Dissertações - Ciências Sociais - FCLAR

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 251
  • ItemDissertação de mestrado
    Estado democrático de direito e participação política no legislativo federal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-27) Silva, Thais Helena da; Gileno, Carlos Henrique [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho objetiva analisar aspectos do acesso à representação política de alguns grupos que representam as minorias sociais no Congresso Nacional. Os grupos minoritários não estão relacionados necessariamente à sua quantidade numérica, mas à história social que indica déficit de representação real dos seus interesses políticos. O recorte temporal do estudo está restrito às eleiçoes de 2014 e 2018, o qual demonstra o perfil dos políticos eleitos naquele período. A hipótese principal aponta, de certo modo, a permanência de padrões pretétritos inerentes às oligarquias, fator que torna desigual a competição eleitoral dos grupos minoritários no atual cenário político brasileiro.
  • ItemDissertação de mestrado
    O ofício de sociólogo no Brasil: formação e mercado de trabalho a partir dos PPCs de Ciências Sociais.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-27) Vieira, Rodolpho Luiz Gonçalves; Martelli, Carla Gandini Giani [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação se insere nos debates atuais a respeito da formação dos sociólogos no Brasil e a sua preparação para o mercado de trabalho. Nosso estudo tratou dos temas sobre o ofício de sociólogo; o mercado de trabalho para sociólogos; e da formação para sociólogos no Brasil. Essa investigação se deu por meio de revisão bibliográfica e análise de documentos. A revisão bibliográfica envolveu um levantamento de importantes autores para a Sociologia brasileira e para o tema. A análise documental envolveu os Projetos Pedagógicos de Curso de 43 Instituições de Ensino Superior no Brasil. Os resultados apontam certa predominância de um padrão de formação que prestigia uma preparação mais voltada para o exercício de uma carreira de pesquisa científica acadêmica e menos voltada para áreas de atuação fora da docência e da academia, como a área de políticas públicas, por exemplo. Essa prevalência acaba por restringir a formação e o potencial de atuação do bacharel em ciências sociais.
  • ItemDissertação de mestrado
    A crise na democracia liberal e o sistema eleitoral brasileiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-28) Richter, João Antonio Cardoso; Martelli, Carla Gandini Giani [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo examina os desafios enfrentados pelo sistema eleitoral brasileiro diante da crise da democracia liberal. O objetivo é verificar como se dá a seleção dos representantes, a organização partidária e a participação dos cidadãos, a fim de compreender como esses elementos contribuem para o fortalecimento ou enfraquecimento da democracia representativa no Brasil. Com base em estudos institucionalistas, esta pesquisa demonstra como as instituições, especialmente o sistema eleitoral, moldam o comportamento dos atores políticos. Observa-se que o sistema eleitoral atual tem dificuldades em representar adequadamente os brasileiros, apresentando uma prestação de contas limitada entre eleitores e eleitos. Isso gera sentimentos de não representação e desconfiança na democracia liberal, levando ao surgimento de políticos com discursos demagógicos e radicais. A evolução do sistema eleitoral e político no Brasil enfrentou desafios, afetando a participação e compreensão dos cidadãos, bem como a inclusão de mulheres e afro-brasileiros em cargos políticos. A alta fragmentação política também dificulta a participação desses grupos minoritários, criando uma competição desigual. A revisão das normas e a reformulação do sistema eleitoral brasileiro são essenciais para superar a crise e alcançar uma melhor representatividade por parte da população brasileira.
  • ItemDissertação de mestrado
    Yoga na cidade de Araraquara: uma investigação dos processos de ressignificações culturais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-20) Soares, Daniele Ferreira; Castro, Ana Lúcia de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa é lançar algumas luzes sobre o problema das ressignificações culturais. Procuraremos pensar sobre a forma como certos elementos culturais ultrapassam fronteiras sociais e são inseridos em outros contextos. Para tanto, identificaremos como yoga, prática cultural de origem indiana, chegou ao território brasileiro e tem sido significado por um grupo específico de praticantes que residem em Araraquara, cidade localizada no interior do estado de São Paulo. Adotaremos enquanto perspectiva metodológica a etnografia e dialogaremos com um grupo de pessoas composto por 3 instrutores profissionais de yoga e 7 praticantes esporádicos. O trabalho contemplará, ainda, uma análise bibliográfica e antropológica sobre a história do yoga, da Índia ao Brasil. Os resultados da pesquisa apontam que o aspecto integrativo do yoga tem sido instrumentalizado como forma de se questionar certos aspectos naturalizados pelas sociedades capitalistas ocidentais, principalmente o individualismo, egocentrismo e competitividade. Ademais, nossa hipótese é a de que o interesse dos ocidentais pelo yoga parte do desejo de retomar uma concepção holística de pessoa, socialmente submergida com o advento da modernidade. O corpo é caracterizado como parte integrante do universo e, por este motivo, torna-se capaz de exercer funções soteriológicas.
