Teses - Odontologia Restauradora - ICT

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 203
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação das propriedades físico-químicas e mecânicas de um sistema adesivo bioativo pela incorporação do resveratrol
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-07) Matuda, Amanda Guedes Nogueira; Pucci, César Rogério [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desse estudo foi avaliar as propriedades físico-químicas e mecânicas da incorporação do resveratrol (Sigma-Aldrich) em um sistema adesivo comercial, onde foi avaliada a resistência de união da interface adesiva, o grau de conversão, a resistência mini-flexural e propriedades antibacterianas. Adicionalmente, foi feita a análise por meio do Estereomicroscópio. Os adesivos foram divididos em quatro grupos de acordo com a concentração da incorporação do resveratrol: ASB – Adesivo Adper Single Bond 2 (3M-ESPE) sem incorporação de resveratrol, RES0,5 – Adesivo com a incorporação de 0,5% de resveratrol, RES1 – Adesivo com a incorporação de 1% resveratrol, RES2 – Adesivo com a incorporação de 2% de resveratrol. Para o teste de resistência de união foram utilizados 40 molares humanos com a superfície oclusal desgastada até a exposição da dentina, obtidos de molares humanos hígidos (n=10). O grau de conversão foi monitorado com amostras do adesivo por meio de Espectroscopia Infravermelho transformada de Fourier (FTIR) em triplicata. Para a resistência mini-flexural foram confeccionadas 10 amostras para cada grupo a partir de uma matriz de silicone (12 x 2 x 2 mm) e foi realizada na Máquina Universal de Ensaios (EMIC). A atividade antibacteriana foi feita através dos testes de difusão em ágar e contagem da unidade formadora de colônia (UFC) em triplicata, onde foram utilizados discos de adesivos polimerizados (6,5 x 1,5 mm de diâmetro) dos diferentes grupos. Posteriormente as amostras resultantes do teste de resistência de união foram observadas em Estereomicroscópio para análise do padrão da fratura. Os dados foram analisados estatisticamente quanto à sua normalidade e como apresentaram distribuição normal, foi realizado o teste de análise de variância (ANOVA) paramétrica um fator (sistema adesivo) e o teste de Tukey, sendo adotado o nível de significância de 5% para a tomada de decisões. Os resultados obtidos na microtração (MPa±Dp) foram: ASB – 41,01±2,64A; RES0,5 – 42,93±15,49A; RES1 – 42,61±13,97A e RES2 – 39,43±9,14A. No grau de conversão: ASB – 77,75±3,22A; RES0,5 – 81,02±1,95A; RES1 – 76,02±9,00A e RES2 – 58,86±15,94A. Na resistência mini-flexural: RES0,5 – 33,14±13,83A; RES1 – 31,1±12,21A; ASB – 29,72±11,95A e RES2 – 19,72 ± 5,43B. Na atividade antibacteriana não houve diferença na formação de áreas de inibição, entretanto na unidade formadora de colônia os resultados foram: ASB – 0,75±0,03A; RES1 – 0,68±0,34B; RES0,5 – 0,67±0,37B e RES2 – 0,6±0,02C. Foi concluído que a incorporação do resveratrol nas diferentes concentrações não influenciou na resistência de união da interface adesiva e no grau de conversão, no entanto, na concentração de 2%, reduziu a resistência mini-flexural do adesivo. Além disso, diminuiu a quantidade de unidades formadoras de colônia no adesivo, apresentando atividade antibacteriana.
  • ItemTese de doutorado
    Restaurações endocrown em pré-molares: influência das paredes remanescentes da estrutura dentária e materiais restauradores na resistência à fadiga
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-06) Mohidin Demachkia, Amir; Melo, Renata Marques de Melo [Unesp]; João Paulo Mendes Tribst; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da estrutura dentária remanescente e dois materiais diferentes de restauração CAD/CAM no desempenho à fadiga e no modo de falha de pré-molares tratados endodonticamente restaurados por endocrowns. Um total de 90 pré-molares superiores foram tratados endodonticamente e divididos aleatoriamente de acordo com o número de paredes axiais remanescentes, e os materiais restauradores foram divididos em 6 grupos (n = 15); quatro paredes restantes restauradas com zircônia ultratranslúcida 5Y-PSZ (grupo Fo-Z) e dissilicato de lítio (grupo Fo-L), três paredes restantes restauradas com 5Y-PSZ (grupo Th-Z) e dissilicato de lítio (grupo Th-L) e duas paredes restantes restauradas com 5Y- PSZ (grupo Tw-Z) e dissilicato de lítio (Tw-L). As restaurações foram cimentadas adesivamente e os espécimes foram submetidos a cargas de fadiga gradual em seu longo eixo (carga inicial: 200 N, frequência: 20 Hz). Uma carga incremental de 100 N por 10.000 ciclos foi aplicada com um pistão metálico de Ø 6 mm até a falha. A carga de falha por fadiga (FFL) e o número de ciclos de falha (CFF) no momento da falha foram registrados e analisados estatisticamente por ANOVA 2 fatores e teste de Kaplan-Meier (α = 0,05). Os espécimes fraturados foram examinados em estereomicroscópio em 8× e 25× e os modos de falha foram determinados como reparáveis ou catastróficos. FFL e CFF foram significativamente influenciados pelo material restaurador (p < 0,05). As restaurações de 5Y-PSZ apresentaram FFL (Fo-Z = 1487 N, Tw-Z = 1427 N, Tw-Z = 1533 N) e probabilidade de sobrevivência significativamente maiores quando comparadas com dissilicato de lítio (Fo-L = 1060 N, Th-L = 940 N, Tw-L = 1000 N). O número de paredes remanescentes não afetou o comportamento de fadiga ou modo de falha dos corpos de prova. Das restaurações de dissilicato de lítio, 51% tiveram falhas reparáveis, enquanto 95% das restaurações de zircônia ultratranslúcida 5Y-ZP tiveram falhas catastróficas. Endocrowns de zircônia apresentaram melhor desempenho em fadiga do que endocrowns de dissilicato de lítio, independentemente do número de paredes remanescentes do eixo. Endocrowns de pré-molares de dissilicato de lítio e 5Y-PSZ apresentaram maior FFL do que as cargas mastigatórias normais.
