Dissertações - Mídia e Tecnologia (Mestrado Profissional) - FAAC

URI Permanente para esta coleção

Anteriormente, Pós-Graduação em Televisão Digital: informação e conhecimento

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 217
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação midiática no fazer pedagógico: projeto de capacitação docente em plataformas digitais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-26) Moreno, Camila Cristina de Oliveira; Pieranti, Octavio Penna [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em meio a uma sociedade interligada em rede, o desafio do professor de educação básica constitui-se em utilizar das novas mídias a favor da educação, de forma sistematizada, organizada e planejada, despertando o interesse do aluno e transformando-o em protagonista. O presente trabalho compõe-se de pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica, integrando o campo da educação ao âmbito tecnológico, informacional e midiático. Visando a formação de professores da educação básica no campo da educação midiática, propõe-se um projeto de um produto audiovisual utilizando a plataforma Youtube, como recurso para a capacitação, sendo um aporte no auxílio a professores de forma democrática, acessível e viável. Abordar a competência informacional e midiática para a introdução das mídias e tecnologias dentro do fazer pedagógico, impulsiona a exploração das ferramentas disponíveis na sociedade para o desenvolvimento de novas práticas educacionais voltadas para uma atuação cidadã.
  • ItemDissertação de mestrado
    Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na indústria de turismo: guia de diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-29) Oliveira, Geovana Carolina de; Maciel, Suely [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho propõe um guia com diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível que tem como baliza a inclusão das pessoas com deficiência na indústria do turismo. Voltado especificamente para redes sociais de empresas do setor, o guia destaca a acessibilidade nas estratégias de comunicação para a venda, tendo em vista as demandas dos consumidores com deficiência, em especial a visual e a auditiva, e a necessidade de adequação dos processos comerciais a esta clientela. A proposta resulta do estabelecimento de um diálogo entre as diretrizes para o marketing acessível e o turismo inclusivo e as estratégias efetivamente realizadas por empresas que se apresentam como especializadas em turismo acessível e/ou voltadas para o público com deficiência. Com o trabalho, espera-se contribuir para a discussão sobre deficiência, marketing e consumo, no sentido de maior inclusão das pessoas com deficiência nos processos de consumo e decisão de compra no segmento.
  • ItemDissertação de mestrado
    O “novo” ensino superior: limites e potencialidades da portaria Mec 2117
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Uenaka, Marcelo Ferracioli; Santos, Célia Maria Retz Godoy dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo traz a discussão da incorporação da Portaria nº 2.117 de 06 de dezembro de 2019 no ambiente acadêmico contemporâneo e o seu significado pedagógico, a qual dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade remota ou de Ensino a Distância (EaD) em cursos de graduação presenciais ofertados por instituições de ensino superior do Sistema Federal de Ensino, de até 40%, exceto nos cursos de medicina. Para isso, apresenta-se a Portaria em questão, uma revisão na legislação e portarias sobre a temática, no período de 2001 a 2021 que oficializam a possibilidade de oferta de disciplinas na modalidade a distância, além de uma pesquisa bibliométrica no banco de dados da Capes, na última década e entrevistas semiestruturadas com coordenadores de instituições de ensino superior, particular e pública de Lins/SP. E, ainda, inclui-se um panorama sobre a aplicabilidade e atendimento desta Portaria, no que se refere às interferências pedagógicas promovidas por ela nas faculdades amostradas, discorrendo sobre o período de isolamento social na pandemia da Covid, no qual foi aprovada a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabeleceu normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública, reconhecida pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, alterando a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que permitiu atividades remotas para o ensino básico e superior, público e particular, no Estado de São Paulo até o fim de 2021. De tal verificou-se as contribuições e flexibilizações da Portaria 2.117 na virtualização do ensino presencial superior, tanto antes da pandemia quanto depois, relatando aspectos que vão desde a reorganização de currículos, as substituições de aulas por atividades não presenciais e síncronas, até as mudanças comportamentais de hábitos cotidianos em docentes e discentes, face ao maior uso das mídias digitais e as possíveis aplicações do ensino híbrido. Por isso, entende-se que este estudo é importante neste novo cenário, pois caminha juntamente com as novas políticas públicas de acesso ao ensino superior, a conscientização da população em relação ao seu potencial de alcance, personalização e temporalidade, que a tecnologia traz para o campo da educação e que pode oferecer dinamismo pedagógico e custos operacionais menores para as instituições de ensino superior.
