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dc.contributor.authorManzini, Eduardo José [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:39Z
dc.date.available2014-05-20T15:16:39Z
dc.date.issued2011-04-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000100005
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 17, n. 1, p. 53-70, 2011.
dc.identifier.issn1413-6538
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30129
dc.description.abstractAs pesquisas brasileiras sobre produção de conhecimento no campo da Educação Especial iniciaram-se há mais de 15 anos. No presente objetivou-se analisar o tipo de conhecimento produzido nessa área frente à metodologia empregada nas dissertações e teses financiadas pelo Programa de Apoio a Educação Especial. Os trabalhos de conclusão de curso analisados referiam-se àqueles projetos aprovados pelo Proesp no âmbito do Estado de São Paulo. O período de análise ficou compreendido entre 2004 e 2008. Vinte e sete estudos foram localizados. A análise dos estudos foi realizada por meio de cinco categorias: 1) pesquisas que apresentaram generalização e aplicação imediata dos resultados; 2) pesquisas que apresentaram resultados imediatos para um grupo específico de participantes; 3) pesquisas descritivas com achados inovadores; 4) pesquisas de intervenção com achados inovadores; 5) pesquisas descritivas que corroboraram outras pesquisas. Foi possível concluir que os estudos avançaram nos conhecimentos sobre a inclusão e que o uso de metodologias pouco utilizadas no campo da educação serviu de subsídio para obter os resultados.pt
dc.description.abstractThe Brazilian research on knowledge production in the field of Special Education began more than 15 years ago. The objective was to analyze the type of knowledge produced in the area before the methodology used in dissertations funded by the Programa de Apoio a Educação Especial - PROESP. The final paper analyzed referred to those projects approved by PROESP within the State of São Paulo. The analysis period was between 2004 and 2008. Twenty-seven studies were found. The review was conducted through five categories: 1) studies that showed generalization and immediate application of the results, 2) research that showed immediate results for a specific group of participants, 3) descriptive research with innovative findings, 4) intervention research with innovative findings and 5) descriptive research that corroborated other studies. It was concluded that the studies advance in knowledge on inclusion and the use of some infrequent methodologies in education served as a subsidy to get the results.en
dc.format.extent53-70
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Especial
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação Especialpt
dc.subjectProdução de Conhecimentopt
dc.subjectInclusãopt
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectTrends Researchen
dc.subjectInclusionen
dc.titleTipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisaspt
dc.title.alternativeType of knowledge about inclusion produced by researchen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUnesp Programa de Pós-graduação em Educação Departamento de Educação Especial
dc.description.affiliationUnespUnesp Programa de Pós-graduação em Educação Departamento de Educação Especial
dc.identifier.doi10.1590/S1413-65382011000100005
dc.identifier.scieloS1413-65382011000100005
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.fileS1413-65382011000100005.pdf
dc.identifier.lattes9155295594995876
unesp.author.lattes9155295594995876
dc.relation.ispartofsjr0,197
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