Dissertações - Biociências - FCLAS

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 100
  • ItemDissertação de mestrado
    Helmintofauna de anuros em fragmentos de mata atlântica no município de São Luiz do Paraitinga, SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-13) Bueno, Regiane Maria dos Reis; Anjos, Luciano Alves dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Atualmente presenciamos uma época em que as mudanças ambientais vêm causando grande impacto na distribuição das espécies e na organização das comunidades ecológicas e a preservação se faz necessária para garantir a manutenção a composição das espécies no ambiente. Alinhado com os estudos de metazoários parasitos, que se mostraram mais eficazes para a identificação dessas mudanças e devido a sua grande ocorrência em anuros e da possibilidade de serem utilizados como bioindicadores ambientais, os trabalhos a respeito da helmintofauna receberam uma atenção maior. Anfíbios anuros, em todas as suas fases de desenvolvimento, atuam como hospedeiros de várias espécies de protozoários e metazoários e as relações parasito-hospedeiro também são diversas, podendo ser desde inofensivas e até mesmo benéficas para ambos, ou ruins, podendo até mesmo serem patogênicas. Diante disso os objetivos do trabalho foram de inventariar a fauna parasitária das espécies que foram encontradas, verificar se ocorre diferenças entre áreas fragmentadas e áreas de vegetação contínua e avaliar se existe relação entre essa helmintofauna e a presença de protozoários do trato gastrointestinal dos hospedeiros. Foram coletados um total de 71 anuros, sendo 56 da espécie Boana faber e 15 de Haddadus binotatus. Foram encontrados protozoários apenas na espécie B. Faber, sendo 8 em ambientes fragmentados e 5 em ambientes contínuos. A espécie Cosmocercidae gen. sp.1 foi a mais prevalente em ambas as espécies de anuros (B. faber: fragmento: 62,5%; contínuo: 40,63%; H. binotatus: 86,67%). Haematolechus sp. foi registrado pela primeira vez em B. faber. A Análise de Componentes Principais mostrou diferenciações entre os ambientes, as espécies e apontou correlações entre as espécies de helmintos encontrados e a presença ou ausência de protozoários do trato gastrointestinal, diferenças essas que foram comprovadas estatiscamente pela análise estatística MANOVA.
  • ItemDissertação de mestrado
    Aplicação de extratos vegetais com potencial antioxidante no desenvolvimento de filmes biodegradáveis de amido
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-09) Galvão, Beatriz dos Santos; Mayer, Cassia Roberta Malacrida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O aumento exponencial no consumo de plásticos, principalmente pela indústria alimentícia, o descarte inadequado desses materiais e a cobrança cada vez maior dos consumidores por produtos de fontes naturais que causem menos impactos ambientais faz com que seja necessário a busca de novas tecnologias que substituam polímeros de petróleo sem que haja redução em sua eficiência. Logo, o presente trabalho objetivou caracterizar o extrato aquoso de folhas de uvaia, jambolão e jabuticaba em diferentes fases do ano, a fim de identificar o extrato com maior atividade antioxidante para que este fosse aplicado na formulação de biofilme a base de amido. Os extratos aquosos das folhas de jambolão, uvaia e jabuticaba apresentaram atividadade antioxidante e observou-se que as diferentes épocas do ano influenciaram na composição dos extratos, exceto para a atividade antioxidante dos extratos de folha de jabuticaba, que não diferiu significativamente entre as coletas. Os melhores resultados foram observados nas folhas de jambolão coletadas no inverno de 2021 e nas folhas de uvaia coletadas no outono de 2022, sendo o segundo escolhido para ser acrescido a formulação do biofilme. Os biofilmes obtidos eram homogêneos, translúcidos e brilhantes, as formulações contendo extrato de folhas de uvaia apresentaram leve coloração amarelada. As três formulações apresentaram baixo teor de umidade e parcial solubilidade em água, características benéficas para aplicação em alimentos. O acréscimo de extrato em diferentes concentrações no biofilme não diferenciou significativamente na permeabilidade ao vapor de água, sendo possível observar leve aumento na permeabilidade com o aumento na concentração de extrato. Como esperado, as formulações com extrato em sua composição, apresentaram atividade antioxidante e presença de compostos fenólicos, que aumentou proporcionalmente a concentração de extrato. Todas as formulações apresentaram alta taxa de biodegradabilidade. Logo, os biofilmes apresentaram bom desempenho nos parâmetros analisados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Aplicação de extratos da casca do fruto do caraguatá (Bromelia balansae Mez) como antioxidantes em sistema lipídico.