pedagogias do aprender a aprender pertencem a um universo ideológico carregado de ilusões acerca da assim chamada sociedade do conhecimento e conclui apresentando cinco dessas ilusões.pt
dc.description.abstractThis article considers the pedagogy of competencies as one of the pedagogies of learning to learn and presents four valuational propositions contained in the slogan learning to learn: 1) learning which occurs without the transmission of knowledge by someone is the most desirable; 2) the method by which knowledge is constructed is more important than that knowledge already socially produced; 3) student activities should be inspired by the needs and interests of the individual; 4) education ought to prepare individuals for a constant process of adaptation and readaptation to a society in accelerated process of change. The article defends the position that the learning to learn pedagogies belong to an ideological universe charged with illusions about the so-called knowledge society and concludes by presenting five of these illusions.en
dc.format.extent35-40
dc.language.isopor
dc.publisherEditora Autores Associados
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação
dc.sourceSciELO
dc.titleAs pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimentopt
dc.title.alternativeThe pedagogy of learning to learn and some illusions of the so-called knowledge societyen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782001000300004
dc.identifier.scieloS1413-24782001000300004
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.fileS1413-24782001000300004.pdf
dc.identifier.lattes2161593951236436
unesp.author.lattes2161593951236436
dc.relation.ispartofsjr0,244
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record