Pós-Graduação em Educação para a Ciência
Browse by
Grande área | Ensino |
Área do conhecimento | Ensino de ciências e matemática |
Área de concentração | Ensino de ciências Ensino de ciências e matemática |
Linhas de pesquisa | Filosofia, história e sociologia da ciência no ensino de ciências Ensino de ciências em espaços não-formais e divulgação científica Fundamentos e modelos psico-pedagógicos no ensino de ciências e matemática |
Nota do mestrado | 6 |
Nota do doutorado | 6 |
Código CAPES | 33004056079P0 |
Data de recomendação | 05/10/1999 |
Cidade | Bauru |
Unidade | Faculdade de Ciências (FC) |
Endereço permanente | http://hdl.handle.net/11449/77028 |
Página do Programa | http://www.fc.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-doutorado/educacao-para-a-ciencia/ |
Collections in this community
Recent Submissions
-
Os jogos de papéis como recurso lúdico colaborativo à interpretação e à solução de problemas matemáticos por alunos do 5º ano do ensino fundamental.
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa objetivou investigar a utilização dos ‘jogos de papéis’ enquanto recurso lúdico colaborativo à interpretação e à solução de problemas, junto a uma turma de 25 alunos pertencentes ao 5º ano do Ensino ... -
Níveis de maturidade e capacidade de pensamento computacional dos alunos ao término do ensino fundamental explicados por modelos de equações estruturais: uma investigação dos fatores de chances por meio de ajustes de regressão logística
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021) [Tese de doutorado]O conceito de Pensamento Computacional tem sido polêmico e estudos recentes mostram que esse tipo de pensamento não está bem estabelecido, sobretudo no currículo da Educação Básica. Contudo, esse trabalho teve como objetivo ... -
Uma análise cienciométrica da produção acadêmica sobre ensino de Ciências em espaços não formais em periódicos e eventos da área (2008 – 2019)
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A pesquisa desenvolvida nesta Tese é caracterizada como um estudo quantitativo de base cienciométrica e teve como objetivo descrever, analisar e avaliar a pesquisa acadêmica nacional sobre o ensino de ciências em espaços ... -
Interação discursiva e argumentação dos alunos no ensino de Física
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta pesquisa apresenta resultados acerca da articulação entre o processo de interação discursiva e a formação de argumentos pelos alunos no Ensino de Física, partindo da premissa de que o processo discursivo entre professor ... -
Museus e centros de ciências brasileiros: a constituição do caráter educativo e os principais referenciais
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Os museus expandiram-se em variedade e popularidade nas últimas décadas. Apesar dos museus terem historicamente uma orientação primária voltada para coleções e pesquisa, nos últimos tempos estas instituições também têm ... -
Prolegômenos a uma epistemologia das ciências: por uma abordagem organicista omnilética
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O processo histórico do desenvolvimento científico representa um campo de estudos importante, explorado pelos historiadores das ciências. Todavia, cabe aos filósofos da ciência produzir e realizar a análise das perspectivas ... -
Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no Brasil
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A presente tese tem como objetivo principal analisar a influência do pensamento de Jean Piaget e Rolando García na pesquisa em ensino de Física no Brasil, tomando como referência a produção acadêmica desenvolvida no ... -
Formação inicial de professores indígenas na perspectiva freireana: interculturalidade na prática como componente curricular para a área de atuação ciências da natureza e matemática.
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta tese insere-se na temática da formação de professores indígenas em nível superior, em cursos específicos para atuação na escola indígena, caracterizada como um grande avanço nas políticas públicas de educação escolar ... -
Trajetórias de mulheres na pesquisa em ensino de ciências na região Norte do Brasil
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Neste estudo, foi investigada a trajetória de pesquisadoras no campo do Ensino de Ciência, da região Norte, buscando-se identificar os caminhos percorridos no processo de constituição de mulheres cientistas. A pesquisa ... -
A experiência da pesquisa acadêmica no campo de referência das Ciências Naturais e a formação de professores
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A formação de professores ainda se apresenta como um terreno amplo e cheio de nuances a ser investigado, analisado e discutido, não só por pesquisadores e acadêmicos, mas também pela comunidade escolar de uma forma geral. ... -
Análise dos princípios de planejamento argumentativo e das condições de promoção da argumentação na formação inicial de professores de Física
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Os ambientes formais de ensino são feitos de uma combinação complexa e dinâmica de diversos fatores que determinam as classes de objetivos que congregam professores e estudantes naqueles espaços, os tipos de atividades ... -
Física moderna e contemporânea na formação inicial de professores de Física: sentidos produzidos e saberes mobilizados
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Tendo em vista as inúmeras lacunas em aberto no atual cenário do Ensino de Física, sobretudo no que tange aos aspectos ligados a Formação Inicial e Continuada de Professores e, ainda, a atual e iminente necessidade de ... -
Repertórios profissionais da docência no âmbito no ensino por investigação e do programa São Paulo Faz Escola
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O ato de lecionar vai muito além do que a terminologia de “dar aulas” pode compreender. Para bem conceituar o que abrange as ações peculiares do ensino, há de se considerar uma estrutura de conhecimentos necessários aos ... -
Educação matemática nos anos iniciais: repertórios profissionais da docência no contexto das políticas públicas do estado de São Paulo
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta pesquisa objetivou construir, de modo colaborativo, formas de mediação entre a pesquisadora e as professoras dos quintos anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, diretamente comprometidas com o desenvolvimento ... -
Narrativas orais dos ribeirinhos da Comunidade do Cajueiro na ilha do Mosqueiro/Pa: saberes práticos do cotidiano e suas repercussões no ensino fundamental de ciências na escola pública
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Este estudo teve como objetivo investigar os fundamentos sócio-históricos e culturais dos saberes práticos sociais do homem amazônico, e buscou identificar suas diferentes formas de viver cotidianamente, verificando se ... -
Contemplando o céu paraense: a inserção da astronomia nas instituições acadêmicas do Pará (1918 - 1967)
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar e analisar o processo de inserção da Astronomia no contexto educacional e científico paraense, discutindo suas características e sua trajetória nos currículos formais ... -
A disciplina escolar Biologia na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: expressões da Pós-Modernidade e do Neoliberalismo
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Apropriando-se do materialismo histórico-dialético e da pedagogia histórico-crítica como fundamentos metodológico e teórico, respectivamente, este trabalho tem como tema de pesquisa a influência da pós-modernidade e do ... -
Planejamento para o uso de analogias no ensino: reflexões de professores de Ciências e Biologia em um contexto de formação continuada colaborativa
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]As analogias são recursos que auxiliam o ensino de conceitos científicos, pois facilitam a transferência de significados de um conceito conhecido para um conceito desconhecido. No entanto, diversos obstáculos para a ... -
Formação de monitores ambientais em um espaço não formal: análise de potencialidades
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa objetivou analisar, segundo alguns pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski e da Educação Ambiental, os limites e/ou potencialidades de um processo formativo de monitores, desenvolvido em um ... -
Investigação no ensino contextualizado de Ciências: formação para participação cidadã
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O ensino exclusivamente tradicional não tem mais espaço de atuação hoje em dia. As mais variadas fontes de informações, como a televisão, as redes sociais e as pesquisas online promovem a autonomia do estudante. O docente, ...