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-21) Fabri Junior, Walter; Mayer, Cassia Roberta Malacrida; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Bromelia balansae Mez, popularmente conhecida como caraguatá, é uma espécie de Angiosperma, nativa da Mata Atlântica, que também está presente no Cerrado e em matas ciliares, podendo ser encontrada em blocos rochosos. Dentre as inúmeras utilidades do caraguatá está o tratamento de tosses e feridas, sendo usado na forma de xarope. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade de extrair compostos antioxidantes, em especial compostos fenólicos, da casca do fruto do caraguatá de três localidades - Ribeirão das Antas (ERA), no município de Assis-SP, Tarumã-SP (ET) e no campus da Unesp Assis-SP nos estágios maduro (EUM) e imaturo (EUI) - e avaliar seus potenciais antioxidantes em emulsões O/A. Os parâmetros de extração definidos por otimização foram de 1:30 amostra:solvente (água) por 60 min a 35 ºC em incubadora com agitação orbital. Os melhores resultados de compostos fenólicos totais (53,90 mg EAG.100mL-1), flavonoides (8,93 mg EQ.100mL-1), ácido ascórbico (3,33 mg.100mL-1), carotenoides totais (112 μg.100mL-1) e FRAP (373 mg ET.100mL -1) foram encontrados no EUM, com exceção de taninos que teve maiores teores no EUI (3,13 mg AT.100mL-1). Os teores mais elevados de carboidratos totais foram encontrados no ET (17,11 mg EG.mL-1) e EUM (17 mg EG.mL-1). A partir dos resultados de compostos bioativos e FRAP aplicou-se o extrato obtido de frutos maduros do campus da Unesp Assis-SP em uma emulsão O/A, para avaliar a formação de hidroperóxidos e índice de cremeação durante armazenamento em temperatura ambiente e a 40 °C. Em ambas as temperaturas os tratamentos demonstraram estabilidade física. Não houve cremeação na emulsão tratada com extrato, enquanto no tratamento com antioxidante sintético BHT (Butil Hidroxitolueno) e emulsão controle foi possível observar discreta cremeação. No índice de hidroperóxidos em temperatura ambiente, o controle e tratamento BHT não diferiram estatisticamente no período analisado, enquanto o tratamento com extrato evidenciou vulnerabilidade de tal emulsão, sugerindo que o extrato acelerou a oxidação, possivelmente por questões inerentes a sua interação com o sistema. No teste acelerado em estufa a 40 °C, foi possível concluir que o extrato, nas condições em que foi aplicado, de fato não foi capaz de retardar processos oxidativos na emulsão. Sob efeito de aquecimento, o tratamento com BHT teve seu efeito protetor evidenciado, diferindo significativamente do controle e do tratamento com extrato, ambos iguais estatisticamente.
  • ItemDissertação de mestrado
    Influência de diferentes locais de coleta sobre o rendimento e compostos antioxidantes de polissacarídeos da polpa do gravatá (Bromelia balansae Mez.)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-14) Naito, Rafael Silva; Mayer, Cassia Roberta Malacrida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os frutos do gravatá (Bromelia balansae Mez.) são amplamente utilizados na medicina popular e na alimentação e podem ser encontrados em diversos estados brasileiros. O fruto do gravatá apresenta compostos polifenólicos e elevadas concentrações de carotenoides totais, açúcares totais e vitamina C, além de demosntrar elevada capacidade antioxidante. Visto isso, observou-se a possibilidade de realizar a otimização da extração de polissacarídeos da polpa do fruto de gravatá e avaliar a influência de diferentes locais de coleta na composição do material obtido. Os frutos de gravatá foram coletados nas cidades de Assis – SP, Gonçalves – MG e Tarumã – SP. A extração dos polissacarídeos foi realizada da forma convencional e pelo método de extração assistida por ultrassom, que foi otimizada através de um delineamento Box-Behnken com três variáveis independentes, potência do ultrassom, tempo e razão amostra/solvente. Os polissacarídeos extraídos foram submetidos à avaliações de carboidratos totais, compostos fenólicos, ácido ascórbico e atividade antioxidante. A otimização da extração de polissacarídeos não se ajustou para um nível de significância. As análises de carboidratos totais dos polissacarídeos obtidos não apresentaram diferenças entre os métodos de extração e as amostras com maior porcentagem de polissacarídeos foram as amostras de Assis – SP, 91,91% (ultrassom) e 87,33% (convencional). Os compostos bioativos encontrados na fração polissacarídea diferiram de acordo com o método de extração, sendo a extração assistida por ultrassom mais adequada para a obtenção de tais compostos. Os maiores valores de compostos fenólicos totais encontrados foram de 3,66 gEAG/100g e 3,54 gEAG/100g nas amostras de Tarumã – SP e Assis – SP nesta ordem, ambas utilizando o método de extração por ultrassom. O ácido ascórbico não foi extraído junto dos polissacarídeos. A atividade antioxidante também apresentou resultados favoráveis para a extração assistida por ultrassom, sendo as amostras de Assis – SP e Tarumã – SP as que apresentaram menor IC50 (14,17 mg/mL e 14,28 mg/mL respectivamente). Compostos Fenólicos podem ser encontrados ligados à carboidratos, na forma de glicosídeos e apresentam capacidade antioxidante, o que reflete os resultados encontrados. O clima do local de coleta pode ter afetado a composição final dos frutos. O uso do ultrassom na extração gerou bons rendimentos com menor tempo de processamento, além dos polissacarídeos obtidos apresentarem maiores valores de compostos fenólicos e atividade antioxidante.