Show simple item record

dc.contributor.authorSavian, Dermeval
dc.contributor.authorDuarte, Newton [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:33Z
dc.date.available2014-05-20T15:16:33Z
dc.date.issued2010-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000300002
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, v. 15, n. 45, p. 422-433, 2010.
dc.identifier.issn1413-2478
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30081
dc.description.abstractO tema da formação humana está no centro da filosofia da educação, cujo objeto é precisamente o processo de promoção humana levado a efeito pela educação. A partir da vigilância crítica, própria da filosofia, o texto esboça uma fenomenologia da época atual, constatando que as ideias atualmente hegemônicas na educação se centram na crítica à razão e às noções de verdade e de objetividade. A esse neopragmatismo que, na tentativa de opor-se à metafísica, acaba por ser profundamente metafísico reduzindo tudo à linguagem, os autores contrapõem o pensamento de Marx como uma filosofia historicizadora em que estão em causa não os sujeitos abstratos, mas os indivíduos reais, sujeitos históricos que se constituem como síntese de relações sociais. Para tanto, recorre-se à reflexão histórico-ontológica sobre a formação humana contida nos Manuscritos econômico-filosóficos de 1844, de Marx. O artigo conclui com a defesa da tese de que o acesso aos clássicos é condição necessária para a formação humana.pt
dc.description.abstractEl tema de la formación humana está en el centro de la filosofía de la educación cuyo objetivo es precisamente el proceso de promoción humana, llevado a cabo por la educación. Partiendo de la vigilancia crítica, propia de la filosofía, el texto esboza una fenomenología de la época actual comprobando que las ideas actualmente hegemónicas en la educación, son centradas en la crítica a la razón y a las nociones de la verdad y de la objetividad. A ese neo pragmatismo que con la intención de oponerse a la metafísica acaba siendo profundamente metafísico reduciendo todo al lenguaje, los autores contraponen el pensamiento de Marx como una filosofía de historicismo en que la causa no son los sujetos abstractos, sino los individuos reales, sujetos históricos que se constituyen como síntesis de relaciones sociales. Para esto se recurre a la reflexión histórica ontológica sobre la formación humana incluida en los Manuscritos Económico Filosóficos de 1844 de Marx. El artículo concluye con la defensa de la tesis de que el acceso a los clásicos es condición necesaria para la formación humana.es
dc.description.abstractThe theme of human formation is at the centre of the philosophy of education, whose aim is precisely the process of human promotion brought about by education. Starting from the critical vigilance proper to philosophy, the text sketches a phenomenology of the present time, verifying that the ideas prevailing in education at present are centred on the critique of reason and on the notions of truth and objectivity. This neo-pragmatism, which in the attempt to oppose metaphysics becomes deeply metaphysical, reducing everything to language, is contested by the authors with Marx's thoughts as a historicising philosophy that concerns not abstract subjects, but real individuals, historical subjects that are constituted as a synthesis of social relations. To that end, the authors resort to the historical ontological reflection on human formation contained in Marx's Economic and Philosophical Manuscripts of 1844. The article concludes by defending the proposition that access to the classics is a necessary condition for human formation.en
dc.format.extent422-433
dc.language.isopor
dc.publisherEditora Autores Associados
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação
dc.sourceSciELO
dc.subjectformação humanapt
dc.subjectfilosofia da educaçãopt
dc.subjectmarxismopt
dc.subjectformación humanaes
dc.subjectfilosofía de la educaciónes
dc.subjectmarxismoes
dc.subjecthuman formationen
dc.subjectphilosophy of educationen
dc.subjectMarxismen
dc.titleA formação humana na perspectiva histórico-ontológicapt
dc.title.alternativeLa formación humana en la perspectiva histórica ontológicaes
dc.title.alternativeHuman formation in the historical ontological perspectiveen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782010000300002
dc.identifier.scieloS1413-24782010000300002
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.fileS1413-24782010000300002.pdf
dc.identifier.lattes2161593951236436
unesp.author.lattes2161593951236436
dc.relation.ispartofsjr0,244
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record