Dissertações - Agronomia (Produção Vegetal) - FCAV

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 435
  • ItemDissertação de mestrado
    Interação da mistura de herbicidas e fertilizantes foliares no controle de Urochloa decumbens e Amaranthus hybridus
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-28) De la Cruz, Hilario Camarena; Ferreira, Marcelo da Costa; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Urochloa decumbens e Amaranthus hybridus reduzem a produtividade das culturas. Geralmente o controle é realizado com herbicidas, que podem ter o efeito ampliado por fertilizantes foliares que contêm sais higroscópicas capazes de reduzir a umidade relativa de deliquescência (DRH) e formar filmes de água na superfície das folhas, incrementando a penetração no tecido vegetal. Objetivou-se determinar o controle de U. decumbens e A. hybridus pela interação entre herbicidas e fertilizantes foliares. Os experimentos foram conduzidos em delineamento de blocos ao acaso em esquema fatorial (4x4 + testemunha), constituído pelo fator 1 herbicidas (fomesafem + fluazifope-P-butílico, linuron, imazapique e tembotriona) e fator 2 fertilizantes foliares (NK-COT, NPK, NK-B-Fe-Mn-S-Zn-COT e sem adição). Para o processamento de dados considerou-se os testes de Shapiro-Wilk (normalidade), Oneill-Matheus (homogeneidade de variância) e Fisher (ANOVA). As médias foram comparadas pelo teste de Duncan (p<0,05). Houve efeito na tensão superficial, ângulo de contato e tamanho de gotas, onde as misturas de fomesafem + fluazifope-P-butílico diferiu dos demais tratamentos. Os fertilizantes foliares adicionados aos herbicidas melhoraram as características de pH e condutividade elétrica das caldas fitossanitárias, sem interferir no controle das plantas daninhas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Combinação K:Mg na atividade da rubisco, metabolismo fotossintético, antioxidante e relações com a produtividade do cafeeiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-18) Mendes, Nandhara Angélica Carvalho [UNESP]; Reis, André Rodrigues dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O café é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, ficando atrás apenas da água, e sua demanda está constantemente aumentando no mercado. No entanto, para suprir essa exigência, as técnicas de cultivo precisam superar as adversidades que afetam o desenvolvimento das plantas, sendo o café (Coffea arabica) particularmente afetado pela deficiência de magnésio. A carência de magnésio nas plantas de café pode ser resultado de atividades antropogênicas, como o fornecimento inadequado de fertilizantes potássicos, o que leva a um antagonismo na absorção de magnésio que prejudica a produtividade. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes combinações de doses de potássio e magnésio em diversos aspectos, incluindo produtividade, concentração de pigmentos fotossintéticos, atividade da enzima rubisco, metabolismo antioxidante, a translocação de açúcares e o metabolismo nitrogenado. O experimento foi conduzido em campo. Foi utilizado o delineamento experimental em blocos casualizados, com tratamentos dispostos em um esquema fatorial 4 x 4, consistindo em 4 doses de potássio (0, 150, 300 e 450 kg ha-1 de K2O) e 4 doses de magnésio (0, 25, 50 e 150 kg ha-1 de MgO), em dois anos. Neste estudo, foram avaliados os seguintes parâmetros: produtividade, concentração de pigmentos fotossintéticos, atividade da enzima rubisco, concentração de malonaldeído e peróxido de hidrogênio, atividade da superóxido dismutase, ascorbato peroxidase e catalase, concentração de açúcar total em folhas e grãos, concentração de nitrato, amônia e de aminoácidos. A aplicação de 150 kg ha-1 de K2O e 25 kg ha-1 de MgO resultou em aumento da produtividade, concentração dos pigmentos fotossintéticos, atividade da enzima rubisco, metabolismo antioxidante e translocação de açúcares, em ambos os anos. Este estudo apresenta novos insights fundamentais sobre o efeito de K e Mg na produtividade e no metabolismo fotossintético e antioxidante do cafeeiro.
  • ItemDissertação de mestrado
    Abordagem para predição de soja por índices de vegetação e modelos de machine learning
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-14) Marra, Túlio Mazetti; Furlani, Carlos Eduardo Angeli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A predição de produtividade da soja é uma informação importante para dar suporte a gestão de culturas, determinando o momento e local de colheita, agregando valor ao produto colhido. No entanto, esta tarefa é um desafio, uma vez que a combinação perfeita de características espectrais e algoritmos de Aprendizado de Máquina (ML) para predizer a produtividade das culturas não é amplamente conhecida. Para resolver esse quebra-cabeça, o objetivo deste estudo foi trabalhar com imagens multiespectrais de satélite de alta resolução para identificar algumas das melhores características para a predição de produtividade da soja, tais como estádios fenológicos para a coleta de imagens, algoritmos de predição e índices de vegetação (VI's) que compõe tais algoritmos. A metodologia foi explorada como forma de análise não-invasiva e não-destrutiva. A base de dados foi composta por um conjunto de imagens temporais e dados de produtividade de três cultivares de soja, produzidas em duas safras diferentes. Primeiramente, as imagens foram processadas e calculados os VI's para cada estádio fenológico de coleta das imagens, que foram de R4 a R7. Os VI's utilizados foram NDVI, GNDVI, VARI, SAVI e EVI. Em seguida, os VI’s foram aplicados em modelos de regressão linear, Random Forest (RF) e Redes Neurais Artificiais (ANN) para predizer a produtividade da soja. MAE, MAPE e RMSE foram utilizados como métricas de acurácia. Nossos resultados mostraram que o modelo que apresentou melhor desempenho em relação à precisão e acurácia para prever a produtividade da soja foi baseado em ANN usando NDVI e GNDVI nos estádios fenológicos R5 e R4, respectivamente, provando assim ser uma alternativa precoce para apoiar decisões precisas nos campos de soja.