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estabelecimento de um processo biotecnológico com emprego de manufatura aditiva para produção de biocurativos poliméricos associados a plasma rico em plaquetas (PRP) definidos morfologicamente a partir de escaneamento de feridas cutâneas virtuais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-14) Ribeiro, Caetano Pedro Evangelista; Paes, João Tadeu Ribeiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A manufatura aditiva é um processo que tem gerado avanços em pesquisa básica e aplicada, ampliando a gama de possibilidades e acelerando a translação de modelos teóricos de materiais e biomateriais que possam ser empregados em áreas diversas da engenharia e da medicina humana, particularmente, na engenharia tecidual e medicina regenerativa (TERM). No âmbito da medicina regenerativa e da engenharia tecidual, estudos recentes empregando o plasma rico em plaquetas (PRP) têm demonstrado grande eficácia terapêutica no tratamento de úlceras cutâneas de difícil cicatrização, com ampla capacidade de estimulação do processo regenerativo tecidual por meio da liberação de fatores quimiotáticos. O uso do PRP autólogo, consolidado como um importante biomaterial, em processos de manufatura aditiva (impressão 3D), imprime grandes avanços no contexto da medicina regenerativa. Nesse sentido, a busca por materiais biodegradáveis, estáveis e versáteis tem encontrado nos polímeros de origem natural, como a gelatina e o alginato, propriedades físico-químicas atraentes para a construção de matrizes (scaffolds) que forneçam suporte e preservação de aspectos físico-químicos do PRP e proporcionem um ambiente favorável para migração celular durante os processos de regeneração tecidual. Deste modo, a perspectiva de impressão de um biocurativo, composto de um gel polimérico de alginato/gelatina associado ao PRP, obtido a partir de modelos digitalizados de úlceras cutâneas escaneadas por dispositivos portáteis, constitui uma alternativa potencialmente promissora em termos de engenharia de tecidos e medicina regenerativa, podendo fundamentar um bioprocesso reprodutível e de grande viabilidade para o estabelecimento de novas abordagens terapêuticas em dermatologia. Neste cenário propõe-se no presente estudo, um bioprocesso de fácil operação e funcionalidade que permita a elaboração de curativos de baixo custo e de mínimo risco imunológico, tratando-se de uma associação de polímeros inertes e biocompatíveis a um material biológico autólogo, gerando um produto exequível e de potencial incorporação à rotina terapêutica de clínicas e hospitais privados e ao Sistema Único de Saúde (SUS).
  • ItemDissertação de mestrado
    Dinâmica da assembleia de aves associadas aos ambientes aquáticos do Parque Estadual do Aguapeí, São Paulo – Brasil, como contribuição para a conservação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-04) Gallo, Nelson Antonio; Donatelli, Reginaldo José [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A diversidade de ambientes com abundância de áreas alagadiças, semelhantes ao complexo de ecossistemas do Pantanal é uma característica marcante do Parque Estadual do Aguapeí (PEA), localizado na região oeste do Estado de São Paulo. Este estudo analisa a dinâmica da assembleia de aves associadas aos ambientes aquáticos do PEA, com vistas a aprofundar o conhecimento sobre a avifauna local e os aspectos relacionados à sua conservação. As amostragens foram realizadas mensalmente entre abril de 2019 e março de 2020, por meio de transecto aquático embarcado, percorrendo todo o trecho do rio Aguapeí no interior do Parque. Foram registradas 161 espécies de aves, das quais 17% são aquáticas. Dez espécies constam na lista da fauna ameaçada de extinção no estado de São Paulo, e outras seis são consideradas quase ameaçadas. Os dados obtidos acrescentaram trinta novos registros para a lista de aves constante no Plano de Manejo do Parque. Observou-se que não houve variação significativa na abundância e na riqueza de aves na área estudada. Quanto à sazonalidade, a estação chuvosa apresentou abundância de espécies ligeiramente maior que a registrada na estação seca. A análise quanto aos níveis tróficos indicou a predominância de aves insetívoras, seguidas por onívoras, carnívoras e frugívoras, dados estes, semelhantes aos constatados por diversos autores em áreas associadas a ambientes aquáticos e florestais. Os dados obtidos preenchem uma importante lacuna do conhecimento sobre a área de ocorrência e status populacional de Crax fasciolata, espécie de interesse para a conservação e criticamente ameaçada de extinção no estado de São Paulo. O estudo aponta pela necessidade de ampliação do conhecimento sobre a biodiversidade local e sobre os fatores de pressão antrópicos do entorno que possam vir a impactar negativamente a comunidade de aves.