  • ItemTese de doutorado
    Tratamentos de superfície prévios à camada de caracterização: efeitos na resistência adesiva e comportamento mecânico de cerâmicas de óxido de zircônio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-02) Grangeiro, Manassés Tercio Vieira [UNESP]; Bottino, Marco Antonio [Unesp]; Camila da Silva Rodrigues; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo avaliou o efeito do jateamento com óxido de alumínio prévio à camada de caracterização no comportamento adesivo e mecânico de zircônias de segunda e terceira gerações. Na parte A, foi realizado um estudo de resistência flexural. Para isso, discos de cada zircônia (3Y-TZP, 4Y-PSZ ou 5Y-PSZ) foram confeccionados. Após polimento e sinterização, os discos foram divididos de acordo com os tratamentos de superfície: Polimento, Jateamento com Al2O3 50 µm e Jateamento com Al2O3 110 µm (n = 30). A superfície tratada de todos os discos recebeu uma fina camada de pigmentação e uma fina camada de glaze. O ensaio de flexão biaxial foi realizado na configuração piston-on-three-balls e as superfícies fraturadas foram observadas em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os dados foram submetidos à Análise de Weibull. Na parte B, avaliou-se o efeito dos diferentes tratamentos de superfície prévio à camada de caracterização no comportamento à fadiga das diferentes zircônias. Discos de 3Y-TZP, 4Y-PSZ e 5Y-PSZ foram confeccionados e distribuídos entre os tratamentos de superfície: Polimento ou Jateamento Al2O3 50 µm (n = 15), que foram realizados conforme a parte A deste estudo. Os discos foram cimentados adesivamente a um análogo de dentina (NEMA G10). Os testes de fadiga foram realizados pelo método stepwise, com aplicação de carga axial por um pistão hemisférico (carga inicial: 400 N, step: 100 N, ciclos/step: 10.000, frequência: 20 Hz). Na parte C, avaliou-se a resistência de união entre as diferentes zircônias e a camada de caracterização. Foram preparados os mesmos grupos descritos na “parte A” (n = 15). Cilindros de stain seguido por glaze foram construídos nas superfícies das zircônias. A resistência de união foi avaliada pelo teste de cisalhamento. Os tipos de falha (adesiva, predominantemente adesiva ou coesiva) foram analisados em estereomicroscópio e MEV. Análises complementares em perfilômetro e goniômetro foram realizadas. Para a parte A, o jateamento com Al2O3 110 µm aos menores valores de resistência à flexão, seguido do jateamento com as partículas de Al2O3 50 µm. Os maiores valores foram observados no grupo que não recebeu jateamento prévio à camada de caracterização. Esses resultados foram observados em todos os materiais. Na parte B, o jateamento com Al2O3 reduziu significativamente a carga e o número de ciclos para falha em fadiga de todos os materiais. Na parte C, os melhores valores de resistência de união foram atribuídos para o tratamento de superfície com Al2O3 110 µm, seguido de jateamento com Al2O3 50 µm e polimento. Dessa forma, o jateamento prévio à camada de caracterização reduz a resistência mecânica de zircônias de segunda geração e melhora a resistência de união entre os dois materiais.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação do efeito antimicrobiano em parafuso protético de implantes revestido com filme de carbono tipo diamante dopado com prata depositados por plasma
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-06) Pignataro, Rossana Reim Del' Gaudio; Nogueira Júnior, Lafayette [UNESP]; Laura Soares Souto Lepesqueur; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apesar da confiabilidade, as falhas mecânicas e biológicas das reabilitações protéticas sobre implantes ainda são persistentes. A capacidade altamente adaptativa das bactérias e sua colonização na superfície dos implantes e componentes protéticos ainda hoje é um sério problema clínico, causando mucosite e peri-implantite. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito antimicrobiano do fino filmes de carbono tipo diamante (DLC) dopado com nanopartículas de prata, depositado nos parafusos protéticos. Os filmes de DLC e DLC-Ag foram depositados pelo processo conhecido como PECVD (Plasma Enhanced Chemical Vapour Deposition). A caracterização do material foi realizada em discos da liga Ti6Al4V pelas análises scratch test, espectroscopia de espalhamento Raman, perfilometria mecânica, goniometria e espectroscopia de energia dispersiva (EDS). A atividade antimicrobiana foi avaliada utilizando uma cepa padrão de Enterococcus faecalis (ATCC 29212). Para avaliar a efetividade dos filmes depositados, foram realizados ensaios nos discos e nos parafusos (isolados e no modelo implante/pilar). Foram utilizados implantes hexágono externo de plataforma regular 4,1 mm com os respectivos pilares. Para todas as análises, as amostras foram divididas em 3 grupos de acordo com o tipo de tratamento: Grupo controle (sem tratamento); Grupo DLC, amostras revestidas com filme de DLC, Grupo DLC-Ag, amostras revestidas com filme de DLC com prata. As amostras foram analisadas por MEV. Também foi avaliada a citotoxicidade dos filmes frente a células de fibroblastos (3T3) através do ensaio de MTT. A caracterização dos filmes por espectroscopia de espalhamento raman e EDS, apresentaram resultados característicos ao DLC e DLC-Ag, como uma distribuição homogênea de carbono, prata e silício. As análises de scratch test, perfilometria mecânica e goniometria, apresentaram filmes com características hidrofóbicas, sendo DLC-Ag o grupo de maior rugosidade e coeficiente de atrito. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente com auxílio do programa GraphPad Prism versão 9.0 (GraphPad Software Inc., San Diego, CA, USA) e realizado os testes ANOVA e de Tukey para comparações entre os grupos (discos), e os testes Kruskal-Wallis e post-hoc de Dunn (parafusos). O nível de significância para todos os testes foi estabelecido em 5%. Os resultados demonstraram que a deposição do filme de DLC e DLC-Ag apresentaram redução de maneira significativa (p<0,05) na contagem de UFC/ml nos discos e parafusos isolados. Porém a dopagem com prata não trouxe um resultado superior ao filme DLC e ambos os materiais se apresentaram como não citotóxico. Concluímos que o revestimento com DLC e DLC-Ag é um material promissor, com efeito antimicrobiano, porém com limitação de aplicação.
  • ItemTese de doutorado
    Efeito da sinvastatina e do propranolol no desenvolvimento da lesão periapical de ratos submetidos ao estresse
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-07) Minhoto, Giovanna Bignoto; Valera, Marcia Carneiro [Unesp]; Khoury, Rayana Duarte; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Uma vez que o estresse crônico pode estimular o sistema nervoso simpático, diminuindo a resposta imune, favorecendo a perda óssea frente a um processo inflamatório, os objetivos deste estudo foram: 1) Avaliar os efeitos de modelos de indução de estresse no desenvolvimento da periodontite apical (P.a) e avaliar o nível de estresse gerado pelos mesmos; 2) A partir do melhor protocolo de estresse obtido foi avaliado o perfil inflamatório da PA induzida em animais sob condições de estresse, utilizando sistemicamente a Sinvastatina, Propranolol e a Sinvastatina associada ao propranolol. Na primeira parte foram utilizados 32 ratos Wistar (N=8) divididos aleatoriamente em: SE: sem estresse, sem periodontite apical (P.a); SE+P.a: sem estresse, com P.A; EP+P.a: Estresse previsível + P.a; EI+P.a: estresse imprevisível + P.a. Os animais foram submetidos ao estresse crônico por 42 dias sendo que no dia 21 foi induzida a P.a. Para comprovação do estresse foram utilizadas análises de peso e comportamentais de campo aberto (CA) e labirinto em y (Y). Foram realizadas análises micro tomográfica e histológica para avaliar o efeito de ambas as metodologias sobre a progressão da P.a. Os dados foram avaliados estatisticamente. Observou-se que não houve diferença no ganho de peso entre os animais SE e SE+P.a. Em relação aos grupos estressados o grupo estresse imprevisível apresentou menor ganho de peso quando comparado ao grupo sem estresse. Nos testes comportamentais, Y e CA observou-se um mesmo padrão de comportamento nos animais do grupo SE e SE+P.a (p>0.05). Verificou-se diferenças entre os grupos SE+P.a e EI +P.a no volume da lesão periapical, mas não houve diferença entre os protocolos de estresse. A Análise histológica mostrou maior área de P.a nos animais do grupo EI+P.a o que também foi observado pela análise microtomográfica. Na segunda etapa foram utilizados 48 animais divididos em 5 grupos (N=8): SE+P.a: sem estresse e com P.a; E+SS: Estresse + Periodontite Apical + soro; E+SN: Estresse + Periodontite Apical + Sinvastatina; E+P: Estresse + Periodontite Apical + Propranolol e S+SN+P: Estresse + Periodontite Apical + Sinvastatina + Propranolol. O protocolo de estresse utilizado foi o estresse crônico imprevisível por 42 dias. Realizou-se análises de peso e comportamentais de labirinto em y e campo aberto. Após a eutanásia foram realizadas as análises microtomográfica e a análise histológica e histomorfométrica. Os valores obtidos foram analisados estatisticamente.Observou-se que todos os grupos medicados apresentaram ganho de peso maior do que o grupo solução salina. No grupo Sinvastatina e no grupo Propranolol, os animais apresentaram maior atividade locomotora do que no grupo Solução salina. O volume da P.a foi significativamente menor nos grupos Sinvastatina e Propranolol quando comparado ao grupo solução salina. Na análise histológica observou-se que a área da lesão foi significativamente menor nos animais do grupo Sinvastatina quando comparado ao da solução salina, bem como menor intensidade e extensão do infiltrado inflamatório. Concluindo-se que o estresse crônico imprevisível aumenta a perda óssea periapical em animais com PA induzida. Além disso, concluiu-se que tanto a Sinvastatina quanto o Propranolol reduze o estresse crônico, reduzindo a perda óssea nestes animais.
