Dissertações - Economia - FCLAR

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 178
  • ItemDissertação de mestrado
    O setor de mineração e a formação do cluster de mineração no Peru: uma comparação do Peru com outros países
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-28) Valverde, Vania Elizabeth Tello; Correa, André Luiz [UNESP]
    A presente dissertação tem como objetivos gerais analisar o comportamento do setor de mineração nos países de Peru, Chile, Canadá e Austrália e analisar a conformação do cluster de mineração nos países mineradores anteriormente mencionados. Com respeito à metodologia adotada, de acordo com os objetivos do estudo, é do tipo descritiva aplicada; com base em fontes de dados primárias e secundárias e por meio do uso de procedimentos técnicos como a coleta de dados, análise bibliográfica, documental, estatística e comparativa. Para atingir o primeiro objetivo geral, foram utilizados os dados do PIB de mineração, PIB dos fornecedores de mineração, investimento em mineração, exportações, emprego, salário, regime tributário da mineração e contribuições ao Estado; com o fim de apresentar a performance o setor de mineração dos países de Austrália, Canadá, Chile e Peru. E para abordar o segundo objetivo geral, os dados empregados foram de caráter qualitativo como, instituições públicas do Estado e empresas privadas envolvidas, associações gremiais envolvidas, programas ou iniciativas para fornecedores, encadeamentos para trás e para frente, associações de fornecedores, aportes das empresas de mineração ao cluster, tecnologia, papel do Estado, programas ou iniciativas para a inovação, centros de pesquisa, universidades e especialização em mineração; a fim de desenvolver a comparação dos cluster de mineração dos países referidos acima. Os resultados evidenciam que, a atividade de mineração é um contribuinte significativo para essas economias no ano 2020, já que contribuiu significativamente em termos de PIB, valor agregado, divisas, receitas fiscais e atração de investimentos. Em relação à composição do cluster de mineração, cada pais mencionado anteriormente apresenta situações diferentes; no caso da Austrália e Canadá possuem clusters desenvolvidos, têm fornecedores com encadeamentos para trás e para frente de alto nível e exportam bens e serviços de valor agregado; no Chile, desenvolve-se um cluster articular em torno dos processos de extração, fundição e refinação de cobre e, apresenta encadeamentos para trás de alto nível com grandes fornecedores e de baixo nível com pequenos fornecedores; no caso do Peru, existe um cluster em fase inicial ou de massa crítica e seus fornecedores são de baixo e limitado nível produtivo, importam insumos principalmente do Chile e possuem apenas encadeamentos para trás. Um dos principais fatores que explicam o incipiente e fraco desenvolvimento do cluster de mineração SAMMI no Peru, é a falta de políticas públicas que facilitem e estimulem seu desenvolvimento.
  • ItemDissertação de mestrado
    A moeda social digital como alternativa financeira inclusiva: o caso do banco Mumbuca
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-16) Rorato, Lucas Ferdinando [UNESP]; Morais, Leandro Pereira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A exclusão financeira é um fenômeno ainda presente na realidade dos brasileiros. Segundo o Relatório de Cidadania Financeira (2021), elaborado pelo Banco Central do Brasil (BCB), 23% dos adultos brasileiros ainda não possuem nenhum tipo de relacionamento com alguma instituição do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Essa alta e persistente exclusão prejudica a capacidade de alavancagem via crédito da população de baixa renda, contribuindo para a piora das desigualdades sociais e econômicas. Em virtude desse cenário, nos últimos anos, começaram a surgir diversas formas de Finanças Sociais, como é o caso das moedas sociais. Segundo Singer (2009, p. 3), as moedas sociais são “um instrumento de troca e meio de pagamento criado e operado por associações autogestionárias” que circula juntamente com a moeda oficial em determinada região, com foco na inclusão de grupos que normalmente são excluídos do mercado financeiro tradicional. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é identificar os fatores e indicadores do êxito da Mumbuca como moeda social digital no município de Maricá. A metodologia utilizada no trabalho é a pesquisa qualitativa, estudo de caso e coleta de dados por meio de pesquisa documental, em múltiplas fontes. O estudo de caso se refere à moeda Mumbuca que circula na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro. O trabalho aponta êxito na diminuição da exclusão financeira nos locais onde foram implementadas moedas sociais, sendo a Mumbuca uma experiência única, autêntica e inovadora.
