Dissertações - Educação - IBRC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 373
  • ItemDissertação de mestrado
    Mulheres, mães e universitárias: uma pesquisa sobre as políticas de permanência para estudantes que se tornam mães nas universidades públicas paulistas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-03) Joaquim, Ananda Raquel de Souza [UNESP]; Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa começa no final de 2020, ano marcado pela pandemia, quando o mundo precisou reorganizar o modo de ver e viver a vida, e as pessoas foram obrigadas a se reajustar frente às novas demandas, e a confinação foi uma das alternativas adotadas para conter o avanço da doença COVID-19. O teletrabalho, as atividades (as)síncronas, assim como o trabalho do cuidado: com crianças, com idosos, com pessoas com deficiência e com a casa, colocaram em destaque tudo aquilo que era tido como “invisível” ou não essencial. Entre esses trabalhos, destacamos aqui a maternidade. Outro fenômeno recente é a expansão da educação superior, que resultou em uma democratização do ensino. A inserção de novas pessoas na educação superior escancara as contradições que a política de expansão estabeleceu para se concretizar. O Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo Ministério da Educação (MEC) de 2020, apontou que a maioria das matrículas e conclusões no ensino superior são de mulheres. Embora maioria no meio acadêmico, as instituições não foram pensadas para atender demandas específicas para as mulheres. Surgem nossos problemas de pesquisa: Há políticas institucionais de permanência elaboradas e/ou incorporadas para mães nas universidades públicas paulistas? Caso existam, elas atendem às suas necessidades? Quais caminhos possíveis para contemplar as demandas das discentes mães? O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar as políticas institucionais estudantis para alunas que são mães nas três universidades públicas USP, Unicamp e UNESP. Como método de análise, utilizamos a análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Um formulário foi disponibilizado para as discentes das três universidades, e os resultados sugerem que as políticas de permanência, como auxílio maternidade, possam adquirir um aspecto permanente. Ainda, as participantes sugerem a criação de creches; auxílios específicos; aumento de prazos; maior flexibilização dos cursos; capacitação de professores e funcionários; melhora na divulgação de informações e regulamentos; ampliação da licença maternidade; disponibilização de suporte saúde e outros (incentivo à pesquisa etc.)
  • ItemDissertação de mestrado
    Ethos de uma cultura profissional de formação docente: estudo no estágio supervisionado de prática de ensino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-23) Ducati, Juliana Malhado Bassan; Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho focaliza a formação de professores no âmbito do estágio supervisionado de prática de ensino, no curso de Pedagogia. A pesquisa focalizou a presença, em tal contexto, de elementos relativos a uma cultura profissional de formação docente. Seu objetivo central foi investigar processos de apropriação e circulação, entre professores da educação básica que recebem estagiários, de elementos ligados ao ethos de uma cultura formativa pautada por um modelo profissional de formação docente. Como objetivos específicos, procurou-se identificar : 1. se professores em exercício que foram, quando estudantes, estagiários em um projeto de estágio que se pauta pelo referido modelo, se mostram dispostos a assumir papel ativo na formação de futuros professores; e 2. Se elementos desse modelo se fazem presentes no modo como esses professores consideram seu papel no estágio. A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas com duas professoras e duas estagiárias que participam de um projeto de estágio em um curso de Pedagogia ligado a uma universidade pública no Estado de São Paulo. Os estágios são realizados em parceria com uma rede municipal de ensino. As análises dos dados reunidos no âmbito da investigação sugerem que as professoras participantes assumem posturas e atitudes formativas junto aos estagiários, pautadas por um ethos (no sentido bourdieusiano) ligado ao modelo profissional de formação docente. A partir desse ethos, as professoras assumiram uma divisão da responsabilidade pela formação das estagiárias em parceria com a universidade, reconhecendo o estágio como dispositivo central no processo formativo docente e o seu próprio papel como agente na formação.