  • ItemDissertação de mestrado
    Sementes em terras férteis: o Prêmio ABAG/RP de Jornalismo e a opinião pública sobre o agro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Fidalgo, Thainan Honorato; Santos, Célia Maria Retz Godoy dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo teve como objetivo analisar a contribuição do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, para a reputação do agronegócio brasileiro e formação de opinião dos jornalistas da região, identificando interferências na construção de uma imagem positiva para o setor. A análise refere-se as ações e estratégias empregadas na efetivação do Prêmio, realizado há 15 anos pela Associação Brasileira do Agronegócio da região de Ribeirão Preto, que ao longo deste período visou dar maior visibilidade ao setor e aproximar o público dos contributos sociais, culturais e econômicos que este proporciona na região e que muitas vezes é desconhecido da mídia. O processo metodológico empregado se iniciou com o levantamento das fontes primarias do Prêmio (arquivos, documentos, vídeos, fotos, notícias e comentários) e, posteriormente, com entrevistas a especialistas, premiados e estudantes com o objetivo de auferir e demonstrar o teor de sua repercussão, junto aos veículos de mídia e jornalistas, verificando a interferência da opinião publicada na percepção destes segmentos. Além disso, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre algumas temáticas pertinentes ao assunto, de forma a amparar a discussão, especialmente aquelas focadas nas boas práticas de comunicação e relacionamento, na opinião publicada e na qualidade das informações, que analisadas juntamente com os regulamentos empregados no Prêmio ABAG/RP, puderam demonstrar as contribuições da campanha na reputação e imagem institucional do agro brasileiro, especialmente junto aos estudantes de jornalismo: foco desta discussão.
  • ItemDissertação de mestrado
    Pretuguês: oralidade e resistência afrobrasileira como enfrentamento ao racismo religioso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-29) Gatto, Fernanda de França; Xavier, Juarez Tadeu de Paula [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa buscou contribuir para o debate acerca do racismo religioso, um problema concreto da sociedade brasileira. Para isso, investigou-se os mecanismos de resistência existentes nas tradições afrobrasileiras sob o ponto de vista de mídias e tecnologias. Nesse sentindo, a oralidade assumiu o protagonismo enquanto tecnologia capaz de manter os saberes afrobrasileiros vivos até a atualidade. A partir do conceito de pretuguês de Gonzales (1984), compreende-se a tradição oral presente nos Terreiros, a partir dos pontos cantados. O pretuguês tornou-se um aspecto central da pesquisa, conduzindo-a ao confronto de estereótipos construídos sobre a negritude, como o da mãe preta e a sua ressignificação através da Preta Velha da Umbanda. Por fim, com a finalidade de aprimorar o conhecimento acerca do Terreiro e da oralidade, foi realizado um trabalho de campo sob o ponto de vista da antropologia cultural e da etnografia, culminando no diálogo com sujeitos que compõem um Terreiro de Umbanda da cidade de Bauru - SP.
