Teses - Biopatologia Bucal - ICT

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 149
  • ItemTese de doutorado
    Efeitos de limosilactobacillus reuteri associado à vitamina K2 em camundongos ovariectomizados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-09) Santos, Thaís Aguiar; Anbinder, Ana Lia [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A osteoporose é uma doença osteometabólica, caracterizada pelo desequilíbrio entre deposição e reabsorção óssea. Probióticos e vitamina K2 (MK-7) têm recebido atenção como terapia para a osteoporose, isoladamente. A associação de probióticos com a vitamina K é interessante, visto que suas vias benéficas possivelmente estão interligadas, podendo apresentar efeitos sinérgicos. Neste estudo, foram avaliados os efeitos de Limosilactobacillus reuteri associado à vitamina K2 (MK-7) na perda óssea induzida por ovariectomia em camundongos e no crescimento bacteriano, in vitro. No estudo in vivo, os animais foram distribuídos em cinco grupos: falsa OVX (controle); ovariectomia (OVX); OVX + L. reuteri (LR); OVX + vitamina K2 (K); OVX + LR + K. Após 4 semanas de tratamento, avaliaram-se as propriedades biomecânicas de fêmur, microarquitetura vertebral (L5), níveis de osteocalcina carboxilada e não carboxilada, expressão gênica de Ocludina, Jam3, e altura de vilos e criptas intestinais. O tratamento com L. reuteri, MK-7, assim como a sua associação, melhoraram significativamente as propriedades biomecânicas do fêmur, deterioradas pela OVX, mas não houve diferença nos níveis séricos de osteocalcina, expressão gênica ou relação vilo/cripta; indicando que a melhora nas propriedades biomecânicas não está associada à osteocalcina e que a perda óssea não se relacionou com alterações intestinais. L. reuteri, assim como a associação com MK-7, restauraram os valores de microarquitetura vertebral ao nível de SHAM, porém sem diferença para o grupo OVX. O crescimento microbiano in vitro foi avaliado associando-se L. reuteri à vitamina K2. Após os períodos de interações, foram realizadas espectrofotometrias das soluções, e as bactérias cultivadas em ágar MRS para contagem de unidades formadoras de colônias (UFC/ml). Houve aumento significativo da densidade óptica e de células viáveis após 4h de interação. L. reuteri e a associação com MK-7 melhoraram as propriedades biomecânicas de fêmures e mostraram tendência positiva na microarquitetura vertebral. O benefício da associação pode possivelmente estar relacionado à maior quantidade de L. reuteri que alcançou o intestino, por utilizar a vitamina para seu crescimento.
  • ItemTese de doutorado
    Eficácia do enxerto de tecido conjuntivo em pacientes que receberam implantes em áreas estéticas: um estudo longitudinal prospectivo com 4 anos de acompanhamento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-11) Lazzari, Thiago Rodrigues; Jardini, Maria Aparecida Neves [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os implantes osseointegrados têm sido utilizados desde a década de 50, conforme a utilização dos implantes vem crescendo, suas complicações também aumentam, principalmente quando são instalados em áreas estéticas, onde há deficiência de tecido conjuntivo peri-implantar. O objetivo deste estudo longitudinal prospectivo com 4 anos de acompanhamento foi avaliar o aumento da espessura de tecido conjuntivo peri-implantar em implantes instalados em áreas estéticas com a utilização de enxerto de tecido conjuntivo. Uma amostra de 34 indivíduos foi utilizada de um estudo prévio, o grupo teste (n=16) recebeu enxerto de tecido conjuntivo (ETC) sobre os implantes e o grupo controle (n=18) apenas o implante dental, o estudo tem um “power” de 80% (p=0,05). Após a instalação das coroas, os pacientes foram acompanhados pelo período de 4 anos, baseline, 12 meses e 48 meses, e as seguintes análises foram realizadas: Espessura tecido peri-implantar vestibular (EV), deiscência óssea (DO), altura do tecido queratinizado (AQ), avaliação estética (PES/WES e Índice de Jent), avaliação estética pelo paciente (VAS), melhora da qualidade de vida (OHIP) e medidas radiográficas (COm/d). Resultados: A análise entre os grupos não foi estatisticamente significativa para as variáveis AQ, COm/d, PES/WES, Índice de Jent, estética centrada no paciente e OHIP. A análise intragrupos da COm/d foi significante em todos os períodos, tanto no teste quanto no controle. Para AQ, houve diferença no grupo controle entre o baseline e os demais períodos; na EV do grupo teste houve uma diferença significante entre o baseline e 48 meses e entre os dados de 12 e 48 meses, observando-se uma diminuição da EV, OHIP houve diferença em ambos os grupos, entre início e fim de tratamento, já as comparações entre os grupos para as variáveis EV e COm/d foram estatisticamente significante , EV apresentou maiores valores no grupo teste e Com/d menores valores no controle .Conclusão: A colocação de ETC aumenta espessura de tecido mole e após 48 meses mantem a espessura de EV, melhora DO, não aumenta AQ, não melhora a estética do ponto de vista do paciente e do profissional e a qualidade de vida não difere daqueles que receberam apenas o implante.