  • ItemDissertação de mestrado
    Silício na mitigação de estresse nutricional de fósforo e de déficit hídrico em mudas de eucalipto propagadas por sementes e por ministesquia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Reis, Eduarda Gonçalves; de Paula, Rinaldo Cesar; Prado, Renato de Mello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A suficiência em fósforo (P) é essencial para a produção de mudas de eucalipto com reflexos no crescimento inicial no campo, mas em deficiência ou excesso, o P pode causar danos biológicos nas plantas. Uma estratégia para atenuar o estresse nutricional de P em mudas de eucalipto é o fornecimento do silício (Si). Esse estudo objetivou avaliar o efeito da nutrição com P associada à aplicação ou não de Si na formação de mudas de duas espécies de eucalipto e no desenvolvimento posterior em vasos sob duas condições hídricas. Quatro experimentos foram conduzidos. Os dois primeiros experimentos consistiram na formação de mudas em tubetes de 50 ml, sendo um com mudas propagadas por miniestaquia de Eucalyptus grandis X E. urophylla, e outro com mudas seminais de Corymbia citriodora. Esses experimentos foram conduzidos em delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial 3 x 2 (3 concentrações de P: 0,1; 1,0 e 10 mmol L-1 de P, correspondentes a 10%, 100% e 1000% de P com base na solução de Hoagland e Arnon, com ou sem a aplicação de 2 mmol L-1 Si) com 5 repetições de 6 mudas. Os outros dois experimentos foram conduzidos com mudas de C. citriodora e de E. grandis X E. urophylla provenientes dos tratamentos de 10 e 100% das concentrações de P dos experimentos anteriores, na presença e ausência de Si, submetidas a dois níveis de disponibilidade hídrica no solo (30 e 60% da capacidade de retenção de água no solo – CRA). Esses experimentos foram conduzidos em vasos preenchidos com 8,5 Kg de solo. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com seis repetições, em esquema fatorial 2 x 2 x 2 (mudas formadas com 10 e 100% da concentração de P x com ou sem adição de 2 mmol.L-1 Si x 30% ou 60% da CRA). Para os dois primeiros experimentos de formação de mudas observou-se que: o aumento da concentração de P promoveu maior matéria seca da parte aérea, enquanto o fornecimento de Si aumentou a produção da matéria seca de raiz para C. citriodora; para o híbrido as plantas com fornecimento de Si aumentou a matéria seca das raízes e apresentou maior relação raiz-parte aérea; o fornecimento de Si promoveu aumento no acúmulo do elemento em todos os tratamentos, para a parte aérea o aumento da concentração de P aumentou o acúmulo de Si para C. citriodora; o Si é um elemento benéfico que ajuda a mitigar os efeitos da deficiência de P durante a formação de mudas de eucalipto. Nos experimentos desenvolvidos em vasos observou-se que: as plantas de C. citriodora e de E. grandis X E. urophylla foram prejudicadas pela deficiência hídrica, independentemente da dose de P e, ou Si na formação das mudas; o efeito positivo da adubação com P é dependente da boa disponibilidade hídrica, tendo favorecido o crescimento apenas quando não houve deficiência hídrica; a aplicação de Si, em geral, não afetou o desenvolvimento das plantas, mas em C. citriodora a aplicação de Si sob adequada disponibilidade hídrica favoreceu o acúmulo de matéria seca nas raízes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Mecanismos de tolerância ao alumínio em plantas de quinoa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-28) Prado, Emilaine da Rocha; Gratão, Priscila Lupino [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A toxicidade do alumínio (Al) é o fator mais limitante para a agricultura tropical e subtropical. A cultura da quinoa (Chenopodium quinoa Willd.), identificada como alimento do futuro, será implantada neste contexto de solos ácidos e de alta concentração de Al solúvel e tóxico, mas não há relatos científicos sobre os efeitos deste elemento na fisiologia, bioquímica e metabolismo desta espécie. O objetivo deste trabalho foi investigar mecanismos de tolerância ao Al em quinoa BRS Piabiru quando submetida a níveis baixos e altos de Al3+. O experimento foi realizado em sala controlada e sistema hidropônico em pH 4, com 6 concentrações de Al (0, 0,2, 1, 5, 25 e 125 mg L-1) na forma de cloreto de alumínio. As plantas foram coletadas aos 60 dias após o plantio (DAP). Folhas de plantas tratadas com as maiores concentrações de Al (25 e 125 mg L-1) apresentaram aumento no conteúdo MDA e atividade de algumas enzimas (SOD e GSH-Px). A maior massa seca de planta foi obtida no tratamento controle e 0,2 mg L-1, que obteve maior massa seca de raízes. A massa seca da quinoa e os parâmetros biométricos das plantas foram gradualmente reduzidos à medida que as concentrações de alumínio foram aumentadas. As plantas com menor concentração de Al acumularam mais açúcares totais, produziram mais carotenoides, além de aumento no conteúdo de prolina, atividade de GPOX em folhas, além de maior volume das raízes. Este pode ser um dos mecanismos de tolerância das plantas de quinoa sob exposição ao Al.