  • ItemDissertação de mestrado
    O perfil dos alunos evadidos dos cursos de graduação da Faculdade de Ciências – Câmpus de Bauru – Unesp e as possíveis contribuições para políticas voltadas ao enfrentamento desse problema na educação superior pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Hashimoto, Marcelo Setsuo; Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A evasão estudantil na educação superior é um fenômeno complexo, que vem afetando as Instituições de Ensino, tanto públicas como privadas, constituindo-se em foco de preocupação para pesquisadores das diferentes áreas do saber, especialmente, da Educação. As características da evasão ainda são pouco conhecidas, existindo uma carência de informações mais consistentes sobre as razões da evasão na vida do estudante. Dessa forma, o presente estudo visa favorecer um diagnóstico mais preciso sobre esse fenômeno, a partir de um projeto piloto na Faculdade de Ciências (FC), uma das maiores unidades da Unesp, que agrega as três áreas do conhecimento (ciências exatas, biológicas e humanas). Este estudo permeia uma rede de conhecimentos interdisciplinares gerados a partir do relacionamento de dados de três sistemas de gestão acadêmica da Unesp: 1) o questionário socioeconômico da VUNESP, 2) o Sistema de Graduação da Unesp - Sisgrad e 3) o questionário online para coleta, por meio de respostas voluntárias, das causas de evasão da Unesp. Esses dados, após aplicação do método de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), nortearão a nossa investigação na busca pelos motivos da evasão, os quais serão classificados em fatores internos, externos e pessoais. A partir disso, pretenderemos responder às seguintes questões: A evasão tem alguma relação com a escolha do curso e/ou da Unesp como primeira opção de ingresso? Há correlação entre as variáveis dos estudantes evadidos que entram pelo sistema de cotas e pelo sistema universal? Há diferenças entre os evadidos, se considerarmos algumas questões relacionadas ao perfil socioeconômico? Há diferenças para as áreas de exatas, biológicas e humanas? E entre os cursos? Os motivos apontados para evasão favorecem o planejamento de ações preventivas? Os dados presentes nos sistemas de gestão acadêmica oferecem elementos para o planejamento de ações para o enfrentamento da evasão? A partir destes questionamentos, temos como objetivo de pesquisa traçar o perfil dos alunos evadidos dos cursos de graduação da FC, que ingressaram no período compreendido entre 2014 e 2020. Permitirá também o planejamento de ações concretas de apoio ao estudante e à instituição, visando a prevenção do fenômeno da evasão escolar nos cursos da FC, bem como, fomentar subsídios para novos estudos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-24) Quaresma, Renata Pires; Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Um aspecto fundamental para se garantir a boa experiência do usuário em aplicações de software é a usabilidade. No entanto, a literatura sobre usabilidade em aplicações educacionais aponta que os critérios convencionais utilizados para a avaliar a usabilidade de sistemas digitais não são suficientes para atender aos requisitos de um sistema voltado para o ensino e aprendizagem. Assim surgiu o conceito de usabilidade pedagógica, para tratar de questões que podem afetar a qualidade da experiência de uso nesse contexto específico. Este trabalho teve como objetivo sintetizar um conjunto de diretrizes de usabilidade pedagógica que possam contribuir de forma significativa para experiências digitais de aprendizagem centradas no usuário. Para o desenvolvimento desse conjunto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar princípios, atributos, diretrizes ou recomendações, considerados relevantes para o projeto de aplicações voltadas à aprendizagem digital. Os resultados deste estudo poderão servir como ferramenta de apoio ao diagnóstico de problemas de usabilidade pedagógica em aplicações educacionais, subsidiando o desenvolvimento de futuras aplicações, bem como contribuir para a ampliação do conhecimento existente sobre o tema.
  • ItemDissertação de mestrado
    Teatro de sombras: magia e tecnologia, encenando narrativas para o ensino da história da arte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-28) Simões, Luana Gonçalves; Ribeiro, Regilene Sarzi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O tema desta pesquisa é o Teatro de Sombras e a tecnologia audiovisual explorados como recursos pedagógicos para o ensino das artes. O objetivo é produzir uma peça audiovisual no formato animação visando sua aplicação para a contextualização da história da arte Contemporânea no ensino básico. O percurso metodológico partiu do levantamento de discussões sobre a arte educação contemporânea no Brasil, para estabelecer as necessidades e problemáticas encontradas em sala de aula deflagradas pela pesquisadora que atua como professora-artista. A pesquisa qualitativa caracteriza-se por uma pesquisa em arte cujos instrumentos são levantamento bibliográfico, coleta de dados e relato de processo criativo que permitem a elaboração do estado da arte do tema e a fundamentação teórica e reflexiva da proposta que resultarão em uma animação que explora a magia e a tecnologia, associando as linguagens do teatro de sombras e o audiovisual. A fundamentação teórica é pautada nos autores Ana Mae Barbosa (2008, 2010, 2019), Sandra Rey (2008), Christy Marx (2007), François Dosse (2009), Ana Maria Amaral (1996;2011) e Fabrizio Montecchi (2012). Os resultados obtidos possibilitaram a discussão sobre o ensino da arte na contemporaneidade e o papel da tecnologia, o levantamento de biografias de artistas contemporâneos e a escolha da artista Rosana Paulino, sua vida e sua obra, para construção do roteiro que irá compor a narrativa da animação. O material será disponibilizado em plataformas gratuitas de vídeo.