  • ItemDissertação de mestrado
    A opressão e exploração feminina no exercício da docência: a mulher como "pueri care"
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-29) Guimarães, Érika Marin da Silva; Costa, Áurea de Carvalho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa tem por objetivo levantar elementos que contribuem para a análise da particularidade da opressão e exploração feminina no exercício da docência no Ensino Fundamental – anos iniciais. Nosso problema de pesquisa é: na profissão docente, as mulheres são tratadas de modo diferente, ou recebem atribuições diferentes em razão da condição feminina? Trata-se de um estudo de caso realizado em uma escola municipal de Ensino Fundamental – anos iniciais - no município de Santa Gertrudes - SP. Empreendemos um estudo das relações de trabalho, buscando apreender se as professoras recebem e percebem as exigências diferenciadas em razão da condição feminina, e como tais exigências se dão no interior da escola e da sala de aula. Para alcançar esse objetivo nos propusemos a inventariar as motivações das professoras para a escolha pela profissão docente; observar o processo de profissionalização delas; identificando como as situações de exploração e opressão aparecem no cotidiano, buscando apreender as imposições, dentro da escola, que podem ser associadas à condição feminina antes daquela de professora. Nosso referencial teórico é o materialismo histórico e dialético que tem no trabalho a categoria central para a constituição do ser humano, oferecendo-nos a possibilidade de compreensão da concreticidade sobre a divisão sexual do trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, para a qual utilizamos de quatorze entrevistas semiestruturadas como fonte de informação, além de sessões de observação do ambiente escolar. As análises das entrevistas foram realizadas sob mediação das categorias cuidado, ensino e divisão sexual do trabalho, a fim de conseguirmos relacionar aspectos do trabalho docente feminino com o trabalho no modo de produção capitalista. Identificamos que a exploração e a opressão do trabalho docente feminino se revela na convocação às professoras para expandirem sua função docente para além do ensino, ficando responsáveis por outros tipos de cuidado que não o ensino de conteúdos escolares.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ensino da leitura e da solução de problemas aritméticos: reflexões de professoras alfabetizadoras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-29) Bueno, Daiane Luzia de Matos; Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Na problemática social que envolve o acesso pela população brasileira à educação de qualidade, destaca-se o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita – atividades fundamentais que se constituem como instrumento no estudo de diversas áreas do conhecimento, incluindo a Matemática. Assim, coloca-se em pauta o trabalho docente relativo ao ensino da leitura e a ênfase atribuída à compreensão nesse processo, em paralelo às estratégias adotadas por professores alfabetizadores para ensinar os alunos a solucionar problemas matemáticos de aritmética. Ao entender que as concepções dos professores sobre o ensino e o aprendizado determinam suas atitudes adotadas no trabalho docente, propõe-se as questões: o que dizem os professores sobre as práticas que realizam no processo de alfabetização para ensinar a ler e compreender textos? Como os professores descrevem suas práticas referentes ao ensino de problemas matemáticos de aritmética no período de alfabetização? Objetiva-se com esta pesquisa, de cunho qualitativo, identificar as concepções teóricas subjacentes às descrições que os professores apresentam de suas próprias atuações, com referência ao ensino da leitura e da solução de problemas aritméticos no período de alfabetização. Participam do estudo 11 professoras de quatro escolas públicas de Limeira/SP que trabalharam em 2019 com alunos no período de alfabetização. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2021, por meio de um questionário e entrevista semiestruturada, com o apoio das plataformas do Google Forms e Google Meet, considerando o contexto de isolamento social imposto pela pandemia da COVID 19. As entrevistas, em formato online, ocorreram conforme a disponibilidade de horário das participantes e tiveram duração entre 42min e 1h48min. Os dados coletados foram organizados e codificados segundo as orientações de Gibbs (2009) e Manzini (2020) e, posteriormente, analisados com base nos fundamentos que compõem o referencial teórico: sobre o ensino da leitura, Micotti (2017); Solé (1998) e Jolibert et al. (1994), no que se refere à solução de problemas, Polya (2006); Mayer (1992) e Brito (2010), e no que se refere às concepções epistemológicas que subjaz o trabalho docente, Aebli (1971); Becker (2012b) e Freire (2004). A fim de identificar elementos que pudessem responder aos questionamentos que deram origem à pesquisa, os dados foram tratados por meio de análise dos relatos verbais, pela técnica designada como análise temática de Bardin (2016). Os resultados apontam que as concepções docentes sobre o ensino diversificam-se, com predominância para os pressupostos da pedagogia diretiva legitimada pela epistemologia empirista. Maior ênfase é atribuída aos elementos que compõem o sistema de escrita alfabética enquanto código no ensino da leitura. Quanto ao ensino do processo de solução de problemas matemáticos de aritmética, o foco das percepções docentes sobre suas ações centra-se nos procedimentos de cálculo e na execução do plano de solução, em detrimento da leitura minuciosa e cuidadosa do enunciado do problema.
  • ItemDissertação de mestrado
    O jovem em conflito com a lei e a execução da medida socioeducativa em meio aberto: tensões e perspectivas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Eigenheer, Juliana Maria Luccas Duarte; Fonseca, Debora Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A legislação atual preconiza a educação como direito subjetivo, porém, no presente contexto, as políticas públicas, em especial as educacionais, não têm se mostrado eficazes para inserir e manter os jovens na escola, menos ainda como uma alternativa para o não envolvimento com o ato infracional. Uma das possibilidades para a mudança desse quadro seria a construção de um projeto de vida que pudesse mudar as perspectivas de futuro dos jovens. Neste contexto, a presente pesquisa teve como principal objetivo compreender a construção do projeto de vida de jovens em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, e como a trajetória escolar atravessa esse processo, discutindo a atuação da escola e do serviço executor de medida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que para a coleta de dados se utilizou de revisão bibliográfica, análise documental, pesquisa-ação e entrevistas. A pesquisa foi realizada em um município de médio porte do interior do estado de São Paulo e traz à luz jovens que tiveram seus direitos violados desde a infância, culminando em sua entrada no meio infracional e no progressivo distanciamento dos espaços de educação formal. Os dados da presente pesquisa mostram que o serviço medida-socioeducativa pouco vem contribuindo para que a construção de um projeto de vida por e para esses jovens dentro da realidade de exclusão social que lhes é imposta. Para que a história desses jovens possa ser modificada, a partir da efetivação de seus direitos, é necessário que os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos exerçam seus papeis de acordo com o disposto nas leis vigentes em nosso país.
