Pós-Graduação em Educação
Browse by
Grande área | Educação |
Área do conhecimento | Educação |
Área de concentração | Educação |
Linhas de pesquisa | Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo Educação ambiental Linguagem - experiência - memória – formação Formação de professores e trabalho docente |
Nota do mestrado | 4 |
Nota do doutorado | 4 |
Código CAPES | 33004137064P2 |
Data de recomendação | 27/11/2002 |
Cidade | Rio Claro |
Unidade | Instituto de Biociências (IBRC) |
Endereço permanente | http://hdl.handle.net/11449/77072 |
Página do Programa | http://ib.rc.unesp.br/#!/pos-graduacao/secao-tecnica-de-pos/programas/educacao/ |
Collections in this community
Recent Submissions
-
A identidade das professoras categoria "O" na rede estadual paulista: desdobramentos da política de desvalorização do trabalho docente
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Este trabalho tem como objetos de estudo a identidade do professor e professora da rede estadual de ensino contratados (as) na Categoria “O”, atuantes nas salas de aulas do Munícipio de Rio Claro/SP e vinculados à Diretoria ... -
As políticas de permanência e assistência estudantil nas instituições públicas de Ensino Superior: o caso de Rondônia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]A tese analisa as políticas de permanência e assistência estudantil destinadas aos estudantes de ensino superior presencial das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Rondônia (doravante, IFES), Universidade ... -
O jovem em conflito com a lei e a execução da medida socioeducativa em meio aberto: tensões e perspectivas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A legislação atual preconiza a educação como direito subjetivo, porém, no presente contexto, as políticas públicas, em especial as educacionais, não têm se mostrado eficazes para inserir e manter os jovens na escola, menos ... -
Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Apresento nesta pesquisa parte da minha prática profissional, ao trabalhar na coordenação pedagógica no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP) vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro/SP, no período ... -
A noção de alfabetismo funcional e sua avaliação: contribui para a democratização da educação brasileira?
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Esta pesquisa teve como tema geral a análise do fenômeno do analfabetismo funcional e a noção de alfabetismo funcional, bem como as apropriações deles pelos órgãos governamentais nacionais, com vistas a proporem políticas ... -
A estruturação do habitus professoral: professores bacharéis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Esta tese aborda a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente a constituição do habitus professoral de professores bacharéis, sem formação em licenciatura, de cinco câmpus ... -
Enfoques dados à alfabetização na transição da educação infantil para o ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e a antecipação da matrícula para os seis anos de idade desde 2005-2006 colocam em evidência o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Os ... -
Projeto de vida: realidades e expectativas de jovens indígenas kayabi/kawaiweté no município de Juara do estado do Mato Grosso
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]O Novo Ensino Médio foi aprovado legalmente, de forma compulsória, por meio da Lei nº 13.415/2017, e deverá ser implementado totalmente em todas as escolas brasileiras até o ano de 2024. Nesse âmbito, a legislação que ... -
A rede federal de educação profissional e a cultura escolar do IFSP-BRT: uma construção institucional equitativa?
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]O objetivo geral desta pesquisa é apreender a cultura escolar que se forja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus de Barretos (IFSP-BRT), a fim de atender as demandas históricas, sociais ... -
Projeto de vida e capital cultural: o ensino médio no estado de São Paulo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Essa pesquisa aborda questões sobre a construção do projeto de vida dos jovens estudantes do ensino médio, analisando as possibilidades da juventude na sua formação, construção do projeto de vida e inserção no mercado de ... -
"Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esta tese está vinculada à Linha de Pesquisa denominada: Linguagem- ExperiênciaMemória- Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de biociência do Campus de Rio Claro- UNESP. A presente pesquisa foi ... -
A formação de professores primários nos impressos: Ataliba de Oliveira e o enfrentamento ao escolanovismo (São Paulo, 1936-1961)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Com esta tese objetivou-se identificar, analisar e problematizar discursos sobre a formação de professores primários no Estado de São Paulo, entre 1936 e 1961, engendrando os sentidos construídos por elas no âmbito das ... -
Cursinhos populares enquanto ação afirmativa: um estudo de caso
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A história dos (des)caminhos da educação básica no Brasil excluiu a população pobre dos níveis mais elevados de ensino. Faltam, hoje, políticas que garantam equidade de direitos no acesso ao Ensino Superior para camadas ... -
Os projetos de vida de adolescentes, filhos de quebradeiras de coco babaçu no leste do Maranhão: escola, trabalho e perspectivas entre continuidades e rupturas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esse trabalho objetivou conhecer os projetos de vida de adolescentes, filhos das quebradeiras de coco babaçu no Leste do Maranhão e se seus projetos passam pela continuidade das atividades de suas famílias ou se direcionam ... -
As entrelinhas da política de formação continuada da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS: qualifica, treina ou generaliza em prol de uma educação mercadológica?
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A tese analisa a política de formação continuada de professores implantada pela Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS -REME, no período de 2013 a 2018; pesquisamos um tema complexo, mas de grande contribuição para a ... -
Revivências: o ensino teatral a partir das narrativas do vivido
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esta tese trata de uma experiência formativa desenvolvida e vivenciada por mim juntamente com 15 alunos e ex-alunos da Graduação em Artes Visuais da FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira), onde sou professor ... -
A expressividade na socialização profissional docente: estudo do contexto do estágio supervisionado e da residência pedagógica em Educação Física
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A pesquisa tematiza a socialização docente entre a Universidade e a Escola, no lugar híbrido entre a formação e a profissão docente, nos espaços sociais dos dispositivos formativos Estágio Curricular Supervisionado (ECS) ... -
Pesquisa em Educação Ambiental: um estudo a partir de teses e dissertações de programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa teve como objetivo investigar a produção acadêmica sobre Educação Ambiental produzidas em programas de pós-graduação de Psicologia, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ... -
Construções identitárias de diretores de escola da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A presente pesquisa teve por objetivo central compreender como vem sendo construída a identidade dos diretores de escola do município de Rio Claro-SP e os fatores sociais e históricos que acompanham essa constituição. No ... -
Formação inicial de professores alfabetizadores em cursos de Pedagogia-licenciatura da região norte do Brasil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]As pesquisas em relação à Formação do Alfabetizador são de extrema relevância para que se tenham parâmetros de análise dos cursos de graduação e se compreenda a organização dos cursos de Pedagogia-licenciatura no Brasil. ...