Dissertações - Medicina Veterinária - FCAV

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 520
  • ItemDissertação de mestrado
    Ocorrência de obesidade e outras enfermidades em cães das raças golden retriever e labrador retriever
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-21) Silvério, Francine de Campos; Amoroso, Lizandra [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Foi realizado um estudo retrospectivo de janeiro de 2017 a dezembro de 2021 sobre as informações diagnósticas em cães das raças golden retriever (GR) e labrador retriever (LR) atendidos no Hospital Veterinário “Governador Laudo Natel” (HV), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Universidade Estatual Paulista (UNESP), Campus de Jaboticabal, SP e do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HOVET-UFU), com o objetivo de avaliar as enfermidades mais frequentes, em especial a incidência da obesidade, nessas raças. Para isso, foi realizado um levantamento de dados a partir da análise de prontuários do HV-UNESP e do HOVET-UFU. As classificações dos pacientes foram de acordo com sexo, raça, enfermidade diagnosticada, idade e peso. Ao todo, foram analisadas informações provenientes de 968 cães, sendo que 542 cães foram atendidos no HV-UNESP e 426 cães no HOVET-UFU. Análise descritiva dos dados foi realizada para verificar a trajetória de atendimentos ao longo dos anos. Como resultado houve predominância de informações diagnósticas relacionadas a neoplasmas, seguido de obesidade e das displasias nas raças GR e LR atendidos no HV-UNESP. O neoplasma foi mais representativo nos cães GR e LR atendidos no HOVET-UFU, seguido por hemoparasitose e displasias. Os resultados do presente estudo fornecem indicadores que poderão ser consultados para estudos futuros sobre as raças e as enfermidades, fornecendo auxílio para médicos veterinários. Novas associações podem ser realizadas em relação à ocorrência de doenças mais prevalentes nestes locais, como: fatores ambientais, nutricionais, relação tutor e cão, dentre diversos outros que podem ter influência direta no aparecimento das enfermidades destacadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Parâmetros fisiológicos, hematológicos e bioquímicos de pôneis hígidos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-27) Silva, Tainá Caroline Beletti Valente; Neto, José Corrêa de Lacerda [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os parâmetros fisiológicos, hematológicos e bioquímicos são ferramentas essenciais para avaliação da saúde dos equídeos, sendo necessário entender os fatores que podem influenciá-los durante a interpretação clínica. Desta forma, objetivou-se com o presente estudo definir os parâmetros fisiológicos, hematológicos e bioquímico-séricos de pôneis hígidos e compará-los com os valores de referência utilizados para a espécie equina, a fim de determinar se é possível utilizar os valores de referência de cavalos no atendimento clínico de pôneis. Foram utilizados 48 pôneis hígidos, divididos em três grupos: Grupo 1 (G1), composto por pôneis machos e fêmeas em crescimento de 1 a 3 anos (n = 4); Grupo 2, composto por pôneis machos (inteiros e castrados) e fêmeas vazias de 4 a 10 anos (n = 35) e Grupo 3 (G3), composto por pôneis fêmeas prenhes e em lactação (n = 9). Foram realizadas avaliações dos parâmetros fisiológicos, como frequência cardíaca (FC), respiratória (FR) e temperatura retal (TR) e foram colhidas amostras de sangue para realização do hemograma e perfil bioquímico. Os pôneis do G1 apresentaram FC significativamente maior que a dos pôneis do G2 e G3, enquanto que os pôneis do G3 apresentaram menor TR que a dos demais grupos. Não houve diferença significativa no hemograma entre os grupos, mas houve correlação negativa (r = -0,81) entre a contagens de neutrófilos e linfócitos. Houve diferença significativa na atividade sérica da fosfatase alcalina (FA), e nas concentrações séricas de bilirrubina total (BT), direta (BD), e indireta (BI), proteína total (PT), globulinas e glicose entre os pôneis do G1 e do G3, quando comparado aos pôneis do G2. Concluiu-se que as variáveis hematológicas e a maioria das variáveis bioquímicas dos pôneis permaneceram dentro dos limites de referência que são utilizados para cavalos, podendo, portanto, adotar tais valores como base de comparação. No entanto, mais estudos necessitam ser realizados para determinar, com maior precisão, os valores de referência destes animais, pois a categoria e fase fisiológica dos pôneis influenciaram em alguns parâmetros fisiológicos e bioquímicos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Custo do Transporte e Potência do Exercício em Esteira Rolante de Equinos Jovens não Condicionados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-17) Souza, Tayna de; Neto, José Corrêa de Lacerda [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo avaliou o custo de transporte (COT) durante o exercício e a potência (P) de cavalos sem condicionamento físico antes e depois de serem adaptados à esteira rolante. Estas variáveis também foram avaliadas antes e depois de um período de seis semanas de treinamento. Treze equinos, da raça Puro Sangue Árabe, de aproximadamente 24 meses, foram submetidos ao teste de adaptação em esteira e, posteriormente a uma semana de adaptação, ao teste de estresse. Após o término do período de treinamento de seis semanas, os animais realizaram novamente um teste de estresse. Antes de iniciar cada teste, os cavalos foram equipados com monitor de frequência cardíaca RS800CX GS Equino Pollar para os registros de frequência cardíaca. Os eletrodos foram fixados na porção ventral do tórax sobre a pele, na altura do choque precordial, sob uma cinta larga de couro passada ao redor do tórax, pela qual foi preso o sistema de segurança da esteira rolante. Os dados dos últimos 2,5 minutos dos testes foram utilizados. Utilizou-se um computador pessoal com software Polar ProTreiner Equine Edition para determinar os valores médios da FC basal e durante exercício. Para cálculo das fórmulas de COT e P, foi feita a média do peso vivo dos animais e junção dos dados de distância do exercício em metros, duração do exercício em minutos e velocidade do exercício em metros por segundo. Os valores foram baixados em software R© e analisados pelo Teste T Student (P<0,05). Quando a natureza dos dados não permitiu a utilização de teste paramétrico, foi utilizado o teste não paramétrico de Wilcoxon. Foi encontrada diferença estatística no valor de COT entre o teste de adaptação (TA) e o teste de estresse 1 (TE1), podendo concluir que, o fato de os animais não serem condicionados ao exercício e não adaptados à esteira, interferiu nos dados, já que a agitação e estresse levam à alteração da FC e, consequentemente, das outras variáveis, e que, apesar da interferência, a adaptação dos animais ao método de exercício à esteira rolante mostrou relação direta com o COT, já que, apesar de aumentar a velocidade, o COT foi menor no TE1, no qual os animais já estavam mais adaptados à esteira. Também se concluiu que um período de seis semanas de treinamento é capaz de melhorar o condicionamento físico dos animais, reduzindo o COT e a P.