  • ItemTese de doutorado
    Acurácia dimensional e adaptação de endocrowns obtidas por diferentes ferramentas de manufatura assistida por computador
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-06) Sichi, Luigi Giovanni Bernardo; Araújo, Rodrigo Máximo de [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A partir dos avanços da tecnologia CAD/CAM na Odontologia, observa-se a crescente utilização da manufatura aditiva na confecção de peças protéticas. Este trabalho propões a avaliação da acurácia interna e linha de cimentação de endocrowns produzidas através de manufatura aditiva e subtrativa. Para isso foi produzido um modelo mestre preparado para coroa endocrown, o qual foi posteriormente escaneado para desenho e fabricação das restaurações, segundo sua manufatura: aditiva (n=14) e subtrativa (n=14). As endocrowns tiveram sua parte interna escaneadas e através de software de inspeção foram comparadas as diferenças entre o projeto (CAD) e a restauração manufaturada, com a distribuição no interior de cada espécime de 90 pontos de aferição equidistantes. Seus respectivos valores de desvio foram utilizados para o cálculo de um valor eficaz (root mean square - RMS). Além disso, foi mensurada a desadaptação entre as endocrowns e modelo mestre, mediante a técnica da réplica de silicone digital, com aferição da linha de cimentação em pontos padronizados e distribuídos de forma equidistantes na região marginal, axial e pulpar, bem como a mensuração da linha de cimentação absoluta. Os dados da veracidade/acurácia interna passaram por teste de normalidade e comparação estatística pelo teste t student não pareado (α=0,05). Os resultados para veracidade interna RMS (Impresso 49.6032 μm ± 3.8917 e fresado 48.5554μm ± 2.2992) não demonstraram diferença estatística significante entre os grupos (p valor >0.05), entretanto sob avaliação qualitativa em gráfico de cores, houve distorções entre as peças produzidas e o projeto em software CAD, com padrões de distorção distintos segundo o tipo de manufatura. Quanto aos resultados da linha de cimentação, os valores de cada região passaram por teste de normalidade e comparação pelo teste t student não pareado (α=.05). Sem diferença estatística (p valor >0.05) na região marginal (impresso 52.9121 μm ± 10.8946 e fresado 61.8303 μm ± 13.4616) e linha de cimentação absoluta (impresso 84.642μm ± 8.0161 e fresado 89.1016μm ± 10.7006.). Contudo nos resultados da linha de cimentação em região axial (impresso 78.2094μm ± 10.5483 e fresado 95.3686μm ± 9.550), bem como região pulpar (impresso 160.9635μm ± 18.3995 e fresado 131.11μm ± 23.7442), houve diferença estatística significante entre os grupos (p < 0,05). Conclui-se, portanto, com relação aos valores gerais, tais como a linha de cimentação absoluta e veracidade interna, que não houve diferença estatística significante entre as duas manufaturas. Todavia, quanto a avaliações locais da linha de cimentação, o grupo impresso apresentou os melhores resultados em região axial, o grupo fresado em região pulpar e ambos os grupos com resultados semelhantes estatisticamente para região marginal.
  • ItemTese de doutorado
    Efeitos sinérgicos antimicrobianos da combinação dos extratos de sálvia e alcaçuz sobre cepas clínicas de Enterococcus faecalis e Enterococcus faecium
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-07) Santos, Thaís da Silva Alves; Carvalho, Cláudio Antonio Talge; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A crescente busca pelo conhecimento do potencial biológico presente nas plantas medicinais tem estimulado pesquisas, principalmente no que diz respeito ao potencial antimicrobiano dos extratos de plantas. Entretanto, mais estudos sobre os efeitos sinérgicos da combinação desses extratos são fundamentais para sua maior aplicação clínica. O objetivo desse estudo foi avaliar in vitro os efeitos sinérgicos antimicrobianos das associações dos extratos naturais de Salvia officinalis (S. officinalis) e Glycyrrhiza glabra (G. glabra). Foi realizada a análise antimicrobiana sobre três cepas clínicas de Enterococcus faecalis (E. faecalis), duas cepas clínicas de Enterococcus faecium (E. faecium) e uma cepa padrão de cada espécie. Foram determinadas as Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Microbicida Mínima (CMM) por microdiluição em caldo com semeadura, e Índice de Concentração Inibitória Fracionada (ICIF) pela técnica checkerboard. Para avaliar o efeito combinado dos extratos sobre biofilme foram utilizadas duas combinações dos extratos sobre biofilme formado de E. faecalis e sobre biofilme formado de E. faecium, por dois períodos diferentes: 5 minutos e 24 h, e foram avaliados os valores médios de unidades formadoras de colônias por mililitro (UFC/mL). A análise estatística foi feita aplicando método ANOVA e teste de Tukey ou Kruskall-Wallis e Dunn (significância de 5%). Os extratos de S. officinalis e G. glabra apresentaram concentração microbicida para as cepas avaliadas. A combinação dos extratos apresentou valores indiferentes (ICIF ˃ 0,5 e ≤ 4) para as cepas de E. faecium, e valores indiferentes e sinérgicos (ICIF ≤0,5) para cepas de E. faecalis. Sobre biofilme as duas combinações apresentaram reduções estatisticamente significantes do grupo controle negativo (p < 0,05). Dessa forma concluiu-se que a combinação dos extratos de S. officinalis e G. glabra possui feito sinérgico antimicrobiano contra E. faecalis e atividade antibiofilme contra E. faecalis e E. faecium
  • ItemTese de doutorado
    Novo sistema de retentor pré-fabricado perfurado e de iluminador em fibra óptica: estudo da resistência mecânica frente a variação dos cimentos resinosos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-16) Nakano, Leonardo Jiro Nomura; Paes Junior, Tarcisio José de Arruda; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo teve por objetivo avaliar a resistência à flexão de um pino experimental de fibra de vidro vazado, e a resistência adesiva entre este pino experimental à dentina radicular, associando a utilização de um dispositivo iluminador em fibra óptica, sob o processo de envelhecimento, além de determinar a distribuição de tensão pela Análise de Elementos Finitos (FEA). O pino experimental e o dispositivo iluminador de fibra óptica têm por finalidade aumentar a efetividade de fotoativação dos cimentos resinosos nos terços médios e apicais dos canais radiculares. Para o teste de flexão de 3 pontos, estritamente do pino de fibra de vidro, as amostras foram divididas em 4 grupos (n=10): pino convencional (pc), pino experimental sem preenchimento (pp), com preenchimento de cimento resinoso (ppc) e com preenchimento de fibra óptica (ppf). Para o teste de resistência adesiva Pull-out, 100 raízes de dentes bovinos foram restauradas com retentores intrarradiculares e coroas de resina composta, distribuídos em 10 grupos (n=10), tendo como variáveis: o tipo de pino de fibra de vidro [convencional (C) ou perfurado (P)], o sistema de fotoativação [com ou sem o iluminador de fibra óptica (O)], o tipo de cimento resinoso [fotoativado (F) ou polimerização dual (D)] e o envelhecimento das amostras [com e sem ciclagem mecânica (C)]. O processo de envelhecimento foi realizado através da ciclagem mecânica e as amostras foram submetidas ao teste de resistência adesiva Pull-out. A análise do modo de falha