Teses - Educação para a Ciência - FC
Browse by
Recent Submissions
-
Crenças de autoeficácia e geometria: um estudo correlacional entre as crenças de autoeficácia e o desempenho de alunos do ensino fundamental - anos iniciais - em Geometria
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Esta pesquisa teve por objetivo investigar de que forma as crenças de autoeficácia em relação à Geometria, de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais - se correlacionam com o seu desempenho em tarefas baseadas ... -
Aportes de la historia, filosofía y sociología de la ciencia en la formación de formadores de profesores de física: hacia una mirada caleidoscópica desde los discursos de los formadores sobre la enseñanza de la óptica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Esta pesquisa analisa as contribuições da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e os discursos mobilizados pelos formadores de professores de Física sobre o ensino da óptica na formação inicial. A referência analítica ... -
Desafios dos professores ao ensinar matemática por meio de aulas remotas em uma faculdade de tecnologia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]A prática docente se constitui num tema de pesquisa explorado há muito tempo, e a tecnologia digital se constitui num viés relevante a respeito do processo de ensino aprendizagem. Contudo, ainda é uma realidade complexa ... -
Aborto e eutanásia: posicionamento moral e raciocínio argumentativo de licenciandos em ciências biológicas na resolução de questões sociocientíficas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]As Questões Sociocientíficas (QSCs) são reconhecidas pelo seu caráter controverso, pois descrevem dilemas sociais que envolvem aspectos científico-tecnológicos. A presente investigação busca contribuir com os estudos sobre ... -
Problemas ampliados em uma perspectiva das diversidades de pessoas e culturas, percepção de professoras e propostas de atividades de Matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Pesquisas como a “Pesquisa sobre preconceito e discriminação no ambiente escolar”, publicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) em 2009, apontam que as escolas que apresentam problemas de relacionamento ... -
Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esta tese se propôs a investigar, a partir de narrativas historiográficas, a Educação Sexual (ES), bem como as representações sobre a sexualidade de cinco mulheres idosas criadas parcialmente ou totalmente no campo/zona ... -
Concepções dos professores de Ciências da Natureza a respeito do currículo paulista em relação à História e Filosofia da Ciência no ensino médio
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Reconhecendo as potencialidades da utilização da História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências e pensando em como diminuir as barreiras que dificultam sua inserção, voltamos nosso olhar para o currículo da ... -
Os discursos dos professores de Ciências no atendimento escolar hospitalar: experiências fundamentadas na relação com o saber
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A presente pesquisa tem por objetivo analisar, a partir dos discursos dos professores de ciências do atendimento escolar hospitalar, os sentidos atribuídos as suas atividades, a fim de desenvolver estratégias de um ensino ... -
A constituição de saberes experienciais da docência no contexto de políticas públicas educacionais
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A caracterização e a demarcação de dimensões formativas vinculadas com políticas públicas educacionais apresentam-se como objetos de investigação recorrentes no cenário nacional. Inserido neste contexto, o presente estudo ... -
Estratégias de aprendizagem e evasão escolar na Licenciatura em Matemática: analisando a realidade de um Instituto Federal de Educação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]As estratégias de aprendizagem contribuem para o desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos, possibilitando a autorregulação do processo de aprendizagem, envolvendo aspectos cognitivos, metacognitivos, motivacionais, ... -
Reflexões sobre um curso fundamentado nos saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física: um estudo de caso na formação inicial docente
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esta pesquisa está ancorada em uma metodologia qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória e, também, como um estudo de caso. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os limites e as contribuições de ... -
Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A avaliação sistemática de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) é uma necessidade indiscutível no contexto permeado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), mas, para que ela ocorra de forma científica, ... -
Obstáculos epistemológicos na compreensão de uma educação sistêmica cidadã
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]O aluno capaz de questionar os produtos do desenvolvimento Científico e Tecnológico e como esses relacionam-se entre si e afetam a Sociedade e o Ambiente é um aluno letrado cientificamente. A formação inicial de professores ... -
As legislações e suas implicações nas identidades curriculares das licenciaturas em Física das universidades estatuais de paulistas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]No período de 2012 a 2020 houve sucessivas promulgações de legislações focadas na regulação da formação de professores, tanto em território nacional, quanto no estado de São Paulo. Essas legislações prescreveram uma alteração ... -
Concepções e práticas de professores de Ciências sobre avaliação da aprendizagem
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014) [Tese de doutorado]O contexto discursivo da aula de ciências tem sido alvo de diversas pesquisas, em especial no que tange às interações entre professores e alunos visando à construção de conhecimentos científicos. As diferentes linguagens ... -
A relação dialógia entre profissionais da área de Educação em Astronomia e profissionais da mídia: o Astrolab
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Pesquisas revelam que há um embate entre aqueles que produzem Ciência e aqueles que divulgam Ciência. Nesse cenário, a divulgação científica exerce papel de objeto simbólico e protagoniza esse embate. Dessa maneira, ... -
A educação ambiental na formação de professores: horizontes para participação social
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015) [Tese de doutorado]O desenvolvimento dos membros de determinada sociedade se dá quando, por meio da participação e educação sistemática, estes indivíduos se apropriam dos conhecimentos e cultura do grupo ao qual pertencem, pelo processo de ... -
Articulação entre genética de transmissão e genética molecular na dominância completa: um estudo com professores em formação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]O objetivo desse trabalho foi determinar como o discurso didático referente à dominância/recessividade articula genética de transmissão, genética molecular e fisiologia e inferir como a linguagem está relacionada com a ... -
Características de modificação do modelo didático pessoal de professores de ciências da natureza submetidos a um curso de formação continuada com base no ensino por investigação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]No Brasil, diversos pesquisadores estudam a proposta de ensino por investigação, ensino baseado em problemas, entre outros, porém parte desse conhecimento não chega adequadamente às salas de aulas. Considerando o ensino ... -
Análises de aulas de cálculo diferencial e integral na perspectiva dos jogos de linguagem
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Considera-se que posicionamentos dogmáticos derivados das divergências epistemológicas clássicas acerca dos fundamentos da Matemática e do conhecimento matemático mostram-se insuficientes para a superação dos obstáculos ...