  • ItemDissertação de mestrado
    A relação entre Governança Corporativa, Cultura Organizacional e Competência em Informação para a construção de conhecimento em organizações familiares
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-22) Alves, Carolina Vitória de Oliveira Correia; Belluzzo, Regina Célia Baptista [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A atual sociedade é marcada pela velocidade e quantidade de informações que são trocadas em frações de segundos. Nesse sentido, a informação tornou-se matéria-prima, principalmente nas novas configurações organizacionais, incluindo as de constituição familiar. A dinâmica das organizações familiares é um misto de relações comerciais, técnicas, administrativas e negociais que são vivenciadas ao lado das relações de parentesco, carregadas de sentimentos e afetividades. A partir do exposto, esta dissertação tem o objetivo de observar como a Governança Corporativa, aliada à Cultura Organizacional e à Competência em Informação podem influenciar a construção de conhecimento desses e nesses negócios familiares. Em termos metodológicos, a pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico, de caráter seletivo, buscando identificar textos teóricos fundamentais da ciência da informação, da gestão nas organizações e da Cultura Organizacional, além de ter como foco a Governança Corporativa, a fim de identificar as teorias que envolvem o conhecimento sobre Competência em Informação e a correlação entre essas temáticas em ambiente organizacional, seguido de pesquisa de campo junto de organizações familiares de dois segmentos, indústria alimentícia e comércio varejista. Ao debruçar-se sobre esta pesquisa, buscou-se contribuir para o debate acerca da importância da Competência em Informação, do desenvolvimento de Cultura Organizacional e das práticas de Governança Corporativa em ambientes corporativos de natureza familiar, enquanto elementos assertivos para a mediação da informação entre os atores das organizações, bem como para o desenvolvimento e gestão do conhecimento, com vistas à resolução de problemas oriundos das próprias organizações, além de abranger também a tomada de decisão, influenciando de maneira positiva e estratégica na realização dos objetivos das organizações em seus contextos de atuação. Como resultados, constatou-se que existe correlação entre os três temas de forma que quando Governança Corporativa se desenvolve amparada por uma Cultura Organizacional condizente com suas práticas e com a Competência em Informação os resultados são promissores e podem interferir de maneira positiva e salutar em organizações de cerne familiar, no sentido de auxiliar os gestores na criação de conhecimento e nas tomadas de decisão, contribuindo com a perpetuidade e saúde desse tipo de negócio.
  • ItemDissertação de mestrado
    Soma Rock: diálogos entre música, tecnologia e inteligência coletiva
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-24) Bulim, Felipe Aparecido; Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Soma Rock é um evento cuja premissa é o fazer musical coletivo. Em três edições, teve que passar por adaptações no seu formato e meios de produção, uma vez que, concebido como evento presencial, não poderia repetir seu formato em meio ao isolamento social, consequência da pandemia do SARS-CoV-19. Na busca por compreender melhor o processo de migração de um evento musical ao vivo para o ambiente online, bem como as motivações e desdobramentos que isso acarretaria para seu público (músicos independentes), este estudo de caso expõe relações harmônicas entre inteligência coletiva, produção musical e mídias e tecnologias, através da revisão das duas primeiras edições, Soma Rock e Soma Rock Camp, e da realização da sua terceira, Soma Rock Camp II. O processo de produção do evento, bem como seu material audiovisual resultante compõem um produto tecnológico que explicita a relação sinérgica das plataformas de comunicação online com uma criação musical colaborativa dentro do ciberespaço.
