Pós-Graduação em Educação para a Ciência
Browse by
Grande área | Ensino |
Área do conhecimento | Ensino de ciências e matemática |
Área de concentração | Ensino de ciências Ensino de ciências e matemática |
Linhas de pesquisa | Filosofia, história e sociologia da ciência no ensino de ciências Ensino de ciências em espaços não-formais e divulgação científica Fundamentos e modelos psico-pedagógicos no ensino de ciências e matemática |
Nota do mestrado | 6 |
Nota do doutorado | 6 |
Código CAPES | 33004056079P0 |
Data de recomendação | 05/10/1999 |
Cidade | Bauru |
Unidade | Faculdade de Ciências (FC) |
Endereço permanente | http://hdl.handle.net/11449/77028 |
Página do Programa | http://www.fc.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-doutorado/educacao-para-a-ciencia/ |
Collections in this community
Recent Submissions
-
Discursos de professores licenciados em Física sobre a origem do Universo e os efeitos de suas convicções pessoais na sala de aula
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Este estudo tem por base o contexto de recorrentes conflitos em salas de aula da Educação Básica em relação a convicções pessoais divergentes do conhecimento científico, por parte de professores(as) e alunos(as). A pesquisa ... -
Estratégias de engajamento em divulgação científica: análise das Christmas Lectures
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A vertiginosa aceleração do desenvolvimento científico e tecnológico, observada nos últimos anos, propiciou a criação de um novo mundo que ultrapassa os limites das dimensões cartesianas do espaço: o mundo virtual estabelecido ... -
Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTS
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Este trabalho é de natureza qualitativa e documental e foi baseado no levantamento de informações junto ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que regula o trânsito automotivo cotidiano dos brasileiros e sua composição, ... -
Crenças de autoeficácia e geometria: um estudo correlacional entre as crenças de autoeficácia e o desempenho de alunos do ensino fundamental - anos iniciais - em Geometria
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Esta pesquisa teve por objetivo investigar de que forma as crenças de autoeficácia em relação à Geometria, de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais - se correlacionam com o seu desempenho em tarefas baseadas ... -
A utilização de filmes comerciais na e para a formação inicial de professores de Física: um estudo de caso a partir do filme Radioactive (2019)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Apesar de publicações em Ensino de Ciências apontarem potencialidades da utilização de filmes no ensino, os mesmos ainda têm sido pouco explorados. A lacuna no campo da formação de professores é ainda maior. Em vista disso, ... -
Aportes de la historia, filosofía y sociología de la ciencia en la formación de formadores de profesores de física: hacia una mirada caleidoscópica desde los discursos de los formadores sobre la enseñanza de la óptica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Esta pesquisa analisa as contribuições da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e os discursos mobilizados pelos formadores de professores de Física sobre o ensino da óptica na formação inicial. A referência analítica ... -
Desafios dos professores ao ensinar matemática por meio de aulas remotas em uma faculdade de tecnologia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]A prática docente se constitui num tema de pesquisa explorado há muito tempo, e a tecnologia digital se constitui num viés relevante a respeito do processo de ensino aprendizagem. Contudo, ainda é uma realidade complexa ... -
A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Apesar de importante e relevante, ensinar botânica na Educação Básica ainda se apresenta como um desafio para muitos professores. Nesse contexto, compreender o conjunto de conhecimentos que os educadores possuem ou demandam ... -
Por epistemologias feministas no ensino de ciências: ser professora e ser cientista
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa de natureza qualitativa tem o objetivo de analisar como as relações de gênero configuraram os espaços acadêmicos e podem influenciar trajetórias de mulheres que vivem sua profissão como docentes e cientistas. ... -
Um retrato da produção de conhecimento sobre Etnomatemática em periódicos nacionais em uma década
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Pesquisas sobre Etnomatemática têm ganhado relevância nos últimos anos na área da Educação Matemática, particularmente no Brasil, o que gerou uma vasta produção acadêmica. Nesse sentido, esta dissertação do tipo Estado do ... -
Reconhecimento e redistribuição: um estudo (comparativo) das injustiças curriculares relacionadas ao provimento de questões de gênero e sexualidade na formação inicial de professoras/es de Matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Este texto se refere ao relatório de uma dissertação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, como requisito parcial do curso de Mestrado. O objetivo geral do estudo é levantar documentos curriculares, ... -
Aborto e eutanásia: posicionamento moral e raciocínio argumentativo de licenciandos em ciências biológicas na resolução de questões sociocientíficas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]As Questões Sociocientíficas (QSCs) são reconhecidas pelo seu caráter controverso, pois descrevem dilemas sociais que envolvem aspectos científico-tecnológicos. A presente investigação busca contribuir com os estudos sobre ... -
O processo educativo ambiental em escolas públicas de São Paulo e Paraná: a questão das matas nativas como referência
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A atuação dos seres humanos na natureza remonta aos primórdios da vida social, contudo, suas ações foram reformuladas devido ao modo de produção da vida na sociedade sendo ele , capitalista. Assim, ao longo do desenvolvimento ... -
Educação ambiental crítica e saneamento básico: uma análise sobre o entendimento docente na escola pública
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Essa pesquisa surgiu a partir da reflexão da pesquisadora se o ensino das escolas públicas têm proporcionado aos estudantes os conhecimentos produzidos historicamente reflitam de forma crítica sobre o ambiente como categoria ... -
Problemas ampliados em uma perspectiva das diversidades de pessoas e culturas, percepção de professoras e propostas de atividades de Matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Pesquisas como a “Pesquisa sobre preconceito e discriminação no ambiente escolar”, publicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) em 2009, apontam que as escolas que apresentam problemas de relacionamento ... -
Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esta tese se propôs a investigar, a partir de narrativas historiográficas, a Educação Sexual (ES), bem como as representações sobre a sexualidade de cinco mulheres idosas criadas parcialmente ou totalmente no campo/zona ... -
Concepções dos professores de Ciências da Natureza a respeito do currículo paulista em relação à História e Filosofia da Ciência no ensino médio
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Reconhecendo as potencialidades da utilização da História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências e pensando em como diminuir as barreiras que dificultam sua inserção, voltamos nosso olhar para o currículo da ... -
Os discursos dos professores de Ciências no atendimento escolar hospitalar: experiências fundamentadas na relação com o saber
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A presente pesquisa tem por objetivo analisar, a partir dos discursos dos professores de ciências do atendimento escolar hospitalar, os sentidos atribuídos as suas atividades, a fim de desenvolver estratégias de um ensino ... -
A constituição de saberes experienciais da docência no contexto de políticas públicas educacionais
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A caracterização e a demarcação de dimensões formativas vinculadas com políticas públicas educacionais apresentam-se como objetos de investigação recorrentes no cenário nacional. Inserido neste contexto, o presente estudo ... -
Estratégias de aprendizagem e evasão escolar na Licenciatura em Matemática: analisando a realidade de um Instituto Federal de Educação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]As estratégias de aprendizagem contribuem para o desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos, possibilitando a autorregulação do processo de aprendizagem, envolvendo aspectos cognitivos, metacognitivos, motivacionais, ...