  • ItemDissertação de mestrado
    A deterioração fiscal no Brasil: o papel das regras fiscais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-02) Falco, Gustavo Almeida [UNESP]; Paiva, Claudio Cesar de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a deterioração fiscal no Brasil a nível federal nos últimos anos, apontando as principais causas, bem como perscrutar acerca das razões pelas quais boa parte das regras fiscais vigentes no país não foram bem-sucedidas no que se refere a promover a disciplina fiscal. As estatísticas disponíveis indicam que a deterioração fiscal ocorreu por conta de um crescimento acelerado das despesas primárias, que cresciam mais de 5% ao ano em termos reais. Em função disso, as despesas ampliaram sua participação na renda nacional. Em 1997 elas representavam 14% do PIB e em 2016 alcançaram 19,5%. Durante uma parte desse período, o bom desempenho da arrecadação permitiu compatibilizar gastos crescentes com resultados primários positivos, contudo, o fim do período de crescimento excepcional da receita gerou uma queda do superávit primário, que se tornou déficit a partir de 2014. Consequentemente, o endividamento público saltou de 56% do PIB em 2014 para próximo de 70% em 2016, tendo seguido em trajetória de alta nos anos seguintes. O arcabouço fiscal brasileiro era composto até 2016 por três regras principais: a Meta de Superávit Primário, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Regra de Ouro. A estrutura fiscal brasileira vigente nesse período foi importante, todavia, continha regras que sofriam com problemas relevantes em seus desenhos que acabaram por comprometer a sua eficácia. Esses problemas dificultaram com que elas cumprissem seu papel. Em função da crise fiscal, foi adotada em 2016 uma nova regra, o teto de gastos, que conteve o crescimento das despesas e permitiu uma breve recuperação das contas entre 2017 e 2019, entretanto, a chegada da pandemia interrompeu o curto período de consolidação fiscal propiciado pela nova regra. O dramático contexto pandêmico foi utilizado para adotar uma série de medidas que acabaram por fragilizar a principal instituição fiscal brasileira, podendo ter comprometido sua eficácia para os próximos anos. Diante desse quadro de fragilização institucional e da necessidade de uma consolidação fiscal, a dissertação sugere, a partir dos estudos realizados, a adoção de um arcabouço fiscal que seja simples, flexível e eficaz, que tenha como principal elemento um limite para a dívida pública, capaz de sinalizar os rumos da política fiscal brasileira e de orientar o funcionamento das demais regras fiscais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Colorismo: uma visão aplicada
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-04) Rodrigues, Josiel William Paes; Corrêa, André Luiz [UNESP]; Hofbauer, Andreas [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação é uma análise aplicada do colorismo. O objetivo central deste trabalho é o de discutir a teoria do colorismo em conjunto com análises estatísticas, apontando, quando encontradas, contradições entre os discursos e os dados estatísticos. Foram utilizadas, para além de uma revisão de literatura, considerando os aspectos teóricos e históricos das definições de raça e racismo, bem como a formação econômica brasileira. Também foram utilizados dados estatísticos das bases oficiais de governo PNADC e SIM e Regressões Logísticas Binárias (Logits) e Multinomiais com dados da LAPOP, de responsabilidade da Vanderbilt University. Ainda que alguns pensadores apontem para um possível privilégio dos pardos por conta da cor de pele mais clara, não foram encontrados nas modelagens estatísticas favorecimentos de pardos em relação aos pretos. O que foi constatado é que os pardos possuem cor de pele variada. Também, foi constatado que as autodeclarações de raça, não consideram a renda, educação e inclinação política. Por fim, a cor da pele tem grande influência nas autodeclarações juntamente com a regionalidade de modo que uma pessoa com mesma tonalidade de pele tem maiores chances de se declarar negro em uma região e branco em outra. Para estudos futuros, é sugerido análises com dados com enfoque mais microcentrados em regiões especificas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise do impacto da legislação para o controle de emissão de poluente na atmosfera no município de Cubatão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Santana, Rafael Viana de Jesus; Correa, Andre Luiz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta dissertação é avaliar o impacto das legislações para controle e prevenção de emissão de poluentes na atmosfera, com foco no município de Cubatão. A hipótese é que tais legislações foram benéficas e, para testá-la, utilizou-se um modelo econométrico de diferenças em diferenças. Para a consecução do objetivo, em primeiro lugar, realizou-se uma revisão bibliográfica que abordou a formação do município e seu polo industrial, as principais empresas nele instaladas ao longo dos anos, o crescimento desordenado e não planejado e suas consequências, os planos de prevenção e controle de emissão de poluentes, e as legislações que suportaram tal alteração. Por fim, para alcançar este objetivo, utilizou-se um modelo voltado à eficiência de políticas públicas, o dif-in-dif, estimado por modelos de efeitos fixos. A base de dados foi tabulada a partir da extração dos dados no relatório de qualidade do ar no estado de São Paulo, entre os anos de 1985 a 2020, disponibilizados pela CETESB - Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Foram estimados dois cenários. O primeiro, com o município de Cubatão como tratado e o município de São Paulo como controle, em que se observou uma diminuição de 49,1290 μg/m³ de emissão de partículas inaláveis/poeira em suspensão. Já na outra circunstância, em que o município de Cubatão está como tratado e o município de Santo André como controle, constatou-se a diminuição de 49,5887 μg/m³ de emissão de partículas inaláveis/poeira em suspensão. Os resultados sugerem que, em média, as políticas adotadas ajudaram a reduzir a emissão de partículas inaláveis/poeira em suspensão em torno de 42%.