  • ItemDissertação de mestrado
    Categorização anatomopatológica e detecção etiológica em lesões pulmonares de suínos no abate
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-19) Arruda, Laíza Pinto [UNESP]; Oliveira, Luis Guilherme de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A intensificação da suinocultura acarretou elevados desafios de controle e prevenção de problemas sanitários, dentre eles se destacam as doenças do complexo respiratório. O monitoramento sanitário no abate é uma ferramenta de controle importante, devido aos desafios sanitários dos rebanhos. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi identificar os principais agentes etiológicos que causam pleurisia no abate de suínos e caracterizar as lesões anatomopatológicas. Para tal, foi selecionado um frigorífico localizado no Estado de São Paulo e as carcaças na linha de abate analisadas. As amostras de pleurisia passaram por um exame histopatológico e foram classificadas de acordo com o grau da lesão do pulmão e alocadas em cinco grupos: G0: pleurisia grau 0 – sem lesões; G1: pleurisia grau 1; G2: pleurisia grau 2; G3: pleurisia grau 3; G4: pleurisia grau 4). Foram coletados 217 fragmentos de pulmão, em duplicata, para a identificação dos seguintes patógenos bacterianos: Actinobacillus pleuropneumoniae (APP), Mycoplasma hyopneumoniae (Mhyo) e Pasteurella multocida (PM), pela técnica de qPCR. Os resultados demonstraram que Mhyo e APP foram os agentes etiológicos mais prevalentes (infecções únicas e coinfecções) nas amostras de pulmões, nos diferentes graus de pleurisia, enquanto as lesões de broncopneumonia e de hiperplasia de BALT foram os achados histopatológicos mais frequentes. Também foram encontradas correlações positivas entre a quantificação de DNA de APP com o grau de pleurisia (rho = 0,25386) e com o grau de consolidação pulmonar em todos os lobos pulmonares (rho = 0,18063 a rho = 0,32858) e no pulmão inteiro (rho = 0,38898).
  • ItemDissertação de mestrado
    Transferência in vitro de genes de resistência antimicrobiana entre estirpes de Escherichia coli e Salmonella spp. em condições de subconcentração de antimicrobianos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-14) Ferreira, Viviane Amorim; Berchieri Junior, Angelo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O uso de antimicrobianos tem deixado resíduos nos produtos de origem animal, nas camas avícolas e no meio ambiente. Esta prática está associada ao aumento da resistência bacteriana a diferentes classes de antimicrobianos, inclusive aos de última escolha para tratamentos de infecções em humanos. Através da conjugação bacteriana, os genes de resistência podem ser transmitidos horizontalmente. Escherichia coli e Salmonella spp., com ênfase os sorovares Enteritidis, Typhimurium e Heidelberg, são bactérias zoonóticas frequentemente isoladas das camas de aviários, que possuem inúmeras estirpes portadoras de perfis de resistência múltipla. Devido à importância da presença de diversos genes de resistência nas bactérias citadas e seus mecanismos de transferência, o estudo objetivou a investigação da conjugação entre estes gêneros na presença de subconcentrações de antimicrobianos em substratos provenientes de camas avícolas. Um ensaio fatorial 4 × 6 in vitro foi realizado para verificar a transferência do plasmídeo IncFII-IncFIB entre a bactéria doadora, Escherichia coli H2332, e as quatro bactérias receptoras do plasmídeo, Escherichia coli J62, Salmonella spp. sorovares Enteritidis, Typhimurium e Heidelberg em cama de frango com seis tratamentos antimicrobianos implementados. Após o ensaio de conjugação, foi feito o teste de MIC para verificar a resistência adquirida pelo plasmídeo. Os resultados constataram diminuição da frequência de conjugação em quase todos os tratamentos, exceto no de gentamicina; a influência do antimicrobiano nos resultados da conjugação também variou de acordo com cada estirpe. Além disso, a transferência de plasmídeo ocorreu com maior frequência entre estirpes do mesmo gênero. O teste de MIC apresentou maior aumento da resistência antimicrobiana em Salmonella spp. quando comparado com Escherichia coli após a aquisição do plasmídeo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação de diferentes estratégias de formulação de dietas com redução de proteína bruta para frangos de corte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-10) Kareem, Damilola Uthman; Sakomura, Nilva Kazue [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A composição nutricional das dietas das aves pode variar dependendo da disponibilidade de ingredientes, impactando potencialmente o desempenho dos frangos de corte, especialmente quando alimentados com dietas com proteína bruta (PB) reduzida. Um total de 2.304 pintos de corte Ross 308, machos, com um dia de idade, foram arranjados em esquema fatorial 3 x 3. As aves foram alimentadas com ração inicial padrão de 0 a 7 dias. No d 8, elas foram distribuídas aleatoriamente em nove tratamentos de oito repetições com 32 aves cada. As dietas experimentais foram elaboradas a partir de três combinações de ingredientes (milho; trigo-milho; sorgo-trigo) com três níveis de PB (Controle; Moderado [controle menos 20 g/kg PB]; forte redução [controle menos 40 g/kg PB]) na fase I (230, 210 e 190 g/kg PB), na fase II (215, 195 e 175 g/kg PB) e na fase final (205, 185 e 165 g/kg PB). A conversão alimentar (FCR) foi semelhante e melhor para as aves alimentadas com proteína moderada durante a fase inicial de crescimento (8 - 28 d), mas piorou à medida que os níveis de PB diminuíram durante a fase de terminação. Independentemente da dieta, a ingestão de proteína e gordura diminuiu à medida que os níveis de PB na dieta diminuíram, enquanto a deposição de gordura e a eficiência da deposição de proteína e gordura aumentaram. As aves excretaram menos nitrogênio à medida que o nível de PB diminuiu. As dietas à base