  • ItemTese de doutorado
    Análise comparativa da influência de filtros de pósprocessamento e da variação dos parâmetros de aquisição na quantificação de artefatos metálicos em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-28) Fardim, Karolina Aparecida Castilho; Lopes, Sérgio Lúcio Pereira de Castro; Bressane, Adriano; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo teve como objetivo comparar o efeito de 04 filtros de realce de imagem - Multi CDT NR1 e BAR1 - do software e-Vol DX (e-Vol DX, CDT, Brasil) e os filtros 1x e 2x do software Ondemand3D (CyberMed, Seoul, Republic of Korea), na quantificação de artefatos gerados por implantes dentários em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Foram utilizadas imagens de TCFC de um phantom de mandíbula, adquiridas com variação do material do implante (titânio (Ti) e dióxido de zircônio (ZrO2)), região do implante (incisivo, canino, pré-molar e molar), tamanho do voxel (0,25 mm e 0,30mm) e posição do phantom no FOV (central, anterior, posterior, direita e esquerda). No software ImageJ em corte axial previamente definido, e usado como referência em cada um dos volumes estudados, em imagens com e sem a aplicação dos filtros, foi realizado a quantificação dos artefatos por um radiologista devidamente calibrado (ICC 0,97). Foram definidos grupos experimentais para as análises estatísticas das variáveis 02 a 02, sempre aliadas à variável filtro e seus efeitos na quantificação dos artefatos. Os testes de Shapiro-Wilk e de Bartlett, foram utilizados para avaliar a normalidade e homoscedasticidade. Para estudo das diferenças significativas entre os grupos foram utilizados os testes de ANOVA e Tukey (paramétricos), Kruskal-Wallis seguido de Conover-Iman (não paramétricos). Os resultados evidenciaram que o Ti apresentou menor quantificação em comparação ao ZrO2, nos 02 softwares. A menor quantificação de artefatos foi obtida no software e-Vol DX, filtro BAR 1, Ti e ZrO2. Não houve diferença significativa em relação ao tamanho do voxel para os materiais estudados (p=0,975 e p=0,901), posição do implante (p>0.05) e variações de posição no FOV (p>0.05). O Filtro Multi não apresentou diferenças significativas em relação às imagens sem filtro. Para os filtros do OnDemad3D, não houve diferença entre uso e não uso, independentemente do tamanho do voxel (p>0,05). Em conclusão o filtro BAR 1 apresentou-se como uma promissora ferramenta na redução dos artefatos oriundos de implantes dentários.
  • ItemTese de doutorado
    Aplicação do plasma de baixa temperatura sob pressão atmosférica no controle de biofilmes cariogênicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-10) Figueira, Leandro Wagner; Koga Ito, Cristiane Yumi; Tanaka, Marcia Hiromi; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo geral do presente estudo foi avaliar a aplicação dos jatos de plasma de baixa temperatura sob pressão atmosférica (PBTPA) produzidos por gás de argônio e hélio como gases de trabalho, no controle de biofilmes cariogênicos. Para tanto, foram estabelecidos os parâmetros físicos dos PBTPA gerados com argônio e hélio que se mostraram efetivos frente a biofilmes mono, dual e polimicrobianos compostos por combinações das espécies Streptococcus mutans, Streptococcus gordonii, Streptococcus sanguinis, Lactobacillus casei, Lactobacillus acidophilus, Candida albicans e Actinomyces naeslundii. Os biofilmes mono, dual e multi-espécies foram submetidos ao tratamento com PBTPA produzidos por dois dispositivos diferentes, um obtido comercialmente (kINPen09®) que usou argônio como gás de trabalho, e outro protótipo desenvolvido pela FEG-UNESP (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá) que usou hélio. Análises quantitativas e microscópicas (confocal, microscopia eletrônica de varredura) foram realizadas. Foi incluído controle negativo (sem tratamento), positivo (clorexidina 0,12%) e controle de gás, utilizando apenas fluxo de gás, sem produzir plasma. Além disso, os efeitos celulares do PBTPA argônio e hélio sobre biofilme dual e multi-espécies também foram analisados em microscopia eletrônica de varredura e microscopia de varredura a laser confocal. Todos os ensaios foram realizados em triplicata em três experimentos independentes. Os resultados foram tabulados e analisados quanto à distribuição. A seguir, os testes estatísticos mais adequados foram selecionados. O nível de significância foi de 5%. Os resultados obtidos para os tratamentos dos biofilmes mono, dual ou multi-espécies com PBTPA-argônio e hélio foram todos significativos em comparação ao controle negativo em todos os tempos analisados. Para PBTPA-argônio, não houve recuperação de S. gordonii e S. sanguinis em todos tempos analisados. Para PBTPA-hélio, os melhores resultados foram obtidos em 5 e 7 minutos de exposição dos biofilmes ao PBTPA. Finalmente, tanto o dispositivo gerador de PBTPA que trabalhou com gás argônio quanto o dispositivo que trabalhou com gás hélio, demonstraram resultados promissores e poderão contribuir para o desenvolvimento de novos protocolos de Odontologia de Intervenção Mínima.
  • ItemTese de doutorado
    O ensino remoto emergencial na unesp devido à pandemia de covid-19: uma análise baseada na percepção estudantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-29) Gonçalves, Taciano Moreira; Spalding, Marianne [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    With the advancement of the Covid-19 pandemic around the world, its negative impacts have been increasingly evident. As a consequence, there was a temporary closure of educational institutions in many countries, including Brazil. With the presented scenario, it was necessary to seek strategies for the continuity of the educational process. Thus, Emergency Remote Education, through the use of digital tools, has been presented as one of the alternatives used for the development of educational actions during the period of isolation. Therefore, this study aims to analyze the perception of students of college education courses on different campuses at Universidade Estadual Paulista - Unesp regarding the use of digital tools applied remotely in an emergency during the period of social distance, as well as the possible impacts on perception of learning. An analytical quantitative research, of a descriptive nature, was adopted as a methodological instrument through the application of a questionnaire, offered to students from 136 undergraduate courses on the 24 Unesp campuses. The partial results, which make up the sample, show the participation of 1,278 students. Of these, 66% (including health courses) had only theoretical classes, not in person and 18.8% had classes totally suspended. Of the sample participants, 69.4% considered their performance to be unsatisfactory during non-classroom classes. Compared to face-to-face classes, 68.3% of the students considered that their performance was inferior. As for learning, 78.4% had the perception that it was worse in relation to face-to-face classes. In addition, 83.2% of students stated that non-face-to-face classes are worse when compared to face-to-face classes, with preference (78.6%) for face-to-face classes. Regarding the students' perception, most had a predilection for on-site teaching, when compared to remote teaching, during the initial period of the pandemic. However, remote learning proved to be feasible, as it was the only alternative for the period.