  • ItemDissertação de mestrado
    Enfoques dados à alfabetização na transição da educação infantil para o ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-05) Leite, Patricia Vital; Micotti, Maria Cecilia de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e a antecipação da matrícula para os seis anos de idade desde 2005-2006 colocam em evidência o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Os documentos publicados pelo Ministério da Educação para orientar a implementação das leis prescrevem ações cuja finalidade é o sucesso do ensino nessa etapa do desenvolvimento infantil, possibilitando a consecução dos objetivos estipulados na legislação. As discussões sobre o período de transição concentram-se na escolha pelo brincar ou pelo alfabetizar, desconsiderando-se que um não se contrapõe ao outro necessariamente. As abordagens feitas a esses componentes curriculares são bastante variáveis, colocando dois problemas: o das atividades realizadas referentes à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e o das práticas pedagógicas referentes à alfabetização e as concepções teóricas que lhes servem de fundamento. A pesquisa, de caráter qualitativo descritivo, teve por objetivo descrever em que consistem as atuações escolares com referência à passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental em termos dos procedimentos postos em prática para promover a transição e em termos da coerência entre esses procedimentos e as orientações pedagógicas adotadas no ensino. Participaram da pesquisa 2 coordenadoras pedagógicas e 2 professoras que lecionam no Infantil 2 e 3 professoras que lecionam no 1.º ano de um Complexo Educacional do Município de Rio Claro - SP, que atende, no mesmo espaço, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. Os dados obtidos, em entrevistas semiestruturadas foram transcritos e discutidos à luz dos documentos oficiais e de bibliografia estudada. Os resultados obtidos mostraram que as atividades pedagógicas voltadas ao brincar são reduzidas no período de transição se comparadas às realizadas em anos anteriores. Além disso, adquirem, nesse período, intencionalidade pedagógica de ensino de conteúdos associados aos conteúdos dos anos posteriores. A diversificação de gêneros textuais e de materiais está presente nas falas de todas as participantes que a justificam pelo intuito de desenvolver a aprendizagem. Os relatos das práticas enfatizam a correspondência entre sons e grafias e a silabação; a alfabetização é o foco principal do processo de transição. Nos discursos encontram-se indícios de que o modelo teórico adotado no ensino corresponde à conceituação de leitura como atividade ascendente e as concepções epistemológicas que fundamentam as práticas de coordenação e docência são empiristas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Projeto de vida e capital cultural: o ensino médio no estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-20) Pirani, Marina Barreto; Adam, Joyce Mary [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa pesquisa aborda questões sobre a construção do projeto de vida dos jovens estudantes do ensino médio, analisando as possibilidades da juventude na sua formação, construção do projeto de vida e inserção no mercado de trabalho. A pesquisa tem como objeto de estudo o módulo “Projeto de Vida”, com o objetivo de analisar, à luz da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, se o proposto para o módulo “Projeto de Vida” da rede estadual paulista, contribui para a inserção social e profissional dos jovens do ensino médio. Como objetivos específicos, o trabalho buscou analisar e discutir a finalidade da proposta do módulo “Projeto de Vida”, enquanto responsabilidade dos estudantes, adaptação ao novo mercado de trabalho e empreendedorismo como solução para o desemprego; identificar a relação entre as habilidades e competências propostas pelo material da Seduc para o módulo “Projeto de Vida”, com àquelas dispostas no Novo Currículo Paulista para o Ensino Médio, buscando refletir sobre as intencionalidades que este novo arranjo estabelece na formação educacional da juventude; e analisar as questões propostas nos objetivos específicos 1 e 2, a partir do conceito de Capital Cultural de Pierre Bourdieu. Espera-se, a partir desse estudo, ampliar as discussões acerca da juventude, assim como, desenvolver uma reflexão sobre como o capital cultural dos jovens se relaciona com as projeções de vida dos mesmos. O trabalho se fundamenta numa pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como instrumento metodológico a revisão bibliográfica e a análise documental, e para a elaboração dos resultados foi utilizada a análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, é possível apontar que a forma com que o componente foi elaborado, o torna, um condutor do desenvolvimento de habilidades e competências comumente necessárias ao ambiente empresarial. O estudante, como protagonista de sua aprendizagem, deve “assumir suas responsabilidades e escolhas”, como se o sucesso ou fracasso depende-se do indivíduo e das competências que este desenvolveu, contribuindo para criar um sentimento de autoculpa e de autoresponsabilização, colocando sobre os ombros dos jovens a incumbência por encontrar soluções para aquilo que muitas vezes está além de suas possibilidades concretas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cursinhos populares enquanto ação afirmativa: um estudo de caso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-09) Campagni, Caroline Rocha [UNESP]; Fonseca, Débora Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A história dos (des)caminhos da educação básica no Brasil excluiu a população pobre dos níveis mais elevados de ensino. Faltam, hoje, políticas que garantam equidade de direitos no acesso ao Ensino Superior para camadas mais vulneráveis da população. Nesse sentido, o surgimento dos Cursinhos Populares vem como forma de Ação Afirmativa (AA), que visa contribuir para que essa população marginalizada acesse a Universidade. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso que buscou analisar de que forma o Cursinho Popular TRIU amplia as possibilidades de acesso de alunos ao Ensino Superior e além disso conhecer os estudantes do cursinho popular TRIU e suas trajetórias de educação e trabalho; analisar se e como os alunos pobres do cursinho TRIU acessam e permanecem nas universidades públicas e privadas e analisar as propostas e as motivações do cursinho TRIU. Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e foi orientado a partir das concepções de Paulo Freire, Bell Hooks e do conceito de justiça relacional de Gewirtz somados aos conceitos de redistribuição e reconhecimento de Fraser (2006). Os procedimentos adotados para a obtenção de dados foram: aplicação de questionários, entrevista semi-estruturada e a análise documental. Como ferramenta de análise foi utilizada a Análise de Conteúdo. As considerações finais encontradas são de que a pedagogia do afeto, a educação popular, o acolhimento praticados no TRIU são fundamentais para que exista um aprendizado efetivo dos conteúdos, desencadeando no ingresso de seus estudantes nas Instituições de Ensino Superior (IESs), para além disso, o TRIU possui importante papel na transformação social, na luta pela justiça social, contribuindo para a construção identitária dos sujeitos que compõem seus espaços, fator que empodera e estimula seus estudantes que chegam ali atravessados pela desigualdade social a buscarem sua vaga no Ensino Superior. Por fim, é importante sempre destacar que a proposta de Cursinhos como a do TRIU não são suficientes para sanar as lacunas oriundas das injustiças sociais, e que apesar de atuar como AA, existem inúmeros atravessamentos de ordem econômica, social, cultural, estrutural com as quais os Cursinhos Populares não são capazes de lidar, pois algumas antecedem e outras sucedem o ingresso dos estudantes nos Cursinhos. Palavras-chave: Ação Afirmativa; Cursinhos Populares; Pré-vestibular; Cursinho Comunitário; Políticas de acesso.
