Teses - Educação Matemática - IGCE
Browse by
Recent Submissions
-
Vídeos digitais e Educação Matemática: uma possibilidade de pesquisa educacional baseada em arte
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Como um coletivo de Seres-Humanos-Com-Mídias utilizou a Arte na produção de vídeos digitais com conteúdo de Matemática em um Festival? Inicialmente, para compreender essa questão central, buscou-se por trabalhos acadêmicos ... -
Perspectivas de professores sobre a escolha do livro didático de Matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]O livro didático auxilia o professor a planejar e desenvolver as oportunidades e situações de aprendizagem de maneira a atender as singularidades de seus estudantes. Por tratar-se de um objeto plural, ele também propicia ... -
A presença da Matemática nos colégios militares: entre os cursos preparatórios e o colégio militar do Imperador Pedro II
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]O desenvolvimento da Arquitetura Militar do período permitiu a formação das primeiras lições de aritmética, trigonometria e geometria no início do século XVIII, a partir da criação do curso preparatório à formatura de ... -
Uma história da definição rigorosa das integrais definidas de Cauchy, Riemann e Jordan
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Tecemos uma história das integrais definidas sob o ponto de vista do rigor. Nossa pesquisa busca compreender como o rigor se manifestou no cálculo integral durante o século 19. Para isso, analisamos três fontes históricas ... -
Processo formativo em Matemática: invenções robóticas para o Parkinson
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Nesta pesquisa, buscamos compreender o processo de formação em Matemática de estudantes de Ensino Médio quando constroem jogos digitais e desenvolvem dispositivos robóticos associados, destinados ao tratamento de sintomas ... -
Sonhos de adolescentes em desvantagem social: vida, escola e educação matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A partir de conceitos que se inter-relacionam, como sonho, foreground, transcendência, ser mais, inacabamento, e alteridade, tendo por base especialmente os autores Paulo Freire, Ole Skovsmose e Emmanuel Lévinas, essa tese ... -
Negociação de significados em um grupo/comunidade de prática do ensino médio que produz performance matemática digital
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esta pesquisa investiga aspectos/dimensões sobre como ocorre a negociação de significados em um Grupo/Comunidade, em que alunos do Ensino Médio produzem performance matemática digital (PMD), em uma perspectiva que aborda ... -
Realidade aumentada e o ensino de cálculo: possibilidades para a constituição do conhecimento
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Nosso objetivo nesta pesquisa é compreender os modos pelos quais se dá a constituição do conhecimento matemático do aluno que com Realidade Aumentada explora assuntos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Os ... -
Compreensões sobre a resolução de problemas com tecnologias digitais na construção de padrões dinâmicos no Scratch por estudantes do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou responder à seguinte questão: “Como estudantes de oitavo e nono anos resolvem problemas para construir padrões dinâmicos no Scratch?”. Com base nessa pergunta, o estudo objetivou: ... -
Pensamento algébrico nos anos iniciais: um olhar para as expressões do professor
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Neste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Guaratinguetá/ SP, envolvidos em tarefas relacionadas aos conteúdos ... -
Imaginação pedagógica e educação inclusiva: possibilidades para a formação de professores de matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A pesquisa teve por objetivo compreender o que se mostra em um processo de Imaginação Pedagógica, realizado por licenciandos em Matemática, quando imaginavam aulas de Matemática guiados pela perspectiva da Educação Inclusiva. ... -
A matemática em ação no ensino superior: possibilidades por meio do problem-based learning
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Este estudo tem como proposta encaminhar discussões relativas ao campo da Educação Matemática nas universidades. Seu objetivo é compreender de que formas os aspectos da matemática em ação podem emergir no Ensino Superior, ... -
Modelagem matemática: os olhares dos estudantes após o desenvolvimento de uma atividade
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Fundamentada na metodologia qualitativa, a presente pesquisa buscou compreender o que dizem os estudantes após o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática. Ela tem como pergunta: O que se mostra, a partir ... -
Lourdes de la Rosa Onuchic, educadora matemática: um exercício biográfico
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Esta tese apresenta um exercício biográfico sobre Lourdes de la Rosa Onuchic. Visando a conhecer sua trajetória de vida e sua inscrição na comunidade de educadores matemáticos, a narrativa biográfica foi constituída a ... -
Educação Matemática, sociedade e meio ambiente: reflexões sobre violência social e ambiental. Um estudo transdisciplinar e crítico em uma pesquisa Etnomatemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]A pesquisa intitulada: “Educação Matemática, Sociedade e Meio Ambiente: reflexões sobre violência social e ambiental: um estudo transdisciplinar e crítico em uma pesquisa Etnomatemática” visa promover reflexões teóricas ... -
Teatrematizar: afetações de uma professora de Matemática com escola, com teatro, com alunas, com...
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]O título, Teatrematizar, diz da temática do trabalho: uma pesquisadora, professora de matemática, atriz com a perspectiva de problematizar o produzir matemática e teatro, não matematizando o teatro, nem teatralizando a ... -
Aspectos socioculturais e políticos na especialização do conhecimento do professor de Matemática: interfaces entre o Programa Etnomatemática e o modelo do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Assume-se, tendo como norte o Programa Etnomatemática, que os contextos socioculturais e políticos influenciam de forma determinante a produção de conhecimento, tanto na esfera coletiva quanto na individual, e que essa ... -
Educação Matemática com a turma de jovens e adultos da Agrovila Campinas: um estudo com Modelagem Matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esta tese é fundamentada em uma metodologia de pesquisa de caráter qualitativo, sendo guiada pela seguinte questão: Quais as contribuições da matemática escolar, abordada por meio da Modelagem, nas práticas cotidianas dos ... -
Perceber-se professor de matemática com tecnologia no movimento de forma/ação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o professor de matemática se percebe sendo professor com tecnologia. Para a produção dos dados, um grupo de formação foi constituído com três professores de matemática de uma ... -
Leitura e escrita de mundo com a matemática e a comunidade LGBT+: as lutas e a representatividade de um movimento social
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Diversos grupos são excluídos e privados de seus espaços na sociedade, seja por seu gênero, raça, religião, orientação sexual, condição socioeconômica, dentre outros aspectos. Estas pessoas pertencentes a grupos intitulados ...