  • ItemDissertação de mestrado
    O papel do sistema orexinérgico no córtex pré-frontal medial na expressão de comportamentos relacionados ao medo inato e à ansiedade.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-08) Soares, Victor Paschoal Marquezin Nicolli; Almada, Rafael Carvalho; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A habilidade para distinguir entre estímulos aversivos (repulsores), neutros e apetitivos (atratores) é essencial para a sobrevivência. Projeções de neurônios orexinérgicos do hipotálamo para estruturas límbicas, como aquelas para diferentes regiões da parte rostromedial do lobo frontal (mPFC, do inglês medial prefrontal cortex), sugerem que os mecanismos orexinérgicos no córtex pré-límbico (PL), uma sub-região do mPFC, estão envolvidos no processamento do medo e da ansiedade. Investigou-se o papel de receptores orexinérgicos do tipo 1 (OX1R) e do tipo 2 (OX2R) no PL, nessas emoções, a partir do confronto entre camundongos e um besouro-robô com movimentos erráticos. O bloqueio seletivo de OX1R e OX2R no PL com SB 334867 (3, 30, 300 NM) e TCS OX2 29 (3, 30, 300 NM), respectivamente, não alterou nem o comportamento exploratório, nem a expressão dos comportamentos defensivos, tais como a esquiva, salto ou imobilidade defensiva (feezing), mas aumentou significantemente os comportamentos de aproximação e tolerância na maior dose testada (300 NM) em uma arena de maior tamanho. Estes dados podem ser interpretados como evidência de uma avaliação cognitiva alterada do estímulo ameaçador. Consequentemente, o sistema orexinérgico parece estar relacionado com a percepção do estímulo frente ao perigo e a ameaças via OX1R e OX2R.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito da fumaça e do armazenamento na resposta germinativa do estrato herbáceo-arbustivo do Cerrado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-11) Motta, Gabriel Schmidt Teixeira; Kolb, Rosana Marta [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O fogo é um importante fator seletivo nas savanas, moldando estratégias evolutivas em plantas que lá ocorrem. Na savana brasileira, o fogo é capaz de estimular a germinação de sementes, através da elevação de temperatura e da fumaça. O armazenamento das sementes também pode produzir um aumento na germinação, devido ao alívio da dormência. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da fumaça na germinação de 45 espécies do estrato herbáceo-arbustivo do Cerrado, além de avaliar o efeito do armazenamento das sementes, bem como o efeito do armazenamento seguido de tratamento com fumaça na germinação de seis espécies das famílias Asteraceae, Cyperaceae e Poaceae. A porcentagem de germinação foi aumentada pela fumaça em 14 espécies avaliadas, contudo, houve redução da germinação em quatro espécies, todas na concentração de fumaça de 5%. O tempo médio de germinação (TMG) foi diminuído pela fumaça em cinco espécies, enquanto em outras duas houve aumento do TMG. O armazenamento aumentou a germinação de quatro espécies avaliadas, além de reduzir o TMG de duas. A combinação do armazenamento com fumaça beneficiou três espécies e reduziu o TMG de duas. Concluímos que a fumaça é capaz de estimular a germinação em um grupo de espécies, assim como o armazenamento, e que quando combinado com a fumaça pode potencializar os resultados de alívio de dormência. Assim, a resposta positiva ou negativa à fumaça na germinação reforça o papel do fogo como um importante fator ecológico para o Cerrado. Assim, o armazenamento de sementes para algumas espécies pode ser um passo importante para aumentar o sucesso germinativo de áreas em processo de restauração por semeadura.
  • ItemDissertação de mestrado
    Caracterização do banco de sementes do solo e sua relação com a comunidade vegetal acima do solo em uma área de cerradão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-12) Silva, Solange dos Santos; Bramante, Veridiana de Lara Weiser [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Cerrado tem sido muito impactado por ações antrópicas que levaram a grandes perdas de biodiversidade. Em caso de perturbações, o banco de sementes do solo e o banco de plântulas são importantes fontes de regeneração natural. A germinação de sementes do banco de sementes do solo e o recrutamento de plântulas para a comunidade vegetal podem ser influenciados por diferentes fatores bióticos e abióticos. Entender como esses fatores influenciam a germinação e atuam sobre o ambiente pode fornecer importantes informações sobre a dinâmica de regeneração natural da comunidade, o potencial da área de estudo em responder à distúrbios e para auxiliar na tomada de decisões de manejo e conservação. Esta dissertação está dividida em dois capítulos. No primeiro, intitulado “Influência da sazonalidade e sombreamento nos atributos do banco de sementes do solo”, avaliamos se o banco de sementes proveniente de uma área de cerradão é influenciado pela sazonalidade e por diferentes condições de luminosidade. Caracterizamos os hábitos e síndromes de dispersão das espécies que ocorrem no banco de sementes do solo. Avaliamos o banco de sementes através do método de emergência de plântulas, colocando o material coletado, na estação seca e chuvosa, em viveiros com diferentes condições de luminosidade (luz e sombra). Concluímos que a sazonalidade e a luminosidade influenciam a abundância, a riqueza em espécies e a diversidade do banco de sementes, o que demonstra que a capacidade de resposta do banco de sementes a perturbações na área é diferente ao longo do ano. Na estação chuvosa, assim como no ambiente de maior sombreamento, o banco de sementes apresenta maior abundância e riqueza em espécies. A diversidade foi maior na estação seca e no tratamento sombra. O banco de sementes foi formado predominantemente por indivíduos herbáceos e de sementes com dispersão zoocórica. No capítulo 2, intitulado “Relação entre o banco