  • ItemDissertação de mestrado
    “Entre a ousadia e o dever de casa”: A política fiscal no governo Dilma Rousseff (2011-2016): discursos, agentes e instituições
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-14) Moura, Paulo José de Carvalho; Jardim, Maria Aparecida Chaves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Trata-se de um estudo que busca objetivar, a partir da sociologia econômica, da sociologia relacional de Pierre Bourdieu e da sociologia pragmática de Luc Boltanski, as disputas simbólicas em torno das ações governamentais em política econômica, com foco na política fiscal, durante o Governo Dilma Rousseff (2011-2016). Para tanto, fizemos o uso de diversos protocolos de pesquisa, utilizados em diálogo com a teoria de Pierre Bourdieu, com destaque para análise lexicométrica dos discursos proferidos pelos “indivíduos eficientes” (Bourdieu, 2016) do Governo Dilma. Ainda, de modo a objetivar os contenciosos em torno da política fiscal, analisamos a estratégia discursiva referente às ações realizadas no primeiro mandato (2011- 2014) e as justificações produzidas para legitimar a realização de ajustes fiscais no contexto econômico do segundo mandato (2015-2016). Ao final, mostramos uma oscilação dos discursos dos agentes estudados em relação às tomadas de posição no que se refere à política econômica, a avaliação sobre a dita crise fiscal e as soluções para esta. Em geral, argumentamos que os posicionamentos se alternaram entre a defesa da expansão dos gastos públicos e a defesa das políticas de austeridade, em consonância com a conjuntura sociopolítica e do estado do quadro de forças do campo do poder.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ceticismo democrático cultural e a ausência de efetividade participativa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-30) Souza, Otavio Augusto de; Gileno, Carlos Henrique [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa pretende uma incursão no sistema democrático brasileiro, tendo como base sua previsão normativa, de forma a analisar se a cultura pátria, em seu lapso temporal posterior a Constituição Federal de 1988, que garantiu à sociedade este direito humano de primeira dimensão como preceito fundamental, bem como se o povo, como titular de referida garantia, têm exercido realmente o que se espera em um contexto cívico participativo com fulcro a evolução da atuação coletiva, e por consequência a reiterada construção e aprimoramento para sempre ter a busca do perfectismo democrático. Inicialmente, a pesquisa faz uma breve incursão histórica no contexto democrático, razão que se justifica pelo fato de que algumas posturas podem ter ocasionado uma percepção social negativa relativa ao Estado e suas Instituições, criando resistência e rupturas sociais na qualidade da democracia. O Estudo, antes de adentrar no contexto do ceticismo social relativo a democracia apresenta estatísticas que, de igual forma proporcionam a compreensão do atual sistema democrático, principalmente relativo a fatores como escolaridade, renda, dentre outros, que mostram um panorama que fizeram com que as eleições presidenciáveis do ano de 2022 tivessem um dos maiores índices de abstenção de votos da recente história do sistema democrático previsto pela Constituição do ano de 1988. Nessa linha de pensar o estudo deve analisar o sistema da participação popular na Administração Pública, que tem como regramento máximo a previsão contida no artigo 204, II, da Constituição Federal, a qual prevê como diretriz básica a formação de políticas públicas na participação popular, garantindo, acima de tudo, a eficácia democrática nos interesses da sociedade. Em análise inicial acerca do tema, ainda que de forma inicial, foi possível a visão da matéria no sentido da existência de várias espécies normativas, que têm o condão de complementar a regra constitucional supracitada. Entretanto, nos parece que a efetividade legislativa se encontra longe de ser alcançada, seja pelo desinteresse da sociedade na participação, e acima de tudo, pela ausência de informações que possibilitem a participação, ou ainda, falta de preparo no campo de conhecimentos para atuar nas hipóteses que permitam a exteriorização do mecanismo democrático. Por consequência, notório se configura que o aspecto formal é cumprido, ou seja, existem mecanismos que permitem a participação popular nas escolhas do Estado, por outro lado, a finalidade precípua fica prejudicada na medida em que, aqueles que deveriam atuar de forma ativa, tornam-se, na verdade, instrumentos conduzidos por vontades dominantes alheias. Em decorrência da ausência de efetividade na participação popular, o presente estudo pretende trazer a discussão as causas do ceticismo democrático, oriundo muita das vezes de extrema desconfiança na Instituições Públicas, assim sendo, a presente pesquisa trará uma incursão em aspectos tais como, a acracia, a abulia e a apatia, como fenômenos que afastam o interesse social da participação das decisões públicas. Diante do cenário de descredibilidade, a pesquisa intenta analisar, os impactos sociais que a ausência de participação popular democrática pode acarretar.