foi realizada em Estereomicroscópio. A Análise em Elementos Finitos avaliou a distribuição de tensão pela análise de von Mises, deformação total e tensão máxima principal no Software Ansys 19.3. A análise estatística foi constituída pelo teste de normalidade Shapiro-Wilk, análise de variância (ANOVA) 1, 2 e 3 fatores e teste Tukey 5%. As médias e desvios padrão de resistência à flexão foram (MPa): pc = 677 ± 81,1; ppc = 419 ± 23,2; ppf = 200 ± 32,5 e pp = 177 ± 32,8. As médias e desvios padrão de resistência adesiva foram (MPa): CD = 12,2 ± 1,21; PD = 11,1 ± 1,32; PF = 10,9 ± 1,29; POD = 13,7 ± 1,16; POF = 11,9 ± 1,48; CDC = 10,1 ± 1,33; PDC = 9,25 ± 1,11; PFC = 8,37 ± 1,25; PODC = 10,8 ± 0,95 e POFC = 9,82 ± 1,02. Os resultados do modo de falha foram: adesiva entre pino e cimento (56%), mista predominantemente adesiva entre cimento e dentina (22%), adesiva entre cimento e dentina (14%) e a mista predominantemente adesiva entre pino e cimento (8%). Concluiu-se que entre os pinos experimentais, o grupo do pino perfurado preenchido com cimento resinoso obteve o maior valor de resistência à flexão, a utilização do dispositivo iluminador aumentou os resultados de resistência adesiva nos grupos dos pinos perfurados e não houve diferença na distribuição de tensões entre os grupos.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação do efeito de biopartícula nas propriedades mecânicas, químicas e estruturais longitudinais da interface adesiva em dentina: estudo “in vitro”
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-26) Silva, Mateus Rodrigues; Gonçalves, Sergio Eduardo de Paiva [UNESP]; Campos, Tiago Moreira Bastos; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo, desenvolvido em duas etapas, avaliou a ação remineralizadora da biopartícula α-wollastonita (BP), a partir da reação com H3PO4 residual Si-O-Ca + H3PO4 → SiO2 + Ca5(PO4)3(OH)n + H2O, na resistência longitudinal de união e características da interface adesiva, quando aplicada na forma de suspensão (etanol 99,5% + 10% de BP em peso) na superfície dentinária previamente condicionada com H3PO4 37%. Na primeira etapa foi realizado um estudo piloto onde, pelas características de precipitação, foi identificada a melhor concentração de biopartículas a serem inseridas na formulação da suspensão. Na segunda etapa, duzentas coroas hígidas de incisivos bovinos foram embutidas em resina acrílica, polidas para padronizar a smear layer e divididas aleatoriamente em 2 grupos (n=100), segundo a estratégia adesiva: A - controle (H3PO4 + Single Bond™ Universal (SB)); WAS – (H3PO4 + BP em suspensão + SB). Blocos de resina composta (Filtek Z250; 3M/ESPE) de 4mm foram confeccionados por técnica incremental sobre as áreas tratadas em todos os grupos, utilizando uma matriz de silicona. As amostras foram então seccionadas para obtenção de palitos retangulares (aproximadamente 1mm2), armazenadas em água deionizada a 4ºC em recipientes individuais e divididas em 2 subgrupos (n=50) de acordo com o tempo de armazenamento de 24 h (imediato) e 12 meses (longitudinal), seguidos do teste de resistência adesiva à microtração (10 kgf, 0,5mm/min). Os dados foram submetidos ao teste ANOVA 2 fatores (p< 0,05) e teste de Weibull 2 parâmetros. As interfaces adesivas foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV) para avaliar a morfologia da interface resina-dentina, e analisadas por espectroscopia FTIR, para compreensão das interações químicas formadas na superfície dentinária. Os Resultados evidenciaram maiores valores estatisticamente significativos de resistência de união (MPa) para o grupo WAS (37,39 ± 7,48), tratado com BP e armazenado por 24 h, em comparação ao grupo A armazenado por 24 h (27,58 ± 6,43); e, para o grupo WAS armazenado por 12 meses (32,05 ± 10,64) em comparação ao grupo A armazenado por 12 meses (22,84 ± 5,76). Dados do FTIR evidenciaram o efeito da α-wollastonita na preservação do colágeno. A biopartícula mostrou ser promissora na manutenção longitudinal da qualidade da interface adesiva.
  • ItemTese de doutorado
    Influência de um novo dispositivo acessório de fotopolimerização com fibra óptica e pino de fibra de vidro experimental nas propriedades mecânicas, físico-químicas e adesão dos cimentos resinosos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-14) Gomes, Laís Carolina Landim; Paes Junior, Tarcisio José de Arruda; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro a influência de um novo dispositivo fotopolimerização e pino de fibra de vidro nas propriedades mecânicas, físico-químicas e adesão dos cimentos resinosos. Foram utilizados oitenta dentes bovinos, submetidos ao tratamento endodôntico, distribuídos em 5 grupos (n=16): CD (Pino fibra vidro e cimento dual); PF (Pino perfurado e cimento fotoativado); PD (Pino perfurado e cimento dual); POF (Pino perfurado iluminador de fibra óptica e cimento fotoativado); POD (Pino perfurado iluminador de fibra óptica e cimento dual). Os dentes foram preparados para colocação de um protótipo de pino em fibra de vidro que possui um canal interno de diâmetro regular e com conicidade progressiva. A perfuração permite a inserção da fibra óptica ao longo da extensão do pino a fim de possibilitar a ação da luz ao longo de todo o comprimento do conduto radicular. Após a cimentação, os espécimes foram seccionados perpendicularmente, e obtida 1 fatia de 2 mm de espessura do terço apical, médio e cervical. A avaliação mecânica foi realizada através do ensaio de push-out para determinação da resistência adesiva nos terços cervical, médio e apical seguido pela análise da fratura em estereomicroscópio. Os retentores intrarradiculares foram também submetidos ao teste de flexão de 3 pontos para análise do material preenchedor do pino de fibra (n=10). As análises físico - químicas foram realizadas através da determinação do grau de conversão dos cimentos (RAMAN) e análise em espectroscopia de energia dispersiva (EDS) dos monômeros presentes. A adesão foi analisada pela interface de cimentação pelo MEV e reconstrução 3D do novo sistema através do Micro-CT. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente pelo ANOVA (um e dois fatores) e comparação múltipla de Tukey, (p<0,05). Os resultados de resistência adesiva evidenciaram que o terço apical obteve o maior valor de resistência adesiva em comparação ao terço médio (p<0,001), o grupo POD do terço apical foi estatisticamente significante em relação ao grupo CD do terço médio (p<0,001). Na analise individual de cada terço, não houve diferença entre os grupos experimentais e o controle (p>0,05). A falha adesiva entre cimento e dentina foi a mais predominante entre todos os grupos e terços. O pino de fibra de vidro (controle) obteve o maior valor de resistência à flexão (p<0,001), seguido do pino de fibra de vidro perfurado preenchido com cimento resinoso (p<0,001). Os maiores valores de GC foram alcançados pelo grupo POD com 82,3% (cervical) 69,9 % (médio) e 76,21% (apical) e o EDS comprovou a presença de componentes químicos adequados. A análise da adesão do novo pino de fibra de vidro comprova uma excelente adaptação no interior do canal radicular nas regiões cervical, médio e apical. Portanto o novo dispositivo com fibra óptica e pino de fibra de vidro experimental aumentaram as propriedades mecânicas, físico-químicas e adesão do cimento resinoso.