  • ItemDissertação de mestrado
    Maldição do recursos naturais e diversificação produtiva na África subsaariana
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-15) Ujikawa, Osvaldo Léo; Strachman, Eduardo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho investiga o fenômeno pelo qual economias ricas em recursos naturais podem apresentar pior desempenho econômico do que as desprovidas deles, conhecido por maldição dos recursos naturais ou paradoxo da abundância. Com base em revisão da literatura, aponta-se os canais políticos e econômicos pelos quais tal fenômeno ocorre e os possíveis caminhos para mitigá-lo, em especial a diversificação e sofisticação produtiva (complexidade econômica) nos três setores econômicos dos países da África subsaariana (agricultura, indústria e serviços).
  • ItemDissertação de mestrado
    O estado e o planejamento econômico na dinâmica desenvolvimentista chinesa: o papel estratégico da sasac
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-15) Caprara, Paulo; Gomes, Rogério [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste trabalho é examinar o papel das empresas e instituições estatais chinesas no planejamento e desenvolvimento econômico. O estado chinês organizou suas empresas pós-reformas de 1978 de acordo com segmentos estratégicos para atuarem como pilares no processo desenvolvimentista. Este trabalho avalia se as SOEs são o principal instrumento do conselho de estado chinês no planejamento econômico e implementação de políticas industriais. A fim de verificar as características dessa estratégia será realizado um estudo da principal agência chinesa na gestão de ativos estatais controlada pelo Partido Comunista Chinês (PCCh) e o conselho de estado, a Comissão de Supervisão e Administração de Ativos do Estado (SASAC). Como procedimentos metodológicos, o trabalho analisa os conceitos de desenvolvimento econômico, desenvolvimentismo e o papel do estado como principal agente desses processos.
  • ItemDissertação de mestrado
    A difusão e transversalidade das tecnologias da IV Revolução Industrial: uma análise bibliométrica da inteligência artificial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-15) Volpi, Luana Fernanda; Neris Júnior, Celso Pereira; Gomes, Rogério [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo geral deste trabalho é avaliar as características do conhecimento científico da tecnologia de IA na China, nos Estados Unidos e no Brasil. Ademais, os objetivos específicos são: uma introdução à teoria da inovação segundo o referencial neoschumpeteriano das revoluções tecnológicas no sistema capitalista; são apresentadas brevemente as definições e características das três principais tecnologias digitais IA, computação em nuvem e big data do século XXI; apresentar e analisar dados bibliométricos da base Scopus da tecnologia IA na China, Estados Unidos e Brasil. O trabalho se justifica devido à importância de instrumentos de um conjunto de políticas de inovação, como políticas industrial e tecnológica que juntas aumentam a competitividade de cada país. A metodologia empregada foi a análise descritiva da frequência do termo escolhido de IA nos títulos, resumos e palavras-chave de publicações científicas vinculadas à base de dados Scopus. A análise justifica-se devido a tecnologia de IA ainda estar em fase de desenvolvimento. Assim, as publicações científicas podem ser usadas para medir o conhecimento científico atual com o objetivo de facilitar futuras inovações. A problemática que este estudo sugeriu para ser discutido é: quais são as características do conhecimento científico relacionada à IA na China, nos EUA e no Brasil? A hipótese adotada é que a IA e suas áreas ainda estão em fase de desenvolvimento, e o número de publicações sobre essa nova tecnologia deve aumentar ao longo dos anos. Algumas das conclusões do trabalho são: foram encontradas as principais áreas de pesquisa em IA: ciência da computação, engenharia e matemática. Também pode-se concluir que a principal fonte de financiamento para pesquisa em IA nesses três países é pública.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo sobre o canal de empréstimos bancários no Brasil no período de 2011 a 2019