  • ItemDissertação de mestrado
    Pesquisa em Educação Ambiental: um estudo a partir de teses e dissertações de programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-24) Bulgraen, Talita Barbosa Plantcoski; Santana, Luiz Carlos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa teve como objetivo investigar a produção acadêmica sobre Educação Ambiental produzidas em programas de pós-graduação de Psicologia, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O intuito foi identificar e analisar os diferentes referenciais teóricos-conceituais e temas presentes nesses trabalhos, visando compreender as especificidades desse tipo de investigação e como essas teses e dissertações podem contribuir com o campo pesquisa em EA e seu processo de consolidação. Trata-se de pesquisa documental, do tipo “estado da arte”, de caráter descritivo e qualitativo. A busca por teses e dissertações produzidas em cursos de pós-graduação em Psicologia foi realizada no website do Projeto EArte, contexto em que essa pesquisa foi desenvolvida. Identificou-se um total de 46 trabalhos, sendo 35 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado, dos quais apenas 01 não obtivemos acesso ao trabalho na íntegra. Para a realização do processo analítico do corpus documental, optamos pela técnica de análise de conteúdo proposta e definida por Bardin (2011). A partir dos resultados obtidos no mapeamento dos trabalhos, identificamos uma predominância das IES públicas como lócus na produção de pesquisa sobre EA na área da Psicologia em relação às IES privadas, uma desigualdade regional relativa à produção das pesquisas analisadas e um crescimento expressivo da produção dessas investigações a partir dos anos 2000. Diante dos dados encontrados referentes às análises dos temas e aos referenciais teórico-conceituais, notou-se a inserção e um processo de consolidação de interesse na temática ambiental em pesquisas realizadas nos cursos de pós-graduação em Psicologia. Podemos inferir que a Psicologia, enquanto campo teórico na investigação sobre as temáticas ambientais e EA, contribui para o debate sobre a relação homem e natureza, ora por um viés individualizado, ora por um viés social e complexificado, possibilitando uma visão mais ampliada do ser humano, de seu desenvolvimento e dos fatores que influenciam suas práticas e ações diárias. Espera-se, com essa pesquisa, contribuir para futuras investigações que almejam compreender a aproximação entre a Psicologia e a Educação Ambiental, no intuito de demonstrar que esse é um caminho possível de investigação e de troca de saberes. E nesse processo, a investigação sobre educação ambiental no Brasil vai se consolidando em áreas diferentes do conhecimento.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ser Reitor na Unesp: a natureza do trabalho “gerencial” na universidade pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-01) Knappe, Guilherme Eduardo Lucas; Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]; Prancic, Eduard; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa teve como objetivo descrever e compreender, a partir da perspectiva dos próprios Reitores, o trabalho do administrador e suas funções gerenciais em uma universidade pública estadual. Como objetivos específicos buscou-se caracterizar o contexto histórico e institucional da Universidade Estadual Paulista – UNESP; analisar o perfil e as trajetórias acadêmica e profissional dos Reitores; compreender sob a ótica dos Reitores quais as competências gerenciais, suas fontes de aprendizagem e quais as facilidades e dificuldades para o exercício do cargo; e por fim, entender a concepção de gestão dos reitores, seus principais desafios e dificuldades acerca da administração. A revisão bibliográfica relativa ao tema da pesquisa permitiu encontrar diferentes perspectivas sobre o trabalho do administrador e suas funções gerenciais, em particular do administrador de universidades públicas. Quanto aos métodos, o presente trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa descritiva; com abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados ocorreu através de entrevistas com os indivíduos que ocuparam o cargo de Reitor na Universidade Estadual Paulista – UNESP. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. O resultado principal da pesquisa é uma descrição do que consiste a gestão numa organização pautada por administração colegiada e democrática, mediada por um sistema burocrático, típico da administração pública brasileira a partir das perspectivas de alguns Reitores da Unesp.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação ambiental e resíduos sólidos: um estudo sobre teses e dissertações desenvolvidas no contexto escolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-30) Amaral, Letícia da Silva; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O campo da pesquisa em educação ambiental no Brasil tem expandido nas últimas décadas bem como, a constatação das possíveis contribuições da educação ambiental para a discussão sobre a problemática dos resíduos sólidos. Atualmente se produz muito a respeito dos resíduos sólidos utilizando a educação ambiental como instrumento mas há poucas informações sistematizadas sobre como essa relação está posta nessas pesquisas. Assim como na educação ambiental existem duas principais matrizes político-pedagógicas, a “conservacionista” e a “crítica”, a relação entre as temáticas da educação ambiental e dos resíduos sólidos também pode se estabelecer a partir de uma perspectiva técnico-gerencial/conservacionista ou de maneira crítica. Assim sendo, a presente investigação, que se insere no âmbito do projeto EArte, tem como objetivo discutir as pesquisas de educação ambiental, defendidas no período de 1981 a 2019, que propõem projetos ou atividades articulando a Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos, desenvolvidas em escolas regulares de Ensino Fundamental e Médio, bem como, os principais referenciais teóricos e aspectos (ambiental, econômico, social, cultural e político) privilegiados pelos autores. Trata-se de uma pesquisa do tipo “estado da arte”, e como instrumento analítico foi utilizada a “análise de conteúdo” de acordo com Bardin (2009). Para a constituição do corpus documental, foi consultado o banco de teses e dissertações do