de milho apresentaram os maiores pesos de carcaça e rendimento de peito para os três níveis de PB, enquanto trigo-milho e sorgo-trigo apresentaram valores semelhantes, apenas nos níveis de PB controle e moderado. A digestibilidade da PB foi maior para dietas à base de milho e trigo-milho e menor para as rações contendo os níveis de PB controle e moderado. As dietas à base de milho tiveram a maior digestibilidade energética, mas a energia digestível das dietas à base de milho e sorgo-trigo foi semelhante. A redução de 40 g proteína bruta por kg de ração resultou em aumento na digestibilidade dos aminoácidos, quando comparado as rações controle e moderada. A ração contendo milho apresentou a melhor (maior) digestibilidade dos aminoácidos em comparação com trigo-milho e sorgo-trigo. O estudo revelou que as aves alimentadas com dietas de trigo-milho ou sorgo-trigo tiveram peso corporal menor, mas semelhante. No entanto, os frangos alimentados com dieta à base de milho registraram a melhor conversão alimentar. Portanto, a redução de 20 g/kg de PB nas dietas de frangos de corte permite a redução da excreção de nitrogênio sem impactar negativamente no rendimento de carcaça, rendimento de peito e deposição de proteína dos frangos de corte.
  • ItemDissertação de mestrado
    Atividade ectoparasiticida de uma nova formulação (benzoilfenilureia + organofosforado) em bovinos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-10-01) Hardt, Isabela; Costa, Alvimar José da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os ectoparasitos de bovinos, sobretudo Rhipicephalus (Boophilus) microplus, Dermatobia hominis e Haematobia irritans constituem grande entrave à produtividade. O controle de tais ectoparasitos baseia-se, principalmente, no uso de quimioterápicos, cuja frequência e administração incorretas levaram ao surgimento de resistência a muitos princípios ativos. A pesquisa de novas alternativas quimioterápicas torna-se premente, razão pela qual, avaliou-se, neste trabalho, uma formulação inédita, contendo bezoilfenilureia + organofosforado. Os quatro estudos clínicos realizados possibilitaram avaliar a eficácia desta associação contra os três ectoparasitos supracitados. No carrapato, foram realizados dois estudos (infestação natural e artificial). O índice de eficácia anti-ixodídica em animais infestados naturalmente foi superior a 90% do 7º ao 28º DPT (Dia pós-tratamento). Nas infestações artificias foi utilizado o Fluazuron 2,5%, além da nova formulação (benzoilfenilureia + organofosforado), como parâmetro comparativo. O índice máximo de eficácia (100%) foi alcançado do 20º ao 47º DPT. Resultados semelhantes foram obtidos, pela formulação Fluazuron 2,5%. As eficácias terapêutica e residual da nova formulação contra Haematobia irritans (infestação natural) se manteve superior a 90% do 1º ao 14º DPT, alcançando índice mosquicida máximo (99,96%) no 1º DPT. Sobre larvas de Dermatobia hominis, a formulação inédita demonstrou efetividade superior a 90% do 7º ao 21º DPT. Em síntese, os resultados obtidos nos quatro estudos realizados, possibilitaram recomendar a referida formulação, inédita mundialmente, na dose e via empregadas, no tratamento e controle das principais ectoparasitoses de bovinos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo prospectivo das características ultrassonográficas do músculo diafragma de cavalos adultos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-04) Oliveira, Beatriz Estevez de; Canola, Paulo Aléscio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A avaliação ultrassonográfica do diafragma de cavalos, pode ser empregada para avaliar a função respiratória de forma não invasiva na prática clínica e na avaliação de desempenho de cavalos atletas, porém é um recurso pouco explorado na Medicina Veterinária. Objetivamos propor parâmetros de normalidade para espessura, espessamento, fração de espessamento diafragmático, tempos inspiratório e expiratório em cavalos adultos, através do acesso intercostal (10º, 11º e 12º espaços intercostais) na zona de aposição do diafragma com a parede torácica, comparando as duas técnicas de avaliação ultrassonográfica do diafragma (modo-B e modo-M) durante a respiração em repouso e forçada, além de investigar possível correlação entre peso (até 400kg e mais de 400kg) e os valores aferidos por meio da ultrassonografia. Avaliamos 20 cavalos saudáveis, peso 409 + 50 Kg, altura 47 + 0,05 m, idade 16 + 6 anos, sendo destes 8 machos castrados e 12 fêmeas. Dos quais 7 realizavam exercício submáximo em esteira e andador e 13 eram indivíduos ativos, mantidos a pasto. Os valores de espessura do diafragma aferidos em modo-B foram equivalentes aos aferidos no modo-M. Os cavalos com peso >400kg apresentaram espessura na inspiração (modo-B 0,94±0,2cm e 0,77±0,02cm, p=0,000; modo-M 0,93±0,2cm e 0,74±0,02cm, p=0,000) e expiração (modo-B 0,81±0,02cm e 0,65±0,02cm, p=0,000; modo-M 0,77±0,02cm e 0,63±0,02cm, p=0,000) maior do que os com peso ≤400kg. A fração de espessamento diafragmático não apresentou diferença entre cavalos com peso ≤400kg e >400kg (repouso 18±2% e 16±2%, p=0,609; hipercapnia 39±6% e 31±5%, p=0,301). O peso corpóreo tem relação com a espessura diafragmática, sendo assim, valores absolutos de espessura durante a inspiração e expiração devem ser comparados com cautela entre cavalos. O uso da fração de espessamento diafragmático apresenta-se como uma alternativa para comparar animais e estabelecer parâmetros de normalidade para a espécie.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da efetividade de compressão interfragmentária em tíbias de gatos (ex-vivo) com o uso de haste intramedular de ângulo estável associada a dispositivo de compressão interfragmentária (patente BR 10 2018 016021 4) por meio de MINO