  • ItemTese de doutorado
    Perfil inflamatório e microbiológico de pacientes com infecção endodôntica primária e periodontite apical: estudo observacional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-24) Corazza, Bruna Jordão Motta [UNESP]; Valera, Marcia Carneiro [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil microbiológico e identificar padrões de agregação bacteriana, avaliar a associação desses padrões com os níveis de mediadores inflamatórios, MMPs e sinais e sintomas clínicos e ainda correlacionar os mediadores inflamatórios entre si e com os sinais e sintomas clínicos em dentes com infecção endodôntica primária e periodontite apical (PA). Para isso, 40 dentes uniradiculares, de pacientes com infecção endodôntica primária e PA, foram submetidos à avaliação clínica, com registro de sinais e sintomas, e tomográfica através do cálculo de volumetria das lesões periapicais com o software ITK Snap. Em seguida os dentes foram submetidos ao tratamento endodôntico. Logo após a abertura coronária, amostras foram coletadas de cada canal radicular utilizando cones de papel (S1) e submetidas ao método Checkerboard DNA-DNA hybridization para investigação de espécies bacterianas presentes. Foi realizado o preparo biomecânico (PBM) e em seguida o fluído intersticial da PA foi coletado (SF1) para a quantificação dos mediadores inflamatórios (IL1-β, IL-6, TNF-α, IL-10, MMPs -2 e -9) através do ensaio multiplex e a quantificação de RvD2 através de ensaio imunoenzimático ELISA. Para a análise de correlação o teste de correlação de Spearman foi utilizado. A análise fatorial foi usada para identificar padrões de agregação bacteriana e regressão linear foi realizada para associar os escores fatoriais, mediadores e características clínicas dos pacientes (P=0,05). Correlação positiva foi encontrada entre MMP-2, -9, IL-10, IL-1β, IL-6 e TNF-α, e entre RvD2, MMP-9, IL-10, IL-1β, IL-6 e TNF-α (P<0,05), e correlação negativa foi encontrada entre IL-1β e sensibilidade a percussão (P<0,05). A análise microbiológica revelou presença de DNA bacteriano em 100% das amostras analisadas com presença de pelo menos 2 das 40 espécies bacterianas investigadas (média = 24,62) por canal. As espécies mais frequentemente detectadas foram P. gingivalis, E. nodatum, F. nucleatum spp. vicentii, S. mitis, L. bucallis e A. actinomycetemcomitans. Das 6 espécies mais detectadas, 4 delas eram gram negativas, destacando o predomínio de gram-negativos das infecções endodônticas primárias com PA. A análise fatorial determinou 2 padrões de associação bacteriana e os resultados de regressão para o fator 1 revelaram uma associação com aumento de dor a percussão (coeficiente (coef) β=0,788) e redução de dor a palpação (coefβ=-0,753) e exsudato (coefβ=-0,479). Níveis mais altos de exsudato e menores de dor a palpação foram associados a bactérias do fator 2 (coefβ=0,460 e -0,546, respectivamente). Concluímos que os mediadores inflamatórios formam uma rede inter-relacionada e que as periodontites apicais assintomáticas e sintomáticas tem uma etiologia bacteriana heterogênea e com combinações de espécies diferentes.
  • ItemTese de doutorado
    Análise de sobrevivência de coroas unitárias sobre pilares para CAD/CAM com diferentes alturas de cimentação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-20) Gomes, Leonardo Silva; Paes-Junior, Tarcísio José de Arruda; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivo: Avaliar o comportamento biomecânico do pilar protético Link Universal (TiBase) com diferentes alturas em restaurações implanto-suportadas. Materiais e Métodos: foram utilizados 40 implantes cone morse Titaniumfix Profile (4 x 10 mm) em titânio, divididos em dois grupos (n=20): Link Universal curto (Short) e Link Universal longo (Long). Vinte implantes receberam o pilar protético Link Universal de 4,5 x 4 mm (Short) e vinte implantes receberam o pilar protético Link Universal de 4,5 x 5,5 mm (Long). Por meio da tecnologia CAD/CAM foram usinadas as coroas em zircônia, cimentadas sobre os pilares protéticos. No ensaio de carga máxima para fratura, o grupo Longo apresentou média de 41,1 ± 6,96 kgf, enquanto a média do grupo curto foi de 49,5 ± 7,68, sem diferença estatística entre eles. Os espécimes passaram pelo teste de sobrevivência em fadiga (2.000.000 ciclos na frequência de 2 Hz com aplicador de aço inoxidável de 1,6 mm de diâmetro), conforme parâmetros descritos na ISO 14801:2007 e não apresentaram falhas. Na sequência, foram submetidos ao teste de sobrevivência stepwise, os espécimes não apresentaram diferenças em relação ao número de ciclos para falha, porém, em relação à carga aplicada, o pilar Link Universal Longo mostrou-se mais resistente que o pilar Link Universal Curto. A análise por elementos finitos foi realizada com os parâmetros obtidos no teste stepwise, com aplicação de carga de 450 N em 30º, simulando a condição do teste de fadiga. Os desenhos foram montados com o software Rhinoceros (version 5.4.2 SR8, McNeel Noth America, Seattle, WA, EUA) e processados no software Ansys (version 19.2, ANSYS Inc., Houston, TX, USA). O comportamento biomecânico do conjunto composto por implante, pilar protético, parafuso passante e coroa monolítica foi semelhante entre os grupos. Concluiu-se que ambas alturas da área de cimentação do pilar Link Universal apresentaram comportamento à fadiga favorável à sobrevivência clínica.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação do efeito protetor, remineralizante e antimicrobiano de dentifrícios contendo partículas bioativas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-30) Spinola, Manuela da Silva [UNESP]; Borges, Alessandra Buhler [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial protetor contra a desmineralização e o efeito remineralizante de dentifrícios experimentais contendo diferentes concentrações de partículas de vidro ionomérico pré-reagido (S-PRG - surface prereacted glass ionomer cement). Adicionalmente, o potencial antimicrobiano foi avaliado. Foram preparados 168 espécimes cilíndricos (4mm - diâmetro; 2mm - altura) de esmalte bovino hígido e polido para avaliação do potencial protetor (n=84) e remineralizante (n=84). Estes foram estratificados nos seguintes grupos de tratamento (n=12), de acordo com a concentração das partículas bioativas (S-PGR) incorporadas nos dentifrícios: 0%; 1%; 5%; 20% e 30%. Um dentifrício contendo NaF (1450 µg F/mL) foi utilizado como controle positivo e a água ultrapurificada foi utilizada como controle negativo. Os tratamentos com as suspensões de dentifrícios (1:3 com saliva artificial) foram realizados 2x/dia – 5 min/8 dias, intercalados com a ciclagem des/remineralizante. Para avaliação do potencial protetor dos tratamentos contra a desmineralização, os espécimes foram imersos em solução desmineralizante por 4 h e em solução remineralizante por 20 h. Para a avaliação do potencial remineralizante dos dentifrícios, os espécimes foram submetidos à formação de lesão de mancha branca artificial em solução desmineralizante por 20 h e então foram submetidos aos mesmos tratamentos e ciclagem des/re (2 h em solução des e 22 h em solução re). Após a ciclagem, os espécimes foram analisados quanto a dureza superficial, subsuperficial. Adicionalmente, o pH da suspensão de dentifrício preparada em água destilada foi determinado. A avaliação do efeito dos dentifrícios sobre a adesão bacteriana e crescimento do biofilme foi realizada por meio de testes em uma cepa padrão de S. mutans (UA159) e em uma cepa clínica de S mutans. Para cada cepa, 35 espécimes de esmalte bovino polido (6mm - diâmetro; 2mm - altura) foram distribuídos aleatoriamente nos mesmos grupos de tratamento (n=5), porém para a avaliação do efeito antimicrobiano, um dentifrício contendo 1450 µg F/mL + triclosan foi utilizado como controle positivo. Os espécimes foram tratados com as suspensões (5 min) e então inseridos em uma placa contendo sacarose, saliva artificial e uma suspensão S. mutans (padrão e clínica) para permitir a formação do biofilme. Então, foi realizada a contagem de unidades formadoras de colônias por mL (UFC/mL) após 48 h. O efeito antimicrobiano sobre um biofilme recém-formado e maduro também foi avaliado. Para isso, 35 blocos de esmalte bovino foram distribuídos aleatoriamente nos sete grupos citados anteriormente (n=5). Os espécimes foram inseridos em uma placa contendo sacarose, saliva artificial e uma suspensão S. mutans para permitir a adesão bacteriana. Após 4 h e 24 h da formação inicial do biofilme, os espécimes foram tratados com um dos dentifrícios contendo diferentes concentrações de S-PRG e controles e retornaram ao meio de cultura. Após 48 h, a contagem de UFC/mL foi realizada. Análises estatísticas independentes foram realizadas entre os grupos para cada estudo. Os dados foram analisados com ANOVA e teste de Tukey (5%). Os dentifrícios contendo S-PRG apresentaram potencial protetor contra a desmineralização e o dentifrício com 30% S-PRG foi o mais eficaz, diferindo do controle positivo (p<0,05). Para a remineralização, dentifrícios contendo S-PRG diferiram do controle negativo (p<0,05), mas não diferiram entre si e não foram superiores ao dentifrício contendo NaF. Uma diminuição significativa na adesão de microrganismos foi observada para todos os grupos tratados com os dentifrícios contendo S-PRG e para a cepa UA159 os dentifrícios com 20 e 30%S-PRG apresentaram efeito superior ao dentifrício contendo NaF+Triclosan (p<0,05). Efeito antimicrobiano sobre o biofilme recém-formado (4 h) também foi observado para os grupos tratados com dentifrícios contendo S-PRG, mas não foi observado efeito superior ao dentifrício contendo NaF+Triclosan (p>0,05). Para o biofilme maduro, efeito antimicrobiano dos dentifrícios contendo S-PRG foi observado apenas para a cepa clínica (p<0.05), sendo inferior ao exercido pelo controle positivo. Concluiu-se que os dentifrícios contendo S-PRG apresentam capacidade de proteger o esmalte contra a desmineralização, bem como capacidade remineralizante, além de serem capazes de impedir a adesão bacteriana e atuar sobre o crescimento do biofilme cariogênico.
  • ItemTese de doutorado
    Progressão da lesão periapical em animais sob condições de estresse e modulação inflamatória através de bloqueador adrenérgico e inibidor seletivo da recaptação da serotonina
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-03) Khoury, Rayana Duarte [UNESP]; Valera, Marcia Carneiro [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do estresse crônico sobre a periodontite apical (PA) induzida em ratos, e avaliar os efeitos do uso da Fluoxetina (antidepressivo da classe dos inibidores da recaptação de serotonina) e do Propranolol (bloqueador beta-adrenérgico), associados ou não, na modulação inflamatória e na reabsorção óssea periapical de ratos estressados. Foram utilizados 40 ratos divididos em cinco grupos: Grupo controle não-estressado (NS); Grupo controle estressado com administração de solução fisiológica (SS); Grupo estressado com administração de Fluoxetina (SF); Grupo estressado com administração de Propranolol (SP); Grupo estressado com administração de Fluoxetina e Propranolol (SFP). Os animais dos grupos estressados foram submetidos ao protocolo de estresse crônico imprevisível durante 6 semanas e as respectivas medicações foram administradas diariamente, via gavagem, ao longo de todo o período experimental. A PA foi induzida em todos os grupos após 21 dias do início do protocolo de estresse e ao final da 6ª semana, os animais foram eutanasiados e as hemimandíbulas e hemimaxilas removidas. Posteriormente foram realizadas as seguintes análises: a) da massa corporal; b) dos níveis séricos de corticosterona por radioimunoensaio; c) dos níveis séricos hormonais e inflamatórios por ensaio Multiplex; e) histomorfométrica por coloração com hematoxilina e eosina; f) da estrutura óssea periapical através de microtomografia computadorizada (micro-CT); g) da expressão gênica de biomarcadores relacionados à atividade osteoclástica, citocinas inflamatórias e metaloproteinases na região periapical por RT-PCR. Ao final do experimento os animais estressados apresentaram menor ganho de massa corporal, níveis séricos de ACTH significativamente mais altos, atividade inflamatória mais intensa e maiores volumes de lesão periapical quando comparados aos animais do grupo controle NS. Os grupos tratados SF, SP e SFP apresentaram menores volumes de lesão periapical quando comparados ao grupo controle SS, e o grupo SP apresentou menor intensidade do infiltrado inflamatório. O teste de RT-PCR mostrou maior expressão de RANKL e TRAP no grupo controle SS, bem como maior expressão de IL-6, IL-10 e IL-17 e MMP-8 quando comparado ao grupo controle NS. Na comparação em relação ao grupo controle SS, o grupo SF apresentou maior expressão de OPG, e menor expressão de IL-6 e IL-17; o grupo SP apresentou maior expressão de OPG e menor expressão de IL-6, IL-10, IL-17, MMP-8 e MMP-13, e o grupo SFP apresentou menor expressão de RANKL, TRAP, IL-6, IL-10, IL-17, MMP-8 e MMP-13. Foi concluído que o estresse crônico influenciou negativamente a patogênese da PA e ambos os medicamentos avaliados, bem como sua associação, tiveram efeitos positivos na prevenção da perda óssea e modulação inflamatória.
  • ItemTese de doutorado
    Resistência à fadiga cíclica de estruturas cerâmicas multilayers em modelos tradicionais e bioinspirados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-05) Contreras, Lisseth Patricia Claudio [UNESP]; Marinho, Renata Marques de Melo [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo avaliou a resistência à fadiga cíclica de estruturas em forma de disco cerâmico multicamada de configuração tradicional (T) e bionispirado em macroescala (B), cimentadas de forma adesiva ao substrato analógo à dentina. As amostras foram produzidas com zircônia (Ø = 10 mm, espessura = 0,5 mm) e cerâmica feldspática (Ø = 10 mm, espessura = 1,5 mm) e foram unidas com três técnicas diferentes (n = 15): Injeção (inj); com vidro de fusão Crystal Connect (cv) e técnica cimentada (cim). Para a configuração tradicional a zircônia foi a infraestrura sobre qual a cerâmica feldspática foi aderida. Para os bioinspirados, a zircônia foi a supraestrutura e a cerâmica feldspática foi a infraestrutura. Os discos foram cimentados em resina G-10 (Ø = 10 mm, espessura = 1,5 mm). As amostras foram testadas sob a abordagem de fadiga cíclica até apresentar alguma trinca observada por transluminação. O método stepwise: 20 Hz, seguidos por etapas incrementais de 200 N a cada 10 x 103ciclos, com carga inicial de 600 N até 2600 N com pistão de 40 mm de diâmetro e célula de carga de 5 KN (Instron Electropuls E 3000, Instron, Glenview, IL, EUA). Todas as amostras foram analisadas estereomicroscópio para determinar o tipo de falha e uma amostra representativa de cada grupo foi analisada no microscópio eletrônico de varredura (MEV). As configurações bioinspiradas testadas foram estatisticamente semelhantes (p > 0,05) e não aumentaram a sobrevivência à fadiga das estruturas comparadas com a técnica tradicional. A bioinspiração apresentou predominantemente trincas radias e únicas. A gradação do modulo elástico em macroescala e a configuração das estruturas. A utilização do conector vítreo se mostro favorável para diminuir das trincas no material análogo á dentina.