Projeto “Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica - Projeto EArte”. Por meio de buscas no banco e a partir dos critérios estabelecidos previamente, além da leitura dos resumos, foram selecionados trinta e cinco trabalhos para constituição do corpus documental desta dissertação. Realizou-se o mapeamento da produção das trinta e cinco pesquisas e a leitura e análise dos textos completos de vinte e sete dessas pesquisas (vinte e seis dissertações e uma tese). A partir das análises realizadas, constatou-se a ausência de pesquisas produzidas na região Norte do país, e a predominância das realizadas nas regiões Sudeste e Sul. Observou-se que no geral as pesquisas apresentam separadamente as discussões teóricas sobre educação ambiental e resíduos sólidos e a junção dessas duas temáticas acontece nas práticas realizadas com os alunos. E dentre os diferentes tipos de resíduos ganham destaque os domésticos (alumínio, metal, plástico, vidro e orgânico) reforçando a esfera individual da gestão dos resíduos sólidos. “Consumo/consumismo” está entre os aspectos menos abordados com os alunos e ainda que o termo “Obsolescência” seja citado na discussão teórica de nove pesquisas, apenas dois trabalhos afirmam abordar de fato essa temática com os alunos em seus projetos e atividades. Positivamente o aspecto social é discutido em 44% das pesquisas analisadas. Conclui-se que, no geral, os aspectos privilegiados são os técnico-gerenciais, que se aproximam da educação ambiental conservacionista, sendo os subtemas mais abordados a reciclagem e a coleta seletiva.
  • ItemDissertação de mestrado
    Acesso e permanência da população negra no ensino superior público: enfrentamentos necessários na Unesp de Rio Claro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-02) Cortez, Carla Magalhães; Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta dissertação de mestrado, discutiremos políticas públicas de ações afirmativas associadas ao ingresso da população negra no ensino superior público brasileiro. Os objetivos deste trabalho são discutir o conceito das ações afirmativas no contexto da discriminação racial e identificar como essas se apresentam na sociedade brasileira; averiguar a ocupação de reserva de vagas em relação à escolha de cursos e períodos na UNESP – Câmpus de Rio Claro, no período 2014 a 2018; apurar a condição de permanência e conclusão de alunos negros (cotistas) no ensino superior público na UNESP – Câmpus de Rio Claro no período 2014 a 2018; compreender a vivência e perspectiva do aluno admitido pela reserva de vagas de cunho racial na UNESP Câmpus de Rio Claro no período 2014 a 2018 – e analisar os resultados obtidos refletindo sobre o aprendizado adquirido com a pesquisa. Após um longo período rejeitando a extrema desigualdade social entre brancos e negros, “a reprodução da desigualdade, pautada em grande medida pela existência da discriminação racial, constitui um dos grandes desafios a serem enfrentados pelas políticas públicas”, afirmam Jaccoud e Theodoro (2007, p.106).Por meio da pressão dos movimentos negros e, também, pela necessidade do governo em promover ações que tivessem a intenção de diminuir o contraste da condição social entre negros e brancos no país, a adoção de políticas públicas, que favoreça esse desfecho, é imprescindível. É preciso reivindicar a implementação de ações afirmativas e ações valorativas que descaracterizem o estereótipo dos negros marginalizados e oportunize condições concretas de igualdade. Mas como se dá a colhida desse grupo que ingressa pela reserva de vagas de cunho racial nas universidades públicas; as políticas de permanência efetivada pelos Programas de Permanência Estudantil dessas Universidades atendem à demanda; a universidade está pronta para a diversidade (social, cultural e racial)? Realizamos uma investigação com estudantes que acessaram à Universidade Estadual Paulista – Câmpus de Rio Claro – pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública mais autodeclarados pretos ou pardos, através da aplicação de um questionário e realizando entrevistas (individuais) semiestruturadas. A relevância desta pesquisa se apoia na oportunidade de compreender a condição dos negros na sociedade brasileira, analisando sua (não) presença em um microcosmo social, a universidade. Analisamos políticas públicas no âmbito da política educacional que, através de ações afirmativas, pretendem equalizar as oportunidades entre negros e brancos, assumindo que as políticas universalistas não foram e não são suficientes para minimizar o abismo da desigualdade social entre negros e brancos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Identidades autônomas ou identidades subservientes: um estudo sobre projeto de vida em escolas de ensino médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-17) Camargo, Eduardo de; Adam, Joyce Mary [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A escola enquanto espaço de convivência, interação e compartilhamento do conhecimento historicamente acumulado é entendida enquanto importante instituição a ser observada na construção de identidade. Esse trabalho pretendeu-se a observar sob um olhar crítico, como foram pensados e propostos o Programa de ensino integral no estado de São Paulo e os Projetos de Vida ofertados aos alunos da rede pública do estado. Trata-se de um estudo qualitativo que tem como fonte de análise a legislação que implementou o Programa de ensino Integral, as diretrizes básicas desse programa, o plano estratégico 2019-2022 e os materiais que compõem o módulo Projeto de vida – cadernos dos professores e dos alunos. O objetivo desse trabalho é refletir sobre como as políticas educacionais e os materiais que fundamentam o Ensino Médio de Tempo Integral e o Projeto de Vida contribuem para a construção da identidade desses estudantes. Nesse sentido fez-se necessário compreender como o estado por meio de suas políticas públicas na educação construiu a ideia de protagonismo, autonomia, flexibilidade e inovação presentes nos materiais analisados. Chegou-se a conclusão de que os discursos presentes na legislação bem como nos materiais didáticos adequaram-se no decorrer do tempo e utilizam termos que remetem a um ideário inovador e de emancipação, todavia, quando analisados criticamente reforçam as armadilhas do motor neoliberal de meritocracia que responsabiliza e culpabiliza as juventudes por seus próprios destinos, afastando o estado de suas responsabilidades constitucionais e de uma educação verdadeiramente emancipadora que possibilite uma identidade autônoma.