  • ItemDissertação de mestrado
    A violência contra as mulheres como questão de saúde pública: caminhos para a prevenção através da sociedade civil e do ativismo no município de Araraquara
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-15) Goulart, Luciana Palmeira; Castro, Ana Lúcia de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente dissertação tem como objetivo discorrer sobre a problemática da violência contra as mulheres, que é um fenômeno multifacetado, mas geralmente atacado somente pelo ponto de vista legal e de segurança pública. Neste trabalho, pretende-se apontar que tal questão também deve ser enfrentada a partir da perspectiva da saúde pública. Esse argumento se justifica a partir da análise de índices nacionais como: as altas taxas de feminicídio, em especial entre a população feminina jovem e negra, ou ainda, frequentes consequências secundárias às violências sofridas pelo gênero feminino, e que impactam o sistema da saúde, como o adoecimento psicológico e psiquiátrico. Pretende-se também apresentar um levantamento de dados sobre agentes da sociedade civil e ativistas que atuam no município de Araraquara, promovendo uma análise de alguns de seus trabalhos, de forma a indicar contribuições que tais agentes sociais podem oferecer para a prevenção da violência contra as mulheres. Essa análise parte do conceito de saúde ampliada e de participação popular, um dos princípios da política de saúde do país, institucionalizada no Sistema Único de Saúde, mas que pode ser extrapolada como princípio fundamental para a promoção de saúde em geral. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória, organizada em quatro capítulos. Inicialmente, pretende-se, a partir de levantamento bibliográfico e documental, apresentar uma reflexão sobre categorias como gênero e dominação masculina, bem como sobre o conceito de saúde e saúde das mulheres. Em um segundo momento, pretende-se, a partir de dados em institutos, instituições e órgãos, oficiais e independentes, apresentar um panorama da problemática no Brasil e em Araraquara. E, finalmente, pretende-se expor o resultado obtido com o levantamento de dados proposto, a partir de uma estratégia de acompanhamentos em ambiente online, seguido de uma análise sobre de que maneira alguns agentes sociais representados pela sociedade civil e pelo ativismo podem auxiliar na prevenção da violência contra as mulheres e na promoção de saúde.