  • ItemTese de doutorado
    Influência da polidopamina na resistência de união adesiva entre o poli-éter-cetona-cetona (PEKK) e os compósitos de revestimento estético
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-26) Diamantino, Pedro Jacy Santos [Unesp]; Saavedra, Guilherme de Siqueira Ferreira Anzaloni [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito da polidopamina como agente de união do compósito de revestimento estético ao poli-éter-cetona-cetona (PEKK). Foi realizado um estudo in vitro, randomizado, cuja variável dependente foi a resistência de união ao cisalhamento. Cento e oito amostras de PEKK foram confeccionadas em forma de cilindro (1 cm de diâmetro). A superfície foi então polida e os corpos de prova foram limpos em banho ultrassônico. A rugosidade inicial média foi padronizada em 0,20 μm. Foram considerados: 1) pré-tratamento mecânico: com e sem abrasão a ar com Al2O3; 2) sistema adesivo: pekk bond, polidopamina (2 mg/ml) e sem aplicação de adesivo; 3) cor do compósito de revestimento: cor de dente e cor de gengiva. O teste de cisalhamento foi realizado em máquina de ensaio universal, com velocidade constante e tensão crescente. Os dados analisados por ANOVA fatorial (com post-hoc de Sidak) usando o software SPSS (α = 0,05). Houve diferença estatística entre os sistemas adesivos dentro dos grupos de pré tratamento, com maiores resultados para o grupo que recebeu a aplicação do pekk bond (P < 0,0001), enquanto os menores valores foram relacionados à aplicação da polidopamina (P < 0,0001). Além disso, o tempo de imersão (P=0,979) e as diferentes concentrações utilizadas de polidopamina (P=0,678) não influenciaram na resistência de união dos compósitos de revestimento estético à superfície do PEKK. Não houve diferença estatística entre os sistemas adesivos na comparação “intergrupos” para o fator pré-tratamento nos espécimes de cor de dente. Para os espécimes de cor de gengiva, o jateamento aumentou significativamente a resistência adesiva dos grupos “polidopamina” (14,69 para 22,42 MPa) (P = 0,017) e sem adesivo (32,76 para 42,76 Mpa) (P = 0,002). Por fim, a análise estatística mostrou que melhor desempenho do compósito com cor de gengiva, exceto no grupo em que a polidopamina foi aplicada nos espécimes sem nenhum pré-tratamento (P = 0,28). Concluiu-se que a aplicação da polidopamina não melhora a interface adesiva, independente da concentração e do tempo de aplicação sobre os polímeros.
  • ItemTese de doutorado
    Comportamento clínico de restaurações onlay cad-cam chairside: estudo in silico e série de casos com medição de desgaste por software de metrologia após um ano de acompanhamento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-08) Sellan, Pablo Lenin Benitez [UNESP]; Bresciani, Eduardo [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho teve como objetivos: (1) relatar uma série de casos e apresentar uma metodologia para medição de desgaste usando software de metrologia comparando dois tipos de materiais em blocos CAD-CAM (dissilicato de lítio e resina composta) usados para restaurações onlay; (2) avaliar, in silico, a distribuição de tensões de dois materiais restauradores, IPS emax CAD e Grandio Blocs, em dois tipos de desenho de preparo dentário para onlay envolvendo cúspides funcionais ou não funcionais. (1) O estudo clínico foi registrado para avaliação do comitê de ética local e foi realizado com voluntários que necessitaram de procedimento restaurador indireto, seguindo os critérios de inclusão/exclusão. Quatro restaurações do tipo onlay (IPS emax CAD e GrandioBlocs) foram confeccionadas pelo método CAD-CAM chairside por um único operador treinado. A alocação dos tratamentos foi feita de forma aleatória. Após a cimentação das restaurações, a avaliação foi feita por examinador calibrado, não sendo o operador, nos períodos de 7 dias, 6 meses e 1 ano. Neste estudo foi analisada a quantidade de desgaste das restaurações por software de medição de dados (Gom Inspect) com acompanhamento de 6 meses e 1 ano com 4 pacientes avaliados sendo 2 restaurações de GrandioBlocs e 2 para IPS emax CAD. O resultado foi representado por um mapeamento de cores onde cada tonalidade representa uma quantidade de desgaste. O resultado obtido pelas imagens foi insignificante mostrando leve diferença nas imagens com restauração de GrandioBlocs. (2) Os molares foram modelados em quatro desenhos de preparação para restauração onlay: preparo tradicional com cobertura da cúspide funcional (TFC), preparo não retentivo com cobertura da cúspide funcional (NFC), preparo tradicional com cobertura da cúspide não funcional (TNFC), preparo não retentivo com cobertura de cúspide não funcional (NNFC). As restaurações foram simuladas com dois materiais restauradores CAD / CAM: LD - dissilicato de lítio (IPS emax CAD) e RC - resina composta (GrandioBlocs). Uma carga axial de 100 N foi aplicada à superfície oclusal simulando o ponto de contato cêntrico. As tensões de Von Mises (VM) e as tensões principais máximas (Pmax) foram avaliadas tanto para restaurações onlay, camada de cimento e substrato dentário. O desenho do preparo não retentivo melhorou a concentração de tensões na estrutura dentária em comparação com o desenho retentivo convencional. Para as onlays LD, a distribuição de tensões na superfície interna da restauração mostrou que o desenho da preparação influenciou a distribuição de tensões, bem como a opção de cúspide preparada. O desenho do preparo não retentivo proporcionou melhor distribuição de carga em ambos os materiais restauradores e mais vantajoso para a estrutura dentária. A restauração de resina composta em cúspides não funcionais é recomendada quando a cúspide funcional está preservada, para ser mais conservadora.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação de diferentes desenhos de preparo para restaurações parciais indiretas de cobertura total
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-24) Andrade, Guilherme Schmitt de [UNESP]; Saavedra, Guilherme de Siqueira Ferreira Anzaloni [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo avaliou o efeito de 3 desenhos de preparos dentários para restaurações parciais indiretas de cobertura total na veracidade e precisão de modelos digitais obtidos por 3 escâneres intraorais; e na tensão de contração de polimerização residual por meio de análise de elementos finitos. Foram considerados os seguintes preparos: contendo redução de istmo (IST); sem redução de istmo (wIST) e preparo não retentivo (nRET). Para avaliação da veracidade e precisão, 10 varreduras foram realizadas em modelos referência de resina epóxi de contendo os dentes 45, 47 e com preparo no 46. Os modelos de referência digital foram obtidos usando um escâner industrial. Três escâneres intraorais foram comparados (n=10): Element 2 (ELE); Trios 3 (TRI); Primescan (PRI). A veracidade (μm) e a precisão (μm) foram analisadas em um software de sobreposição tridimensional. Os dados foram analisados utilizando os testes de Kruskal-Wallis e Dunn (α = 0,05). Para avaliar a tensão de contração, os preparos foram modelados em um dente 46 contendo: esmalte, dentina, cimento, restauração de cerâmica, polpa, ligamento periodontal, osso cortical e esponjoso. As interfaces foram consideradas coladas e os volumes considerados homogêneos, lineares e isotrópicos. A contração do cimento foi simulada e critério de Tensão Máxima Principal foi adotado para análise dos resultados. O preparo não retentivo obteve maior veracidade (3,8 μm) e precisão (2,7 μm) em comparação com os demais (veracidade = 6-7 μm, precisão = 4-5 μm). A veracidade foi menor no grupo ELE × IST (16), seguido por ELE × wIST (13 μm) e PRI × IST (7,8 μm). Não foi encontrada diferença entre os escâneres PRI e TRI (6 μm), com desempenho inferior para ELE (13 μm). As discrepâncias positivas foram maiores na proximal em IST e wIST. Os picos de tensão (MPa) de contração seguiram a seguinte sequência: restauração=IST (13,4) > wIST (9,3) > nRET (9); cimento=IST (16,9) > wIST (12,6) > nRET (10-7,5); dente=IST (10,7) > wIST (10,5) > (9). Conclui-se que o preparo nRET foi vantajoso para a redução da tensão de contração e para a obtenção de modelos com maior veracidade e precisão.