  • ItemDissertação de mestrado
    Narrativas transmídia, convergência midiática e tecnológica na produção de um documentário de divulgação científica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-20) Rossetto, José Rubens Leal de Oliveira; Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivando investigar a temática “narrativas transmídia” na literatura e a partir dela produzir um filme documentário de divulgação científica, este Relatório Técnico-Científico apresenta os resultados obtidos a partir da base Periódicos da CAPES, buscando compreender e estabelecer o estado do conhecimento sobre o assunto no Brasil. O estudo revisa autores clássicos e mais recentes que têm pensado o processo de convergência tecnológica e midiática e seus impactos na cultura e, nesse cenário, reflete sobre as mudanças na construção das narrativas e na arte de se contar histórias, esse recurso básico de estruturação do pensamento humano. Explorando as possibilidades tecnológicas e artísticas da produção audiovisual como mediação comunicativa, os resultados da pesquisa foram convertidos em um roteiro, que deu origem a um documentário, curta-metragem, de divulgação científica, voltado ao público não acadêmico, que pretende auxiliar na compreensão social do tema, uma vez que a multiplicidade midiática do tempo presente permite a diversidade de vozes no processo de construção da informação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Discalculando: jogo digital para dificuldade de aprendizagem na matemática - discalculia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-29) Martuchi, Marcos Antônio; Belluzzo, Regina Célia Baptista [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elaborados no final dos anos 90 pela Secretaria de Educação do Ensino Fundamental do Ministério da Educação e do Desporto apresentaram uma proposta de reorientação curricular para as instituições de ensino, buscando um enfoque reflexivo sobre a prática pedagógica e a formação do cidadão como um todo, tornando relevante discussões sobre igualdade de direitos, discriminação, solidariedade, respeito e dignidade do ser humano. Neste contexto, a realização de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras podem ser utilizadas como estratégia para auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Quando utilizadas com planejamento adequado tornam-se pedagógicas, visto serem marcadas por várias etapas, que efetivamente permitem acompanhar o progresso dos alunos. Em relação ao ensino de matemática é importante ressaltar que as dificuldades de assimilação precisam ser analisadas e acompanhadas atentamente, visto em alguns casos se tratar de transtornos de aprendizagem. Dificuldades matemáticas associadas às dificuldades de aprendizagem nem sempre apresentam explicações pedagógicas precisas, muitas vezes são atribuídos rótulos: o aluno não possui pré-requisito, não tem habilidade, tem dificuldade em compreender conceitos básicos, dentre outros. Mas, nem sempre essas são as causas do fracasso no aprendizado de matemática, a razão pode ser um transtorno de aprendizagem chamado discalculia. Desse modo, tendo em vista o contexto apresentado, e pautando-se numa prática pedagógica baseada em metodologia interativa e que acredita no potencial dos jogos digitais para incentivar o aprendizado matemático, optou-se para elaboração deste trabalho pela metodologia de Design Thinking, bem como a criação de um grupo de iniciação científica, apresentando como resultado o jogo digital Discalculando, que se mostra como uma possibilidade de construção do conhecimento no âmbito educacional.
  • ItemDissertação de mestrado
    O olho subjetivo do profissional (fotógrafo, cinegrafista, cameraman) e a objetiva da câmera: as extensões tecnológicas como sistema sensorial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-02) Santos, Valmor Nivaldo; Morais, Osvando José de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo de nossa pesquisa de mestrado é discutir a passagem do analógico para a revolução digital, pensando as câmaras, em suas diversas configurações como máquinas poderosas caracterizadas por seus dispositivos computacionais interligados na construção de objetos midiáticos complexos com sentidos amplos, no âmbito da gramática do audiovisual. Outro propósito do trabalho é analisar o papel operador de Câmera na construção de narrativas e na transformação dos objetos em mídias e ainda nos processos de transmissão digital.