  • ItemDissertação de mestrado
    Resposta espectral: análise de componentes principais para a diferenciação de arranjos espaciais na soja
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-03) Santos, Jamile do Nascimento; Furlani, Carlos Eduardo Angeli [UNESP]; Almeida, Samira Luns Hatum de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo com sensoriamento remoto na soja, embora importante concentra-se na estimativa ou na predição da produtividade. Entretanto, a produtividade da soja pode variar de acordo com a população de plantas e o espaçamento entre linhas. Dessa forma o objetivo deste estudo foi diferenciar arranjos espaciais de soja a partir de imagens multiespectrais por meio de índices de vegetação. Foram utilizados dois espaçamentos de semeadura: convencional (C) com 0,45 m e linhas duplas intercaladas (D) com duas linhas de 0,30 m por uma de 0,60 m. Além disso, foram adotadas três populações de plantas: P1= 300, P2= 350 e P3= 400 mil plantas ha-1. As imagens multiespectrais foram coletadas aos 45, 55, 65,75, 85 e 95 dias após a emergência, os parâmetros avaliados foram: índices de vegetação, bandas espectrais, número de vagens por planta, número de vagens por grão, massa de mil grãos. A análise de componentes principais foi aplicada para diferenciar os arranjos espaciais de soja. Os resultados mostraram que a banda do vermelho e do infravermelho próximo são as bandas espectrais mais responsivas para diferenciação dos arranjos dos 45 aos 75 dias após a emergência. Independentemente dos dias após emergência, o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), Índice de Vegetação Ajustado ao Solo (SAVI), Índice De Vegetação Não-Linear (NLI) apresentaram a mesma capacidade de diferenciar os arranjos. Essas descobertas fornecem mais informações sobre a obtenção remota da informação do arranjo espacial que auxiliará na tomada de decisão de qual arranjo usar.
  • ItemDissertação de mestrado
    Effect of magnesium foliar application at different phenological stages in soybean and maize plants
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-10) Tacca, Julio Guilherme; Reis, André Rodrigues dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Magnesium is an overlooked nutrient due to the paucity of research on it. In addition, it is found in low amounts in the soil, possibly due to anthropogenic activities, such as excessive potassium fertilization. The consequence of this is an antagonism of magnesium absorption, resulting in limited productivity. Since nitrogen fertilization in the soybean crop is unnecessary due to symbiosis with bacteria of the genus Rhizobium, magnesium plays a fundamental role in biological nitrogen fixation. In addition, it activates more than 300 enzymes and when it is deficient in plants, it causes a reduction in productivity. This study will provide relevant information regarding the role of magnesium in photosynthesis, biological nitrogen fixation and protein synthesis.
  • ItemDissertação de mestrado
    Associação de adjuvantes à inseticida biológico ou químico e parâmetros da tecnologia de aplicação para controle de diaphorina citri kuwayama (hemiptera: psyllidae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-27) Siqueira, Maria Thalia Lacerda; Ferreira, Marcelo da Costa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o aumento das aplicações no controle do inseto Diaphorina citri vetor das bactérias associadas ao HLB, essas aplicações sem o conhecimento técnico da tecnologia de aplicação, podem gerar sérios efeitos negativos no ambiente, além da ineficiência no controle e perda econômica. A fim de manter a eficiência dos produtos e a viabilidade econômica da cultura. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a interação entre inseticida biológico e químico associado ou não adjuvantes no controle do inseto D. citri. Experimentos foram conduzidos no Laboratório de Núcleo de Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia de Aplicação da UNESP, Câmpus de Jaboticabal. Os experimentos foram realizados em delineamento inteiramente ao acaso com um fatorial de 3x3+1 sendo: fator A - inseticidas e fator B - adjuvantes, com um tratamento adicional (testemunha), em quatro repetições. Foram avaliados: estabilidade físico-química das caldas, viscosidade, tensão superficial, ângulo de contato, cobertura, depósito de calda sobre folhas, espectro da gota, mortalidade dos psilídeos, compatibilidade entre os produtos, pH e condutividade elétrica. Os dados foram submetidos à uma análise de variância, pelo teste F, e as médias comparadas pelo teste tukey (p ≤ 0,05). Os resultados demostram incompatibilidade nos horários de seis e 24 horas, a adjuvante lecitina reduziu o pH para todos inseticidas consequente aumentando condutividade elétrica. O óleo mineral reduziu os valores de ângulo e tensão superficial. A partir das aplicações das caldas sobre o inseto, praticamente não houve sobrevivência dos insetos, porém quando aplicadas em campo o inseticida biológico resultou em sobrevivência alta. O inseticida malationa com todas as caldas proporcionou cobertura adaxial maior que 30%. Para os ramos e parte abaxial das folhas, não houve diferença, com porcentagem menor que 5% para parte abaxial. No entanto, a combinação dos dois inseticidas químico e biológico associados aos adjuvantes interferiram em alguns parâmetros da tecnologia de aplicação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Adubação fosfatada e bactérias solubilizadoras de fosfato: estratégias para a produção do feijoeiro comum