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-28) Barroco Neto, Renato; Gosuen, Luis Gustavo Gosuen Gonçalves Dias; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivou-se avaliar radiograficamente a efetividade da compressão interfragmentária em tíbias de gatos (ex-vivo) com o uso de haste intramedular de ângulo estável associada a dispositivo de compressão interfragmentária (patente BR 10 2018 016021 4) por meio de osteossíntese minimamente invasiva (MINO). Para tal, utilizaram-se cadáveres de gatos adultos (n=15). Todos os cadáveres (tíbias direitas e esquerdas) foram avaliados por meio de imagens radiográficas (M1 – momento 1), como forma de identificar alterações anatômicas passíveis de exclusão, planejamento e seleção das dimensões dos implantes ortopédicos e também para a identificação do eixo mecânico tibial, dos ângulos proximais e distais nos planos sagital e frontal. Em ato contínuo, após essa seleção, esses caváveres tabém foram submetidos à tomografias computadorizas, para a avaliações torcionais, avaliações essas realizadas previamente a execução da técnica de implantação em cadáveres. Estes animais foram aleatoriamente sorteados em três grupos, com 5 espécimes cada . Ato contínuo, as 30 tíbias foram novamente radiografadas (M2 – momento 2). Após o planejamento prévio, as hastes foram alocadas nas tíbias pela técnica de MINO e a compressão interfragmentária executada. Posteriormente à implantação das hastes em todos os cadáveres felinos, foram realizadas novas radiografias (M3 – momento 3) para avaliar a aposição óssea, a efetividade da compressão interfragmentária, o alinhamento alcançado, a disposição dos implantes fixados, e também novas tomografias para que a avaliação torcional fosse realizada, sendo comparados estatisticamente os resultados finais dos ângulos obtidos, comparados às imagens prévias (M1). Os resultados mostraram que a compressão gerada foi satisfatória, com falhas osseas variando entre 0 e 0,5 mm, e mostraram também que não houve diferença significativa entre os pontos em que foram realizadas as osteotomias, ou seja, em todas as variáveis avaliadas, a posição de corte não apresentou diferença estatística quanto a diferença de ângulo pré e pós implantação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Caracterização da segurança e das atividades terapêutica e imunomoduladora da lincomicina no tratamento de infecções por Streptococcus agalactiae e Aeromonas hydrophila em tilápias (Oreochromis niloticus)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-17) Costa, Camila Carlino da; Montassier, Hélio José [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    objetivou-se avaliar o potencial imunofarmacológico da lincomicina, administrada via oral, em tilápias do Nilo, O. niloticus, através dos estudos de: segurança clínica e eficácia terapêutica. Para estudo da segurança clínica, foram utilizadas 136 tilápias (±100g), distribuídas aleatoriamente em 17 tanques (100L de água, n=8) para constituir as repetições dos diferentes tratamentos: T0 (grupo controle, não tratado com lincomicina); T1, T2, T3 (tratados com 10, 20 e 40mg/kg-1 de p.v. de lincomicina, respectivamente) e T4 padrão fisiológico (valores de referência). Oito animais foram amostrados por tratamento em 4 períodos: 2, 4 e 8 dias pós-tratamento com lincomicina e um grupo que foi tratado por 8 dias com o fármaco e após isso tratado apenas com ração comercial até o 12º dia para avaliação da recuperação clínica, foram coletados amostras de sangue para determinação do hemograma e bioquímico, além de órgãos como baço, fígado e rins para avaliação somática. Para estudo da eficácia terapêutica foram utilizadas 360 tilápias, acondicionadas em 36 tanques de 100L (n=10), sendo 100 tilápias submetidas a testes para estabelecimento da DL50, em que 50 tilápias (5 tanques, n=10) foram infectadas com diferentes concentrações de S. agalactiae e 50 tilápias para A. hydrophila. Para os ensaios experimentais da eficácia terapêutica, foram utilizadas 260 animais, sendo 130 tilápias para cada desafio experimental, constituindo os tratamentos: S0/A0 (controle, infecção e não tratado com lincomicina); S1/A1, S2/A2 e S3/A3 (infecção e tratados com 40, 20 e 10mg/kg¬-1 de p.v. de lincomicina, respectivamente) e PF (padrão fisiológico, n=10). Animais que sobreviveram ao estimulo infeccioso foram amostrados no 8º dia pós-infecção (dpi) e 4 dias após o término do tratamento (12º dpi) para avaliação da recuperação clínica. Foram coletadas amostras de sangue para hemograma, leucograma, burst oxidativo e mensuração de anticorpos anti-S. agalactiae e anti-A. hydrophila. Tilápias tratadas com lincomicina apresentaram um aumento transitório nos valores de ALT, AST, colesterol, triglicérides e creatinina, que retornaram aos níveis normais após o período de recuperação. Tilápias tratadas com lincomicina e desafiadas com S. agalactiae apresentaram diminuição de leucócitos totais, associada a diminuição do burst oxidativo e aumento dos anticorpos anti-S. agalactiae, além de não revelarem sinais clínicos característicos de estreptococose. Tilápias desafiadas com A. hydrophila tratadas com lincomicina apresentaram diminuição do burst oxidativo, entretanto, animais do grupo controle apresentaram alta taxa de mortalidade associadas aos sinais característicos de aeromonose e os poucos animais sobreviventes apresentaram aumento de anticorpos Anti-A. hydrophila. Os estudos da eficácia terapêutica da lincomicina revelaram o seu potencial contra a S. agalactiae, mas os achados para A. hydrophila, sugerem que a lincomicina não seja um antibacteriano de predileção para o controle desta infecção em tilápias do Nilo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Levantamento soroepidemiológico de Trypanosoma vivax em bovinos no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-05) Donadon, Angelo Estevão Sant´Anna Donadon; Machado, Rosangela Zacarias [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Trypanosoma vivax é responsável por significativas perdas econômicas na bovinocultura da América do Sul e África. No Brasil, observa-se a disseminação da doença em bovinos nos países, através dos relatos de surtos que encontramos na literatura. Durante o ciclo de vida do parasita, observam-se diferentes fases. Onde ocorrem períodos de alta parasitemia com a presença na circulação sanguínea e baixa parasitemia podendo estar em órgãos, gordura e pele. Os métodos de diagnósticos utilizados são: parasitológico necessitando a presença do parasita circulante, métodos imunológicos realizando a detecção de anticorpos no soro dos animais e métodos moleculares detectando a presença do DNA do parasita. Nos métodos imunológicos o Elisa teste é o mais indicado devido sua sensibilidade e especificidade. Neste estudo, foi utilizado para o Elisa teste a proteína recombinante Tv (Imunodot®). O estudo avaliou amostras de soros bovinos de propriedades com suspeita de infecção de T. vivax, no período de junho de 2020 a julho de 2021. As amostras de soros foram coletadas e enviadas de 14 estados brasileiros, provenientes de 287 municípios, totalizando 5.114 amostras, das quais 2.886 positivas (56,5%) e 2.228 amostras negativas (43,5%). As positivas foram classificadas em positivas fracas, médias e fortes. Dessa forma, foi possível obter um panorama de como o T. vivax vem se disseminando pelos estados e pelos municípios do território nacional desde os primeiros relatos até os dias de hoje.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo das características andrológicas de touros da raça Nelore e Caracu selecionados para peso pós desmama
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-13) Pagoto, Jaine Martelo; Monteiro, Fabio Morato [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo do estudo foi investigar a relação entre idade, peso corporal, perímetro escrotal e qualidade de sêmen em touros Nelore e Caracu selecionados para peso pós-desmama. Foram utilizados dados de avaliação andrológica de 836 touros nascidos entre 2000 e 2019, sendo 583 animais da raça Nelore (Bos indicus) e 253 animais da raça Caracu (Bos taurus). Os animais foram divididos em categorias de acordo com a idade e a fase reprodutiva no momento da avaliação, contendo na categoria 1 animais de 20 a 23 meses (22 ± 0,76 meses e 518 ± 94,17 Kg), categoria 2 animais de 24 a 35 meses (30 ± 42 meses e 679 ± 137,19 Kg) e categoria 3 animais com idade igual ou superior a 36 meses (60 ± 14,12 meses e 907 ± 161,73 Kg). Os dados obtidos foram comparados com a raça e idade. A análise estatística incluiu efeitos da raça, categoria de idade, data de coleta de semên e interação raça e categoria de idade e foi realizada pelos procedimentos GLM, GBLUP e BLUP do programa estatístico SAS (P<0,05). As estimativas de herdabilidade foram calculadas pelo método ssGBLUP usando os programas da família BLUPF90. A maioria das características andrológicas estudadas melhorou conforme o aumento da idade e peso corporal. A herdabilidade para PE foi de alta magnitude (0,45), enquanto para motilidade, vigor, turbilhonamento, defeitos espermáticos maiores, menores e defeitos totais foram baixas estimativas de herdabilidade (0,11, 0,01, 0,04, 0,01, 0,01, 0,01, respectivamente). Foi observado que as correlações de Spearman dos valores genéticos para P378 e PE com parâmetros seminais foram fracas. Os resultados obtidos mostraram que os touros Nelore e Caracu selecionados para P378 apresentam melhor qualidade seminal e maior PE conforme maior idade e peso corporal. Os animais selecionados para peso pós desmama apresentam alta herdabilidade para PE. Ainda, animais Nelore de maiores valores genéticos para P378 e PE apresentam fraca correlação de Spearman com parâmetros seminais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da infecção de pintainhos de corte por Salmonella Heidelberg contendo deleção no gene ttra, ttrapdua e ttracbs
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-20) Goes, Vinicius; Freitas Neto, Oliveiro Caetano de [UNESP]; Monte, Daniel Farias Marinho do; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Salmonella Heidelberg (SH) é uma enterobactéria que pode afetar frangos comerciais, ocasionando prejuízos econômicos relevantes na avicultura, além de ser uma séria preocupação para a saúde pública em escala global. Após a colonização do intestino, Salmonella spp. faz uso de mecanismos associados às Ilhas de Patogenicidade (SPI), modificando o microambiente, e consequentemente induzindo uma resposta inflamatória benéfica para sua sobrevivência. A indução da inflamação, desencadeia a produção do tetrationato que é utilizado como aceptor de elétrons, promovendo novas fontes de carbono em ambiente anaeróbio e, assim, favorendo a multiplicação dessa bactéria. Para utilizar o tetrationato, Salmonella spp. necessita da expressão de genes específicos localizados na SPI-1 e 2, como o ttr, pduA e ttrACBS. Diante do exposto, esse estudo teve como objetivo investigar as consequências da deleção dos genes ttrA, pduA e ttrACBS na infecção de frangos de corte por SH. Foram construídas estirpes de SH mutante (SHΔttrA, SHΔttrApduA e SHΔttrACBS) e sua habilidade em colonizar o intestino das aves e ser excretada foi comparada à estirpe selvagem em dois experimentos. No primeiro foi avaliada a excreção fecal das quatro estirpes por 28 dias após a infecção (dpi), sendo que as estirpes SHΔttrA e SHΔttrApduA apresentaram maior excreção. No segundo experimento, a colonização cecal foi avaliada aos dois, cinco, sete, 14, 21 e 28 dpi, sendo que a estirpe SHΔttrA foi mais isolada aos 21 e 28 dpi, SHΔttrApduA foi menos isolada nos dois e sete dpi e a estirpe SHΔttrACBS não obteve diferenças estatísticas até os 28 dpi, na qual foi menos isolada nesse dia. Os resultados sugerem que mesmo sem a utilização do gene ttrA, ttrApduA e operon ttr, SH ainda foi capaz de colonizar o intestino da ave, possivelmente utilizando uma via alternativa para utilização de aceptores de elétrons.