  • ItemDissertação de mestrado
    O sofrimento psíquico nos centros urbanos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-01) Guandalim, Bruna Lívia Barros [UNESP]; Segatto, Antonio Ianni [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa teórico-conceitual pretende compreender quais são os fatores sociodemográficos evidenciados nas altas taxas de transtornos mentais nos centros urbanos. Como a depressão e a ansiedade são os principais transtornos mentais que acometem os habitantes das cidades contemporâneas, nos concentraremos mais no entendimento destes dois transtornos sob o viés da Sociologia e da Geografia Urbana. A medicina psiquiátrica não entende estes transtornos como doenças (porque não há um marcador biológico que ateste que depressão e ansiedade são doenças do corpo biológico, mas perturbações da mente), por isso tentaremos compreender estes sofrimentos humanos numa perspectiva sociológica e geográfica e que põe em evidência uma gramática de sofrimento atinente a um tempo histórico, social e geográfico específico. Tomando como base dados coletados por pesquisadores do campo médico, lançaremos mão de autores que tecem suas análises sobre a dinâmica social do tempo presente como também, numa tentativa de articular teoria social e teoria do espaço, de autores que compreendam a cidade não como um espaço meramente físico e imutável, mas como espaços sociais, de reprodução material de uma sociedade em um tempo histórico determinado. Por fim, entendemos que são nas cidades capitalistas de matriz neoliberal e urbana, onde o processo de industrialização e urbanização logrou êxito, que o sofrimento humano se generaliza e expressa contradições sociais e dilemas de um tempo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Sobre o fenômeno do populismo digital no Brasil: medo e poder na economia política do tempo presente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-16) Chamma, Letícia Negrão; Zuin, João Carlos Soares [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A eleição de Jair Messias Bolsonaro como presidente da República do Brasil em 2018 representa um marco na história brasileira não apenas pelo uso que foi feito das redes sociais digitais na sua campanha eleitoral, mas também por significar a manifestação do fenômeno do populismo contemporâneo no país. Tendo em vista a ascensão global de novos movimentos da direita no século XXI e a presença da mentalidade populista no Brasil, pretendemos compreender o que é o populismo contemporâneo, a sua essência, a sua gênese histórica e o seu modo de difusão. A investigação do sentido e significado do fenômeno partem da relação entre medo e poder na economia política contemporânea, evidenciando que o populismo contemporâneo é uma expressão política particular do tempo presente: trata-se de um movimento reativo da pequena e média burguesia frente à centralização do capital. Contudo, também é um movimento de massas e, por isso, a análise das manifestações estéticas e discursivas de Bolsonaro no Twitter permite acessar o modo como a mentalidade populista se desenvolve no caso brasileiro. Para isso, foram coletados todos os tweets que, entre os dias 6 de setembro de 2018 e 31 de dezembro de 2022, alcançaram mais de 15 mil retweets, totalizando 304 postagens. O populismo contemporâneo possui a característica de dividir a sociedade entre povo e não povo, amigos e inimigos de modo a anunciar a necessidade de restauração da sociedade permeada de conflitos sociais em direção a uma comunidade autêntica e harmônica. Em nome da liberdade, líderes populistas reivindicam representar a verdadeira democracia, mas ao reproduzirem-se no interior do regime democrático, apresentam tendências autoritárias e desumanizantes. Assim, ao defender uma democracia mais restritiva, acabam por desvelar o caráter tipicamente burguês das democracias contemporâneas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Comunicação e política na Amazônia: o papel da mídia no cenário eleitoral do Amapá
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-17) Barbosa, Luana Darby Nayrra da Silva; Kerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O uso de mídias digitais nas últimas eleições brasileiras tem se apresentado como um desafio analítico para especialistas, por conta da sua complexidade de informações e pelas diferenças no processo comunicacional, territorial e cultural nas regiões, com destaque especial para a dificuldade na penetração do acesso à internet, principalmente na Região Norte, o que dificulta o acesso à informação com qualidade e transparência, o que favorece a ação da classe política de estados da região, como o Amapá – área de concentração do estudo –, controlada por ciclos elitistas, oligárquicos e personalistas que mantém o controle do poder através dos usos dos recursos midiáticos, econômicos e sociais como uma forma de sua perpetuação, fazendo a participação popular efetiva estar sempre à sombra das decisões públicas. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar de que maneira a classe política do Estado do Amapá se adaptou ao uso de novas tecnologias da informação com elites antagônicas disputando os espaços de poder, com especial destaque para o uso da rede social Facebook nas eleições de 2018, situando o olhar para os candidatos à eleição para o governo do Estado do Amapá, que apresenta como principais atores deste cenário representantes de duas elites tradicionais, que estão se alternando no poder há 28 anos, neste caso as elites representadas por Waldez Góes e João Alberto Capiberibe e a nova geração das elites amapaenses, cristalizada na figura do atual Senador da República Davi Alcolumbre. O reconhecimento dessas elites se baseia na teoria das elites, discutida amplamente por Gaetano Mosca, Wilfredo Pareto e Robert Michels. Os dados foram constituídos a partir das seguintes etapas de análise: 1) base na revisão bibliográfica, 2) acesso a bases de dados para consulta de fontes primárias, 3) coletados dados do Facebook e, 4) análise qualitativa e comparativa, feita com base da análise de conteúdo (AC). Os resultados mostram que as mídias sociais serviram de elemento potencializador das imagens de figuras políticas tradicionais e de “novas”, com o uso sistemático de instrumentos típicos do populismo, como conceituado por Francisco Weffort – a presença de um líder carismático, a disseminação ideológica nas massas urbanas e o vínculo emocional com a população – que introduziram uma nova forma de controle da massa, por meio do coronelismo eletrônico e do populismo digital. Os conceitos das teorias das elites, do populismo digital e coronelismo eletrônico propiciam um entendimento sobre o processo social, comunicacional e seu alinhamento com a política amapaense do processo de modernização das intuições sociais até a atualidade. Constatou-se que, ainda assim, o poder tradicional prevalece sobre as novas práticas políticas no Amapá.