  • ItemDissertação de mestrado
    Templo: renderização em tempo real e as novas possibilidades para a arte em vídeo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-10) Cavenaghi, Fernanda Beatriz de Carvalho; Sarzi-Ribeiro, Regilene Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os avanços das tecnologias midiáticas geram novas linguagens e possibilidades exploradas pela arte na contemporaneidade. A renderização de vídeo em tempo real tem contribuições para a arte do vídeo em interface com o campo da mídia e tecnologia. A partir da investigação da prática e inserção da técnica no processo criativo, foi criada a obra TEMPLO e um artbook para sua documentação. Os softwares traduzem em materialidades o elo entre arte e tecnologia e possibilitam a criação de ambientes surreais. A inserção de renderizadores em tempo real no processo artístico permite à arte do vídeo, a otimização dos processos de visualização e celeridade de renderização para produções artísticas digitais e ou on-line. Além disso, a interatividade é possibilitada por este tipo de renderização, permitindo que o interator modifique em tempo real as imagens e sons. O interator é indispensável para as obras interativas, eles têm o poder de criar narrativas únicas a cada interação. A partir da demonstração de utilização da renderização em tempo real, essa pesquisa visa contribuir para a compreensão da ferramenta e suas possibilidades.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cultura Maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem para o compartilhamento de saberes na educação do século XXI
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-06) Marostica, Luciana; Rossi, Dorival Campos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O movimento maker, de origem do conceito DIY – “do it yourself” (faça você mesmo), influenciou a cultura maker, vista como uma das metodologias ativas. Com base nesse objeto de estudo, essa pesquisa busca responder às seguintes questões: “como inserir e aplicar a cultura maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem?” E “de que forma a cultura e práticas makers podem contribuir para que os estudantes ressignifiquem o aprendizado e sua relação com a escola?”. Com base nessas questões norteadoras estabelecemos como principal objetivo uma análise da cultura maker, na educação pública, e a influência desta para uma educação significativa e como objetivos específicos, a construção de espaço makerpara o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, dentro e fora da escola, assim como uma análise comparativa entre as competências gerais elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a aprendizagem e a abordagem maker. Por meio de uma metodologia de pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica narrativa procurou-se fazer um levantamento do tema do objeto da pesquisa em estudo. Para responder às questões norteadoras utilizou-se o diagrama V de Gowin e para a realização do produto final, criou-se, também, mapa conceitual para análise prévia e posterior do conhecimento dos alunos a respeito do tema gerador trabalhado.
  • ItemDissertação de mestrado
    Tecnologia e ativismo curatorial: manual de videoarte vertical
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-03) Santos, Sofia Sartori dos; Sarzi-Ribeiro, Regilene Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O tema desta pesquisa é o ativismo curatorial associado à artemídia e tecnologia presentes em exposições produzidas pelo VideoBrasil OnLine, uma das principais mostras de arte e tecnologia da América Latina, entre os anos de 2010 e 2020. O ativismo curatorial é uma prática contemporânea comprometida com iniciativas contra hegemônicas que promove a organização de exposições artísticas com o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento a grupos de artistas mulheres, feministas, entre outros. A pesquisa surgiu da seguinte questão: o Ativismo Curatorial faz uso de tecnologias e mídias para aproximar artistas e espectadores? O objetivo geral da pesquisa foi a criação de um Manual de Videoarte Vertical Ativista a partir da investigação da função do vídeo no Ativismo Curatorial. Os objetivos específicos são: 1. Observar o vídeo como elemento potencializador da interatividade e cooperatividade entre artistas e espectadores; 2. Investigar e definir o conceito de Ativismo Curatorial, estudar e descrever a mostra Videobrasil Online no recorte temporal proposto, 2010-2020; 3. Propor um Manual de Videoarte Vertical de cunho ativista com o tema Arte do Vídeo, Tecnologia e Mídia do Feminino. De natureza qualitativa, trata-se de uma pesquisa observacional, bibliográfica e documental, para identificar as teorias que embasam a pergunta de pesquisa, e também a observação da plataforma Videobrasil Online com o recorte temporal entre 2010 e 2020. Pesquisa experimental e descritiva quando é proposto e colocado em prática um Manual Interativo como resposta aos questionamentos investigados. Portanto, quanto aos objetivos consiste em uma pesquisa exploratória - referente ao tema Ativismo Curatorial, Videoarte e artemídia, com base em documentação indireta. Os resultados revelaram as formas por meio das quais o vídeo e a tecnologia participam do ativismo curatorial, desempenhando um papel social, educativo e de enfrentamento das desigualdades de gênero, como prevê o ODS 5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, da Agenda 2030 da ONU. E de igual forma apresenta-se como resultado um produto – um projeto curatorial ativista e um Manual de Videoarte Vertical. O impacto esperado desta pesquisa é científico, pois mostra como colocar em prática as teorias estudadas, e também social, pois pretende viabilizar novos protagonismos nas videoartes produzidas a partir do manual.