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação Ambiental e Artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-11) Almeida, Richard Fernando Dominguinhos; Santana, Luiz Carlos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa se insere no âmbito do projeto EArte: Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil”. Nesse projeto, um grupo de pesquisadores tem investigado a produção de pesquisas sobre Educação Ambiental em áreas específicas do conhecimento. Já foram desenvolvidas pesquisas na área de Direito, Sociologia, Psicologia, e agora em Artes. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar dissertações sobre Educação Ambiental desenvolvidas em programas de pós-graduação em Artes. As questões de pesquisa são direcionadas a identificar temas, referenciais teóricos metodológicos e questões de pesquisa dessas produções. A pesquisa aqui em pauta é de natureza qualitativa, do tipo “estado da arte”. O corpus documental foi selecionado no banco de dados do “Projeto EArte” e a análise das 5 dissertações selecionadas foi desenvolvida com base no referencial teórico-metodológico de Bardin (2011) - “análise de conteúdo”. Após a análise das dissertações, objetivando responder nossas questões de pesquisa, identificamos em 4 produções relatos de práticas em Educação Ambiental e em 1 produção uma abordagem voltada ao desenvolvimento sustentável. Quanto aos referenciais teóricos notamos a presença significativa de autores de teoria crítica como Paulo Freire, Walter Benjamin e Ana Mae Barbosa. As questões de pesquisa das produções são direcionadas a compreender como as Artes podem contribuir com o processo educativo da EA
  • ItemDissertação de mestrado
    Base da formação do professor: análise bibliográfica do conhecimento, prática e engajamento profissional na profissionalização do ensino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-31) Stein, Renata Frigeni; Souza Neto, Samuel de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa situa-se no campo de formação de professores com enfoque para a base de conhecimentos do professor multidisciplinar do Ensino Básico, licenciado em Pedagogia para atuar na Educação Infantil e Ensino Fundamental I anos iniciais. A perspectiva da Profissionalização do Ensino é um eixo transversal nesse trabalho à medida que se propõe analisar as três dimensões da competência profissional destacando o conhecimento, a prática e o engajamento profissional de professores. Neste contexto apresentou como problema de estudo a seguinte questão: quais são os elementos dos conhecimentos e das práticas profissionais que contribuem para a base de formação e auxiliam no engajamento profissional? Assim teve como objetivo geral investigar os elementos da base de conhecimentos que fundamentam a formação, a prática e o engajamento profissional do professor multidisciplinar da Educação Básica. Especificamente buscou-se: (a) identificar e analisar a base de conhecimentos de formação encontradas no Banco de teses e dissertações da CAPES e na Literatura; e, (b) analisar os conhecimentos propostos na Base Nacional Curricular de Formação de Professores e nas políticas docentes de formação da atualidade. Metodologicamente optou pela pesquisa qualitativa, estudo exploratório, envolvendo o estudo bibliográfico e como técnicas análise documental, consulta ao Catálogo de teses e dissertações da CAPES e análise de conteúdo. A produção dos dados foi organizada em três eixos: (a) Políticas de formação e profissionalização docente; (b) Formação de professores: produção literária no campo da docência como profissão; (c) Catálogo de teses e dissertações da CAPES. Entre os resultados destacamos: 1) As políticas de formação em sua operacionalização apresentam descompassos entre os discursos e a efetivação, oscilando entre avanços e retrocessos no campo da formação de professores, sendo mais bem explicitadas na metáfora do zigue-zague e ou na metáfora do pêndulo. 2) O aporte teórico apontou a necessidade da formação continuada e ou formação em serviço caminhar para uma articulação efetiva entre a formação universitária (conhecimentos universitários) e o campo de atuação (saberes profissionais) na parceria entre Universidade e Escola, visando a profissionalização dos professores, bem como de uma base de conhecimentos que explore o conhecimento profissional docente no que se refere ao tacto pedagógico e discernimento, visando tomar uma posição. 3) No trabalho de consulta ao banco de teses e dissertações da CAPES (2002-2019), vinculado ao professor da Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental, trabalhou-se com os temas Conhecimento Profissional (CO-PRO), Prática Profissional (PRA-PRO) e Engajamento Profissional (ENGA-PRO), emergindo alguns elementos que podem caracterizar essa Base da Formação, como: 3.1 - PRA-PRO: a aprendizagem da docência, a identidade profissional, as fontes dos saberes docentes, formação continuada, dispositivos de formação e ou controle para a reflexão, PIBID - prática de iniciação, carência de conhecimentos, dificuldades na ação cotidiana; 3.2 - CO-PRO: o caráter biográfico da identidade profissional, bem como a importância do “outro social”, processo de socialização e formação continuada; 3.3 - ENGA-PRO: ressignificação da prática e autoformação. Concluímos que as políticas formativas se utilizam de elementos da literatura do campo em seu discurso, mas sua efetivação depende de outros fatores que podem, muitas vezes, serem distorcidos na sua operacionalização. A Base de formação do professor multidisciplinar da Educação Básica é plural; está em constante construção; insere-se na formação continuada, visando o desenvolvimento profissional docente; exige a assunção de um compromisso moral/social com os alunos, mas também com os pares e com a sociedade no exercício de uma profissionalidade docente; mas também depende de tomadas de posição no sentido de se formar e agir por uma profissão, educação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Danças e infâncias: entre corpos e corpos e corpos...