  • ItemDissertação de mestrado
    Parâmetros epidemiológicos para a formulação de um modelo matemático da tripanosomose bovina
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-30) Cavalcanti, Fernanda Beatriz Pereira; Cadioli, Fabiano Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Infecção de Trypanosoma vivax em bovinos promove enormes preocupações decorrentes aos impactos socioeconômicos causados nas Américas, África e Ásia. Nas Américas, sua transmissão ocorre de forma mecânica, com intervenção de vetores hematófagos e compartilhamento de fômites entre animais. Alguns fatores epidemiológicos facilitam a dispersão do T. vivax entre áreas endêmicas e indene, tais como: flutuação da parasitemia que promoverá dificuldade na identificação da infecção entre os diferentes métodos parasitológicos, implica também na forma de apresentação, que, em geral a infecção se apresenta na forma crônica, assintomáticos e com níveis reduzidos de parasitemia. Esses fatores promovem o ingresso da enfermidade em zona indene, no entanto, pouco se sabe sobre a dinâmica epidemiológica da enfermidade incluindo os atributos da tríade epidemiológica (vetores, ambiente e hospedeiro). Com base na carência de informações, este trabalho visou estabelecer parâmetros epidemiológicos com base na dinâmica da doença nas Américas. Foi buscado em base de dados periódicos que envolvessem a dinâmica da tripanossomose bovina, no qual, deve incluir a disseminação via vetores hematófagos e prática de compartilhamento de fômites. Selecionou-se 41 periódicos que descrevessem a interação entre T. vivax e vetores, assim como hospedeiro. Com base no estabelecimento de parâmetros, foi determinado que a dinâmica da tripanossomose ocorre por intermédio de bovinos, entre as fases suscetíveis, latente, infectado e recuperado, com a transmissão envolvendo três vetores hematófagos e o compartilhamento de fômite entre os indivíduos. Com base na dinâmica, foi determinado que a interação entre indivíduos infectados possui diferença na participação da transmissibilidade, com isto foi proposto a categorização da fase entre infectados agudo A1, A2, crônicos C1 e C2. As perspectivas futuras deste trabalho se devem a promoção dos parâmetros epidemiológicos na formulação de modelo matemático específico à transmissão mecânica que ocorre nas Américas. Nisto, este trabalho também se trata do primeiro modelo matemático da tripanossomose bovina nas Américas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da expressão da via pd-1/pdl-1 e das proteínas ctla-4, rank-rank-l e ifn-γ em mastocitomas cutâneos de alto grau em cães: novas perspectivas de uso da imunoterapia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-01-02) Guillén, Noelia Carolina Talavera; Nardi, Andrigo Barboza de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O mastocitoma cutâneo (MCT) é o tumor cutâneo mais comum nos cães, sendo que os MCTs de alto grau possuem comportamento mais agressivo. A escolha do tratamento depende dos fatores prognósticos e do grau histopatológico relacionado ao tumor, porém até o momento não existem marcadores que relacionem a expressão dos tumores e possam prever a presença de metástase linfática. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a expressão da via PD-1/PD-L1 no linfonodo metastásico e no MCT de alto grau, assim como também avaliar a expressão da via RANK/RANK-L e das proteínas CTLA-4 e INF-γ nesse tipo do tumor, com o objetivo de determinar se trata-se de um tumor que pode ser responsivo a imunoterapia. Foram selecionados 10 pacientes com MCT de alto grau, e avaliados quanto aos dados de resenha, como idade, sexo e raça, localização do tumor, número de nódulos, presença de metástase regional e a distância, estágio clínico, tempo de so- brevida e avaliação da expressão dos checkpoints, via RANK/RANKL e do IFNy com imunomarcação variando de moderada a intensa.Os MCT de alto grau com tamanho superior a 3 cm tiveram diferença estatística, concluindo que os tumores de 3 cm ou mais independentemente das características próprias do tumor podem ja estar associados com a presença de metástase linfática. Adicionalmente, o grupo de cães inclusos apresentavam características epidemiológicas variáveis, porém podemos concluir que no caso dos MCT de alto grau independente de raça, sexo, idade e estágio clínico, a presença das vias PD1-PD-L1, RANK/RANK-L e proteínas CTLA-4 e IFN-y estão ativas. Concluiu-se que o MCT parece ser um tumor passível de manipulação imunológica através do uso da imunoterapia, sendo uma nova ferramenta para auxiliar no tratamento desses tumores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito da Tricostatina A durante o cultivo pré-maturação in vitro sobre o padrão da configuração da cromatina e atividade transcricional de oócitos recuperados de folículos antrais iniciais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-07) Silva, Cíntia Rodrigues da; Mingoti, Gisele Zoccal [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A população heterogênea de folículos ovarianos pode afetar de maneira significativa a eficiência da produção in vitro de embriões bovinos, uma vez que oócitos de folículos menores que 2 mm de diâmetro, não possuem competência para o desenvolvimento embrionário in vitro. Sendo assim, como ferramenta para melhorar a competência desses oócitos, o presente trabalho teve como objetivo estabelecer um sistema de cultivo de pré-maturação in vitro (pré-MIV) com uso do bloqueador NPPC suplementado com tricostatina A (TSA), substância que promove hiperacetilação de histonas, a fim de aumentar a atividade transcricional oocitária para que os mesmos tivessem maior competência para o desenvolvimento. Os experimentos foram divididos em duas partes, sendo o primeiro momento feita a avaliação de oócitos bovinos em cultivo de pré-MIV simples, e no segundo, utilizou-se cultivo de pré-MIV enriquecido com substâncias estimuladoras. Os resultados foram obtidos através das comparações entre as médias dos grupos, utilizando-se a análise de variância (ANOVA) seguida do teste de Tukey, sendo P<0,05. Com isso, os resultados demonstraram que o cultivo de pré-MIV simples e