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-15) Castro, Godson Santos; Strachman, Eduardo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância do canal de empréstimos bancários na transmissão da política monetária (PM) brasileira, com foco no período que compreende o segundo trimestre de 2011 até o quarto trimestre de 2019. Quanto aos objetivos específicos, este trabalho visa descrever os mecanismos de transmissão da política monetária, com um olhar mais voltado ao canal de crédito bancário; associar o contexto macroeconômico brasileiro do período e suas particularidades com o canal de empréstimos bancários do país; e, por fim, analisar como se comportou o canal de empréstimos bancários com base nos fatores do mercado de crédito, política monetária e atividade econômica. O tema da investigação se justifica pela importância do canal de empréstimos bancários para a dinâmica econômica, de maneira que essa discussão é fundamental para avançar na compreensão das relações entre PM e mercado de crédito. Portanto, uma melhor compreensão desse fenômeno possibilita diagnósticos mais precisos sobre as consequências dessa política, tornando possível formular novas políticas que incorporem as mudanças no contexto econômico e possuam maior aderência à realidade, aumentando as chances de se obter os efeitos desejados da inovação monetária. A escolha do período de análise deu-se pela disponibilidade dos dados fornecidos pelo BCB, principalmente informações sobre o crédito. Assim, a questão central da pesquisa é: considerando o contexto econômico e institucional do mercado de crédito brasileiro, como o canal de empréstimos bancários se comportou entre 2011 e 2019? Para responder esta questão lançou-se mão do método histórico, que através da pesquisa bibliográfica foi possível compreender e conceituar os canais de transmissão, a trajetória da execução da PM no Brasil desde o Plano Real, mas principalmente durante o período de análise, as transformações no mercado de crédito brasileiro e o funcionamento do canal de empréstimos bancários no país desde 2002 a partir da literatura sobre o tema. Além disso, também se utilizou do método estatístico, com base na construção do modelo de correção de erros (VEC), visando captar o funcionamento do canal de empréstimos bancários através da identificação das relações de longo prazo de demanda e oferta de crédito. Esta pesquisa está dividida da seguinte forma: no capítulo 1 apresentam-se os mecanismos de transmissão da política monetária e discute-se o funcionamento dos bancos e como eles operacionalizam as atividades de empréstimo. O capítulo 2 consiste em um breve histórico sobre a execução da PM no Brasil e as transformações do mercado de crédito no país ao longo do período analisado. Já no capítulo 3, é primeiramente feita uma revisão bibliográfica dos estudos empíricos que se debruçaram sobre o canal de empréstimos bancários do Brasil, depois são apresentados os dados e a estrutura do modelo VEC utilizado para a investigação empírica, e então ocorre a realização dos testes, a execução dos modelos e a apresentação dos resultados. Por fim, são tecidas as considerações finais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Volatilidade dos Royalties da Mineração: análise do desempenho econômico dos municípios mineradores brasileiros frente ao desafio da volatilidade da renda mineral
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-02-27) La Serna, Humberto Almeida de; Guedes, Sebastião neto Ribeiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A volatilidade-preço é uma ressaltada característica nas commodities. A grande variabilidade no valor desses produtos acarreta não só incerteza como também tem potencial deletério aos países dependentes da renda de recursos naturais. Ficam prejudicados o planejamento dos orçamentos públicos e privados, a formação de poupança e o nível de investimentos, com saldo final de menor crescimento. A literatura reporta que países mais expostos à volatilidade das receitas de commodities tendem a apresentar pior desempenho econômico, suscitando a expressão volatility curse para ilustrar tais casos. Trazendo a discussão para o âmbito nacional procurou-se verificar como a volatilidade dos royalties da mineração está afetando o desempenho econômico dos municípios que auferem receitas de royalties da mineração. A base de dados disponível abarcou 2004-2016, período parcialmente contido no recente superciclo de commodities no comércio internacional. Contudo, auferir rendas minerais mais voláteis parece não interferir relevantemente no crescimento econômico dos municípios.