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-07) Barros, Mayra Giovaneti de; Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Composição: experiências, infâncias, mistérios, danças, corpos; um aventuramento! Movimento-movimento-movimento. (uma experiência como professora de dança com crianças em uma ONG). Caminhos que se abrem de uma estrada sem destino: arriscar! Afirmar-afirmar-afirmar. (um[vários] pensar[es] o[s] corpo[s] a partir dos encontros criancescos, dançantes e imagéticos). Um povoamento de percursos possíveis: criar! Um convite a experimentar um corpo-pensamento que se faz nas relações. Vazar-vazar vazar. (uma composição com Deleuze e Guattari). Um dançar que ensina; pesquisar. Um ensinar que pesquisa; dançar. Um pesquisar que dança; ensinar. Delirar-delirar-delirar. (que educação pode ser pensada nos encontros com as crianças? Que dança pode ser (re)pensada?) Sentir as intensidades na pele; experimentar as pluralidades! Brincar as incertezas com as crianças; presentes capturados em imagens. Mergulhar-mergulhar mergulhar. (uma pesquisa que leu, escreveu, dançou e experimentou). Uma escuta que dilata; inventar outros mundos! Entre-entre-entre...
  • ItemDissertação de mestrado
    Relatos e caminhos de infâncias e experiências: as crianças e as telas na Educação infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-31) Prado, Ana Lucia Penteado Brandão; Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta é uma pesquisa que transita entre infâncias, educação e meios de comunicação midiáticos com o objetivo de encontrar formas de pensar sobre as crianças e suas relações com as telas digitais. Como sustentação teórica traz estudiosos que falam sobre o nascimento e a morte da infância, a pedagogização que se dá a partir da educação, e como áreas da comunicação propõem uma educação das crianças para que estas possam estar frente às telas com autonomia e mais segurança. Para compor com este referencial teórico e dar movimento à pesquisa, trago diálogos, imagens e vídeos produzidos pelas crianças. A pesquisa de campo aconteceu na Escola Municipal Antonio Boldrin, em Piracicaba interior de São Paulo, durante todo o segundo semestre de 2019. Nesses encontros partimos da Pesquisa como Experiência para entregar câmeras fotográficas, filmadoras e tabletes à crianças do último ciclo da Educação Infantil, que tinham entre 4 e 5 anos, e com poucas explicações as convidarmos a registrar com vídeos e fotos o seu entorno. Entre as produções midiáticas das crianças, as experiências dadas a partir dos encontros e as muitas conversas no chão da escola, deu-se uma narrativa que pretende nos ajudar a pensar sobre as fissuras produzidas pelas crianças quando também estão frente às telas. Como um trabalho que caminha sem encontrar um ponto final, o que se nesta dissertação foi um caminho que segue como um rizoma arrastando a pesquisadora com mais perguntas em direção a outras pesquisas e outros encontros e outras experiências e outras infâncias.