enriquecido não foram capazes estimular o crescimento oocitário até o tamanho esperado da espécie bovina (102-109 mícrons de diâmetro), no entanto a TSA demonstrou nos dois experimentos um possível efeito protetor contra danos oxidativos nos oócitos tratados quando comparados ao grupo controle, assim como melhorou a atividade transcricional dos mesmos. Ainda que com alta transcrição, nossos resultados não apresentaram melhores taxas no desenvolvimento embrionário, uma vez que as taxas de blastocistos foram menores que 5% de embriões em meio simples e 2% em meio enriquecido. A partir destes resultados, concluímos que o cultivo de pré-MIV acrescido da TSA, proporcionou maior atividade transcricional e proteção à estresse oxidativo, embora não tenha melhorado o crescimento oocitário, assim como a produção de embriões. Sendo assim, nossos resultados demonstram possíveis ferramentas de como melhorar a qualidade de oócitos recuperados de folículos antrais iniciais, e futuramente, melhorar os índices de produção de embriões in vitro.
  • ItemDissertação de mestrado
    Detecção e caracterização molecular de agentes Anaplasmataceae, Bartonellaceae, Coxiellaceae, Mycoplasmataceae, Rickettsiaceae, Babesiidae e Theileriidae em javalis de vida livre no Estado de São Paulo, Brasil: Detecção molecular de agentes transmitidos por vetores em javalis (Sus scrofa) e carrapatos associados no Brasil, com evidência de possíveis novos genótipos de Ehrlichia, Anaplasma e Hemoplasma
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-28) Santana, Matheus de Souza [UNESP]; André, Marcos Rogério [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo objetivou investigar, por meio de técnicas moleculares, a ocorrência de agentes Anaplasmataceae, Bartonellaceae, Rickettsiaceae, Mycoplasmataceae, Coxiellaceae e Babesiidae/Theileriidae em amostras de sangue de javalis selvagens e seus respectivos carrapatos amostrados no sudeste do Brasil. Para tal, foram analisadas 67 amostras de sangue e 265 carrapatos (264 Amblyomma sculptum e um A. ovale). Na triagem molecular para agentes Anaplasmataceae por meio de ensaio de PCR baseado no gene 16S rRNA, 5,97% amostras de sangue de javalis e 50,54% de carrapatos foram positivas. Em ensaio de PCR para Ehrlichia spp. baseado no gene dsb, 9,24% dos carrapatos foram positivos. Apesar da baixa ocorrência, um possível novo genótipo 16S rRNA de Anaplasma sp. foi detectado nos javalis amostrados. Com base nas análises filogenéticas baseadas nos genes groEL, gltA, sodB e região ITS (23S-5S), verificou-se que carrapatos A. sculptum e A. ovale coletados de javalis carreiam genótipos de Ehrlichia spp. filogeneticamente associados a E. ewingii, E. ruminantium, e novos genótipos de Ehrlichia previamente detectados em equinos, catetos e carrapatos coletados de onçaspintadas. Na triagem para hemoplasmas por meio de qPCR para o gene 16S rRNA, 88,06% das amostras de sangue e 8,69% de carrapatos mostraram-se positivas. Mycoplasma suis, M. parvum e um possível novo genótipo de hemoplasma foram detectados em javalis na região sudeste do Brasil. Na triagem para Bartonella spp. utilizando qPCR baseada no gene nuoG, 3,8% das amostras de carrapatos mostraram-se positivas. Inferências filogenéticas alocaram quatro sequências nuoG e uma gltA de Bartonella no mesmo clado de Bartonella machadoae. Nenhuma amostra de sangue e carrapato de javalis mostrou-se positiva na qPCR para Coxiella burnetii baseada no gene IS111. Por outro lado, apenas 1,6% dos carrapatos mostraram-se positivos no ensaio de nPCR para piroplasmídeos baseado no gene 18S rRNA. Uma sequência 18S rRNA detectada em pool de ninfas de A. sculptum posicionou-se filogeneticamente próxima às sequências Cytauxzoon felis detectadas em felinos nos Estados Unidos. Rickettsia sp. filogeneticamente associada à R. belli foi detectada em um pool de ninfas de A. sculptum. Trata-se da primeira detecção de hemoplasmas, B. machadoae e Cytauxzoon spp. em A. sculptum. Javalis e carrapatos associados parecem não participar do ciclo epidemiológico de C. burnetii na região estudada. Esta espécie de mamífero invasora pode atuar como potencial dispersor de carrapatos infectados com Ehrlichia spp., Bartonella spp., micoplasmas hemotrópicos e Cytauxzoon, podendo trazer implicações epidemiológicas importantes na transmissão de bartoneloses, erliquioses, hemoplasmoses e cytauxzoonose para seres humanos e animais, mais especificamente para equinos, roedores, suínos e gatos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Covid-19: fatores pré-analíticos em RT-PCR de protocolo alternativo utilizado no município de Jaboticabal/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-21) Alonso, Giovana Rosa Luiz; Burger, Karina Paes; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os sintomas da covid-19 são inespecíficos, o que dificulta seu diagnóstico clínico. A técnica molecular (RT-PCR) é a escolha padrão-ouro para o diagnóstico laboratorial. Por meio do diagnóstico precoce da doença é possível monitorar o paciente, produzindo prognósticos mais favoráveis, além da importância epidemiológica de rastreamento dos casos positivos com indicação de isolamento de infectados e seus contactantes. Contudo, existem determinados fatores pré-analíticos que poderiam predizer os resultados de testes e que merecem atenção. Por esse motivo, o presente estudo analisou os fatores pré-analíticos da RT-PCR de protocolo alternativo. Os fatores analisados foram idade, sexo, raça, sintomas relatados, comorbidades, parâmetros clínicos, período da sintomatologia clínica e qualidade da colheita da amostra (gene GAPDH). Utilizando 400 prontuários de pacientes atendidos no Centro de Atendimento ao Coronavírus (CAC) no Município de Jaboticabal/SP, determinou-se quais apresentaram associação com os resultados dos exames, por meio da técnica de regressão logística simples e multivariável. As variáveis significativas foram “alteração de olfato e/ou paladar” e “tosse”, com P < 0,05. Portanto, são sintomas frequentemente presentes, sendo indicativos na triagem para solicitar exame diagnóstico e, em casos de distúrbio olfatório, isolamento precoce e prolongado do paciente.