  • ItemDissertação de mestrado
    Pobreza no brasil: uma análise a partir da renda e das despesas das famílias
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-01) Silva, Breno Bacelar [UNESP]; Capelato, Erika [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No Brasil a pobreza é um fenômeno que pode ser abordado a partir da renda, a qual está associada a uma medida de bem estar e, de forma complementar, ao consumo de necessidades básicas como habitação, alimentação, vestuário e transporte (HAVT). Neste trabalho adequamos um indicador para que ele fosse capaz de mensurar a pobreza brasileira a partir da renda e a partir do consumo básico (despesas) das famílias. No primeiro caso, o indicador é calculado a partir do percentual da população que tem renda abaixo da linha da pobreza. No segundo caso, o indicador é calculado usando o percentual das famílias e o percentual do comprometimento das suas rendas com HAVT. Para análise do primeiro caso usamos os dados do Censo 2000 e 2010. Para o segundo caso, usamos os dados da Pesquisa Orçamentar Familiar (POF) do período 2008-2009 e 2017-2018. Os resultados sugerem que houve uma redução da pobreza nos períodos analisados, tanto utilizando o indicador de pobreza da renda, quanto o indicador de pobreza da despesa.
  • ItemDissertação de mestrado
    Indústria 4.0 e Mercado de Trabalho: uma análise comparativa da estrutura ocupacional brasileira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-16) Durante, Pedro Vianna [UNESP]; Morais, Leandro Pereira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O sistema econômico atual vem vivenciando o início de uma nova transformação de grandes proporções em termos produtivos e tecnológicos. A partir de meados da década de 2010 o desenvolvimento de novas tecnologias digitais (e.g., inteligência artificial, big data, IoT, etc.), gestadas nas décadas de 1970 e 1980 com o surgimento explosivo das tecnologias de informação e comunicação, apresenta um novo panorama para a morfologia econômica vigente. Com as máquinas adquirindo novas competências e expandindo sua performance para habilidades cognitivas, antes exclusivamente humanas, a mudança da demanda por habilidades e ocupações é um fato. Recentemente, a literatura vem discutindo amplamente as potencialidades desse conjunto de inovações para a indústria, nomeada Indústria 4.0, e como elas afetarão a mercado de trabalho. Dado seu caráter contemporâneo ainda em construção, muitas dúvidas e incertezas vêm alarmando as consequências para a classe trabalhadora. Assim, ainda são necessários muitos estudos para que seja possível dimensionar corretamente suas consequências e o que pode, e deve, ser feito para fomentar o desenvolvimento inovativo e fornecer condições mínimas para que os trabalhadores consigam absorver as novas demandas, em termos de habilidades, e garantir emprego. Partindo dessa justificativa, o objetivo deste trabalho é avaliar criticamente a evolução da estrutura ocupacional brasileira entre 2009 e 2019, a luz das novas tendências, em termos de ocupações emergentes e altamente suscetíveis à automação, para o mundo do trabalho. Para tal, será realizada uma análise comparativa com a evolução dos EUA, a fim de dimensionar a distância que o Brasil se encontra de um país na fronteira tecnológica como o norte-americano. A hipótese central é de que, dado os determinantes históricos da estrutura produtiva nacional, o país não apresentará níveis de crescimento satisfatórios, ou mesmo não seguirá a tendência tecnológica e estadunidense, para as ocupações emergentes, dado que não foi capaz de construir adequadamente as capacidades inovativas e produtivas para seu processo de transformação estrutural. Entretanto, as conclusões mostram uma situação diferente. Apesar de o Brasil ter apresentado elevados crescimentos de emprego em ocupações importantes selecionadas e seguir, em sua maioria, as tendências, o patamar total de boa parte delas ainda é extremamente reduzido quando comparado os EUA, sugerindo que as elevações constatadas precisaram ser ainda mais intensas para que a estrutura ocupacional refletisse um processo de modernização digital em andamento
  • ItemDissertação de mestrado
    Federalismo Fiscal e Desigualdades Regionais: Uma análise dos impactos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) sobre o desenvolvimento e a equalização fiscal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-10) Granai, Felipe Bauer [UNESP]; Paiva, Cláudio César de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo dessa dissertação é investigar a principal transferência intergovernamental para os municípios brasileiros, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no que diz respeito a duas dimensões: i) seu papel sobre o desenvolvimento dos municípios e ii) o impacto dessas transferências em termos de equalização de receitas fiscais. Para tal, primeiramente, realizamos uma revisão das correntes teóricas acerca do federalismo fiscal e discutimos as principais características do federalismo brasileiro, o que evidenciou a importância do FPM como instrumento para a análise. Por fim, estimamos dois modelos econométricos de Dados em Painel com Efeitos Fixos. No primeiro modelo, dispondo de um painel de municípios para os anos 2005-2016, avaliamos o papel do FPM sobre o desenvolvimento socioeconômico, tomando como proxy para o desenvolvimento o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Já no segundo modelo, dispondo de uma amostra de 3.272 municípios para os anos de 2003-2018, estimamos se os aumentos das transferências do FPM ajudam na aproximação das receitas orçamentárias per capita dos municípios tendo como base a seguinte medida de referência: desvios em relação a receita orçamentária per capita média dos municípios da região Sudeste. Ambos os modelos foram estimados para a amostra toda, para as cinco regiões e também separando os municípios de acordo com a classificação de suas respectivas microrregiões pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Os resultados das estimativas sugerem que, em ambos os modelos, não obstante ao fato do FPM ter um efeito positivo sobre o desenvolvimento municipal e sobre a equalização de receitas orçamentárias, esse efeito é menor, e às vezes nulo, justamente nos municípios onde ele deveria ser mais relevante.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma análise crítica sobre os fundamentos da econometria clássica: valor de probabilidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-29) Santos, Lucas Mikael da Silva dos; Correa, André Luiz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação teve como pretensão investigar de forma crítica todos os pressupostos da econometria referente ao valor de probabilidade (p-valor) e questionar se a sua utilização deve ser vista como uma metodologia absoluta dentro dos modelos estatísticos em Economia. Para tanto, analisou-se de maneira detalhada toda a literatura acerca do debate sobre a inferência estatística: em especial, sobre as estimações a partir da estatística frequentista e bayesiana, ao mesmo tempo, que se desenvolveu um paralelo com a teoria econométrica. A pesquisa inicialmente detalha a discussão Fisher x Neyman-Pearson, fato que será importante para entender os principais problemas do p-valor e como todos esses obstáculos metodológicos foram transportados para a econometria. Após isso, é apresentado de maneira resumida todo o desenvolvimento da teoria econometria e como o p-valor se tornou uma pedra angular para a metodologia tradicional da mesma. Por fim, da mesma forma, também é destacado de maneira sucinta os principais fundamentos e dilemas da teoria bayesiana. Conclui-se que apesar da estatística bayesiana também ter diversos pontos a serem questionados referente a sua utilização, não existe uma justificava plausível para o domínio metodológico da inferência frequentista - fato que é ilustrado pelo uso do p-valor - dentro do mainstream econométrico.
  • ItemDissertação de mestrado
    Redes de comunicações móveis 5g: contextualização a partir de uma revisão da literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-21) Oliveira, Ozias Santos da Conceição [UNESP]; Carvalho, Enéas Gonçalves de [UNESP]; Gomes, Rogério [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa é identificar e explicitar os possíveis vínculos entre a tecnologia 5G e a Indústria 4.0 com base na teoria evolucionária neo-schumpeteriana. A mudança econômica é um dos pilares da dinâmica da economia capitalista e no atual contexto a Indústria 4.0 se apresenta como a principal mudança tecnológica que atravessa a economia global e promete reconfigurar a esfera produtiva. Esta pesquisa adota a hipótese de que a tecnologia 5G é fundamental para o pleno desenvolvimento e a efetivação da Indústria 4.0. A metodologia desta pesquisa é realizada a partir de uma revisão da literatura sobre a tecnologia 5G e de uma contextualização da Indústria 4.0; uma vez que esta última é um novo paradigma tecnoprodutivo, composto por um conjunto de inovações tecnológicas ou tecnologias emergentes, que atuam conjuntamente e que estão transformando a esfera produtiva da economia global. Por sua vez, a tecnologia 5G promete fornecer a infraestrutura de conectividade necessária para o bom funcionamento e a plena efetivação do conceito de fábrica inteligente, que é, por seu turno, um dos pilares da Indústria 4.0.