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação in vitro da atividade antimicrobiana dos extratos de Calendula officinalis, Capsicum annuum L e Hamamelis virginiana L. sobre cepas clínicas multirresistentes de Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-26) Palma, Ana Luiza do Rosário [UNESP]; Oliveira, Luciane Dias de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O conhecimento dos efeitos dos extratos naturais de plantas vem cada vez mais se mostrando um campo promissor. Extratos de Calendula officinalis, Capsicum annuum e Hamamelis virginiana apresentam propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidantes e potencial antimicrobiano que deve ser aprofundado. Assim, o objetivo foi avaliar ação antimicrobiana dos extratos glicólicos em culturas planctônicas e biofilmes de cepas padrão e clínicas de Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. Foi realizado o teste de microdiluição em caldo segundo Clinical and Laboratory Standards Institute, para determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Microbicida Mínima (CMM) dos extratos. Foram realizados biofilmes monotípicos, nos tempos de contato de 5 min e 24 h, utilizando o teste de MTT. A CIM e CMM variaram de 1,56 a 50 mg/mL para todas as cepas avaliadas. C. annuum (50 mg/mL) apresentou redução de 0,25% entre 8,60% para cepa ATCC de P. aeruginosa (5 min) e em 24 h redução de 99,89% entre 99,99%, destacando-se os extratos de C. annuum (100 mg/mL) e os de C. officinalis. C. annuum (200 mg/mL) apresentou redução de 18% de K. pneumoniae (ATCC 4352). Em 24 h houve redução de 8,86%-75,74%, para o extrato de C. annuum (100 mg/mL). Os extratos apresentaram resultados mais satisfatórios quando expostos aos tratamentos de 24 horas. As cepas clínicas K1, K2 e K3 responderam ao tratamento de C. annuum (50 e 100 mg/mL) (p>0,05%). Para cepa clínica K4, os extratos de C. annuum (50 e 100 mg/mL) e C. officinalis (12,5 mg/mL) promoveram redução de viabilidade semelhante a clorexidina 2% (p>0,05%). O extrato de C. annuum (50 e 100 mg/mL), promoveu a redução de viabilidade de P1 e P2, enquanto o extrato de C. officinalis (25 e 50 mg/mL), reduziu P1 (p>0,05%). Para as cepas P3 e P4 o extrato de 50 e 100 mg/mL de C. annuum, apresentaram resultados semelhantes a clorexidina. Conclui-se que todos os extratos apresentaram ação antimicrobiana em cultura planctônica, no entanto, o extrato de C. annuum foi o que apresentou importante ação antibiofilme (24 h) sobre cepas clínicas multirresistentes de K. pneumoniae e P. aeruginosa, podendo ser considerado um potencial agente antimicrobiano.
  • ItemTese de doutorado
    Associação da quitosana à terapia fotodinâmica para controle de Candida albicans: estudo em culturas planctônicas, biofilmes e células persistentes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-08) Lapena, Simone Aparecida Biazzi De; Junqueira, Juliana Campos [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A terapia fotodinâmica (TFD) vem se mostrando como um método eficaz no controle de micro-organismos patogênicos, sendo investigada para o tratamento de diversas doenças infecciosas, como a candidose bucal. Recentemente, alguns agentes potencializadores dessa terapia têm sido estudados, incluindo a Quitosana (QT), um polímero natural extraído do exoesqueleto de crustáceos. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito potencializador da QT na TFD mediada pelo fotossensibilizador Azul de Metileno (AM) sobre cepas de Candida albicans, investigando sua ação em culturas planctônicas, biofilmes e células persistentes ao fluconazol. Além disso, foi avaliado a capacidade da QT em interferir na absorção do AM pelas células de Candida. Foram utilizadas duas cepas de C. albicans, sendo uma padrão (ATCC 18804) e uma clínica isolada de candidose orofaríngea (70). Para os ensaios em culturas planctônicas, as cepas de C. albicans foram cultivadas em caldo Yeast Nitrogen Base (YNB) por 24 horas. Os biofilmes foram formados por 48 horas no fundo das placas de 96 poços. Para indução de células persistentes, C. albicans foi cultivada com altas concentrações de fluconazol por 48 horas. A seguir, foram realizados os tratamentos com QT a 5 mg/mL (pH de 6,5), AM nas concentrações de 300 ou 600 μM, e irradiação com LED (660 nm) na densidade de energia de 30 J/cm2. Foram incluídos oito grupos experimentais: TFD com AM e QT na presença de Luz (AM+QT+L+), AM e QT sem Luz (AM+QT+L-), QT e Luz (QT+L+), QT sem Luz (QT+L-), TFD com AM e Luz (AM+L+), AM sem Luz (AM+L-), Solução Fisiológica com Luz (F-L+) e apenas Solução Fisiológica (F-L-). Após os tratamentos, foi realizada contagem de unidades formadoras de colônias (UFC/mL). Para determinar a absorção do fotossensibilizador pelas células de C. albicans, as células foram lisadas e centrifugadas para leitura da densidade óptica. Os dados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey (p<0,05%). Na TFD em culturas planctônicas, o AM (300 μm) reduziu as células de Candida em 1,6 log (UFC/mL), enquanto que a associação AM+QT levou à redução de 4,7 log. Na TFD em biofilmes, ocorreu redução microbiana de 2,9 log para o tratamento com AM (600 μm) e de 5,3 log para AM+QT. Em relação às células persistentes, a redução encontrada foi de 0,8 log para AM e 1,5 log para AM+QT. No teste de absorção, a penetração do AM nas células de Candida (DO 0,02) foi aumentada na presença da QT (DO 0,39). Concluiu-se que a QT potencializou o efeito antimicrobiano da TFD em culturas planctônicas, biofilmes e células persistentes de C. albicans, provavelmente por facilitar a penetração do AM nas células fúngicas.