  • ItemDissertação de mestrado
    Esporotricose animal - Levantamento do número de casos registrados na cidade de São Paulo no ano de 2021 e a conduta e conhecimento dos profissionais Médicos Veterinários
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-15) Rosa, Ezequias Patrocínio; Burger, Karina Paes; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A esporotricose é uma enfermidade muito importante para a saúde pública, não apenas por ser zoonótica e de notificação obrigatória em alguns municípios, mas também por ser pouco compreendida e negligenciada entre a população e até entre profissionais da saúde. Esta pesquisa objetivou levantar e avaliar epidemiologicamente casos positivos de esporotricose animal registrados na cidade de São Paulo, além de avaliar conhecimento e conduta dos profissionais médicos-veterinários. Para tanto, os casos positivos foram obtidos nos boletins epidemiológicos semestrais disponibilizados no site Vigilância em Saúde da prefeitura municipal, dados atualizados das 28 Unidade de Vigilância em Saúde (UVIs). O questionário foi elaborado utilizando-se a plataforma Google Forms® e composto por 24 questões abordando temáticas socioeconômicas e avaliando condutas mediante o diagnóstico e abordagem do animal doente. No período de janeiro a dezembro de 2021foram diagnosticados e registrados 1.518 casos positivos, apresentando números mais expressivos na zona norte, com destaque a UVIS Vila Maria/Vila Guilherme, a que mais registrou casos (283 casos). O mês com maior índice de registro de casos positivos para esporotricose foi o mês de junho. O questionário foi respondido por 90 Médicos Veterinários(as) que atuam no setor de clínica médica de pequenos animais. Apenas 26,7% dos participantes responderam que a esporotricose é de notificação obrigatória como dita a Portaria nº 470/20 da Secretaria Municipal de Saúde, de 01/12/2020. Ainda, 48,9% dos entrevistados responderam que atendem de um a cinco casos por ano. Com isso, juntamente com a coleta dos casos positivos, foi levado em consideração alguns fatores que possam embasar e explicar o aumento de casos em algumas determinadas áreas através de suas particularidades. Entre os profissionais que responderam ao questionário, muitos demonstraram falta ou pouco conhecimento sobre o diagnóstico da esporotricose e também em como orientar para medidas preventivas e notificar oficialmente os casos
  • ItemDissertação de mestrado
    Malformações congênitas em cães braquicefálicos: um estudo retrospectivo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-30) Estevam, Marina Vilela [UNESP]; Apparício, Maricy; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Por causa do seu temperamento dócil e características peculiares, cães braquicefálicos se tornaram muito populares nos últimos anos. Para obter essas características, muitos anos de endogamia foram necessários e resultaram em um alto grau de homozigose e com isso, muitos genes deletérios se manifestaram. Ao mesmo tempo, temos visto um aumento nos relatos de caso de malformações congênitas, especialmente em raças braquicefálicas. O objetivo deste estudo foi observar a frequência de malformações em cães braquicefálicos comparados a outras raças puras e mestiças. Para isso, os registros médicos das fêmeas gestantes atendidas entre janeiro de 2017 e dezembro de 2021 foram recuperados do sistema computadorizado do Hospital Veterinário e analisados um por um. Após uma rigorosa seleção, setecentos e sessenta e oito neonatos de cento e sessenta e oito ninhadas foram selecionados. Dessas ninhadas, 72,6% (122/168) eram braquicefálicas. Malformações foram diagnosticadas em cinquenta e dois filhotes, com uma incidência de 6,77% (52/768). Das trinta e duas ninhadas que produziram filhotes malformados, vinte e oito eram braquicefálicas (87,5%). No total, vinte e três tipos de malformações foram registrados, sendo as mais comuns Fenda Palatina (1,30%) e Anasarca (1,17%). 19,23% (10/52) dos filhotes apresentaram mais de uma malformação aparente. A respeito do tipo de parto, cesarianas eletivas totalizaram 66,6% dos nascimentos e o número se justifica pela frequência de atendimento de raças predispostas a distocia atendidas no Hospital Veterinário. Vinte e nove prontuários foram excluídos devido à falta de dados. A ausência de dados no histórico médico que justifique outras causas (como deficiências nutricionais, uso de fármacos, infecções ou radiação) somadas à baixa incidência de malformações em outras raças, nos direciona ao fator genético que envolve as raças braquicefálicas. Muitas gerações de inbreeding resultaram em uma população quase que totalmente homozigota o que aumenta a probabilidade de malformações. Esse cenário nos chama a olhar com mais cuidado para a forma como essas raças são reproduzidas.