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dc.contributor.authorBenelli, Sílvio José [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T13:22:26Z
dc.date.available2014-05-20T13:22:26Z
dc.date.issued2002-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722002000200004
dc.identifier.citationPsicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 7, n. 2, p. 19-29, 2002.
dc.identifier.issn1413-7372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/6586
dc.description.abstractNeste artigo, apresentamos um caso da literatura relativo ao internato escolar por meio do qual exemplificamos e discutimos alguns aspectos da violência e subjetividade na instituição total. Utilizamos as análises de Goffman sobre as instituições totais e algumas hipóteses psicanalíticas a respeito da agressividade para a leitura de O Jovem Törless , de Robert Musil. Instituições totais parecem ultrapassadas, mas elas persistem na atualidade: FEBENS, asilos, orfanatos, conventos, prisões, quartéis, manicômios, seminários para formação de padres, etc. Nossa pesquisa visa ao desvelamento do modo de funcionamento dessas instituições e a explicitação de seus efeitos na produção da subjetividade daqueles que delas participam. Concluímos que no paralelo que podemos estabelecer entre os fins educativos do internato escolar e os objetivos terapêutico-correcionais do hospital psiquiátrico e da prisão, existe mais do que uma simples analogia.pt
dc.description.abstractIn this article we will present a literature case related to boarding school through which we exemplify and discuss some aspects of violence and subjectivity in the total institution. We make use of Goffman s analyses about the total institution and some psychoanalytic hypotheses on the aggressiveness concerning the reading of The Young Törless , by Robert Musil. The total institutions seem to be old-fashioned but continue to exist: minors discipline institutes, almshouses, orphanages, convents, prisons, army headquarters, mentally disturbed institutions, catholic seminaries, etc. Our research aims to unveil the way those institutions function and explain their effects on the subjectivity production of those who took part on it. We concluded that there are more than one simple analogy in the parallel we can establish between the educational goals of the boarding school and the corrective-therapeutic objectives of the psychiatric hospital and prison as well.en
dc.format.extent19-29
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudo
dc.sourceSciELO
dc.subjectinstituições totaispt
dc.subjectsubjetividadept
dc.subjectinternato escolarpt
dc.subjecttotal institutionsen
dc.subjectsubjectivityen
dc.subjectboarding schoolen
dc.titleO internato escolar como instituição total: violência e subjetividadept
dc.title.alternativeBoarding school as a total institution: violence and subjectivityen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de São Paulo
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722002000200004
dc.identifier.scieloS1413-73722002000200004
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1413-73722002000200004.pdf
dc.relation.ispartofsjr0,229
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