de sementes e a comunidade vegetal acima do solo”, avaliamos o potencial do banco de sementes do solo em contribuir com novas espécies para a comunidade, relacionando o banco de sementes com a comunidade vegetal acima do solo e composta pelos componentes banco de plântulas, indivíduos herbáceos e jovens regenerantes. Avaliamos a abundância, riqueza em espécies, diversidade e similaridade entre o banco de sementes do solo e a comunidade vegetal acima do solo. Constatamos que a abundância, riqueza em espécies e diversidade é diferente no banco de sementes, na comunidade regenerante (banco de plântulas + jovens regenerantes) e no componente herbáceo, com o banco de sementes apresentando a maior abundância, riqueza em espécies e diversidade. O banco de sementes é dissimilar à comunidade vegetal acima do solo. Apesar de ter composição florística distinta, o banco de sementes tem potencial de contribuir com novas plântulas para a área em caso de eventuais perturbações. Contudo, como as espécies nele encontradas são predominantemente herbáceas, a existência de outros componentes, como o banco de plântulas e os jovens regenerantes, que contribuam com espécies lenhosas para a área promove o aumento da riqueza florística e a diversidade estrutural da comunidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Interações entre insetos minadores e plantas em um fragmento de cerrado no estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-08) Soares, Elisangela Cristina Luiz; Bramante, Veridiana de Lara Weiser [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Insetos minadores são indivíduos que tem a capacidade de penetrar a epiderme vegetal e se desenvolver alimentando-se do parênquima e/ou células epidérmicas destes vegetais. Existem quatro ordens descritas como minadoras: Lepidoptera, Diptera, Hymenoptera e Coleoptera. Os trabalhos realizados com insetos minadores no cerrado enfatizam o agronegócio e analisam apenas a associação de uma espécie minadora com uma espécie vegetal específica. No capítulo 1 intitulado: “Abundância de insetos minadores e atributos foliares das plantas”, nossos objetivos foram avaliar quais atributos foliares, textura, margem, indumento, cera, glândula e área foliar, favorecem ou dificultam a herbivoria foliar por insetos minadores. Coletamos 1050 folhas de 35 indivíduos de 15 espécies arbóreas nativas do cerrado. Classificamos as folhas de acordo com os atributos foliares e determinamos a abundância de minas. Os resultados das análises estatísticas mostraram que existe diferença significativa da abundância de minas entre as categorias dos atributos textura foliar, cera e área foliar. Também notamos que a sazonalidade aparentemente não influencia o desenvolvimento dos insetos minadores. No capítulo 2, intitulado: “Insetos minadores e plantas do cerrado” verificamos se há associação entre os insetos minadores e os hábitos das plantas, o tipo de mina produzida, o local do início da mina e o local da crisálida. Coletamos as folhas contendo larvas vivas, mensalmente, durante um ano e monitoramos o seu desenvolvimento até a crisálida do inseto minador. Dos 309 indivíduos que coletamos na fase larval, somente 153 atingiram a fase adulta. Verificamos o predomínio da mina do tipo serpentina e a existência de associação entre os insetos minadores e os hábitos herbáceo, arbóreo e trepador das plantas, o tipo de mina produzida, o local do início da mina e o local da crisálida. Cada associação parece ser influenciada pelas características dos insetos minadores e das plantas.
  • ItemDissertação de mestrado
    As Nyctaginaceae Juss. do Estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-12) Natal, Camila Cristina; Udulutsch, Renata Giassi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nyctaginaceae apresenta cerca de 450 espécies e 34 gêneros distribuídos em regiões tropicais e subtropicais, sendo que no Brasil ocorrem aproximadamente 11 gêneros e 51 espécies. Para o Estado de São Paulo, são reconhecidas 19 espécies, distribuídas em 7 gêneros, sendo eles: Mirabilis, Bougainvillea e Leucaster (1 sp. cada), Boerhavia e Pisonia (2 spp. cada) seguida por Neea (4 spp.) e Guapira (8 spp.), Neste trabalho foi proposta a sinonimização de B. glabra em B. spectabilis e a ocorrência de cinco espécies raras: G. nitida, G. pernambucensis, G. tomentosa, L. caniflorus e N. itanhaensis. Foram constatadas duas novas ocorrências (G. tomentosa e L. caniflorus), que até então não haviam sido mencionadas para a região sudeste. Neea itanhaensis foi considerada rara e única espécie endêmica do estado. O gênero Guapira apresenta predomínio em endemismo na Mata Atlântica de São Paulo. Com isso, o trabalho teve como objetivo realizar a monografia da família Nyctaginaceae para o Estado de São Paulo, apresentando descrição morfológica para as espécies, chave de identificação dicotômica, comentários taxonômicos e ilustrações. As descrições foram baseadas em espécimes depositados em herbários nacionais e internacionais, além daqueles coletados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Anacroneuria (Plecoptera: Perlidae) do Brasil: espécies dos estados de Goiás e Santa Catarina