  • ItemTese de doutorado
    A adição de solução de permanganato de potássio ao curativo preconizado por diretrizes internacionais, no local de inserção do cateter venoso central, pode reduzir a prevalência de infecções da corrente sanguínea em unidade de terapia intensiva? um ensaio clínico randomizado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-29) Santos, Carlos Eduardo da Rocha [UNESP]; Oliveira, Luciane Dias de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As infecções relacionadas à assistência à saúde são muito prevalentes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo 30% delas relacionadas às infecções da corrente sanguínea; estas são relevantes por aumentar a morbimortalidade e os custos de internação. A proposta deste estudo é avaliar se a adição de permanganato de potássio à 1:10.000 ao curativo nos locais de introdução de cateter venoso central (CVC) é capaz de reduzir as infecções de corrente sanguínea, nos pacientes internados na UTI do Hospital Policlin 9 de julho (HP9Julho). Trata-se de um ensaio clínico, randomizado e controlado que avaliou o banco de dados de controle de infecção hospitalar do HP9Julho, de 353 cateteres/dia que receberam em seus curativos, nos locais de inserção do CVC, realizados conforme recomendações do 2011 CDC Guidelines, a adição da solução de permanganato (KMnO4) à 1:10.000 (Grupo KMnO4), e 353 cateteres/dia que não receberam o KMnO4 (Grupo Controle). Nos resultados, com relação à presença de infecção de corrente sanguínea, foi encontrada uma relação de 7:2, quando comparado o grupo controle com o grupo KMnO4, o que apresenta significância estatística, entretanto. Os grupos KMnO4 e Controle foram avaliados e comparados por meio dos testes de Mann-Whitney e teste Binomial das Proporções com relação a 2 variáveis individuais (gênero e idade) além de 8 variáveis clínicas (intubação orotraqueal, CVD, CVC, cateteres-dia, óbitos, hemocultura positiva, APACHE II e SAPS III), sendo que houve diferença estatisticamente significante apenas entre os valores de hemoculturas positivas (p- valor = 0,05). Portanto, o resultado deste estudo mostrou que a adição de permanganato de potássio 1:10.000, ao curativo recomendado pelo 2011 Guidelines CDC, reduziu as infecções de corrente sanguínea, relacionadas a cateter venoso central, nos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Policlin 9 de julho.
  • ItemTese de doutorado
    A eficácia do exame de termografia no diagnóstico das disfunções temporomandibular em comparação à avaliação clínica: uma revisão sistemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-05) Maselli, Andrea [Unesp]; Rode, Sigmar de Mello; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um grupo de desordens músculoesqueléticas que pode afetar os músculos da mastigação e as articulações temporomandibulares. Alguns critérios de diagnóstico vêm sendo propostos como o questionário Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (DC/TMD), avaliação clínica cuidadosa, que em algumas situações deve ser complementada com exames de imagem, incluindo radiografias convencionais, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Alternativamente, a termografia tem sido utilizada como um exame de imagem auxiliar no diagnóstico da DTM. Uma revisão sistemática das evidências existentes, em relação à eficácia do exame de termografia no diagnóstico das DTMs, foi feita para esclarecer a seguinte pergunta clínica “Qual a eficácia do exame termográfico no diagnóstico das DTMs em comparação à avaliação clínica?". A pesquisa foi realizada no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unesp, Brasil. Para isso foi traçada uma estratégia de busca nas seguintes bases de dados: PubMed, EMBASE, LILACS, Scopus, HTA DATABASE, Cochrane Library, Biblioteca Brasileira em Odontologia (BBO) e Web of Science. A busca foi registrada no PROSPERO - International Prospective Register of Systematic Reviews. Os títulos e resumos foram lidos e 86 artigos foram selecionados. Os textos completos foram lidos e a extração de dados foi realizada. A busca nas bases de dados resultou em 427 artigos, removidas as duplicatas restaram 234 artigos, e pela seleção de títulos e resumos 86 artigos foram selecionados para acesso ao texto completo. Os textos foram lidos e os dados relevantesforam extraídos. A avaliação da qualidade dos estudos incluídos foi realizada através da ferramenta QUADAS (Quality Assessment of Diagnostic Accuracy Studies) e os dados foram sintetizados de forma qualitativa, resultando em 11 artigos para extração de dados e avaliação de risco de viés. O exame de termografia pode ser considerado um exame auxiliar no diagnóstico das DTMs, porém mais estudos devem ser conduzidos.
  • ItemTese de doutorado
    Efeitos do fotoenticine, azul de metileno e farnesol na terapia fotodinâmica antimicrobiana para controle de Acinetobacter baumannii
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-30) Godoi, Lívia Mara Alves Figueiredo; Junqueira, Juliana Campos [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFDa) tem sido considerada uma alternativa para o tratamento de infecções cutâneas causadas por Acinetobacter baumannii. Entretanto, é necessária a busca por fotossensibilizadores ou compostos que potencializem seus efeitos. Os objetivos desse estudo foram testar uma nova Clorina e-6 (Fotoenticine FTC) como fotossensibilizador para TFDa sobre A. baumannii, e o Farnesol como potencializador dessa terapia. Além disso, os efeitos do FTC foram comparados ao Azul de Metileno (AM), um fotossensibilizador já aprovado para uso clínico. Para isso, foram empregados os seguintes métodos: 1) Teste de concentração inibitória mínima (CIM) para estabelecer a concentração do Farnesol a ser utilizada no estudo, 2) TFDa em culturas planctônicas com ou sem tratamento prévio com Farnesol, 3) Teste de permeabilidade da membrana celular de A. baumannii e análise por microscopia confocal para avaliar a internalização dos fotossensibilizadores, 4) TFDa em biofilmes para determinar a contagem de UFC/mL de A. baumannii e a viabilidade celular por fluorescência, 5) Ensaios in vivo para avaliar os efeitos da TFDa sobre lesões de queimadura infectadas por A. baumannii em Galleria mellonella. Como resultados, observou-se no teste de CIM que o Farnesol não teve efeito antimicrobiano sobre A. baumannii. A TFDa com AM e FTC reduziu, respectivamente, 4 e 2 log (UFC/mL) de A. baumannii em crescimento planctônico. Ambos os fotossensibilizadores foram capazes de penetrar nas células bacterianas, porém o Farnesol não aumentou a permeabilidade celular. A TFDa com AM reduziu 4 log (UFC/mL) de A. baumannii em biofilmes, já a TFDa com FTC não apresentou efeito sobre a contagem de UFC/mL. A aplicação da TFDa com FTC não teve efeito sobre as lesões de queimadura em G. mellonella, entretanto a TFDa com AM aumentou a sobrevida das larvas em 35%. Concluiu-se que a TFDa com FTC teve ação antimicrobiana apenas em culturas planctônicas de A. baumannii e a ação do Farnesol associada a TFDa foi cepa dependente. Dentro dos parâmetros testados nesse estudo, a atividade antimicrobiana da TFDa com FTC foi inferior ao AM nos ensaios in vitro e in vivo.