  • ItemDissertação de mestrado
    Impactos da globalização sobre a inflação: evidências econométricas para países emergentes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-24) Oliveira, Paulo Henrique Silva de [UNESP]; Bertella, Mário Augusto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O processo de globalização é um fenômeno já consolidado e seus reflexos estão evidenciados nos indicadores de comércio de bens e serviços e pelo fluxo monetário entre países. Frente ao contexto, a presente pesquisa analisa o impacto que fatores globais podem exercer sobre o nível de inflação das economias emergentes. Inicialmente, realiza-se uma análise acerca da relação entre moeda, inflação e globalização após a Crise do Subprime, sob a ótica dos principais Bancos Centrais do mundo desenvolvido, que expandiram suas bases monetárias por meio do Quantitative Easing sem causar inflação. Na sequência, discute-se que o avanço da globalização comercial e financeira pode ter alterado a dinâmica macroeconômica dos países, configurando-se como um novo determinante do nível de inflação. Por fim, a pesquisa realiza uma avaliação econométrica com dados estruturados em painel, de 20 economias emergentes entre 1980-2019. As estatísticas obtidas indicam que a Curva de Phillips tradicional teve seu poder de explicação sobre a inflação reduzido no período 2000-2019 quando comparado com o recorte 1980-1999. Simultaneamente, encontrou-se uma relação negativa e estatisticamente significativa entre o nível de globalização e as taxas de inflação das economias emergentes. Por fim, ao aplicar os testes propostos por Ball (2006) e Borio e Filardo (2007), as evidências encontradas sugerem que os fatores globais exercem maior influência sobre a inflação das economias emergentes do que propriamente os fatores domésticos – indicando parecer favorável à hipótese de que a globalização tenha alterado a dinâmica de inflação das economias emergentes após os anos 2000.
  • ItemDissertação de mestrado
    Economias institucional e evolucionária: algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-29) Miranda, André Araújo [UNESP]; Melo, Tatiana Massaroli de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O consumo na sociedade contemporânea está cada vez mais baseado em ferramentas que se utilizam de algoritmos digitais, exercendo influência nas escolhas dos usuários. Considerando que o consumidor é formado socialmente, estudar como as informações advindas dessas ferramentas afetam os gostos e as preferências das pessoas é fundamental para verificar como o padrão de consumo pode ser moldado. Este trabalho possui o objetivo de demonstrar como os algoritmos digitais possuem a capacidade de influenciar o comportamento humano, e mais especificamente, o padrão de consumo. A pesquisa é teórica e possui natureza qualitativa, utilizando-se de leituras das economias institucional e evolucionária para o embasamento teórico. Para atingir o objetivo proposto, é demonstrado como efeitos específicos impactam as preferências do consumidor. O efeito bolha, que faz o usuário ser exposto a produtos e serviços de acordo com suas preferências, é apresentado por meio da literatura da cultura do algoritmo. Em seguida, é definido o efeito difusão, aquele que faz com que o usuário seja exposto a produtos e serviços com alguma tendência externa aos seus gostos. Ao final do trabalho, é apresentada uma síntese do efeito dos algoritmos digitais sobre o comportamento do consumidor por meio do realismo crítico.
  • ItemDissertação de mestrado
    A introdução de novos medicamentos no mercado farmacêutico brasileiro: exame em um cenário de precificação regulada
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-22) Carvalho, João Paulo [UNESP]; Gomes, Rogério [UNESP]; Hasenclever, Lia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação visa avaliar em que medida a regulação de preços para medicamentos novos é adequada no sentido de contemplar os interesses das empresas nacionais e transnacionais envolvidas e, ao mesmo tempo, trazer maior bem-estar para o consumidor. Além da revisão da literatura para ressaltar algumas das características do setor, a metodologia empregada para esse exame contempla análise da criação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), através do conceito de desenho de políticas públicas (policy design) desenvolvido por Schneider e Ingram (1997); e avaliação dos preços dos medicamentos novos (novo, novo de referência, biológico novo) praticados no mercado, entre abril de 2017 e agosto de 2020, em comparação com os preços de fábrica e preço máximo ao consumidor estabelecidos pela CMED. A base de dados para consulta dos preços praticados no mercado foi o site Consulta Remédios. O escopo de análise dos preços se restringiu a classe terapêutica L de acordo com as Diretrizes para classificação ATC (Anatomical Therapeutic Chemical) e atribuição DDD (Defined Daily Dose) 2020, da Organização