  • ItemDissertação de mestrado
    "Tô na vez": o moto táxi para além do desemprego em Araraquara-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-15) Dantas, Luis Phellipe de Souza Thomaz; Castro, Ana Lúcia de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Partindo do pressuposto que as transformações no mercado de trabalho empurram os agentes para a informalidade e para o trabalho flexível e precarizado, o objetivo desta investigação é questionar outras possíveis causas que levam o trabalhador moto-taxista não só trabalhar no moto-táxi, mas permanecer no ofício, por vezes, por décadas, em outras vezes, a vida toda. O tema deste projeto seria, portanto, compreender “as causas que levam os agentes a fazerem o que fazem” no sentido de Geertz (1989), e o objeto empírico são os(as) trabalhadores(as) de moto-táxi na cidade de Araraquara. Neste sentido, este trabalho se dedica a refletir de que modo moto trabalhadores operam agências com seus ofícios mediados e operados a partir da lógica capitalista de produção do deslocar-se na cidade. A cidade escolhida para realizar o trabalho de campo foi em Araraquara-SP, cidade do interior do estado de São Paulo, onde o próprio autor anteriormente (2017-8) também já havia trabalhado como moto táxi. Recortamos três bases de moto táxi na cidade de Araraquara-SP para acompanhar de perto o cotidiano de moto trabalhadores, tal como nos aproximamos da construção de uma cooperativa de moto trabalhadores na cidade para a imersão etnográfica. A escolha desses locus de observação se deu pela experiência pretérita do autor como moto taxista, visando maior abertura dos interlocutores para participar e colaborar com a pesquisa, tal como a praticidade de se realizar a pesquisa na cidade que o pesquisador reside. Partindo de uma chave epistemológica que busca vislumbrar, compreender e interpretar de que modo os agentes significam o que fazem (Weber, 1974), (Geertz, 1989), (Ingold, 2015), (DeCerteau, 2002), buscamos através da etnografia e das relações produzidas pelo trabalho de campo, atinar os sentidos que os moto trabalhadores atribuem ao seu cotidiano para além da lógica da necessidade pura, da racionalidade econômica e da sobrevivência. A pesquisa aponta a maneira como os mototaxistas, envolvidos no trabalho de campo, mobilizam estratégias, operam táticas, mobilizam significados para dar sentido às suas práticas (sempre) sociais, e deste modo, criam seus próprios caminhos, isto é, produzem suas próprias vidas de modo relacional, que compartilham sentidos, significados, e assim, se fazem existir na criação de malhas de vivências que se entrecruzam e por meio dessas vivências compartilhadas podem (sobre)viver, e, mais ainda, podem criar maneiras de se situar no mundo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Piracicaba e seu engenho central às portas do século XX
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2000) Pacano, Fábio Augusto; Lamounier, Maria Lúcia; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este é um estudo sobre Piracicaba e seu Engenho Central, que durante duas últimas as décadas do século XIX, permitiu ao município tornar-se o maior reduto da cultura canavieira e da produção de açúcar no estado de São Paulo. Pretendemos não apenas uma narrativa dos acontecimentos mas, aproveitando-se dela, analisar as mudanças econômicas e sociais de longo e médio prazo pelas quais passou a produção açucareira e o município. Obviamente, muito mais do que retratar uma época como ela realmente foi, teremos neste trabalho o discurso organizado pelo historiador, portanto repleto de todas as dificuldades impostas pela relação sujeito e objeto, tão comuns nas Ciências Humanas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Mutualismo e resistência operária em Araraquara
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1997) Gobatto, Osmar Ossis [UNESP]; Kerbauy, Maria Teresa Micelli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nos objetivos que foram propostos neste trabalho, analisamos o movimento mutualista e resistência operária, que ocorreu em Araraquara, cidade do interior paulista, através da União Operária de Araraquara. Procuramos analisar especialmente a influência anarquista por ocasião de sua organização, e suas relações na deflagração da greve de outubro de 1919, na The São Paulo Northem Railroad Company. Procuramos demonstrar que esse movimento operário e o governo do Estado de São Paulo, em decorrência da ferrovia ser um setor fundamental para o complexo exportador cafeeiro paulista. A greve não foi espontânea e sua mobilização foi organizada antecipadamente, existindo uma orientação alheia ao movimento operário, quando posteriormente, foi desapropriada pelo governo paulista, sendo que, essa atitude veio governamental veio em resposta aos interesses da elite cafeeira paulista, que visava uma solução para o transporte do café da Zona Araraquarense à exportação, e não tinham interesse que uma empresa estrangeira participasse internamente da economia de uma região que representava uma parcela importante da produção cafeeira do Estado de São Paulo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Alma gêmea, sofrimento e redenção: componentes do amor romântico na telenovela Espelho da Vida