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-11-30) Miguel, Marina; Bispo, Pitágoras da Conceição [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Plecoptera possui aproximadamente 3.700 espécies descritas, sendo uma das mais antigas ordens dentro de Neoptera. No Brasil, a família Perlidae é a mais expressiva, com cerca de 150 espécies conhecidas. No presente trabalho, espécimes coletados nos estados de Goiás e de Santa Catarina foram estudados tendo como foco o gênero Anacroneuria. Como resultado do estudo, foram descritas três novas espécies, Anacroneuria froehlichi n. sp, Anacroneuria giovanelli n. sp. e Anacroneuria goj n. sp. Adicionalmente, foram feitos oito novos registros de espécies do gênero na região de Goiás, A. amargosa Righi-Cavallaro & Froehlich, A. mineira Novaes & Bispo, A. minuta Klapálek, A. payagua Froehlich, A. ofaye Froehlich, A. singela Duarte & Lecci, A. singularis Righi-Cavallaro & Lecci e A. xokleng Novaes & Bispo. Fotos de holótipos e parátipos de espécies antigas foram consultadas e suas informações foram atualizadas, a saber: A. aurata Jewett, A. badilinea Jewett, A. dourada Jewett, A. galba Jewett e A. tinctilamella Jewett. Foram fornecidas listas atualizadas de espécies para os estados de Goiás e Santa Catarina, além de imagens para todas as espécies estudadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Trepadeiras do Parque Estadual Carlos Botelho, núcleo São Miguel Arcanjo, São Paulo, Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-30) Monzoli, João Victor Longhi; Udulutsch, Renata Giassi [UNESP]; Dias, Pedro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As florestas tropicais são consideradas os ecossistemas mais diversos do mundo. No entanto, a maior parte dos dados disponíveis sobre o componente florístico se restringe às árvores. Nessas florestas, as trepadeiras representam um grupo bastante diversificado e são encontradas em mais de um terço das famílias de espermatófitas. Apesar do papel ativo e alta importância das trepadeiras na dinâmica florestal, coletá-las e identificá-las ainda é um grande desafio. Ainda que nas últimas duas décadas tenha havido um aumento no número de estudos sobre plantas trepadeiras no Brasil, as florestas ombrófilas continuam pouco estudadas quanto à essa forma de vida. Assim sendo, o presente trabalho realizou o levantamento florístico e foi criado um banco de dados de DNA barcode das plantas trepadeiras para o Parque Estadual Carlos Botelho, Estado de São Paulo, sudeste do Brasil. Por sete meses foram coletados espécimes férteis ao longo de estradas e incursões na mata. Foram registradas 73 espécies de trepadeiras, distribuídas em 47 gêneros e 25 famílias; as famílias mais ricas em número de espécies foram: Asteraceae (13 espécies), Malpighiaceae (8) e Bignoniaceae (6). Foram acrescentados para a área 32 novos registros de espécies, com destaque para Wilbrandia hibiscoides e Heteropterys thyrsoidea que possuem algum grau de vulnerabilidade no Estado de São Paulo. Foram elaboradas chaves de identificação dicotômicas para as famílias e espécies, também foi elaborada uma chave de identificação interativa para todas as espécies. As descrições morfológicas destacam as principais características dos caules das plantas e estão seguidas de comentários taxonômicos com base em caracteres vegetativos, dados de distribuição geográfica e imagens das principais estruturas de cada espécie. Para o DNA barcoding, foi criado um banco de dados do espaçador intergênico trnH-psbA de 62 espécies, o qual mostrou 100% de precisão no nível de espécie.
  • ItemDissertação de mestrado
    Hábitos alimentares de Isarachnanthus nocturnus e Pachycerianthus magnus: uma análise morfológica e metagenômica do conteúdo estomacal (Cnidaria; Anthozoa; Ceriantharia)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-07-10) Santos, Thaís Barbosa; Stampar, Sérgio Nascimento [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O filo Cnidaria é composto por animais que possuem uma grande importância na manutenção dos ecossistemas aquáticos. Um dos grupos que integram este filo é a subclasse Ceriantharia, considerado o menor e um dos grupos menos estudados dos cnidários. Embora o filo apresente diversos estudos referentes aos processos ecológicos da rede alimentar, os ceriantos não foram abordados sob esse tipo de análise. Como a subclasse possui particularidades em relação aos outros grupos do filo, os resultados obtidos nesses trabalhos podem não condizer com as apresentadas pelos ceriantos. Sendo assim, o presente trabalho realiza uma revisão bibliográfica em Anthozoa com a temática “alimentação” e identifica parâmetros nunca observados dos hábitos alimentares de duas espécies de Ceriantharia, coletadas em São Sebastião (Alcatrazes) (BR) e Okinawa (JP). As principais classes de animais que compõem a dieta desses ceriantários são descritas a partir de análises morfológicas e metagenômica do conteúdo estomacal.
  • ItemDissertação de mestrado
    Emprego de um sistema semiautomatizado para o isolamento e proliferação de células estromais mesenquimais de tecido adiposo humano
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-03-18) Souza, Marta Aparecida dos Santos; Paes, João Tadeu Ribeiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O emprego de células estromais mesenquimais (MSC) tem sido considerado como uma alternativa terapêutica promissora em diversos estudos pré-clínicos e clínicos. Neste contexto, o tecido adiposo tem se destacado como uma das mais importantes fontes de MSC. Há uma série de propriedades que fazem do tecido adiposo uma alternativa altamente exequível e eficiente para obtenção, isolamento e proliferação de MSC, entre as quais vale ressaltar a abundância de material disponível, que pode ser obtido do próprio paciente (autólogo), em procedimentos pouco invasivos e diferenciação multipotencial (osteócitos, condrócitos e adipócitos). Em função destes aspectos, as células estromais mesenquimais derivadas do tecido adiposo (ADSC) têm adquirido um papel relevante para a medicina regenerativa e translacional. Ao longo dos anos um grande número de variantes metodológicas têm sido propostas para isolamento e proliferação de ADSC. Mais recentemente têm sido testados diversos sistemas automatizados e semiautomatizados de diferentes fabricantes para isolamento da SVF e posterior proliferação das ADSC. Neste contexto, pretendeu-se com este projeto realizar uma análise comparativa quanto à eficiência e capacidade proliferativa de ADSC, empregando-se a metodologia convencional ou clássica e metodologia semiautomatizada usando o aparato Kiso Processor, (Keai Bioreserarch