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Souza, Antonia Erica Santos de; Lemos, Leandro Borges [UNESP]; Prates, Anderson Coelho; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O fósforo (P) é um nutriente que atua no crescimento, fisiologia, nutrição, produtividade e qualidade de grãos do feijoeiro comum. Em regiões tropicais, a interação deste nutriente com a fração argila do solo torna grande parte do P indisponível. Dessa maneira, a fração disponível pode não atender a demanda das plantas. Nesse contexto, a utilização de bactérias solubilizadoras de fosfato (BSF) pode ser uma estratégia sustentável para tornar o nutriente disponível às plantas e promover produtividades satisfatórias. Neste estudo, o objetivo foi avaliar se a inoculação com BSF no feijoeiro comum aumenta o crescimento, fisiologia, nutrição, produtividade, qualidade de grãos e reduz a dose de aplicação química de fósforo para obtenção de máximas produtividades. O experimento foi conduzido com o feijoeiro comum ‘IAC 2051’ em delineamento de blocos casualizados (DBC) em esquema fatorial 4x4, com quatro repetições. O primeiro fator foram quatro doses de P2O5 (0, 20, 40 e 60 kg ha-1), aplicadas no sulco de semeadura, e o segundo fator foram quatro doses de BSF (0, 100, 200 e 300 mL ha-1), através da inoculação das sementes. Ao longo do estudo foram analisadas variáveis relacionadas ao crescimento, fisiologia, nutrição, componentes de produção, produtividade e qualidade dos grãos do feijoeiro comum. Ocorreu interação positiva entre BSF e P2O5 apenas para a área foliar e teor de clorofila do feijoeiro comum. Para essas variáveis, a associação da inoculação com BSF com a dose de 40 kg ha-1 de P2O5 promoveram as melhores condições para o feijoeiro comum. No entanto, não ocorreu interação entre a inoculação com BSF e doses de P2O5 para nutrição, componentes de produção e produtividade da cultura. A aplicação de P2O5 aumentou a produtividade do feijoeiro comum em 79 kg ha-1 para cada 10 kg ha-1 adicionado, enquanto a inoculação com BSF na dose de 192 ml ha-1 promoveu a exportação de 15,28 kg ha-1 de P e 159 mL ha-1 incrementou a produtividade em 389 kg ha-1 (12%) comparado ao manejo sem inoculação. Embora a qualidade dos grãos tenha sido pouco afetada pelos manejos, ela se manteve dentro dos padrões exigidos pelo mercado consumidor. As melhorias do crescimento e estado nutricional e fisiológico do feijoeiro comum promovidas pela aplicação de P2O5 e BSF foram essenciais para o aumento de produtividade. Assim, este estudo apresenta avanços para a adoção de estratégias de produção sustentável no feijoeiro comum, oferecendo alternativas para o aumento de produtividade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Locais de produção na qualidade fisiológica e sanitária de sementes de Urochloa decumbens
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-25) Barbosa, Ana Sara Vieira; Martins, Cibele Chalita [UNESP]; Silva, Givanildo Zildo da; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A obtenção de sementes de boa qualidade, fisiológica e sanitária, é resultado de um conjunto de fatores relacionados às condições climáticas, principalmente temperatura e precipitação pluvial nos campos de produção, de forma que é um dos principais desafios para a produção agrícola porque influenciam no processo de formação da semente e, consequentemente, interferem na qualidade da mesma. Assim, objetivou-se com o presente trabalho identificar qual local de produção propiciou sementes de Urochloa decumbens de melhor qualidade fisiológica e sanitária. Sementes de 15 campos de produção alocados em quatro estados foram colhidas e levadas para o laboratório de análise de sementes, foram obtidos dados de temperatura e precipitação desses locais. Para qualidade fisiológica foram realizados os testes de teor de água, germinação, sementes dormentes, e testes de vigor: emergência, primeira contagem de emergência de plântulas em areia, comprimento de plântulas e emergência de plântulas em campo. A qualidade sanitária foi avaliada por meio do método “Blotter Test”. Foi utilizada a análise univariada para comparação das médias dos tratamentos pelo teste de Scott Knott, a 5% de probabilidade e para discriminar os fatores ambientais que influenciaram os parâmetros de qualidade foi aplicada a análise estatística multivariada através da Análise de Componentes Principais. O lote de sementes que obteve melhores resultados para qualidade fisiológica foi proveniente do campo de produção de Cássia dos Coqueiros – SP, e o lote que obteve os melhores resultados para qualidade sanitária foi proveniente de Chapada Gaúcha – MG. Já para qualidade sanitária, os campos das diferentes regiões produziram sementes de U. decumbens com grande variabilidade de fungos, verificou se que 100% dos lotes estavam contaminados com Bipolaris sp., e Fusarium sp.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito de herbicidas e controle de plantas daninhas em cana-de-açúcar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-02) Castro, Klara Silva; Carvalho, Leonardo Bianco de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A utilização de mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar demanda por estudos acerca da seletividade de herbicidas e do controle das plantas daninhas. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de controle das plantas daninhas Bidens pilosa, Digitaria insularis, Euphorbia heterphylla, Ipomoea nil, Ipomoea purpurea e Spermacoce latifolia, e determinar a seletividade dos herbicidas imazethapyr e mesotrione+atrazine em MPB de três cultivares de cana-de-açúcar. Os ensaios foram conduzidos em vasos e os tratamentos consistiram na aplicação de imazethapyr (Zaphir®) (0,5 e 1,5 L ha-1), atrazine+mesotrione (Calipen®) (0,5 L ha-1 e 2,4 L ha-1) e misturas de atrazine+mesotrione+imazethapyr (0,8+0,5 L ha-1; 1,2+0,5 L ha-1; 0,8+1,0 L ha-1; 1,2+1,0 L ha-1; 2,4+1,0 L ha-1 e 2,4+1,5 L ha-1). Foram avaliadas a altura das plantas de cana-de-açúcar, a eficácia de controle das plantas daninhas e a biomassa seca da parte aérea de todas as plantas ao final do estudo. Os dados foram submetidos à análise de variância com médias comparadas pelo teste de Tukey. A mistura comercial de atrazine + mesotrione (Calipen®) não alterou o crescimento inicial das cultivares RB 96 6928, RB 97 5201 e CTC 9001 BT. Já o herbicida imazethapyr na formulação comercial (Zaphir®), e a mistura de atrazine+mesotrione+imazethapyr ocasionaram sintomas de injúria e alteraram o crescimento inicial da cultivares. O imazethapyr não foi eficaz apenas no controle de I. purpurea e S latifolia. A mistura de atrazine+mesotrione controlou todas as plantas daninhas. O imazethapyr aplicado com atrazine+mesotrione ocasionou maiores notas de controle e reduções de massa seca das plantas daninhas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Papel fisiológico e bioquímico do selênio na síntese de flavonóides e fixação biológica do nitrogênio em plantas leguminosas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-20) Cunha, Matheus Luís Oliveira [UNESP]; Reis, André Rodrigues dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O selênio (Se) é essencial para humanos e animais e considerado benéfico para plantas em baixas concentrações. Pouco se sabe sobre o papel do Se na nodulação de plantas leguminosas. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do Se (i) sobre o perfil de flavonoides nas raízes; (ii) sobre o metabolismo do nitrogênio e do sistema antioxidante e (iii) no perfil de nutrientes, carboidratos, pigmentos fotossintéticos e produtividade de grãos das plantas de soja, amendoim e feijão-caupi. Para isso, foram conduzidos 2 experimentos para cada cultura, sendo um conduzido em solo e o outro em hidroponia. Os tratamentos dos experimentos realizados em solo foram compostos por 5 doses de Se (0, 7,5, 15, 30 e 45 µg kg-1) enquanto que nos experimentos realizados em hidroponia, os tratamentos foram compostos por 4 concentrações de Se (0, 5, 10 e 15 µmol L-1) aplicados via solo e solução nutritiva respectivamente, no estágio fenológico V2 das plantas, na forma de selenato de sódio. Nossos resultados mostraram que a suplementação com Se aumenta a síntese de flavonóides (daidzeína, genisteína, kaempferol, quercetina, rutina e naringerina) nas raízes, as quais podem ter papel na sinalização química para aumentar a infestação das raízes por rizóbio, consequentemente aumentando o fluxo de ureídeos e metabolismo antioxidativo nas plantas de soja, feijão-caupi e amendoim, tornando essas plantas mais tolerantes a estresses abióticos e gerando aumento de produtividade. Além disso, o Se pode reduzir o estresse oxidativo e aumentar a atividade das enzimas antioxidantes, eficiência do metabolismo do nitrogênio e a concentração de pigmentos fotossintéticos nas folhas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Smartphone image-based methods for quick, non-invasive assessments in agriculture
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-26) Carreira, Vinicius dos Santos [UNESP]; Silva, Rouverson Pereira da; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Image processing timely contributes for agricultural purposes. Its outstanding benefit of extracting information from the field can replace timeconsuming, labor-intensive methods. However, most times innovative methods use high-complexity systems and expensive equipment. Low-income regions are not able to finance such costs. Therefore, we concentrate efforts to develop smartphone imagebased methods for agricultural measurements using a mobile device. Smartphone are widespread technology known as flexible, affordable systems. To prove our hypothesis that low-complexity approaches can be useful, we analyzed two agricultural operations. In Chapter 2, we describe how two image-based methods (Region of Interest and Local Maxima) can detect maize plants and estimate their uniformity with overall results of RMSE of 3.98 cm and R² of 0.90. In Chapter 3, we created a smartphone image-based framework to measure macro spray characteristics, including spray angle, distribution shape and solid stream jets. Using image enhancement and morphological operations, our framework accurately resembles traditional methods and can be useful for quick screening of spray nozzles. Therefore, we prove that smartphone use can go beyond ordinary activities and help to spread digital assessments in agriculture.