  • ItemTese de doutorado
    Aplicação da técnica de análise de textura em imagens por ressonância magnética como uma nova ferramenta para o estudo de alteração condilar e músculo pterigoideo lateral em indivíduos com disfunção temporomandibular
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-04) Araujo, Elaine Cristina de Carvalho Beda Correa de; Lopes, Sérgio Lucio Pereira de Castro; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Analise de textura (AT) é um método de processamento de imagens utilizado para potencializar a capacidade de diagnóstico. Desta forma este estudo teve por objetivo caracterizar os parâmetros de AT da medular do côndilo e músculo pterigóideo lateral (ventre superior) em imagens de Ressonância Magnética (RM) com o intuito de identificar possíveis alterações de indivíduos que apresentam disfunção temporomandibular (DTM), em comparação aos resultados obtidos com um grupo controle. Foram selecionados 40 exames de RM das articulações temporomandibulares de arquivo, sendo 20 exames de pacientes sem alteração na articulação temporomandibular (ATM) (grupo controle) e 20 exames de indivíduos diagnosticados com disfunção tempormandibular (grupo DTM). Todos os exames de RM foram adquiridos com o mesmo protocolo, utilizando uma bobina de superfícies bilateral de 8,0 cm de diâmetro, com imagens parassagitais látero-mediais, ponderadas em T2 e Densidade Protônica (DP), em boca fechada e máxima abertura bucal. Para a AT utilizou-se o software MaZda 4.20 (Institute of Electronics, Technical Universityof Lodz, Polônia), determinou-se a região de interesse (ROIs), sendo a mesma para todas as imagens e então foram calculados os parâmetros de textura, por meio da matriz de co-ocorrência (MCO). Os resultados foram tabulados e submetidos ao teste de Mann-Whitney. Pode-se verificar o parâmetro de Correlação (C) e o Momento da Diferença Inversa (MDI), apresentou diferença estatisticamente significante, entre os grupos analisados C x DTM verificados nas imagens ponderadas em DP, para a região da medular condilar e músculo pterigoideo lateral, respectivamente. Para as imagens analisadas em T2 nos grupos estudados, não apresentaram parâmetros que fossem estatisticamente significantes. Concluiu-se que a analise de textura é um método que potencialmente pode fornecer informações para melhorar o diagnóstico e precisão na classificação da DTM.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação das articulações temporomandibulares de indivíduos com disfunção temporomandibular de origem articular e sua relação com o lado de preferência mastigatório
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-30) Rodrigues, Rafael de Paula [Unesp]; Lopes, Sérgio Lúcio Pereira de Castro [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A mastigação pode ser realizada de maneira bilateral, porém a maioria das pessoas possui um lado de preferência mastigatório (LPM). O objetivo do estudo foi verificar, por meio de avaliação em imagens por tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), se o LPM influencia em parâmetros anatômicos das ATM de indivíduos com disfunção temporomandibular (DTM) de origem articular. Para este estudo, 106 exames (212 ATM) de TCFC foram analisados, sendo 56 exames (112 ATM) de voluntários sem o diagnóstico de DTM (grupo controle - GC) e 50 exames (100 ATM) de indivíduos com diagnóstico de DTM de origem articular (grupo experimental - GE). As variáveis analisadas nos exames foram: o formato axial e o formato paracoronal das cabeças das mandíbulas (côndilos), o grau de translação e o grau de rotação articulares, o volume das cabeças das mandíbulas, a altura e a inclinação dos tubérculos articulares. Para estudar os fatores lado, LPM e grupo foram construídos, para cada variável analisada, quatro modelos de Equações de Estimação Generalizadas (EEG) e o nível de significância adotado foi de 5%. Apenas uma interação significante foi observada entre grupo e LPM para explicar o formato axial da cabeça da mandíbula (p-valor < 0,001). No entanto, dois tipos do formato axial foram excluídos do GE por não serem observados no LPM esquerdo, e após essa exclusão, o LPM não modificou a possibilidade de o paciente apresentar qualquer um dos outros três formatos axiais (p-valor > 0,05). Dessa forma, os resultados evidenciaram que o LPM não exerceu influência sobre os parâmetros estruturais e dinâmicos das ATM de indivíduos com DTM de origem articular. No entanto, estudos complementares são necessários para que nossos resultados possam ser replicados em amostras maiores.
  • ItemTese de doutorado
    Comparação entre o uso de enxerto de tecido conjuntivo e matriz dérmica acelular xenógena associados ao retalho posicionado coronariamente para o tratamento de recessões gengivais unitárias: reanálise de dados de dois estudos randomizados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-30) Fonseca, Manuela Bafini; Santamaria, Mauro Pedrine [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As recessões gengivais apresentam alta prevalência e estão relacionadas com a demanda estética e de hipersensibilidade dentinária. A técnica de retalho posicionado coronariamente (CAF) associada ao enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (CTG) é considerada como terapia padrão-ouro para o tratamento de recessões gengivais unitárias. Contudo, o uso de enxerto autógenos está diretamente relacionado a desconforto e morbidade pós-operatória. Deste modo, biomateriais vêm sendo desenvolvidos com o objetivo de substituição do CTG, como por exemplo a matriz dérmica acelular xenógena (XDM). Tal matriz tridimensional possui características biológicas que favorecem o seu uso em cirurgias mucogengivais, apresentando um comportamento semelhante ao CTG. Apesar da literatura abordar o seu uso em mucosa peri-implantar e em recessões gengivais múltiplas, há poucas evidências a longo prazo do seu emprego em defeitos unitários e em comparação com o CTG. O objetivo do presente estudo foi de comparar o uso de XDM ao uso do CTG, associados ao CAF, no tratamento de RGU RT1. Ademais, analisar variáveis independentes influenciadoras no resultado clínico final da RGU. Cinquenta sítios com RGU foram avaliados em baseline, 3 e 6 meses a partir da redução da recessão gengival (RedRec), recobrimento radicular completo (RRC), porcentagem de recobrimento (%R), ganho em altura (ATQ) e em espessura tecidual (ETQ). Superioridade do CTG foi visto na RedRec, RRC e %R (p < 0,05) após 6 meses, bem como melhores ganhos teciduais. A partir da regressão dos dados em baseline com o desfecho de RRC, verificou-se que a ETQ se apresenta como um preditor significante [OR= 1,6473 (IC (1,134 – 2,3926)], bem como a altura da papila (AP) [OR= 8,2 (IC (1,31 – 51,2)]. Contudo, a interação XDM x ETQ revelou OR de 7,105-5 [IC (9,917-9 – 5,09-1)]. ETQ atuou como um preditor relevante para RedRec (B= 1,365, p = 0,03). AP e uso do XDM como preditores na %R (B=11,53, p = 0,001; B= -20,36; p = 0,0003, respectivamente). Aos 6 meses verificou-se uma influência negativa da variável independente XDM no RRC [OR= 4-3 (IC (2,64-5 – 0,6)] e RedRec quando comparado ao CTG. Conclui-se que CTG é superior ao XDM no tratamento de RGU RT1.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação de 5 anos de acompanhamento de fotobioestimulação tecidual como adjuvante ao enxerto de tecido conjuntivo para tratamento de recessões gengivais: estudo randomizado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-28) Bautista, Cristhian Reynaldo Gomez [UNESP]; Santamaria, Mauro Pedrine [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A terapia com laser de baixa intensidade (LBI) tem sido utilizada com sucesso para fotobioestimular e acelerar a cicatrização de feridas em seres humanos. Porém, a literatura carece de estudos controlados que avaliem o uso desta terapia no campo da cirurgia plástica periodontal. Assim o presente estudo teve como objetivo avaliar os resultados de longo prazo (5 anos) da aplicação do LBI no recobrimento radicular por meio da técnica de enxerto de tecido conjuntivo (CTG). Para tal, foi realizado um ensaio clínico triplo cego, controlado seguindo as normativas do CONSORT-STATEMENT de 2010. Foram incluídos vinte oito pacientes com recessão gengival RT1 (Classe I e II de Miller) previamente tratados com: CTG (CTG: grupo controle; n = 16) ou CTG com LBI (CTG+L: grupo teste; n = 12). Um laser de diodo (GaAlAs, 660 nm, 30 mW, 3 J/cm2) foi aplicado no grupo teste imediatamente após a cirurgia e a cada dois dias durante 14 dias (8 aplicações). A porcentagem de recobrimento radicular completo (RRC) foi de 68,75% para o grupo CTG+L e 91,6% para o grupo CTG, e a porcentagem de recobrimento radicular após 5 anos foi de 90,83% e 96,91% respectivamente. Ambos os grupos alcançaram uma taxa semelhante de RRC. Porém, pela análise intragrupo, melhores resultados foram obtidos na avaliação estética profissional dos grupos CTG e CTG+L aos 5 anos quando comparados com os dados anteriores. Dentro das limitações do estudo, concluiu-se que o protocolo LBI não ofereceu benefício adicional ao recobrimento radicular após 5 anos de acompanhamento quando associado ao CTG no tratamento de recessões gengivais RT1.
  • ItemTese de doutorado
    Alterações craniomorfológicas em pacientes adultos com bruxismo avaliados por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-13) Leite, Irene Serafim Ferrari [UNESP]; Rode, Sigmar de Mello [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste estudo foi avaliar as características craniomorfológicas de pacientes portadores de bruxismo (BX), por meio de imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Para tal, foram utilizados 70 exames de TCFC de arquivos de indivíduos com a faixa etária entre 18 e 44 anos de idade, adquiridos para finalidades ortodônticas, sob o mesmo protocolo (FOV de 17,0 x 22,0 cm e voxel de 0,4 mm, em um mesmo aparelho ICAT Next Generation - Imaging Science International, Hatfield, PA, EUA). Os exames foram divididos em dois grupos: 35 correspondentes à indivíduos apresentando BX – grupo bruxismo (GB) e 35 a indivíduos sem BX - grupo controle (GC) – todos verificados por meio de exame de clínico e físico específicos. Em ambos os grupos, foram avaliadas as seguintes características craniomorfológicas, obtidas pelo protocolo SYM: avaliação sagital; forma mandibular e a assimetria esquelética. Adicionalmente, foram avaliados: o volume das vias aéreas superiores (VAS) e os volumes condilares (VC), por meio de segmentação nas imagens de TCFC, pelo software ITK SNAP. Coletados os dados, serão aplicados testes estatísticos descritivos para cada parâmetro. E as diferenças dos grupos foram obtidas pelo teste t de Student com nível de significância de p < 0,01. De acordo com os resultados obtidos, o Ângulo Goníaco D e E (p <0,001) e S-N.Ocl (p=0,030) foram menores no GB, e Teto Fossa – Pl. Axial D (p=0,001) e E (p= 0,002) foram maiores no GB. Neste estudo, a imagem de TCFC 3D mostrou mudanças importantes e significativas na morfologia mandibular em pacientes adultos com BX em comparação com os sem BX.
