Teses - Educação Escolar - FCLAR
Browse by
Recent Submissions
-
Financiamento da educação: desafios da governança na execução de programas educacionais no Brasil
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A educação é um direito fundamental de natureza social e um dos pilares para a formação do cidadão. O acesso à educação deve ser priorizado a fim de permitir o desenvolvimento de cada indivíduo e da sociedade como um todo. ... -
Gestão do conhecimento e gestão editorial: qualificadores da avaliação de periódicos da área de educação
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta tese tem como cenário a internacionalização da publicação científica nacional em Educação, frente à indução de processos de avaliação que têm impacto direto nos programas de pós-graduação. Em um primeiro momento, a ... -
Gênero, sexualidade e midiatização no ensino de Sociologia: podcast escolar produzido com educandas e educandos do Ensino Médio
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O dispositivo midiático atravessa todas as instituições sociais. A produção de enunciados sobre gênero e sexualidade circula incessantemente nas redes digitais, influindo na subjetividade dos sujeitos, tencionados, na ... -
A Influência da música e da dança na construção da identidade de estudantes com deficiência intelectual
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta pesquisa fundamentada pela perspectiva da Psicologia Social e pelo estudo da teoria da identidade, e destina-se a pesquisar e investigar a influência e a importância da utilização da música e das expressões corporais ... -
Trajetória de vida: de ex-atletas a professores de Educação Física e a atuação docente nas turmas das ACDs
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A Educação Física escolar brasileira, até meados da década de 80, caracterizou-se como uma disciplina que tinha, na sua concepção de prática pedagógica, hegemonicamente, o esporte, como a principal temática desenvolvida ... -
Abordagem político-científica acerca da educação em sexualidade e a formação inicial / continuada docente: um estudo de caso no curso de Pedagogia
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Dentre os estudos e pesquisas científicas acerca da Educação em Sexualidade estão àquelas ligadas à formação docente, inicial e continuada. Algumas iniciativas para a implantação da temática em programas governamentais ... -
O trabalho do professor de educação física: análise do currículo paulista à luz da Pedagogia Histórico-Crítica
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O objetivo deste estudo foi analisar o trabalho do professor de Educação Física circunscrito nas orientações pedagógicas do currículo oficial paulista a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica, a qual tem ... -
Sistema de educação feminino no Paquistão antes e pós Regime do Talibã
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esse estudo teve como objetivo investigar o sistema educacional oferecido as mulheres do Paquistão, e verificar suas interações, distanciamentos e avanços, tendo como foco a educacao feminina. Com a chegada do sistema ... -
Alfabetização e tecnologia: uma análise na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A presente tese tem como objeto de estudos os fundamentos teóricos da relação entre a alfabetização e a tecnologia na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo geral desta ... -
Cards literários e gamificação da literatura: discursos, modos de existência e subjetividades das Escrileituras de "Hamlet – O jogo"
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta tese amplia as investigações desenvolvidas no Mestrado e no Grupo de pesquisa Gesteld relativas às práticas de ensino de leitura e escrita literária e a aplicabilidade dessas práticas gamificadas no jogo de cards ... -
Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico-crítica
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Nesta pesquisa são analisadas as relações entre os modelos de gestão da escola pública e as práticas pedagógicas influenciadas direta ou indiretamente pelos processos de reprodução da sociedade capitalista. Nessa perspectiva, ... -
A potencialidade formativa dos Programas Abrangentes de Formação Continuada de Professores: o caso PNAIC
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A presente tese tem como principal objetivo realizar uma análise sobre o potencial formativo dos últimos Programas oficiais de Formação em Serviço destinados aos professores da Educação Básica. Parte-se da hipótese de que ... -
Narrativas benjaminianas: discrição e engenhosidade como figuras pedagógicas possíveis
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O objeto da presente tese é a leitura da obra A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin a partir da proposição de Rolf Tiedemann de que nela, Walter Benjamin se faz um pedagogo discreto e engenhoso. ... -
Experiência de formação continuada de professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica por meio da mobilidade internacional: efeitos nas concepções pedagógicas
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta pesquisa investigou os efeitos nas concepções pedagógicas de professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (IFs), que participaram de ... -
A interação entre docentes, discentes, egressos e os arranjos produtivos locais no IFSP
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O presente trabalho consiste em uma análise crítica sobre a trajetória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Investiga os pressupostos teóricos subjacentes aos documentos oficiais que conduzem ... -
Instrumento computacional online em avaliação escolar
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O presente trabalho foi desenvolvido a fim de proporcionar intervenção qualificada no processo de avaliação escolar através da utilização da plataforma de avaliação “Você Está Pronto” (Registro de Patente: BR5120150000330) ... -
O modelo de gestão na ótica do diretor de escola do Programa Ensino Integral
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A pesquisa apresenta o Programa Ensino Integral (PEI) implantado em escolas do Ensino Médio pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) a partir de 2012. As diretrizes e a organização do Programa são pautados ... -
Plano Municipal de Educação: referencial cognitivo e normativo da gestão educacional
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Plano Municipal de Educação de Bebedouro-SP e o objetivo geral é compreender e discutir a matriz cognitiva e normativa construída pela dinâmica do conjunto de interações e negociações ... -
Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]A presente pesquisa busca compreender as possibilidades de autoria em educação tendo em vista os entrelaçamentos da herança – os acontecimentos que nos antecedem – com o contemporâneo – aquilo que nos transpassa. Tal relação ... -
EaD e a formação de professores: um estudo de caso por meio da netnografia em um curso de pedagogia para licenciados
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Muitos professores de Ensino Básico II (que lecionam para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio) têm buscado novas formações, entre elas, a Pedagogia como segunda licenciatura. Essa formação permite ...