  • ItemDissertação de mestrado
    Germinação de sementes de Dypsis decaryi submetidas ao estresse salino em duas épocas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-05) Vieira, Guilherme Rodrigues; Pivetta, Kathia Fernandes Lopes; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A palmeira triângulo (Dypsis decaryi), nativa de Madagascar e ameaçada de extinção em seu habitat, apresenta diversas características de interesse ornamental, tornando-a uma espécie importante para o mercado internacional. O principal método de propagação desta planta é por semente, que é influenciado por vários fatores como época de semeadura e salinidade. A variação de fatores ambientais em diferentes épocas de semeadura pode influenciar o processo de germinação enquanto que o estresse salino pode causar diminuição na germinação e até morte de sementes, afetando a produção de mudas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento germinativo de sementes de Dypsis decaryi em diferentes concentrações salinas de cloreto de sódio (NaCl) e cloreto de potássio (KCl) em duas épocas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado; o experimento foi realizado em esquema fatorial 2 x 2 x 5, sendo duas épocas de condução do experimento (verão e inverno), dois tipos de sais (NaCl e KCl) e quatro concentrações salinas (25, 50, 75 e 100 mmol) e ausência de sais - controle; foram quatro repetições e 25 sementes por parcela. Foram avaliadas porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação e tempo médio de germinação. A espécie se mostrou tolerante à salinidade simulada por KCl e NaCl, durante o processo de germinação de sementes, o qual foi influenciado pela época de semeadura, concentrações salinas e interação entre épocas e concentrações. Não houve efeito significativo de forma isolada entre os tipos de sais, para interação de épocas e sais e, entre os três fatores avaliados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Previsão de parâmetros biométricos de cana-de-açúcar por imagens de veículo aéreo não tripulado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-28) Oliveira, Romário Porto de; Furlani, Carlos Eduardo Angeli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Sensores multiespectrais a bordo de veículos aéreos não tripulados (VANT’s) são precisos e rápidos para prever produtividade de cana-de-açúcar. Neste estudo propõe-se prever parâmetros biométricos de cana-de-açúcar usando algoritmos de machine learning e dados multitemporais, por meio de análise de imagens multiespectral de VANT. A pesquisa foi realizada em cinco cultivares de cana-de-açúcar, como forma de construir modelos mais generalistas. Imagens multiespectrais foram coletadas a cada 40 dias e os parâmetros biométricos avaliados foram: número de perfilhos, altura da planta e diâmetro do colmo. Dois algoritmos de machine learning foram utilizados: modelo de multiple linear regression e modelo de random forest. Os resultados mostraram que os modelos de previsão foram acurados. As bandas espectrais Blue, Green e NIR forneceram melhor desempenho em prever os parâmetros biométricos da cana-de-açúcar. Resultados para melhorar a previsão de produtividade de cana-de-açúcar são fornecidos até sete meses antes da colheita. Estas descobertas expandem as possibilidades da utilização de imagem multiespectral de VANT na previsão de produtividade de cana-de-açúcar, particularmente pela inclusão de parâmetros biofísicos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Posicionamento da faixa efetiva e altura de voo em aeronaves agrícolas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-10) Santos Júnior, José Luís Carlos dos; Furlani, Carlos Eduardo Angeli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Visto que aviões agrícolas podem ser dimensionados e equalizados de acordo com as características técnicas das aplicações, oferecendo excelente qualidade na aplicação e ao mesmo tempo elevado rendimento operacional que garantem maior eficiência das aplicações aéreas. O objetivo da pesquisa foi avaliar a qualidade de aplicação através do coeficiente de variação (CV%) de 2 modelos de aeronaves agrícolas sendo o Ipanema 202 (EMB-202) e AirTractor 502 (AT-502), em função da altura de voo e faixa de deposição. Foram analisadas 101 configurações em 45 aeronaves agrícolas sendo 20 do modelo AT-502 e 25 do modelo EMB-202, em 5 estados brasileiros em serviços denominados “Clinica de Aeronaves”, o qual utiliza o método de espectrofotometria de fio baseada na norma ASAE S386.2 (ASAE, 2018). Para desenvolver a análise dos dados, os mesmos foram divididos em faixa de deposição e altura de voo, dentro de cada modelo de aeronave estudou-se 3 faixas efetivas de deposição. As faixas utilizadas para o modelo Ipanema 202 (EMB-202) foram de 18, 20 e 22 metros, no modelo AirTractor (AT-502) foi de 28, 30 e 32 metros. As alturas de voos utilizadas foram de 4 e 6 metros para a aeronave modelo Ipanema 202 (EMB-202), para o modelo AirTractor (AT-502) utilizou 6 e 8 metros. Utilizou-se a análise de componentes principais a fim de quantificar a importância