Teses - Educação Escolar - FCLAR
Browse by
Recent Submissions
-
A noção de família para professores de educação infantil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]À luz dos pressupostos teóricos bourdieusianos, a presente pesquisa analisa a noção de família em professores de Educação Infantil a partir de seus relatos sobre suas trajetórias familiares e suas práticas pedagógicas. ... -
Análise da política de avaliação nacional da alfabetização
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A pesquisa tem como objetivo analisar a política de avaliação da alfabetização e o seu papel na orientação e reorientação das políticas educacionais brasileiras. O interesse pelo tema surgiu da necessidade de se ampliar ... -
Teatrágora: improvisação e teatro como possibilidades metodológicas na educação para a democracia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa empírica de base qualitativa através da metodologia Investigação-ação docente que buscou investigar a experiência da prática teatral, suas técnicas e fundamentos como ... -
Prevenção da violência sexual infantil: desenvolvimento e estudo de viabilidade de um questionário gamificado
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa, cujo intuito foi a elaboração e o Estudo de Viabilidade de um questionário gamificado (quiz) para trabalhar a Prevenção da Violência Sexual Infantil com crianças entre ... -
Os discursos midiáticos e o adolescente no contexto escolar
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Os discursos midiáticos estão presentes nas escolas por meio da atualidade, em que são apresentados pelas vozes dos adolescentes, pela relação do eu e o outro, a partir da alteridade, do reconhecimento do outro, em reflexos ... -
Do sonho à realidade: um estudo da trajetória de mulheres assentadas na constituição agroecológica através do resgate de saberes tradicionais
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) [Tese de doutorado]O presente trabalho é parte de estudos e parcerias desenvolvidas desde 2014 entre pesquisadores do NUPEDOR/NEEA, órgãos de fomento, assentados e instituições públicas privadas. Um processo de pesquisa/ação/extensão que se ... -
Relações de gênero e educação infantil: transgressões, descontruções e construções
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Esta pesquisa objetivou entender como se constroem as culturas infantis no campo das relações de gênero, com crianças entre 4 e 5 anos de idade em uma escola municipal de Educação Infantil do município de Piracicaba-SP, ... -
Desterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferença
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]A presente pesquisa utiliza os pressupostos da filosofia da diferença no processo de análise dos enunciados das competências gerais da Educação Básica, estruturada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, ... -
Coordenador pedagógico iniciante: atuação, formação continuada e perspectivas para o seu desenvolvimento profissional
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]O tema proposto para esta investigação relaciona-se à coordenação pedagógica, que tem um papel mediador do trabalho pedagógico, sendo assim, uma importante função articuladora do e no processo de ensino e aprendizagem na ... -
Existencialismo e ensino de filosofia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Esta pesquisa tem como escopo realizar análises textuais dos posicionamentos/participações dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II de um colégio particular da cidade de Jaú-SP acerca dos conceitos de liberdade, ... -
O capital cultural na interpretação de imagens por adultos surdos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]A educação de surdos é uma tarefa complexa cujos princípios vêm mudando radicalmente ao longo dos tempos. Entretanto, estas mudanças não são metodológicas dentro de um mesmo paradigma. O que está mudando são as concepções ... -
O modelo de ensino colaborativo à luz da perspectiva dos gestores: um estudo de caso
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]O Ensino Colaborativo vem sendo indicado como um dos mais promissores modelos de ensino, no que se refere à constituição enquanto prática, da educação inclusiva. Delineou-se enquanto tese deste estudo, que o Ensino ... -
Sexualidade, gênero e infância: a relação escola, família e pediatria na Educação Sexual de crianças da Educação Infantil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Partindo do pressuposto de que a sexualidade é intrínseca ao ser humano, compreendemos que a Educação Sexual deve ser parte imprescindível no processo de desenvolvimento integral de todos(as), desde a mais tenra idade. Os ... -
Contribuições e limites da avaliação institucional interna para a gestão escolar: instrumentos e relatórios em discussão
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]A avaliação interna - ou autoavaliação institucional - se insere no contexto das políticas públicas de avaliação educacional da educação superior e tem por finalidade acompanhar o desenvolvimento das ações para identificar ... -
Motivações e expectativas sobre a parentalidade de pessoas lésbicas e gays pretendentes à adoção
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]A presente pesquisa teve como objetivo compreender as motivações e expectativas sobre a parentalidade a partir dos relatos de casais gays e lésbicas pretendentes à adoção. A investigação se valeu do método fenomenológico, ... -
Possibilidades do coensino com crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]O Coensino é uma proposta de trabalho que visa o apoio à escolarização do aluno elegível ao serviço de educação especial (ESEE) por meio da parceria colaborativa entre os professores da educação especial e do ensino comum. ... -
Gênero e sexualidade no currículo da cidade de São Paulo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Autores(as) de diversas áreas do conhecimento concordam que atualmente vivemos um momento de forte polarização político-ideológica, tal polarização, produto de uma série de conjunturas que se desenvolvem desde o final do ... -
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Maranhão: uma análise e discussão da contribuição do campus Maracanã para a educação profissional técnica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Tese de doutorado]O estudo tem como objetivo analisar o acesso e a permanência na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã, no contexto ... -
Entre a adaptação e a emancipação: uma análise dos ideais e práticas da Pedagogia da Alternância
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Esta pesquisa investiga a Pedagogia da Alternância, uma prática pedagógica originária do meio rural, iniciada no Brasil na década de 1960, que atualmente constitui-se em um movimento pedagógico, caracterizado pela ampla ... -
Educação católica feminina em São João da Boa Vista, São Paulo (1894- 1970)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Esta tese propõe-se a efetuar uma reconstituição trajetória da educação católica feminina em São João da Boa Vista, interior de São Paulo entre os anos de 1894 e 1970, recorte que parte da criação da primeira Associação ...