  • ItemDissertação de mestrado
    Zumbi mind: um jogo de tabuleiro para desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-24) Fávaro, André Luís Orlandi; Rossi, Dorival Campos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar um jogo de tabuleiro que possui como regra há a necessidade de se criar um algoritmo para se poder jogar e evoluir durante o jogo, trabalhando desta forma os quatro pilares do Pensamento Computacional (PC): abstração, modularização, reconhecimento de padrões e criação de algoritmos. O objeto de pesquisa utilizou-se de pressupostos da cultura maker, pois é um jogo Print and Play (Imprima e Jogue), ou seja, os alunos terão que imprimir e montar todo o jogo para utilizá-lo. Por meio de uma metodologia de pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica narrativa, procurou-se fazer um levantamento bibliográfico que abordasse os temas: construção do PC no ensino superior e a cultura maker na educação. Para responder as questões norteadoras da pesquisa utilizou-se o diagrama V de Gowin. Criou-se também um mapa conceitual para se definir de forma mais clara o escopo da pesquisa. Para o desenvolvimento do jogo de tabuleiro usou-se a metodologia Quest 3X4 de La Carreta. Como resultado, obteve-se o protótipo do jogo Zumbi Mind que passou pela fase de testes (Play Test) por usuários finais que foram selecionados entre os alunos do curso superior de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos. Este protótipo de jogo pretende também satisfazer parcialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4.4, da Organização das Nações Unidas (ONU), pois é uma ferramenta auxiliar que treina habilidades relevantes ao mercado de trabalho atual.
  • ItemDissertação de mestrado
    Vez e voz: o chatbot na assistência à mulher em situação de violência de Bauru
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-16) Gomes, Laryssa de Cássia Ramos; Santos, Célia Retz Godoy dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A constituição e o fortalecimento da Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência devem ser compreendidos, a partir das leis e serviços oferecidos pela Política Nacional Brasileira de Enfrentamento à Violência, a qual estabelece conceitos, diretrizes e ações de prevenção e combate. Este estudo faz parte de uma investigação que se propõe a contribuir com os processos comunicacionais contemporâneos das políticas públicas voltadas as mulheres em situação de violência, visto que as práticas de cada novo meio, estão alicerçadas em novas configurações conjunturais da sociedade. O objetivo foi desenvolver e testar um protótipo de assistente virtual para o atendimento de mulheres em situação de violência em Bauru, a fim de disponibilizar informações adequadas e suficientes para auxiliá-las no registro e encaminhamento da denúncia contra os agressores e na defesa de seus direitos, a partir da detecção das variáveis e dificuldades delas neste processo. Para seu desenvolvimento optou-se pela pesquisa exploratória qualitativa, em três fases: a primeira de diagnóstico junto aos agentes da Rede de Enfrentamento a este problema e em dados documentais; a segunda um levantamento histórico e do organograma da Rede de Atendimento, no sentido de descrever os serviços oferecidos pelo Estado e de identificar os meios de comunicação empregados com as usuárias para verificar a utilização e aproveitamento dos assistentes virtuais na disseminação de informações contidas e preconizadas em lei no âmbito do espaço público. E a terceira referente a observação netnográfica e as entrevistas com especialistas, a fim de coletar questões e dúvidas para compor a modelagem de conteúdo do chatbot, formas de hospedagens, softwares de construção e demais informações para subsidiar a implementação do protótipo. Como resultado, apresenta-se o protótipo Bel, que traz resultados encorajadores para as situações que exigem acesso rápido a informações e de sigilo da identidade das usuárias, no que se refere as denúncias de agressões contra as mulheres.