de cada variável na variabilidade dos dados e as correlações entre elas. Na análise multivariada as aeronaves do modelo AT-502 e TH-510G, apresentaram maior correlação nas variáveis velocidade, faixa efetiva e coeficiente de variação, devido ao seu maior porte. A aeronave do modelo Ipanema (EMB-202), apresenta maior relação com a variável taxa de aplicação e uso da envergadura, isto posto por ser uma aeronave mais utilizada em culturas com áreas de dimensões irregulares. Dos modelos de aeronaves avaliados, o modelo AT-502 apresenta maior rendimento chegando a 12,5% o que corresponde a 90 ha/h, quando a passa-se a utilizar faixa de 28 para 32 metros. Já o modelo EMB-202 quando se passa a utilizar a faixa de deposição de 18 para 22 metros o ganho de rendimento que chega a 18,2% que representa 73 ha/h. Os melhores coeficientes de variação encontrados para a aeronave modelo AT-502 foi utilizando a faixa de aplicação 32 metros e a altura de voo de 5 metros a utilizar a altura de 8 metros ocorre um aumento no coeficiente de variação (CV%), já para o modelo EMB-202 a faixa de 20 metros foi o melhor coeficiente de variação e a altura de voo não interferiu na qualidade de deposição.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ácido salicílico na indução de resistência a escaldadura em cana-de-açúcar em condições de deficiência hídrica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-31) Souza, Lucas da Silva; Gratão, Priscila Lupino [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A produção brasileira de cana-de-açúcar encontra-se estagnada desde 2010 em função de problemas fitossanitários. Uma das doenças que afeta substancialmente a cana-de- açúcar é conhecida como escaldadura da folha, causada pela bactéria Xanthomonas albilineans. Atualmente, o único método de controle efetivo é o uso de cultivares resistentes. Entretanto, este método é passível de erros. Por conta disso, a busca por meios alternativos de controle torna-se de suma importância, como a indução da resistência, e entre estes indutores encontra-se o ácido salicílico (AS). Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência da aplicação do AS no controle da escaldadura em duas cultivares de cana-de-açúcar, sendo uma suscetível a Xanthomonas albilineans, cultivar SP78-4467, e a outra, considerada resistente à doença, cultivar SP80-3280. Diferentes concentrações de AS (0 μmol L−1 e 72 μmol L−1) foram aplicadas por um período de 90 dias, e em seguida as plantas foram transplantadas para vasos maiores contendo solo. Após um período de 30 dias, as plantas foram inoculadas com a bactéria Xanthomonas albilineans, e após 10 dias depois da inoculação foi realizada a deficiência hídrica até o CRA atingir 40%, em seguida as plantas foram coletadas para análises laboratoriais. Ambos os estresses causaram uma queda na concentração de clorofila e carotenoides. Os tratamentos que passaram por déficit hídrico apresentaram menor potencial hídrico foliar, mas o AS promoveu um aumento nesse potencial na cultivar SP80-3280, isto pois o AS está relacionado com genes exclusivos de cultivares resistentes a seca. O AS também causou um aumento na concentração da prolina, e atividade da SOD, GPOX e GSH-Px em diferentes cultivares quando as plantas foram inoculadas e sob deficiência hídrica. De modo geral, a aplicação de AS promoveu atenuação nos danos causados pela bactéria, sendo a cultivar susceptível a mais responsiva a aplicação do AS.
  • ItemDissertação de mestrado
    Otimização de manobras de transbordos na colheita mecanizada de cana-de-açúcar por meio de programa computacional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-02-26) Corrêa, Lígia Negri [UNESP]; Furlani, Carlos Eduardo Angeli [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    - Em um sistema de colheita de cana-de-açúcar os tempos despendidos com manobras de máquinas nas cabeceiras dos talhões exercem impacto negativo nos custos de produção. Modelos computacionais permitem o desenvolvimento de cenários e simulações para análise do sistema como um todo, e podem trazer melhorias nas eficiências de colheita. Objetivou-se com o trabalho analisar os tempos de manobras de colhedoras e transbordos, bem como o sincronismo entre as manobras dessas máquinas, em área plana e declivosa. Os dados foram analisados sob a óptica do controle estatístico de qualidade (CEQ), por meio de ferramentas estatísticas do programa Minitab®. Em uma segunda etapa do presente trabalho, objetivou-se otimizar os tempos de manobras de transbordo da operação por meio de simulação em programa computacional. Foram testadas no modelo de simulação duas técnicas de manobras de transbordo em diferentes declividades do terreno, considerou-se como cenário padrão uma área sistematizada da usina onde foram realizadas as coletas de dados de campo. Os parâmetros considerados para análise econômica dos tratamentos e tomada de decisão foram: capacidade de campo operacional, consumo de combustível e produção. O método de otimização proposto resultou em ganhos na receita final, tanto em área plana quanto em área declivosa.