Mundial da Saúde. Os resultados demonstram que, o mercado para os princípios ativos registrados como novos, são em grande parte, introduzidos por empresas estrangeiras, no período estudado. Além disso, evidencia-se que os agentes do setor possuem uma grande margem para realizarem suas políticas de comercialização, pois os descontos frente aos preços teto da regulação chegam até 86%. Também é demonstrado que a regulação é desrespeitada por alguns comércios varejistas, que vendem os fármacos por até 16% de sobrepreço do valor definido na regulação. Assim, além de não ser seguida pelos agentes do setor, tais políticas não estão fomentando as empresas a investirem em P&D no Brasil. Foi possível observar a necessidade de revisão da regulação de preços seguida pela CMED, por haver falhas nas regras impostas e buscar outras maneiras mais eficientes para regular os preços dos medicamentos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma análise da concentração no mercado de aviação civil brasileiro: casos Gol-Webjet, Azul-Trip, Azul- Correios e Azul- TwoFlex
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-09) Borges, Ana Caroline Pereira [UNESP]; Melo, Tatiana Massaroli de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo dessa dissertação é analisar como a teoria antitruste foi aplicada pelo Cade nos casos de fusão e aquisição no setor aéreo brasileiro nos últimos anos, por meio dos casos da aquisição da Gol – Webjet em 2011, da aquisição da Azul – Trip em 2012, da joint venture da Azul e Correios em 2018 e da aquisição da Azul-TwoFlex em 2020 já julgados e aprovados pela autoridade antitruste brasileira. Para isso, a pesquisa estabeleceu algumas definições e parâmetros da análise antitruste utilizados, descreveu os atos de concentração dos casos supracitados mapeando o que foi considerado em cada parte do roteiro de avaliação e por fim analisou a consistência das decisões. A pesquisa embasou-se nos votos e pareceres técnicos proferidos pelos relatores dos casos que foram retirados dos relatórios da autarquia, no site do CADE. Os resultados obtidos com os casos analisados indicam uma desuniformidade na consistência da aplicação da teoria antitruste referente as diversas formas de análise para a avaliação dos atos de concentração. Ressalta-se aqui dois pontos de atenção das autoridades antitrustes: a) necessidade de realização de análises de forma mais homogênea mesmo que parcialmente, e b) uma análise crítica referente as definições e os parâmetros que são adotados pela própria literatura, e assim levaria a uma política de defesa da concorrência mais consistente a sua aplicação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Moeda e tecnologia: uma análise a partir da Teoria Cartalista da Moeda
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-31) Girotto, Vitor Guidorzzi [UNESP]; Strachman, Eduardo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os avanços tecnológicos iniciados nos anos 1970 tiveram importantes impactos para o sistema financeiro. Desde então, construiu-se um emaranhado entre finanças, tecnologia e telecomunicações que sustenta toda a operação dos sistemas financeiros modernos. Neste contexto de inovação tecnológica, as formas eletrônicas de moeda surgiram e recolocaram a relação entre moeda e crédito no centro do debate econômico. Essa associação entre moeda e tecnologia compõe o objeto de estudo deste trabalho. A Teoria Cartalista da Moeda, ao postular a natureza creditícia da moeda e o papel do Estado na configuração do sistema monetário, oferece um importante arcabouço teórico para analisar tal associação. Os meios de pagamento, sejam eletrônicos ou tradicionais, funcionam de forma análoga e servem para operar um sistema de transferências de crédito e liquidação de transações. Em termos teóricos, portanto, a partir da perspectiva cartalista, as tecnologias eletrônicas da moeda em nada se distinguem das formas tradicionais. Em termos operacionais, no entanto, cada tipo de moeda tem algumas características específicas que fazem com que, a depender de certos fatores, certa forma seja mais adequada a outra na realização de determinadas transações. Frente a isso, é importante que o rol de meios de pagamento seja diversificado, visto que cada meio de pagamento tem sua função, papel e importância. O surgimento das novas tecnologias da moeda está inserido em dois grandes momentos de inovação: o primeiro está relacionado ao surgimento dos cartões magnéticos de pagamento, dos caixas-eletrônicos, ao aumento da capacidade e agilidade computacional para o processamento de transações, e outros; o segundo, ao surgimento dos bancos móveis, padrões monetários digitais, e ao uso dos smartphones como meio de pagamento. Apesar da praticidade e segurança associada aos meios eletrônicos, os ganhos oriundos das inovações foram essencialmente práticos e/ou operacionais, visto que a tecnologia reforça, mas não altera, a natureza creditícia da moeda.