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-05) Souza, Thaís Cristina Caetano de; Jardim, Maria Chaves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A telenovela é gestada no Brasil como um fenômeno cultural sui generis, visto que adquire especificidades no processo de “abrasileiramento” do gênero. Em terras brasileiras, a telenovela movimenta o mercado consumidor, com a criação de tendências na moda e nos objetos de consumo, confere identidades, contribui para a manutenção da memória coletiva da população e constrói debates em torno de questões sociais latentes a partir do merchandising social. Acrescentamos ao extenso rol de influência da telenovela no cotidiano brasileiro, a mediação dela para construção simbólica do mundo social, por meio da (re)produção de crenças e emoções. Desse modo, compreendemos a telenovela como um bem do mercado de bens simbólicos, no que os bens produzidos por ele, de caráter imaterial, pressupõem atos de apropriação cognitiva dos consumidores, ao nível de crença. Assim, considerando a popularidade e o consumo cognitivo da telenovela no Brasil e a centralidade do amor nas histórias contadas por ela, buscamos desvelar a crença sobre o amor difundida na telenovela Espelho da Vida, escrita por Elizabeth Jhin, exibida às 18h, em 2018, a fim de fornecermos uma possível interpretação do substrato dóxico do amor presente nas telenovelas da TV Globo. Para tanto, consideramos o amor enquanto uma emoção construída socialmente, no que a sua práxis, deriva da cultura. Trata-se de uma pesquisa que mobiliza insights teóricos da sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu. Portanto, trata-se de um empreendimento intelectual que visa contribuir na literatura das Ciências Sociais sobre o amor tendo como interface a telenovela brasileira.
  • ItemDissertação de mestrado
    Meninas encarceradas: uma análise do processo socioeducativo a partir do olhar das adolescentes em privação de liberdade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-19) Lima, Gabriela Marques Santana; Fonseca, Dagoberto José [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A dissertação teve como proposta fomentar reflexões sobre meninas mulheres privadas da liberdade, em cumprimento de medida socioeducativa no estado de São Paulo, mais especificamente em uma Unidade Feminina localizada no interior do Estado de São Paulo, propiciando repensar as estruturas e práticas direcionadas para as adolescentes e diversidades institucionalizadas. O interesse em focalizar a pesquisa nesta vertente surgiu ao observar poucas produções científicas que privilegiam as histórias e memórias das meninas mulheres em situação de institucionalização, observando também que a maioria dos estudos são voltados para os meninos homens em situação de conflito com a lei. Neste passo, percebemos a invisibilidade das meninas mulheres nos espaços acadêmicos. A execução do estudo, portanto, ocorreu por julgar necessária as discussões sobre as políticas, práticas e medidas sociais direcionadas para o corpo da adolescente. Para que fosse possível seguir caminhando com a pesquisa, o objetivo geral delimitado se baseou em analisar e/ou interpretar sobre a temática adolescência e encarceramento na perspectiva socioeducativa e, ainda, compreender o processo social e educacional desenvolvido no centro socioeducativo feminino “Paula Campos”, verificando a partir da memória das adolescentes como acontece a formação escolar e pessoal no espaço institucional cerceado. Foi utilizado como base o conceito de contingenciafro, com o apoio em Skinner e como instrumentos metodológicos levantamentos dos dados e análises bibliográficas sobre a temática adolescência institucionalizada e relações étnico raciais. Desse modo, o estudo de base qualitativa apoiou-se na técnica do uso do questionário estruturado online com perguntas abertas e fechadas, contando com o protagonismo de nove adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A pesquisa se estabeleceu como uma possibilidade de pensar para além do corpo masculino institucionalizado, bem como para impulsionar as produções sobre meninas mulheres, considerando que elas são invisibilizadas, invalidadas e invadidas no contexto brasileiro.
