Dissertações - Educação Matemática - IGCE
Browse by
Recent Submissions
-
Pensamento computacional e Matemática: uma abordagem com o Scratch
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o processo de construção de jogos digitais em um ambiente que viabiliza o Pensamento Computacional, visando ao desenvolvimento de habilidades matemáticas. ... -
Origami e produção de vídeos digitais: um estudo sobre a produção matemática em um curso de extensão universitária
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021) [Dissertação de mestrado]Este trabalho apresenta uma pesquisa que teve como objetivo compreender a produção matemática de estudantes, mais especificamente, graduandos e professores de Matemática na Educação Básica quando exploram Geometria por ... -
Tecnologias digitais no ensino de Matemática: um olhar para escolas do Programa Ensino Integral
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa de mestrado teve por objetivo investigar o uso das Tecnologias Digitais (TD) no ensino de Matemática em três escolas estaduais de ensino integral da cidade de Rio Claro que fazem parte do Programa de Ensino ... -
Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básica
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa, que está apoiada nos pressupostos da metodologia qualitativa, tem como objetivo compreender as perspectivas de licenciandos em Matemática sobre a utilização das Tecnologias Digitais na Educação Básica, ... -
Denúncias e anunciações sobre camadas de vulnerabilidade social e Educação Matemática junto a um grupo de mulheres pretxs que assumiram empoderar-se por meio da tecnologia
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa mobilizou, junto à educação matemática, temas relacionados à vulnerabilidade social associada a questões de gênero, sexualidade e raça a partir de um trabalho de campo amparado pelo método da cartografia com ... -
Análise do registro das atividades matemáticas para alunos cegos: da tinta ao braille
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa teve por objetivo analisar o que acontece na troca de registro de representação quando se faz a conversão da tinta ao braille nas atividades matemáticas para o aluno cego. As atividades foram escolhidas das ... -
O ensino de matemática para mulheres no Colégio Piracicabano (1881-1908)
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Essa pesquisa se situa na área de História da Educação Matemática e tem como objetivo elaborar uma interpretação histórica sobre o ensino de Matemática para meninas, no final do século XIX e início do século XX [1881-1908] ... -
As funções da Geometria em outros campos da Matemática: uma análise de livros didáticos
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O principal objetivo deste trabalho é investigar as funções que a Geometria desempenha em campos não-geométricos em livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático ... -
A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Essa pesquisa tem como objetivo analisar a coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, utilizando o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade proposta por Thompson, em ... -
A mobilização das narrativas no Projeto de Iniciação à Docência de um curso de Pedagogia
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação teve como objetivo compreender como as narrativas são mobilizadas em um subprojeto denominado “A contribuição da literatura nos processos formativos no contexto escolar” do Programa Institucional de Bolsa ... -
Um estudo interpretativo de teses e dissertações sobre disciplinas de conteúdo matemático: articulações com o campo da formação de professores de Matemática
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo interpretativo de 26 teses e dissertações, desenvolvidas em programas de pós-graduação de instituições brasileiras no período de 2001 a 2017, as quais investigaram sobre ... -
Vídeo, comunicação e Educação Matemática: um olhar para a produção dos licenciandos em Matemática da Educação a distância
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]A pesquisa relatada nesta dissertação faz parte do projeto E-licm@t-Tube e teve como objetivo investigar como diferentes fatores influenciaram a maneira como a matemática foi comunicada nos vídeos produzidos pelos licenciandos ... -
Pensamento computacional e a formação de conceitos matemáticos nos anos finais do Ensino Fundamental: uma possibilidade com kits de robótica
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Dissertação de mestrado]A pesquisa de Mestrado que apresento nesta dissertação foi conduzida pela pergunta: Quais as possíveis contribuições que o desenvolvimento do Pensamento Computacional pode propiciar ao processo de formação de conceitos ... -
Aspectos do pensamento computacional na construção de fractais com o software GeoGebra
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação apresenta uma pesquisa que teve o objetivo de investigar aspectos do Pensamento Computacional (PC) emergentes em um grupo de estudantes de graduação em Matemática ao explorarem a Geometria Fractal com o ... -
Paulo freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa tem por objetivo compreender as diferentes dimensões que emergiram durante a produção de vídeos digitais com Matemática e a realização do I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática na Escola, em ... -
Geometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebra
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Dissertação de mestrado]Neste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de São José dos Campos – SP. Os alunos realizaram atividades relacionadas a ideia de volume de um sólido ... -
Cenários para investigação e Educação matemática em uma perspectiva do deficiencialismo
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Dissertação de mestrado]O que você veio fazer aqui? Essa pergunta foi feita a mim por uma criança do Ensino Fundamental I, no período em que estive em sua sala de aula para o desenvolvimento de algumas tarefas matemáticas – período esse, o qual ... -
Elaborando atividades matemáticas com o software GeoGebra
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Dissertação de mestrado]O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorre o processo de elaboração de atividades matemáticas com a utilização do software GeoGebra por parte de um grupo de pesquisadores em Educação Matemática. As perspectivas ... -
Método de perspectiva e Brouillon project: dois estudos de Desargues sobre perspectiva e geometria de projeções
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho discorre a respeito de dois textos do arquiteto e matemático francês Girard Desargues. As obras que aqui chamamos de Método de Perspectiva (1636) e Brouillon Project (1639), foram desenvolvidas em um ... -
Performance matemática digital e GeoGebra: possibilidade artístico-tecnológica em educação matemática
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação busca investigar o processo de produção de Performances Matemáticas Digitais (PMD) com o auxílio do software GeoGebra em ambientes educacionais voltados à formação de estudantes e professores de Matemática. ...