  • ItemTese de doutorado
    Análise biomecânica de diferentes pilares protéticos para próteses múltiplas: estudo in sílico e in vitro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-26) Lopes, Guilherme-Da Rocha-Scalzer [Unesp]; Nishioka, Renato Sussumu [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo do presente estudo foi avaliar o comportamento biomecânico de diferentes pilares (pilar CMN [Grupo CMN] e minipilares [Grupo MP]) reabilitados com uma prótese múltipla parafusada de três elementos. Para os ensaios laboratoriais foram confecionados blocos em poliuretano para os grupos avaliados (n = 10). Cada bloco recebeu três implantes na configuração “off set”, seus respectivos pilares (CMN ou minipilar) e uma prótese múltipla de três elementos. Foram colados quatro extensômetros na superfície de cada bloco tangenciando cada implante para a realização dos ensaios. Para análises pelo método de elementos finitos, os modelos tridimensionais dos dois grupos foram exportados para o software Ansys a fim de realizar uma análise estática estrutural. Todas as estruturas foram consideradas homogêneas, isotrópicas e elásticas. Os contatos entre as estruturas dos modelos tridimensionais foram considerados não lineares com coeficiente de atrito de 0,3 entre as estruturas metálicas e considerada colada entre o implante e o substrato. Foi aplicada uma carga axial de 300N sobre cada um dos 3 implantes (pontos A, B e C) para ambas metodologias. A microdeformação e a tensão máxima principal foram adotadas como critérios de falha. Os dados obtidos nas duas metodologias foram submetidos aos testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e ao teste de comparação múltipla de Dunn. Os resultados obtidos pela extensometria não apresentaram diferença estatística (p = 0,879) entre os grupos CMN (645,3 ± 309,2 με) e MP (639,3 ± 278,8 με), e ainda permitiu a validação dos modelos teóricos com uma diferença de 6,3 e 6,4% para as microdeformações nos grupos CMN e MP, respectivamente. De forma semelhante, os resultados apresentados pelos modelos teóricos na apresentaram diferença estatística (p = 0,932) para os grupos CMN (605,1 ± 358,6 με) e MP (598,7 ± 357,9 με). O estudo concluiu que a utilização de abutments CMN suportando uma prótese múltipla apresentou comportamento biomecânico compatível aos minipilares, sem que causassem uma deformação periférica deletéria (3.000 με).
  • ItemTese de doutorado
    Análise comparativa de materiais bioativos: adesão bacteriana, alterações ópticas e capacidade remineralizante
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-10) Astuti, Stefhany Costa Barbizan; Huhtala, Maria Filomena Rocha Lima [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os objetivos deste estudo foram comparar três materiais bioativos a uma resina bulk fill convencional (controle), quanto à adesão bacteriana e alterações ópticas, quando expostos a solução corante e escovação simulada; como também, avaliar o esmalte adjacente a restaurações com esses materiais, quando submetidas ao envelhecimento térmico e a desafio cariogênico. Para determinação da adesão bacteriana (fase 1), foram confeccionadas 10 amostras de cada grupo: AB: Activa Bioactive Restorative (PulpdentTM Corporation, USA); BB: Beautifil Bulk (Shofu inc., Kyoto, Japan); EQ: Equia Forte (GC América Inc., Illinois, EUA) e FBC: Filtek Bulk Fill (3M ESPE, Saint Paul, Minessota, EUA 3M). Após a polimerização, as amostras foram armazenadas por 48h e então expostas a cepa padrão de Streptococcus mutans (UA 159) e determinado o número de unidades formadoras de colônia (UFC/ml). Foram então autoclavadas e submetidas diariamente a ciclos de pigmentação por café e escovação simulada, durante 30 dias, seguidos de uma segunda adesão bacteriana. Alterações de cor e translucidez foram avaliadas após esses ciclos. Os dados foram submetidos à ANOVA dois fatores e teste de Tukey (5%). Para avaliação do esmalte (fase 2), foram utilizadas as faces vestibulares e linguais de 50 terceiros molares humanos distribuídas aleatoriamente em 5 grupos (n=20): grupo EH: esmalte hígido (controle) e, 4 grupos que receberam preparos cavitários padronizados restaurados com os mesmos materiais utilizados na fase 1. Os espécimes foram expostos à termociclagem (10.000 ciclos) e desafio cariogênico. A microdureza do esmalte foi medida inicialmente, após termociclagem e após o desafio cariogênico. Os dados foram submetidos a ANOVA dois fatores de medidas repetidas e teste de Tukey (5%). Os resultados apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos para as adesões bacterianas; sendo que na primeira, o grupo AB (6,2 log) apresentou o menor valor. Na segunda adesão, o grupo FBC manteve seu crescimento estável (7,5 log). Os grupos AB e EQ (9,4 e 9,2 log) apresentaram médias superiores as da primeira adesão (6,2 e 7,6 log respectivamente). O grupo BB (6,7 log) mostrou a menor adesão bacteriana. Diferenças na cor não foram estatisticamente significantes entre os grupos, no entanto, todos materiais mostraram alteração de cor perceptível (∆E> 2,7) após os ciclos de exposição ao café e escovação. A translucidez foi estatisticamente diferente entre os grupos, mas não foi influenciada pelos ciclos. A microdureza do esmalte diminuiu para todos os grupos após a termociclagem. Os grupos FBC e EH apresentaram as menores médias de microdureza (178,78/ 202,83 kgf); os grupos AB e BB (240,82/ 265,34 kgf), foram estatisticamente semelhantes; e o grupo EQ apresentou a maior média (274,18 kgf). Uma diminuição da microdureza aconteceu após o desafio cariogênico, exceto para o grupo EQ (244,73 kgf). Os grupos FBC e EH (117,18/ 112,97 kgf), não apresentaram diferenças estatísticas entre eles, com as menores médias de microdureza; e, os grupos BB e AB (211,32/ 171,14 kgf) apresentaram diferenças estatísticas em relação aos demais grupos. Podemos concluir que: os materiais bioativos interferiram na adesão bacteriana por Streptococcus mutans, e foram susceptíveis aos ciclos de pigmentação e escovação; a imersão no café e escovação simulada alteraram a cor, mas não a translucidez de todos os materiais; a termociclagem reduziu a dureza superficial do esmalte adjacente a todas as restaurações nesse estudo; e que, o desafio cariogêncio reduziu a dureza do esmalte exceto para o grupo EQ, que apresentou manutenção da sua dureza, mostrando seu potencial de influenciar a resistência do esmalte à desmineralização.