  • ItemDissertação de mestrado
    A construção social do mercado fitness a partir da rede instagram: uma contribuição da sociologia econômica sobre o marketing de influência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Di Pires, Luana Estela; Jardim, Maria Chaves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As redes sociais conseguiram construir novas relações sociais de poder, atreladas também a um novo mercado econômico. O fenômeno dos influencers — pessoas que angariaram status de celebridade dentro dos aplicativos — começou a movimentar um mercado online a partir de suas postagens fotográficas, ao combinar sua intimidade com o patrocínio das empresas, exibindo marcas e propagandas dentro de seus perfis pessoais. A presente pesquisa busca identificar as novas formas de mercado dentro das redes sociais no Brasil, utilizando o aplicativo de fotografia Instagram e tendo como recorte empírico os influenciadores de fitness. Queremos analisar esse novo mercado permeado pelo marketing de influência, bem como identificar suas variáveis não econômicas para o sucesso das transações dentro do aplicativo. Em diálogo com a literatura, apontamos o papel da intimidade na fabricação desse mercado. Exploramos que tipo de intimidade é comercializada no aplicativo, quando identificamos uma intimidade distinta, formada por corpos dentro dos padrões estéticos, casas luxuosas e influenciadores bem posicionados na vida social. Portanto, concluímos que não é qualquer intimidade que é vendida na internet, mas uma intimidade ligada ao belo e a ostentação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Futebol moderno em campo: as mudanças sociais do futebol e seus efeitos na contemporaneidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-27) Silva, João Túbero Gomes da; Lahuerta, Milton [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O principal objetivo dessa pesquisa consiste em dotar de sentido sociológico a categoria de “futebol moderno”, investigando quais mudanças sociais poderiam ter impactado o futebol fora e dentro de campo. O método adotado foi a hermenêutica objetiva, usado para a análise de duas entrevistas feitas pelo periódico El País com Ralf Rangnick e César Luis Menotti. As análises com a hermenêutica objetiva estarão presentes no segundo capítulo. No primeiro capítulo, apresentou-se a relação entre a formação social da modernidade e o surgimento das modalidades esportivas, assim como a transição histórica dos jogos de bola (denominados como “futebol pré-moderno”) para o nascimento do futebol na sociedade moderna. Em seguida, foram abordadas as transformações na economia política da indústria do futebol e a oposição militante feita por parcela das torcidas dos clubes que popularmente foi alcunhado como “futebol moderno”. Após a apresentação das análises elaboradas a partir da hermenêutica objetiva, as mudanças estruturais da sociedade moderna e capitalista foram discutidas para verificar quais condicionantes sociais poderiam se relacionar com a forma como o futebol é jogado na contemporaneidade. Por fim, a partir do princípio racionalizador e do acaso do jogo, que seriam imanentes ao futebol, abordou-se o que denominamos como “aceleração social do futebol”, enquanto tendência hegemônica da prática do futebol contemporâneo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Utilização da internet e redes sociais nas eleições presidenciais: análise do caso brasileiro em 2018
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-14) Freire, Stefanie Matos; Mariano, Karina Lilia Pasquariello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As mídias sociais demonstraram ser de grande influência e importância ao longo da corrida eleitoral para presidente em 2018. As pesquisas realizadas sobre a utilização das mídias sociais acabaram por evidenciar a tendência cada vez maior da utilização destas para as atividades políticas, principalmente nos períodos eleitorais. Especificamente sobre a utilização das mídias sociais por Jair Bolsonaro, é demonstrado novas perspectivas sobre como essas plataformas agem e impactam a política nacional. Para além disso, o surgimento de uma nova vertente política ao redor do mundo, denominada direita alternativa ou nova direita traz à tona novas abordagens políticas e institucionais que questionam as instituições democráticas. Representado no Brasil por Jair Bolsonaro, a direita alternativa faz uso das mídias sociais para se autopromover. Visto isso, essa pesquisa de mestrado propõe analisar as publicações realizadas pelo então candidato Jair Bolsonaro durante o período eleitoral de 2018, relacionando as características da nova direita, juntamente com a imagem construída e o resultado do pleito, assim como compreender as funcionalidades e os impactos gerados pela utilização de mídias sociais nas eleições no Brasil.