  • ItemDissertação de mestrado
    A correlação procedente entre a competência em informação e midiática dos agentes do Sistema Único de Assistência Social de Pederneiras/SP e a consecução da vigilância socioassistencial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-03) Pompei, David Gustavo; Santos, Célia Maria Retz Godoy dos [UNESP]; Gallo, Marcelo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste presente estudo foi avaliada a correlação entre a Competência em Informação (CoInfo) e Midiática dos agentes interdisciplinares que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município de Pederneiras/SP e a consecução da Vigilância Socioassistencial, visando contribuir para a definição de diretrizes, planejamento e organização das ações realizadas nos territórios do município a partir do uso do sistema telemático (ST-SUAS). Os procedimentos metodológicos foram baseados em levantamentos bibliográficos e em pesquisa de campo para a identificação das experiências dos agentes com o referido sistema. Como resultado, destaca-se que a interpretação e apropriação dos dados do ST-SUAS contribuem para a expansão do conhecimento e o planejamento de intervenções qualificadas dos agentes, influenciando na ampliação das garantias dos direitos dos usuários. Ainda, a capacitação em CoInfo e Midiática destes agentes correlaciona-se diretamente com o método utilizado para a seleção e interpretação de dados, possibilitando intervenções mais propícias e adequadas às demandas e necessidades dos usuários, bem como para a ampliação da efetividade das competências da Vigilância Socioassistencial do município. Dessa forma, espera-se que os resultados disponibilizados nesta pesquisa possam contribuir significativamente para o avanço desta temática e possam servir como base para futuras pesquisas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Recomendações algorítmicas: percepções de consumo na plataforma de streaming Netflix
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-26) Yasuoka, Renan Takeshi; Pieranti, Octavio Penna [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os avanços das tecnologias de informação e comunicação implicam em mudanças no fluxo de conectividade e na interação homem-máquina. Dessas interações são gerados dados que se tornaram produtos de interesse para o mercado, dando margem a empresas de streaming como a Netflix em utilizá-los em suas estratégias de personalização. Essa personalização ocorre por meio dos algoritmos de recomendação presentes em seu catálogo de conteúdos, sugerindo títulos personalizados a cada perfil de usuário. Em vista desse fenômeno, o presente estudo tem como objetivo principal compreender as percepções de como as recomendações algorítmicas estão influenciando o consumo dos usuários universitários dentro da plataforma de streaming Netflix. Em termos metodológicos, a pesquisa foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica de fontes secundárias em repositórios acadêmicos, periódicos, livros, sites e de uma pesquisa de campo aplicada por meio de um questionário para entender e interpretar as percepções dos usuários – universitários, frente aos algoritmos de recomendação. Foram obtidas 115 respostas ao questionário. Como resultados, observou-se na análise que os participantes reconhecem que estão expostos aos modelos de recomendações presentes no catálogo da plataforma de streaming Netflix, a grande maioria demonstra receio quanto à coleta e utilização de seus dados pessoais, entretanto, é observado algumas declarações de alguns participantes que manifestam o entendimento que esse processo tecnológico está enraizado e já faz parte de uma prática de mercado realizada por muitas empresas, ou seja, as percepções carregam o viés em relação a questões éticas, abrindo espaço para discussões e reflexões sobre o direito de escolha consciente e privacidade.