  • ItemTese de doutorado
    Efeitos do sobrenadante da cultura de Streptococcus mutans sobre os fatores de virulência de C. albicans: estudos in vitro e in vivo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-08) Santos, Jéssica Diane dos; Junqueira, Juliana Campos [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Candida albicans possui capacidade de causar uma ampla variedade de manifestações clínicas devido a múltiplos fatores de virulência que agem simultaneamente para vencer o sistema imune e invadir os tecidos do hospedeiro. Estudos recentes demonstraram que o crescimento de C. albicans pode ser inibido por metabólitos produzidos por Streptococcus mutans, que estão presentes no sobrenadante da cultura bacteriana. Assim, o objetivo desse estudo foi investigar se o sobrenadante da cultura de S. mutans, além de inibir o crescimento de C. albicans, é capaz de atenuar os mecanismos de virulência desse fungo. Inicialmente, uma suspensão padronizada de S. mutans (107 células/mL) foi incubada em caldo BHI a 37ºC por 4 h em 5% de CO2. O crescimento em BHI foi filtrado em membrana de 0,22 µm, obtendo-se o sobrenadante da cultura de S. mutans livre de células. A seguir, uma suspensão padronizada de C. albicans (107 células/mL) foi adicionada ao sobrenadante filtrado da cultura de S. mutans em caldo BHI, sendo incubada a 37ºC por 24 h. Para os grupos controle, a suspensão de C. albicans foi colocada em caldo BHI ou YPD esterilizados e incubada nas mesmas condições. Após o período de incubação, o crescimento de C. albicans foi centrifugado e lavado para obtenção de uma suspensão padronizada de C. albicans contendo as células sobreviventes da exposição ao sobrenadante de S. mutans. Essa suspensão de C. albicans foi então utilizada nos testes in vitro e in vivo para determinação dos fatores de virulência desse micro-organismo. No estudo in vitro, foi investigada a atividade proteolítica extracelular de C. albicans, bem como sua capacidade de filamentação, adesão e formação de biofilmes (1:30, 6, 24 e 48 h). Para o estudo in vivo, foi utilizado o modelo de Galleria mellonella, analisando-se a curva de sobrevivência, o número de células fúngicas e hemócitos na hemolinfa de larvas infectadas por C. albicans. Para a análise estatística foi utilizado ANOVA, teste de Tukey, Kruskal-Wallis e Log-rank, com nível de significância de 5%. Verificou-se que as células de C. albicans expostas ao sobrenadante de S. mutans apresentaram redução na filamentação, formação de biofilmes e patogenicidade em G. mellonella em relação ao controle. A exposição ao sobrenadante de S. mutans também mudou o padrão de aderência de C. albicans. Entretanto, o sobrenadante de S. mutans não reduziu a atividade proteolítica de C. albicans. Concluiu-se que o sobrenadante de S. mutans apresentou capacidade de inibir importantes mecanismos de virulência de C. albicans, podendo ser uma fonte de novos agentes antifúngicos a ser explorada.
  • ItemTese de doutorado
    Efeitos do plasma frio sob pressão atmosférica como adjuvante no controle da periodontite experimental induzida por Aggregatibacter actinomycetemcomitans
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-30) Abreu, Geraldo Magno Alves de Abreu; Koga Ito, Cristiane Yumi; Lima, Gabriela de Morais Gouvêa; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A etiopatogenia da doença periodontal é complexa e exige estudos constantes em alternativas terapêuticas que possibilitem seu controle. Aggregatibacter actinomycetemcomitans está associado fortemente à periodontite crônica e à periodontite agressiva. A tecnologia do plasma frio sob pressão atmosférica tem potencial para uso na odontologia, mas sua aplicação na periodontia ainda é pouco explorada. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do plasma de baixa temperatura sob pressão atmosférica (PBTPA) como adjuvante no controle da doença periodontal experimental induzida por ligadura, inoculada com A. actinomycetemcomitans, na região cervical do primeiro molar inferior em modelo murino. Inicialmente, foram determinados os parâmetros físicos efetivos para inibição de biofilmes de A. actinomycetemcomitans utilizando cepa padrão American Type Culture Collection ATCC 29523. Foram realizados testes de screening inicial com a verificação da inibição do crescimento por exposição ao PBTPA de A. actinomycetemcomitans semeados em placas de Petri. Posteriormente, foram formados biofilmes em placas de microtitulação e foram determinados os parâmetros físicos efetivos do PBTPA. Foram realizados experimentos in vivo de indução de doença periodontal por A. actinomycetemcomitans em modelo utilizando ligaduras em ratos. A tomografia computadorizada de feixe cônico foi utilizada para avaliar o nível de perda óssea após período experimental. Os resultados mostraram que o PBTPA foi efetivo na eliminação do micro-organismo observado através da formação de halos de inibição nos tempos de 5 e 7, 5 minutos e sobre biofilmes de A. actinomycetemcomitans expostos ao PBTPA no tempo de 5 minutos. Os resultados exibiram diferença estatística significativa (p <0,001) na distância entre a junção esmalte-cemento e a crista óssea alveolar, do grupo tratado com PBTPA em relação ao grupo raspagem e ao grupo controle. Os resultados do presente estudo sugerem o potencial do PBTPA no controle da periodontite induzida, contudo análises adicionais são necessárias.
  • ItemTese de doutorado
    Efeito da terapia probiótica (Lactobacillus reuteri) coadjuvante no tratamento da periodontite associada ao Diabetes Mellitus: estudo clínico, controlado e randomizado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-26) Pedroso, Juliana de Fátima; Jardini, Maria Aparecida Neves [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A associação de probióticos ao debridamento mecânico pode ser uma proposta de tratamento das doenças periodontais, em especial para pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Avaliou-se os efeitos da administração do probiótico Lactobacillus reuteri como terapia coadjuvante no tratamento da Periodontite (P) associada ao DM2. Um total de 40 participantes diabéticos e diagnosticados com P foram randomizados em Grupo RAR+Placebo (n=20): receberam debridamento mecânico associado ao probiótico e Grupo RAR+Probi (n=20): tratados com debridamento mecânico associado a um placebo. Foram realizadas avaliações de profundidade de sondagem (P.S.), recessão gengival (RG), nível de inserção clínica (NIC), índice de placa (IP), índice de sangramento gengival (IG) e índice PISA no baseline, 30, 90 e 180 dias. Foi realizada dosagem da concentração de citocinas (INF-γ, IL-10, IL-12, IL-13, IL-1β, IL-4, IL-6, IL-8, TNF-α) do fluido crevicular gengival (FCG), no baseline e 180 dias após o tratamento. Informações sobre efeitos adversos do uso de medicamentos e sobre qualidade de vida foram coletadas. Os dados foram obtidos em média e desvio padrão, e analisados pelos testes Fridman/Tukey e MannWhiteny. Considerado a metodologia do presente estudo, os resultados obtidos apontam que o debridamento periodontal promoveu melhora significativa (p<0.05) nos parâmetros clínicos periodontais em ambos os grupos, mas o uso do probiótico não foi eficiente para resultados adicionais quando comparado com o placebo. A terapia periodontal interferiu nos níveis de citocinas do FCG, porém não se pode afirmar que o uso de probiótico apresenta o mesmo efeito.