Inc., Vancouver, Canadá). Foram, também, realizadas análises comparativas quanto á viabilidade, proliferação celular e manutenção dos atributos celulares das ADSC resultantes dos procedimentos de obtenção por convencional e semiautomatizada. Além disso, foram feitas análises qualitativas quanto à capacidade de diferenciação das ADSC in vitro, bem como, empregou-se, também, citometria de fluxo para caracterização imunofenotípica, para determinação quantitativa de marcadores antigênicos de superfície (CD) nas células cultivadas até a 5ª passagem. Os resultados permitiram estabelecer um protocolo eficiente e reprodutível para extração e proliferação de ADSC para o método semiautomatizado. Este sistema também apresentou, em relação à metodologia convencional, uma redução significativa no tempo de isolamento da fração estromal vascular, bem como menor manipulação das amostras, por ser um sistema fechado e, consequentemente, apresenta, potencialmente, menos risco de contaminação das amostras. Tanto nos sistema convencional quanto no semiautomatizado foram mantidos os atributos celulares, como marcadores de superfície característicos de MSC e capacidade de diferenciação in vitro, permitindo a validação da natureza mesenquimal das células obtidas pelos dois métodos de isolamento. Não se obteve, no entanto, diferença quanto á viabilidade e capacidade proliferativa das ADSC entre convencional e semiautomatizado. Apesar das citadas vantagens apresentadas pelo sistema semiautomatizado, a partir dos resultados obtidos não foi possível validar a hipótese formulada e que orientou o desenvolvimento deste projeto, qual seja, que o sistema semiautomatizado (Kiso), representaria uma alternativa vantajosa em relação ao método convencional no que concerne a maior viabilidade e potencial proliferativo das ADSC.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise das atividades anti-inflamatória e toxicológica do extrato alcoólico da Agave sisalana: um estudo in vitro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-06-05) Takahashi, Myriam Emiko; Palmieri, Dario Abel [UNESP]; Santos, Lucinéia Dos; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemDissertação de mestrado
    Aplicação de ultrassom e avaliação da qualidade de alginato de sódio de Sargassum spp.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-27) Chica, Letícia Rustici; Branco, Ivanise Guilherme [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As algas marinhas marrons possuem diversos biocompostos de interesse econômico. Dentre eles, o alginato é um composto que apresenta aplicação em diferentes setores industriais devido a suas propriedades espessantes. Apesar de sua grande aplicabilidade, praticamente todo alginato utilizado no Brasil é importado. Desse modo, é de suma importância incentivar a produção nacional desse polissacarídeo, visto que a alga Sargassum está presente em abundância no litoral brasileiro. No presente estudo, foi utilizado o delineamento Box-Behnken para otimizar a etapa de extração do alginato com aplicação de ultrassom, em substituição parcial à etapa ácida tradicionalmente aplicada no processo, a qual normalmente utiliza ácido clorídrico, pelo ácido cítrico, que é um ácido mais fraco e ecológico. Foram obtidas 17 combinações a fim de avaliar o efeito de três fatores, potência do ultrassom, pH e tempo de aplicação do ultrassom, sobre o rendimento, capacidade antioxidante, viscosidade dinâmica, viscosidade intrínseca e peso molecular. A condição otimizada (176 W, pH 1, 15 minutos) gerou rendimento de 54,20%, capacidade antioxidante de 80,81 µM trolox/g de alginato, viscosidade intrínseca de 4,28 dL/g e peso molecular de 202,56 kDa. Dentre os parâmetros estudados, o pH apresentou maior influência sobre as respostas estudadas. Na condição otimizada, foi avaliado o efeito do emprego do ácido clorídrico no rendimento e parâmetros de qualidade do alginato. Os resultados mostraram maiores rendimento e capacidade antioxidante na extração com ácido cítrico, e valores próximos de viscosidade intrínseca e peso molecular do alginato extraído com os dois ácidos, mostrando que o ácido cítrico é uma alternativa interessante na substituição do ácido clorídrico, quando combinado com ultrassom. Assim, a aplicação de ultrassom é um método promissor para a extração de alginato de sódio, podendo o ácido cítrico ser satisfatoriamente empregado na etapa ácida.
  • ItemDissertação de mestrado
    Comunidade de regeneração natural de uma área de cerradão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-10) Santos, Bruna Silva; Bramante, Veridiana de Lara Weiser [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Cerrado é considerado um dos 25 hotspots mundiais, uma das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade mundial, por apresentar uma alta biodiversidade, um alto grau de endemismo e suas espécies estarem ameaçadas de extinção. Sendo assim, é fundamental o desenvolvimento de estudos na vegetação de cerrado para subsidiar trabalhos de conservação, manejo e restauração ecológica. O presente estudo visou conhecer as espécies que constituem o estrato de regeneração natural de uma área de cerradão na Gleba II do Refúgio de Vida Florestal Aimorés, em Bauru, centro-oeste do estado de São Paulo, sudeste do Brasil. Por meio do método de parcelas, realizamos o inventário da regeneração natural em duas classes de altura. A classe I (H ≤ 50 cm), chamamos de banco de plântulas e amostramos em subparcelas de 2 m x 2 m e a classe II (50 cm < H ≤ 1 m) chamamos de jovens regenerantes, amostramos em subparcelas de 5 m x 5 m. Alocamos as duas subparcelas no canto inferior esquerdo de 25 parcelas permanentes de 10 m x 10 m. Para cada classe de altura da regeneração natural analisamos os parâmetros de riqueza e abundância, calculamos o índice de diversidade de Shannon (H’) e equabilidade (J), os índices de regeneração natural por classe (RNC) e total (RNT).Utilizamos o índice de