Dissertações - Educação - FCT
Browse by
Recent Submissions
-
Estratégias de leitura e conflitos bélicos: conexões para além d’ "A chave do tamanho" de Monteiro Lobato
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa, vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente ... -
Representações sociais de crianças de nove e dez anos sobre a utilização do smartphone no contexto da pandemia da covid-19
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa, vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de ... -
As expressões de gênero e a manifestação docente no contexto escolar: um estudo de caso à luz da teoria crítica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação se vincula à linha de pesquisa Desenvolvimento Humano, diferença e valores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita ... -
Bildungsgeist: práticas colaborativas de formação de professores de língua alemã
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação está centrada na questão da formação inicial de licenciandos que cursam Letras (português/alemão) na UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Para implementar o estudo apresentado, criou-se um contexto ... -
A produção textual no ensino médio: como ensinar, por que corrigir - pelas veredas da aula
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”. As competências de ... -
Políticas de educação em tempo integral no ensino médio público: análise georreferenciada do estado de São Paulo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta investigação desenvolveu-se no interior da linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública”, do Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e ... -
Professores coordenadores de área do conhecimento do Programa Ensino Integral do estado de São Paulo: atribuições, conquistas e desafios
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A presente dissertação foi desenvolvida no interior da linha de pesquisa Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública do Programa de Pós- graduação em Educação da Faculdade de Ciências e ... -
Organização da jornada escolar (parcial e integral) nas capitais brasileiras
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A presente dissertação vinculada à linha de pesquisa 4: “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da ... -
O ensino de probabilidade no 5º ano do ensino fundamental de escolas da rede municipal
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa está vinculada à Linha 2 - Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/ UNESP, tendo como questão central de pesquisa: como se relacionam os documentos curriculares ... -
A descoberta da criança na perspectiva montessoriana: percurso teórico e prático de uma pedagogia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Maria Montessori foi uma psiquiatra italiana que dedicou sua vida à educação, primeiramente, educando crianças que tinham dificuldades psicológicas, e depois, atuando na Casa dei Bambini com crianças de 3 a 6 anos. Nesse ... -
A formação inicial de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental: desafios e possibilidades para a atuação de licenciados em Pedagogia e Matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP (Presidente Prudente- SP) e analisa as concepções e práticas relatadas ... -
Formação pós-graduada para a educação do campo e construção da consciência crítica do professor que atua em escolas de assentamentos rurais no Pontal do Paranapanema
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Visto a importância da função social do professor como potencializador da educação e o seu papel humanizador na escola, há que se pensar sua formação contínua e, especificamente, na sua formação pós-graduada, principalmente ... -
Ensinar língua japonesa em um centro de línguas universitário: quem faz essa opção?
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) de Presidente Prudente, vinculado à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino ... -
As habilidades comunicativas em um curso de licenciatura em língua espanhola online: análise de uma experiência
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa pertence à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de ... -
Alfabetização, letramento e seus sentidos: olhar das professoras de uma escola pública municipal de Presidente Prudente/SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente dissertação intitulada “Alfabetização, letramento e seus sentidos: olhar das professoras de uma escola pública municipal de Presidente Prudente/SP”, está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
PNAIC na Educação Infantil: o contexto, o proposto e o experienciado
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Este estudo, vinculado à linha de Pesquisa 2 - “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem,” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus de Presidente Prudente, tem o ... -
Educação menor e a desterritorialização do currículo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho busca apresentar uma abordagem filosófica do currículo à luz da Educação Menor, como forma de superação da generalidade, da recognição e da representação que se manifestam de modo arborescente; e, ... -
Entre tensões e proposições: a relação família e creche
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho aborda a relação família e creche a partir da legislação e estudos teóricos. É uma dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciência e ... -
Relações público-privadas na educação em tempo integral: análise do programa Cidadescola de Presidente Prudente-SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente (PPGEFCT/UNESP), na linha de pesquisa “Formação dos Profissionais ... -
Contribuições do PIBID para metodologias no ensino de matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desde que foi implantado, em 2007, tem apresentado implicações para a formação inicial de professores, buscando oportunizar aos licenciandos compreender ...