  • ItemTese de doutorado
    Atividade antimicrobiana e antibiofilme de diferentes extratos naturais sobre cepas clínicas multirresistentes de Acinetobacter baumannii
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-10-29) Yu, Amanda Romagnoli; Jorge, Antonio Olavo Cardoso [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho teve como objetivos: a) avaliar a atividade antimicrobiana dos extratos naturais de alecrim, bardana, romã e cavalinha, sobre oito cepas de micro-organismos multirresistentes de Acinetobacter baumanii em cultura planctônica, verificando a concentração inibitória mínima e concentração microbicida mínima (CIM e CMM); b) avaliar a atividade antibiofilme dos extratos que apresentaram atividade antimicrobiana em cultura planctônica sobre cepas multirresistentes de A. baumanii no tempo de 5 minutos; c) avaliar a citotoxicidade das concentrações mais efetivas dos extratos que apresentaram atividade antimicrobiana nos testes em cultura planctônica sobre queratinócitos, em ensaio da atividade mitocondrial celular pelo método MTT, no tempo de 5 minutos. Para a determinação da CIM e CMM dos extratos utilizou-se o método de microdiluição em caldo, segundo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), norma M27-A21 (CLSI, 2002) suplementada por M27-S4 (CLSI, 2012). Este teste foi realizado sobre 8 cepas clínicas de Acinetobacter baumanii e 4 extratos, perfazendo 32 grupos experimentais (n=8). Os extratos que apresentaram ação bacteriostática ou bactericida nos testes anteriores foram avaliados sobre biofilmes monomicrobianos (8 cepas clínicas de Acinetobacter baumanii), no tempo de contato de cinco minutos. As concentrações dos extratos, que apresentaram ação anti-biofilme sobre as cepas bacterianas analisadas, foram submetidas à análise de citotoxicidade em queratinócitos humanos. A avaliação foi realizada por meio do teste colorimétrico MTT, que analisou a atividade mitocondrial celular, após contato dos extratos por 5 min. Os resultados foram analisados estatisticamente por ANOVA e Tukey Test, sendo considerada diferença estatística significativa quando p ≤ 0,05. O extrato de romã apresentou CIM e CMM para todas as cepas analisadas, em quanto o extrato de alecrim apresentou CIM e CMM para 6 cepas das 8 analisadas, ambos apresentaram redução de biofilme, entretanto, romã foi o que apresentou as maiores reduções para a maioria das cepas. O extrato de romã apresentou viabilidade celular superior a 80% na maioria das concentrações e o alecrim apresentou viabilidade celular para 5 concentrações das 8 analisadas. Com isso pode-se concluir que o extrato de romã apresentou um melhor resultado comparado aos outros extratos, pois demonstrou uma significativa atividade antimicrobiana e antibiofilme e ausência de toxicidade conforme tempo de aplicação e concentração utilizada contra as cepas clínicas multirresistentes de Acinetobacter baumanni, podendo ser considerado potencial agente terapêutico para o combate destes patógenos.
  • ItemTese de doutorado
    Hidrogel de quitosana com nanofibras de Policaprolactona (PCL) associado a extratos fitoterápicos no metabolismo celular e ação antimicrobiana: estudo in vitro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-11-06) Mello, Daphne de Camargo Reis; Vasconcellos, Luana Marotta Reis de [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo neste estudo foi produzir hidrogel de quitosana (CH) com PCL e fitoterápicos para uso preventivo de úlcera de pressão. Os hidrogéis de CH foram produzidos com glicerofosfato (GP) e com xantana (X), associados ao PCL e foram caracterizados por estereomicroscopio, intumescimento, molhabilidade e MEV. Posteriormente foram submetidos ao teste de viabilidade (MTT) com fibroblastos HFF-1 e queratinócitos HaCat. O hidrogel que apresentou melhor resultado foi escolhido para continuar na pesquisa. Posteriormente, extratos de Pfaffia panculata K, Juglans regia L, Rosmarinus officinalis L, Zingiber officinale, Própolis e Hamamelis foram colocados em contato com cepas de Staphylococcus aureus (S.a) (ATCC 6538), Streptococcus pyogenes (S.p) (ATCC 19615), Staphylococcus epidermidis (S.e) (ATCC 12228), Pseudomonas aeruginosa (P.a) (ATCC 15442), Escherichia coli (E.c) (ATCC 25922) e Klebsiella Pneumoniae (K.p) (ATCC 4352) na forma planctônica nos testes de CIM e CMM. Os dois melhores extratos fitoterápicos foram avaliados quanto ao sinergismo no teste checkerboard e posteriormente associados ao hidrogel anteriormente eleito. A seguir, o comportamento da HaCat e HFF-1 com os hidrogéis foi analisado por MTT, proteína total, ELISA, genotoxicidade e formação de biofilme monotípico com suspensões padronizadas (107 cel/mL) de S.a, S.e, S.p, P.a, E.c e K.p. Na caracterização e viabilidade o hidrogel CHX PCL apresentou os melhores resultados. Os extratos selecionados após CIM, CMM e checkerboard foram gengibre (G) e própolis (P). O extrato G se destacou na CIM com inibição de K. p e P. a. Os extratos de G e P demonstraram ação microbicida para K. p e P. a e somente o extrato P obteve ação microbicida para S. a na CMM. Houve ação aditiva dos extratos associados no checkerboard para S.p e ação aditiva e sinérgica para S. e. Os grupos de hidrogéis foram compostos por: quitosana xantana (CHX), CHX própolis (CHXP), CHX gengibre (CHXG) e CHX própolis e gengibre associados (CHXPG), todos associados ao PCL. Todos os hidrogéis demonstraram viabilidade celular acima de 70% do grupo controle, permitindo metabolismo celular observado na proteína total. Houve quantificação de IL-6 maior no grupo CHX nas duas linhagens de células enquanto a quantificação de IL-10 não exibiu diferença estatística entre os grupos. Todos os hidrogéis promoveram redução acentuada de biofilme de K.p e E.c. Os grupos CHX, CHXP e CHXG reduziram biofilme de S.e. O grupo CHXG reduziu biofilme de S.p. Para S.a e P.a o grupo CHXPG foi mais eficaz reduzindo biofilme. Concluímos que os hidrogéis apresentaram resultados satisfatórios e promissores, trazendo inovação por associação de biopolímeros e associação de extratos fitoterápicos pouco estudados. Os resultados positivos justificam a continuidade dos estudos com esse biomaterial.