Pós-Graduação em Educação
Browse by
Grande área | Educação |
Área do conhecimento | Educação |
Área de concentração | Educação |
Linhas de pesquisa | Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo Educação ambiental Linguagem - experiência - memória – formação Formação de professores e trabalho docente |
Nota do mestrado | 4 |
Nota do doutorado | 4 |
Código CAPES | 33004137064P2 |
Data de recomendação | 27/11/2002 |
Cidade | Rio Claro |
Unidade | Instituto de Biociências (IBRC) |
Endereço permanente | http://hdl.handle.net/11449/77072 |
Página do Programa | http://ib.rc.unesp.br/#!/pos-graduacao/secao-tecnica-de-pos/programas/educacao/ |
Collections in this community
Recent Submissions
-
Paradigma da formação de professores orientada pela investigação no Brasil: estudo a partir de documentos normativos (1988-2018).
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho objetivou identificar o lugar que o paradigma da formação de professores orientada pela investigação ocupou nos últimos trinta anos (1988–2018) em meio a disputas no campo educacional brasileiro, particularmente ... -
Mapas imagéticos de experiências infantis: entre espaços, corpos e tempos
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho de mestrado está vinculado à Pesquisa “Do outro lado da cerca: Experiência com imagens, infância e educação. Reflexões e olhares para o Desenvolvimento Infantil a partir de produções imagéticas de professores ... -
Universalismo e relativismo no trabalho com valores em educação ambiental: construindo sentidos
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014) [Dissertação de mestrado]This research comes from the consideration of the Environmental Education as a possibility of subversion or resistance against the rationalist and utilitarian logic that prevails in the society structure and as consequence ... -
O desenvolvimento profissional docente na voz dos professores alfabetizadores
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014) [Dissertação de mestrado]This dissertation focuses on the issue of Teacher Professionalism. Presents research on the approaches given by literacy teachers, their initial training and contributions to building their teaching knowledge (theoretical ... -
Experiências estéticas na formação de professores na escola: mediação da professora coordenadora
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A investigação tematiza as experiências estéticas potencializadas nos processos formativos em uma escola municipal de Educação Infantil (Etapa I e Etapa II) e do Ensino Fundamental, no município de Rio Claro/SP. A pesquisa ... -
Leitura e escrita no contexto da cartografia e da geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Há diferenças culturais, históricas e evolutivas nas formas como as pessoas pensam sobre si mesmas e sobre o mundo. Não só existem diferenças no que as pessoas sabem, mas ainda, o que é mais importante, elas pensam de modos ... -
Ensinar é jogar: o jogo pedagógico e a atividade docente
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Este trabalho focaliza a interação, que ocorre na sala de aula, estabelecendo-a como jogo pedagógico que se configura, entre professores e alunos/estudantes, na atividade de ensino e no seu papel para a formação docente. ... -
A educação ambiental desenvolvida nas escolas de educação infantil do município de Rio Claro - SP
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]A Educação Ambiental (EA) na Educação Infantil (EI) constitui o cerne desta pesquisa e busca contribuir com a carência de pesquisas nessa temática. Centrada em um estudo diagnóstico da inserção da EA na EI no município de ... -
A ação profissional do assessor pedagógico: diálogos acerca de sua trajetória
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O presente trabalho objetiva compreender a trajetória e a atuação profissional dos indivíduos que desenvolvem a função de Assessores Pedagógicos Universitários, verificando como têm se constituído enquanto profissional ... -
Do vivido ao narrado: o encontro com uma professora de Língua Portuguesa e a temática ambiental, a partir de uma experiência formativa
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O presente trabalho assenta seus pressupostos no interior da temática ambiental e os questionamentos procedentes da intensa degradação e exploração do ambiente – e do próprio ser humano. Pauta-se também no processo educativo ... -
Conflitos socioambientais e processo educativo: análise de dissertações e teses em Educação Ambiental (1981-2016)
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]Esta tese de doutorado tem como principal objetivo uma análise dos relatos de pesquisas em Educação Ambiental (EA) que problematizam a relação entre o processo educativo e os conflitos socioambientais. Os objetivos específicos ... -
Biografilogias surreais
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Quando K. invocou a partir desta tese a imagem de uma boca incansavelmente falante, não reparou em seus olhos, mãos, dedos, ... Esta grande boca que mastiga sentenças e palavras até a atomicidade reativa de novos sentidos ... -
A avaliação de sistema educacional (em larga escala) do Brasil e do Uruguai: relações com accountability e com o direito à educação de qualidade
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A avaliação de sistema educacional em larga escala consiste em um dos instrumentos para avaliar a educação. Nas últimas décadas, elas têm ganhado destaque no cenário internacional com formulações variadas em muitos países, ... -
A leitura como objeto de ensino e as ações pedagógicas de professores do fundamental I
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Considera-se que tornar estudantes leitores proficientes constitui um grande desafio para os professores. Em face dessa realidade, objetivou-se analisar o trabalho com leitura realizado por duas professoras do 3º ano do ... -
Clima organizacional escolar e as relações na escola: a perspectiva de estudantes do ensino médio
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa tem por objetivo analisar a compreensão de estudantes do ensino médio a respeito das relações estabelecidas no âmbito escolar, de modo a perceber o quanto estas impulsionam ou neutralizam a possibilidade ... -
Tecnologias digitais na educação em tempos de algoritmos: formação, intervenção e reflexão na educação física escolar.
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa objetivou analisar como está à viabilidade do uso das Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino, investigando a forma de acesso, utilização e apropriação, a partir de um ciclo formativo ... -
Educação ambiental e cidadania: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]Esta tese de doutorado tem como principal objetivo uma análise dos relatos de pesquisas em educação ambiental, relacionadas ao contexto escolar, e que problematizam, de alguma forma, a questão da cidadania. Entre os ... -
“Serviço de Mulher”: a mulher e a educação para o trabalho sob mediação da literatura infantil
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]A pesquisa tem como objetivo fazer uma análise das obras propostas pelo Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), para crianças de seis a oito anos idade, a fim de identificar como os livros didáticos ... -
Capoeira, desobediência e educação
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Dissertação de mestrado]Este estudo buscou refletir sobre as relações entre Capoeira, desobediência e educação. Partimos do pressuposto de que a Capoeira é “mandinga de escravo em ânsia por liberdade”, com seus jeitos e trejeitos de lutar contra ... -
Calvino entre átomos: Jogos e ciência. Linguagens e experimentações
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]Jogo de palavras. Jogo de imagens. Jogo didático. Jogo. Esta dissertação tem como objeto o jogo, importante atividade na cultura e no processo civilizatório da humanidade. Apesar de difícil definição, os jogos apresentam ...