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo da questão agrária na ex colônia portuguesa: o caso de São Tomé e Príncipe
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-22) Santos, Ayolsé Andrade Pires dos; Paoliello, Renata Medeiros [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A questão agrária em São Tomé e Príncipe apresenta configurações distintas quando comparadas a outros países. Durante cinco séculos de colonização portuguesa no arquipélago, as terras forram exploradas apenas para produção de matérias primas para exportação sem quais quer preocupação em promover espaço de vida digno. O período colonial foi caracterizado por uma economia primaria exportadora, monocultura e fraco investimento em infraestruturas, bem como no desenvolvimento social, o que demostra que os portugueses apenas enxergavam essas ilhas como um lugar de exploração do solo, e não como um espaço de vida. Após a independência do país em 12 de julho de 1975 todas as terras sob jugo colonial passaram a posse do Estado recém-nascido com a promessa de uma vida melhor aos antigos colonizados, dando continuidade a uma economia primaria exportadora herdada da era colonial, algo que se mantem até os dias atuais. Hoje, 47 anos após a tomada da independência, poucas foram as mudanças significativas nas estruturas agrárias atuais em relação às do período colonial. A promessa do Estado de uma reforma agrária assente no progresso e na justiça social visando a criação de um homem novo na sociedade tem ficado aquém das expectativas. São Tomé e Príncipe continua sendo nos dias de hoje um país primário exportador, sendo o cacau o principal produto exportado. Por outro lado, o país é caraterizado por uma pobreza generalizada e condições de vida precárias, principalmente nas zonas rurais. O clientelismo político associado à falta de vontade política e à corrupção são os principais fatores que têm contribuído para o fraco desenvolvimento social nas ilhas de São Tomé e Príncipe. Esse estudo conclui que o problema agrário a ser superado pelo Estado santomense assentasse na necessidade de um novo reordenamento fundiário com implementação de políticas públicas de fortalecimento à agricultura familiar de modo a romper com a dependência de importação de produtos alimentícios, bem como, políticas públicas no que tange ao desenvolvimento socioeconômico e desenvolvimento rural.
  • ItemDissertação de mestrado
    A ficção na obra de Jean Rouch
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-04) Miotti, Maurício; Cunha, Edgar Teodoro da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa busca estudar as escolhas feitas pelo antropólogo-cineasta Jean Rouch, tendo em vista elucidar o uso da ficção em seus filmes. Para isto tomou-se como ponto de partida estudos em antropologia visual e cinema documentário, retomando os primeiros documentários e os primeiros trabalhos etnográficos envolvendo imagens, isto é, os filmes de Flaherty e Vertov, e os trabalhos de Mead e Bateson, respectivamente. A partir disso busca-se demonstrar como a ficção trouxe novas possibilidades para o campo não somente do documentário, mas também da antropologia, possibilitando revelar algo que não poderia ser revelado de outra forma que não pelo cinema, além de incluir as falas dos atores sociais, isto é, os sujeitos da pesquisa, trazendo, através do cinema, questões que possibilitam pensar outra forma de fazer antropologia. Além disso, buscar-se-á demonstrar a ficção enquanto fabulação, ou seja, enquanto uma forma de criar, através do cinema, algo novo, possibilitando aceder ao imaginário e aos sonhos dos sujeitos da pesquisa, os quais se tornam reais nos filmes.