  • ItemDissertação de mestrado
    O papel da comunicação social num contexto de ead e as contribuições da pedagogia universitária
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-06) Teodoro, Marcelo Catuzzo; Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o grande desenvolvimento das tecnologias de comunicação, dentro do Ensino Superior, é difícil pensar uma Pedagogia Universitária (PU), alheia a todas as mudanças. A discussão sobre a Educação à Distância (EAD), já é uma realidade no contexto Universitário. Instituições públicas e privadas cada vez mais, lançam mão da tecnologia para expandir o alcance de seus campos de atuação. É então na interface entre Pedagogia Universitária e Comunicação Social (CS), que será analisada a Educação a Distância. Na direção da valorização das tecnologias educacionais, autores como Faria (2004), apontam sua importância na busca da qualificação formativa, o que evidencia mudanças do trabalho docente. Em contraponto a esta ideia, a tecnologia não pode ser entendida com a tábua de salvação, para a busca da qualidade de ensino, mesmo porque não é a ferramenta, que vai determinar a forma com que o professor ensina e sim o conceito de ensinar, em que sua prática pedagógica estará imersa (CUNHA, 1996). Há que se levar em conta, o processo comunicacional e as diferenças entre a educação presencial e a educação a distância. Uma revisão da literatura foi conduzida, para produzir uma análise dedutiva sistemática, dos conceitos pesquisados. Caracterizando essa pesquisa bibliográfica, como um estudo teórico e de natureza qualitativa, inicialmente foram obtidos 127 resultados após os cruzamentos entre as palavras chaves, então investigados as 17 teses e dissertações que unem a tríade PU, CS e EAD, depois estratificados em uma amostra dos dez artigos da região sudeste, por entendermos que é a região onde, se concentram o maior número de trabalhos, e após a leitura dos capítulos iniciais das produções, foram selecionados aqueles (4), que, apresentaram maior correlação entre os itens da tríade, e com indicativos interessantes relacionados com humanidades digitais. Concluímos, que podemos sim falar de uma tríade, entretanto, isto somente é possível se esta, for perpassada pelas Humanidades Digitais (HD). Nas dimensões categorizadas de cada um dos pilares é possível perceber que a conectividade, a interatividade e a acessibilidade, frentes das HD, estão presentes nos trabalhos pesquisados, e conseguem sustentar as conexões entre PU, CS e EAD. A tentativa de articulação da tríade, mediatizada pela HD, pode abrir um novo campo epistemológico que poderá contribuir par o avanço da educação no ensino superior, desde que estejam assegurados princípios educacionais verdadeiramente humanísticos, transformadores e emancipatórios.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise do perfil da escrita de um grupo de alunos do 3º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-24) Manfroni, Ana Carolina; Osti, Andréia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No Brasil, cada vez mais pesquisas científicas e índices nacionais e internacionais evidenciam dados alarmantes sobre a apropriação da escrita por parte dos estudantes. Referente ao poder governamental, historicamente, uma das medidas tomadas para reverter essa realidade, bem como diminuir a desigualdade educacional, diz respeito à elaboração de referenciais curriculares, com o objetivo de promover uma formação comum. Atualmente, o documento em vigor é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que descreve as aprendizagens mínimas esperadas para cada ano da Educação Básica, isto é, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Entretanto, resultados das últimas avaliações da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (ANRESC) mostraram que ainda há muito a ser feito, visto que a maioria dos estudantes finaliza a Educação Básica apresentando desempenho insuficiente em Língua Portuguesa. Desse modo, esta pesquisa, de natureza quanti qualitativa exploratória, analisou o perfil da escrita de alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, entendendo-se por perfil da escrita aspectos relacionados à ortografia, consciência sintática e produção textual. Participaram do estudo 54 estudantes do 3º e 5º ano de uma escola pública de um município no interior do estado de São Paulo. Como instrumentos para coleta de dados, foram utilizados um ditado de frases, uma atividade de consciência sintática e uma produção textual, em que as crianças tiveram que escrever uma continuação para uma história pré-determinada. Os resultados indicam que não houve diferença estatisticamente significativa entre os anos escolares, bem como entre o sexo dos estudantes, considerando o total de erros e a pontuação obtida nos três instrumentos utilizados. Entretanto constatou-se que os conhecimentos acerca da escrita apresentados pelos alunos estão aquém do esperado para o ano escolar cursado. Entende-se que tal dado é preocupante, pois, embora as etapas apresentem uma diferença de dois anos entre si, houve poucos avanços acerca dos conhecimentos da escrita por parte dos estudantes. Desta forma, faz-se necessário refletir sobre novas estratégias de ensino da língua portuguesa, que sejam pautadas em um ensino sistematizado e voltadas à reflexão da língua escrita, de forma que os alunos consigam se apropriar plenamente de tal habilidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Reflexão crítica autoral e a busca pela construção de uma prática pedagógica na área de geografia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-11-27) Biazotto, Rodolfo Ferreira [UNESP]; Azevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta dissertação de mestrado, busquei trabalhar o tema de desenvolvimento profissional docente e a importância da reflexão sobre as práticas docentes para atingir tal desenvolvimento. A reflexividade docente é um processo fundamental para o desenvolvimento pessoal, profissional e deve ser estimulado pelas instituições de ensino. Os objetivos deste estudo são: 1. Realizar uma reflexão crítica sobre minhas práticas docentes em dois ambientes institucionais distintos; 2. Contribuir para os estudos de desenvolvimento profissional docentes; 3. Entender como tal reflexão ressignificou minha prática pedagógica como professor de geografia. Para isso, esse estudo, de natureza qualitativa, utiliza como instrumento metodológico os registros escritos por mim ao longo de um ano lecionando para duas diferentes turmas, em duas diferentes escolas particulares do interior do Estado de São Paulo. Foram analisados relatos de minha prática docente que abordam os mais temas: Autonomia em sala de aula; Troca de experiência entre professores; Desinteresse dos alunos; Conselho de classe; Avaliação de desempenho docente. Para analisá-los fundamentei-me no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). Os dados foram organizados em inventários (PRADO e MORAIS, 2011) que me permitiram direcionar o olhar para a análise dos registros e compreender como se deu meu desenvolvimento profissional docente ao longo deste estudo. Após todos os registros coletados e inventariados, foram selecionados nove relatos, sobre os cinco temas acima mencionados, para serem analisados. Busquei assim, por meio deste, perceber um caminho para o desenvolvimento profissional docente. Acredito que o trabalho pode contribuir para o desenvolvimento de um profissional mais reflexivo e preocupado com a qualidade de sua prática docente. Acredito também que, para pensar o desenvolvimento deste profissional, a participação das instituições de ensino onde estes atuam é algo fundamental. Dessa maneira, este estudo contribui também para se pensar o papel formador das escolas.