  • ItemDissertação de mestrado
    Influência do clima no desenvolvimento de brotos em laranjeira ‘Pera’ no norte do Estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-02) Garibaldi, Maria Eduarda dos Santos; Lopes, Silvio Aparecido [UNESP]; Arenas, Juan Camilo Cifuentes; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No Brasil, a citricultura se destaca dando o título de maior produtor mundial de suco concentrado de laranja ao país. Todavia, a produção tem sido impactada pela ocorrência do greening ou huanglongbing (HLB), associado à bactéria limitada ao floema Candidatus Liberibacter asiaticus (CLas) e transmitidas pelo psilídeo Diaphorina citri, causando mosqueado, desfolha, seca e morte dos ramos, além de levar à maturação irregular do fruto, redução do seu tamanho, deformação e queda intensa. Para o manejo, erradicam-se as plantas doentes, plantam-se mudas sadias e, principalmente, pulverizam-se as copas das plantas com inseticidas a intervalos fixos, o que não tem sido totalmente efetivo na contenção da doença. A baixa eficiência das pulverizações pode estar associada ao rápido crescimento dos brotos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento dos brotos em laranjeiras-doce da variedade ‘Pera Rio’ em condições de sequeiro no município de Bebedouro, norte do estado de São Paulo, no período de setembro de 2019 a novembro de 2020, e relacioná-lo a variáveis climáticas registradas durante esse período. As plantas, com três anos de idade no início do trabalho, foram podadas mensalmente e quatro brotos vegetativos no estádio V1 (emergência) por planta foram selecionados e seu comprimento medido a cada 3 a 4 dias até atingirem o estádio V6 (maturação). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 12 tratamentos (datas de podas) com 12 repetições cada tratamento (brotos). Os valores de tamanho médio do broto (mm) e dias entre os estádios fenológicos foram comparados por meio de análise de variância e as médias separadas pelo teste de Tukey (p<0,05) enquanto os dias de V1 a V6 e tamanho final do broto foram agrupados pelo teste de Scott-Knott. Quanto maior a temperatura do ar mais rápido o broto cresceu e amadureceu, com maior taxa de crescimento de 2,05 mm/dia no mês de dezembro de 2019. Maiores tamanhos médios foram de 98 e 85 mm em setembro de 2019 e maio de 2020, respectivamente, já o menor tamanho e menor de 44 mm em fevereiro de 2020. Temperatura mínima diária foi a variável que mais explicou tempo de maturação (TM), menor em meses de chuva abundante e altas temperaturas. Quando os brotos foram convertidos em índices de favorabilidade à reprodução do psilídeo ou infecção por CLas, empregando-se modelos matemáticos já publicados, observou-se que abril de 2020 foi o mês mais favorável ao inseto e ao patógeno. A informação de que existe grande variação sazonal tanto na taxa de crescimento quanto no tempo de maturação dos brotos deverão ser úteis no aprimoramento das pulverizações, principalmente no que diz respeito a ajustes na frequência e número de pulverização nos diferentes surtos vegetativos que normalmente ocorre ao longo do ano.
  • ItemDissertação de mestrado
    Variabilidade temporal do CO2 atmosférico e fatores de controle sobre grandes áreas de pastagens manejadas e degradadas no Cerrado Brasileiro.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-29) Campos, Marcelo Odorizzi de; Júnior, Newton La Scala [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As mudanças antrópicas no uso da terra têm contribuído para o aumento da concentração dos gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera. Mudar esse cenário requer ações capazes de minimizar emissões e retirar carbono da atmosfera. O estoque de matéria orgânica do solo pode ser usado como sumidouro de carbono, além de reduzir as emissões melhora também aspectos físicos, químicos e biológicos do solo. Sequestrar carbono no solo representa 25% do potencial natural do planeta em solucionar as questões climáticas, dos quais, 60% referem-se à recuperação dos estoques anteriormente perdidos, e 40% pela proteção do carbono já armazenado. Partindo da hipótese de que, sistemas de pastagens degradadas (DP) e manejadas (MP) demonstram índices vegetativos e níveis carbono estocado no solo contrastantes, este estudo objetivou compreender a dinâmica temporal da concentração de CO2 atmosféricos e outros fatores de controle sobre DP e MP no bioma do Cerrado brasileiro. Utilizando ferramentas de sensoriamento remoto e série histórica de 6 anos, foi caracterizado sob as áreas concentrações atmosféricas de CO2 (xCO2), estoque de carbono no solo (SCS (t/ha – médio 0 a 0.30 m), características vegetativas (SIF – fluorescência da clorofila induzida pelo sol, NDVI – índice de vegetação por diferença normalizada e LAI – índice de área foliar) e aspectos climáticos (LST Amplitude – temperatura da superfície terrestre amplitude e precipitação). A correlação de Pearson demonstrou que variáveis vegetativas e precipitação se relacionam negativamente, e LST Amplitude e SCS se relacionam positivamente com o xCO2. Foi observado também que LST Amplitude se destacou como potencial nova variável de impacto direto nas missões de CO2 do solo, bem como, ferramenta auxiliar para distinção de pastagens degradadas e manejadas. Exceto para o xCO2, os testes de hipótese (Teste t de Student p<0.05) demonstraram que os MP foram significativamente diferentes dos DP. Assim, MP demonstrou receber maiores índices vegetativos e volumes de precipitação, entretanto, menores valores de LST Amplitude. As análises de regressão linear (p<0.001) exibiram que os valores de SCS impactaram a concentração atmosférica de CO2 apenas sobre DP. Este resultado destaca a importância do manejo das pastagens como forma de proteger e estabilizar o carbono sobre esta atividade agricola. Assim, foi possível concluir que DP com carbono estocado no solo são as principais fontes de CO2 para atmosfera, quando comparados aos MP. Portanto, pastagens degradadas com estoque carbono orgânico no solo irão gradativamente esvaziar seus compartimentos, se não manejados, devido a exposição do carbono a metabolização microbiológica e a incapacidade vegetativa das plantas em reabastecer os compartimentos do solo.