Sorensen para avaliar a similaridade florística entre as classes de altura da regeneração natural e entre a regeneração natural como um todo e o estrato arbóreo amostrado em dois períodos, 2005 e 2019. Amostramos 617 indivíduos do banco de plântulas, pertencentes a 44 espécies e 680 indivíduos jovens regenerantes, distribuídos em 53 espécies. A similaridade florística entre o banco de plântulas e os jovens regenerantes é alta. O banco de plântulas apresentou valores de H’ e J levemente maiores que os jovens regenerantes. As espécies que se destacaram com maior RNT foram Psychotria capitata, Ocotea corymbosa, Faramea montevidenses. Concluímos a maioria das espécies do banco de plântulas estão encontrando condições favoráveis para se estabelecerem no componente de jovens regenerantes. As espécies que apresentaram maiores índices de regeneração natural total são tolerantes à sombra. As espécies arbóreas que possuem maior capacidade de se manterem na comunidade no futuro são: Ocotea corymbosa, Faramea montevidenses, Coussarea hydrangeifolia, Protium heptaphyllum e Ocotea pulchella.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise citotóxica do extrato bruto de tentáculos extraídos de três espécies de cnidários (Ceriantharia e Actiniaria) em duas linhagens celulares tumorais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-03-12) Rosário, Hiago Fernando do; Stampar, Sérgio Nascimento [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Acredita-se que o filo Cnidaria seja um dos mais antigos a se ter presença de toxina, devido a sinapomorfia do grupo: cnidoblastos. O composto de toxinas presente nos Cnidaria apresenta uma gama de efeitos nocivos aos humanos, porem demonstram um grande potencial para uso médico, principalmente pelas suas capacidades citoliticas. Neste trabalho analisamos a capacidade citotóxica do extrato bruto do tentáculo de três espécies de Cnidaria (Os ceriantos Ceriantheomorphe brasiliensis e Pachycerianthus multiplicatus e a anêmona de mar Actinia bermudensis) em células MCF-7 e HEP-2, através de ensaios de MTT e imagens, onde o extrato bruto de Ceriantheomorphe brasiliensis apresentou uma IC50 de 50 ug/ml para células MCF-7, e o de Actinia bermudensis com uma IC50 de 120 ug/ml a 60 ug/ml para células MCF-7 e de 120 ug/ml a 30 ug/ml para células HEP-2. Estes resultados corroboram com os estudos já realizados na área, onde a presença de citolisinas na peçonha de alguns cnidários atua em células cancerígenas provocando morte celular, despontando como potenciais candidatos de origem natural para a produção de agentes que atuam no combate ao câncer. Os extratos brutos de Ceriantheomorphe brasiliensis e Actinia bermudensis induziram morte celular nas linhagens celulares, mas são necessários mais estudos afim de aferir a extensão dessa capacidade e o real potencial de ambos os extratos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Obtenção de compostos fenólicos em pó por liofilização a partir da torta residual de pequi
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-02-28) Nunes, Natalie Stephanie Sawada; Mayer, Cassia Roberta Malacrida; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, possui uma rica flora e fauna dentre as savanas do mundo. O pequi (Caryocar brasiliense Camb.) é um fruto nativo desse bioma e apresenta muitos compostos bioativos como carotenoides, vitaminas A e E e compostos fenólicos que possuem ações anticarcinogênicas, antimicrobianas e antioxidantes. Esses compostos, no entanto, são sensíveis a exposição à luz e oxigênio. Para amenizar essa degradação podem ser utilizados métodos de encapsulação. A extração do óleo da polpa de pequi, por prensagem a frio, gera uma torta residual rica em compostos bioativos. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi a encapsulação dos compostos fenólicos presentes na torta residual por meio da liofilização utilizando diferentes agentes encapsulantes (amido de mandioca modificado, goma arábica, maltodextrina e ovoalbumina). Para tanto foi obtido um extrato aquoso (1:6 m/v) da torta residual utilizando extração ultrassônica com os seguintes parâmetros: 240 W de potência, 50% de pulso e 10 minutos. Os materiais encapsulantes corresponderam a 20% do extrato. Inicialmente, o extrato foi misturado aos agentes encapsulantes puros com o intuito de verificar quais os melhores encapsulantes. Numa segunda etapa, foram utilizadas misturas de amido de mandioca modificado (AM) e maltodextrina (MD) para misturas nas proporções de 50% de AM e 50% de MD; 75% AM e 25% MD e 25% AM e 75% MD. Todas as amostras foram liofilizadas a -50 °C por 48 horas, originando pós de cor amarelada, os quais foram avaliados com relação às características físico-químicas. Após secagem, os pós apresentaram 3 a 4% de umidade, tanto nos pós com agentes encapsulantes puros como nas misturas de AM e MD. Nos processos utilizando agentes encapsulantes puros, o rendimento foi maior para o amido de mandioca modificado (73,1%) e os valores de retenção dos compostos fenólicos variaram entre 66-50%, sendo o maior para a goma arábica e o menor para a ovoalbumina. Os rendimentos obtidos com as misturas de AM e MD apresentaram uma média de 73,6% e a mistura de 75% AM e 25% MD alcançou retenção de compostos fenólicos de 90%, destacando-se entre as demais. Essa mistura demonstrou baixa higroscopicidade (10%), indicando uma boa estabilidade do material. A mistura 75% AM e 25% MD e o extrato liofilizado foram submetidos a testes de estabilidade a uma temperatura de 25 ºC e exposição à luz (800 lux) durante 28 dias. Durante os 7 primeiros dias de armazenamento ambas amostras tiveram perdas significativas de compostos fenólicos, entretanto as amostras encapsuladas apresentaram perdas menores. O extrato puro apresentou grande variação de cor durante o armazenamento (∆E = 12,1), como consequência da possível perda de carotenoides. O AM e MD atuaram como bons agentes carreadores.