Dissertações - Educação - FCT
Browse by
Recent Submissions
-
Desempenho de habilidades manipulativas de uma estudante com paralisia cerebral em face do uso de jogos digitais
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Essa pesquisa de mestrado é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, na linha “Processos Formativos, Ensino e ... -
A importância da rotina escolar para estudantes com transtorno do espectro autista no ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva PROFEI na Universidade Estadual Paulista Unesp – Presidente Prudente. O tema deste trabalho aborda a importância da rotina ... -
Contribuições da psicologia histórico-cultural para compreensão do desenvolvimento da criança de 0 a 24 meses
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Este trabalho de pesquisa dispõe-se a apresentar as características do processo de desenvolvimento da criança de 0 a 24 meses segundo a Psicologia histórico-cultural enfatizando as atividades sociais essenciais desse ... -
Educação física escolar em perspectiva crítica: o que foi, o que é, e o que pode vir-a-ser!
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa tem como objetivo geral discutir uma proposição histórico crítica-humanizadora sobre a Educação física escolar evidenciando a perspectiva da metodologia de ensino crítico-superadora para o Ensino ... -
Jogo de tabuleiro adaptado a estudantes com baixa visão no ensino remoto: aprimoramento de habilidades perceptomotoras no contexto da imaginação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa 2, denominada “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Estudantes com deficiência visual necessitam de recursos e estratégias ... -
Trabalho docente e resistência: possibilidades para uma educação transformadora
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Essa dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia -UNESP, Campus de Presidente Prudente e à linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas ... -
Corpos em devires: por outros modos de existência na escola
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa objetiva expor diferentes modos de existir que reivindicam seus mundos na escola, uma vez que são os corpos em devires que nos questionam sobre os diferentes modos de existir do ser e que transbordam a ... -
Propostas de produção de texto nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental I à luz dos letramentos e multiletramentos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem”, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual ... -
Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infância
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Infância e Juventude”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente/SP, assumiu como objeto central ... -
Ações colaborativas em aulas de educação física para estudantes do público-alvo da educação especial
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, Unesp, ... -
Necessidades formativas docentes: construção de uma formação contínua significativa
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Nesta presente pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia- Unesp, na linha 4 “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, ... -
Constituindo-se professor de língua estrangeira: experiências de formação inicial no PELT (Projeto de Ensino de Línguas de Tarumã)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente investigação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) de Presidente Prudente, vinculado à linha de pesquisa “Processos formativos, ... -
Formação inicial de professores de língua espanhola no Programa de Residência Pedagógica da FCL Unesp/Assis: a construção de uma docência crítica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O Brasil encontra-se ilhado em um espaço territorial de países de língua hispânica e o ensino de língua espanhola possui grande penetração, embora longe da desejada, no âmbito de seu território. A presente investigação que ... -
Encontros transculturais e histórias na terceira idade: uma experiência em Teletandem
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]As tecnologias digitais e a internet têm proporcionado contextos profícuos para o processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e tais ações educacionais possuem o potencial para a promoção do acesso a diversos ... -
Formação de professores indígenas: limites e perspectivas segundo egressos de um curso de licenciatura intercultural
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa "Processos formativos, ensino e aprendizagem" no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade ... -
O ensino dos atos de ler e de escrever: concepções e práticas a partir de consignas e de materiais didáticos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Este trabalho dissertativo foi desenvolvido junto à linha de pesquisa ―Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem‖, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da ... -
O professor na escola pública: a dimensão política da docência
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unesp, Câmpus de Presidente Prudente e está vinculada a linha de pesquisa “Formação dos profissionais da educação, ... -
Leitura e produção textual como estratégias para o ensino e aprendizagem da Física
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Ao se investigar a postura dos estudantes do Ensino Médio quanto ao interesse por Física como disciplina escolar, observando seu interesse e curiosidade para com essa ciência, têm-se encontrado que muitos deles se mostram ... -
Transtornos e dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: um olhar sobre a prática pedagógica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, ensino e aprendizagem”, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente/SP. ... -
Estratégias de leitura e conflitos bélicos: conexões para além d’ "A chave do tamanho" de Monteiro Lobato
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa, vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente ...