Pós-Graduação em Educação
Browse by
Grande área | Educação |
Área do conhecimento | Educação |
Área de concentração | Educação |
Linhas de pesquisa | Processos formativos, diferenças e valores Práticas e processos formativos em educação Infância e educação Políticas públicas, organização escolar e formação de professores |
Nota do mestrado | 4 |
Nota do doutorado | 4 |
Código CAPES | 33004129044P6 |
Data de recomendação | 12/03/2001 |
Cidade | Presidente Prudente |
Unidade | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) |
Endereço permanente | http://hdl.handle.net/11449/77203 |
Página do Programa | http://www.fct.unesp.br/#!/pos-graduacao/--educacao/ |
Collections in this community
Recent Submissions
-
Teoria histórico-cultural: elementos potencializadores para uma tendência de ensino e pesquisa no campo da educação matemática no Brasil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A presente pesquisa, vinculada à linha Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, teve como objetivo geral investigar as produções científicas brasileiras da área de ... -
Desempenho de habilidades manipulativas de uma estudante com paralisia cerebral em face do uso de jogos digitais
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Essa pesquisa de mestrado é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, na linha “Processos Formativos, Ensino e ... -
A importância da rotina escolar para estudantes com transtorno do espectro autista no ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva PROFEI na Universidade Estadual Paulista Unesp – Presidente Prudente. O tema deste trabalho aborda a importância da rotina ... -
O ensino da língua portuguesa como segunda língua (L2) para estudantes surdos em uma instituição especializada
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) para estudantes Surdos, representam a visualidade nas práticas pedagógicas que foram aplicadas por cinco professoras (quatro ouvintes e uma surda) ... -
Contribuições da psicologia histórico-cultural para compreensão do desenvolvimento da criança de 0 a 24 meses
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Este trabalho de pesquisa dispõe-se a apresentar as características do processo de desenvolvimento da criança de 0 a 24 meses segundo a Psicologia histórico-cultural enfatizando as atividades sociais essenciais desse ... -
O desenvolvimento de funções executivas de crianças e jovens com autismo a partir dos jogos digitais: uma revisão sistemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Essa pesquisa de doutorado é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, na linha “Processos Formativos, Ensino e ... -
Educação física escolar em perspectiva crítica: o que foi, o que é, e o que pode vir-a-ser!
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa tem como objetivo geral discutir uma proposição histórico crítica-humanizadora sobre a Educação física escolar evidenciando a perspectiva da metodologia de ensino crítico-superadora para o Ensino ... -
Jogo de tabuleiro adaptado a estudantes com baixa visão no ensino remoto: aprimoramento de habilidades perceptomotoras no contexto da imaginação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa 2, denominada “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Estudantes com deficiência visual necessitam de recursos e estratégias ... -
Narrativas da educação no cinema e na literatura: um olhar benjaminiano sobre as experiências da escola
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Tese de doutorado]A presente pesquisa teve como objetivo problematizar a linguagem da experiência na educação e analisar a dimensão narrativa nas relações pedagógicas a partir de uma narrativa da educação presente na obra “Diário de Escola”, ... -
As percepções de membros de comissões de monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região da Grande Dourados/MS (2015-2021) no contexto da educação integral
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, inserida na linha ... -
Trabalho docente e resistência: possibilidades para uma educação transformadora
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Essa dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia -UNESP, Campus de Presidente Prudente e à linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas ... -
“Ela é mais feminista do que eu”: narrativas de jovens universitárias sobre feminismos nas redes
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Esta Tese está vinculada à linha de pesquisa na qual apresenta, como ponto de partida, o contexto atual em que as interações digitais se tornaram centrais na dinâmica social. Assim, diferentes grupos sociais historicamente ... -
Corpos em devires: por outros modos de existência na escola
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa objetiva expor diferentes modos de existir que reivindicam seus mundos na escola, uma vez que são os corpos em devires que nos questionam sobre os diferentes modos de existir do ser e que transbordam a ... -
Propostas de produção de texto nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental I à luz dos letramentos e multiletramentos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem”, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual ... -
MOOCS na formação continuada de professores para a Educação Especial Inclusiva
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Tese de doutorado]A presente tese de doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP) e pertence a linha de ... -
Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infância
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Infância e Juventude”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente/SP, assumiu como objeto central ... -
Ensino e aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios, dificuldades e propostas de intervenção
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esta pesquisa de Doutorado foi desenvolvida no interior da linha de pesquisa “Processos formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de ... -
Ações colaborativas em aulas de educação física para estudantes do público-alvo da educação especial
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, Unesp, ... -
Necessidades formativas docentes: construção de uma formação contínua significativa
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Nesta presente pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia- Unesp, na linha 4 “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, ... -
O difícil é passar para o papel: uma análise sobre a escrita no Ensino Superior
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]As dificuldades e os problemas de escrita não são novidades, e já atingiram as graduações. Diante desse quadro, surgiu-me a indagação: é possível que as dificuldades de escrita sejam minimizadas com conscientização sobre ...