Dissertações - Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) - FCAV

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 201
  • ItemDissertação de mestrado
    Identificação de fatores de virulência de Bremia lactucae em alface nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e sul do Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-28) Okuma, Izabella Garbeline; Vargas, Pablo Forlan [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O míldio, Bremia lactucae Regel, é uma das principais doenças que afeta a cultura da alface, principalmente em condições de alta umidade e baixa temperatura. O aparecimento de novos fatores de virulência tem sido motivo de estudo para programas de melhoramento a fim de detectar novos genes de resistência. Para isso faz-se necessário constante monitoramento para que se possa estudar o desenvolvimento do patógeno bem como novas cultivares resistentes a partir de genótipos que possuem gene ou fatores de resistência. Assim, objetivou-se monitorar o comportamento dos isolados de B. lactucae presentes em regiões produtoras de alface no Rio de Janeiro, São Paulo e sul do Brasil em 2020 e 2021. As amostras de folhas com sintomas de B. lactucae foram coletadas em áreas produtoras de alface e posteriormente multiplicadas em genótipo suscetível para início da fase de diferenciação. Os genótipos diferenciadores foram avaliados, atribuindo os seguintes sinais para interpretação dos resultados +, (+), - e (-), conforme a porcentagem de níveis de danos presentes nos genótipos de alface. Em 2020, o fator de resistência presente na cultivar ‘Balesta’, comum em todos os estados estudados, e o fator de resistência ‘Kibrile’ encontrado em 2021, concedeu resistência aos isolados de B. lactucae. Em 2020, os fenótipos de virulência de códigos sextetos 51/00/00, 31/00/00, 29/02/03 e 31/10/02 foram mais frequentes. Em 2021, os mais frequentes foram 31/00/00, 31/01/00, 51/00/00 e 31/00/02. O fator de resistência encontrado na cultivar diferenciadora ‘Balesta’ é a mais indicada para programas de melhoramento de alface visando resistência ao míldio da alface para as regiões sul e sudeste do Brasil, uma vez que nos últimos anos de monitoramento a maioria dos isolados apresentou resistência a ela.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desenvolvimento inicial, padrões morfológicos e germinação em Sinningia speciosa (Lodd.) Hiern (Gesneriaceae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-28) Sousa, Allan Pereira de; Gasparino, Eduardo Custódio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Gesneriaceae é uma família de distribuição Pantropical com centros de diversidade na América do Sul como Colômbia, Equador e Brasil. A espécie apresenta uma diversidade de padrões florais que podem ser comercializadas como ornamentais. Assim, objetivou-se analisar a emergência de sete variedades de Sinningia speciosa, uma espécie ornamental de Gesneeriaceae, tendo como variáveis a germinação (G), índice de velocidade de emergência (IVE) e tempo médio de emergência (TME) e descrever a morfologia das plântulas e das sementes por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). No experimento, foi adotado o delineamento inteiramente casualizado, utilizando sete tratamentos com cinco repetições de 20 sementes e para cada tratamento foi utilizado uma variedade diferente sendo elas: T1 (Purple Extra Big X Self), T2 (Pink Mutante X Self), T3 (Mamanga), T4 (Búzios Valério), T5 (São Fidelis) T6 (Mamanga 2) e T7 (White Slipper X Self). As variáveis analisadas foram submetidas à análise de variância (ANOVA) e diferenças significativas entre as médias foram determinadas pelo teste de Scott-Knott a nível de 5% probabilidade. As variedades de sementes apresentaram formato elíptico, ligeiramente espiral, com pequenas cavidades ao longo de toda a sua estrutura, apresentando comprimento variando de 597,0 a 699,5 µm e largura entre 396,7 a 485,5 µm. A germinação é considerada epígea do tipo fanerocotiledonar, cotilédones de superfície não lisa caracterizada pela presença de tricomas e raízes adventícias com colo marcado. As plântulas após 35 dias de sua emergência apresentaram comprimento médio de raiz de 5,47 mm e 7,45 mm de parte aérea, tendo nesta fase o maior número de folhas com presença ou não de nervuras em seu limbo foliar. Os resultados demonstraram que os T6 e T3 exibiram melhores resultados com valores de germinação de 69% e 42% respectivamente. O mesmo foi verificado para o IVE com valores médios de 0,56 para o T6 e 0,36 para o T3. Os tratamentos para a variável TME não apresentaram diferença significativa, tendo uma emergência tardia com registros de última emergência em dois meses após a montagem do experimento. Com base nos resultados obtidos a variedade “Mamanga” se destaca em relação às outras variedades e híbridos de Sinningia speciosa em relação aos parâmetros germinativos estudados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Adaptabilidade e estabilidade fenotípica de genótipos de milho e sorgo em condições de segunda safra em balsas - maranhão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-14) Neto, Eurypedes Ribeiro; Môro, Gustavo Vitti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo do presente estudo foi avaliar a adaptabilidade e estabilidade fenotípica de híbridos de milho e de sorgo semeados simultaneamente em seis épocas de semeadura na segunda safra na região nordeste do Brasil. Os experimentos foram conduzidos na Fazenda Sol Nascente, na Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte, localizada na região de Balsas – MA. Foram conduzidos ensaios com sete híbridos de milho e sete híbridos de sorgo, semeados em seis épocas de semeadura no ano de 2021. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso em esquema de faixas, com quatro repetições. As parcelas experimentais foram constituídas por quatro linhas de 12 m de comprimento e espaçamento de 0,5 m entre si, totalizando 2,0 m de largura e 24 m2. A população de plantas foi de 60 mil plantas ha-1 para cultura do milho e 220 mil plantas ha-1 para cultura do sorgo. Na cultura do milho foram avaliadas as seguintes características: altura da planta (cm); altura da espiga (cm) e produtividade de grãos. Na cultura do sorgo foram avaliadas: altura da planta (cm); altura do cacho (cm) e produtividade de grãos. Os genótipos foram avaliados por meio dos métodos de adaptabilidade e estabilidade de Eberhart & Russell, Annicchiarico, Lin & Binns, AMMI (Additive Maineffects and Multiplicative Interaction), modelos mistos (REML/Blup) e GGE-Biplot. As diferentes épocas de semeadura afetaram as características avaliadas, principalmente a produtividade de grãos, onde, o atraso da semeadura acarretou em grande redução, tanto no milho quanto no sorgo. Para as duas culturas estudadas, as análises de adaptabilidade e estabilidade de Eberhart e Russel (1996), Lin & Binns, Annicchiarico, AMMI, GGE Biplot e REML/Blup entram em concordância com a seleção dos melhores genótipos e ambientes de cultivo. O melhor hibrido de milho dentro dos ambientes testados foi o P2970. Porém, os híbridos P3707 e P3754 também se destacaram quanto a adaptabilidade, estabilidade e altas médias de produtividade de grãos. Os genótipos de sorgo DKB540, GreenTec 327, AS4639 e 50A10 foram os que apresentaram as maiores médias de produtividade de grãos, boa estabilidade e adaptabilidade nos ambientes avaliados. As melhores épocas de semeadura foram a primeira (09 de fevereiro) e a segunda época (15 de fevereiro) para as duas culturas, sendo que o atraso provocou efeitos negativos nos genótipos testados, principalmente na produtividade de grãos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Mapeamento de QTLs associados ao acamamento em milho
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-06) Migueis, Aline; Miranda, Vitor Fernandes Oliveira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O acamamento do milho tornou-se um dos principais problemas da cultura. Devido às limitações de seleção fenotípica, a seleção genômica pode ser uma alternativa para a seleção de linhagens resistentes. No presente trabalho, o método GWAS foi usado para detectar marcadores associados a locos de características quantitativas (QTL) com base na análise de desequilíbrio de ligação (DL). Para a condução do experimento foram utilizadas 1.109 linhagens endogâmicas. A avaliação de acamamento foi realizada aos 200 dias após o plantio, quantificando-se as plantas com colmos danificados e acamadas. Foram identificadas quatro regiões genômicas que explicam 24,5% da variação observada no acamamento das plantas. Também foram identificados os genes presentes nessas regiões. No cromossomo 9, o gene LOC103637828 da família de genes da miosina (superfamília ATPase. Família da miosina) e o gene LOC100502428 do gene putativo da família de proteínas do domínio da ferroportina. No cromossomo 4, o gene LOC103654305, da família GDA1/CD39 NTPase [putative apyrase locali protein (provável apyrase 3)] e o gene LOC100191644 da família de genes produtores de poliadenilatos (polyadenilate-binding protein-interacting protein 9). Os resultados obtidos neste trabalho permitem a criação de uma estratégia de seleção assistida por marcadores moleculares em programas de melhoramento genético, utilizando os QTLs identificados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Diversidade geno-fenotípica de sementes de variedades de Phaseolus lunatus L.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Dantas, Saulo de Jesus; Vargas, Pablo Forlan [UNESP]; Mann, Renata Silva; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com este estudo buscou-se obter estimativas de valores médios de características morfoagronômicas de P. lunatus, por meio de estatística meta-analítica, e analisar imagens, de variações morfológicas e de cor do tegumento das sementes da espécie. Para a diversidade fenotípica em sementes, foram utilizados 13 genótipos, advindos de três estados: Sergipe (G1, G2, G3, G4, G5, G6, G7 e G8), Bahia (G9 e G10) e Alagoas (G11, G12 e G13). As variáveis obtidas foram peso de 100 sementes e, por meio da análise de imagens (Groundeye TBit®), a morfometria, cor dominante e cor pelo método RGB. Os dados morfométricos foram submetidos à análise de variância pelo teste F e as médias agrupadas pelo teste de Skott-Knott a 5%. As variáveis foram analisadas por correlação de Pearson (t-Student a 5%) e obtido por meio das dissimilaridades um dendrograma pelo Método UPGMA. Todos os caráteres avaliados foram submetidos a análise de componentes principais (ACP) visando identificar a contribuição das variáveis para as variâncias. Para o estudo meta-analítico foram selecionados 7 trabalhos com a variáveis: comprimento e largura de vagem; número de sementes por vagem; produtividade e peso de 100 sementes. Para os resultados de diversidade fenotípica em sementes, a cor dominante em 9 genótipos foi laranja. Para o sistema de cores RGB, para o genótipo G1 houve maiores valores. Para as variáveis morfométricas, G7 foi superior aos demais, com exceção do peso de 100 sementes. Houve associação positiva e significativa entre todas as variáveis morfométricas, as quais foram agrupadas em dendrograma de dissimilaridade em dois grupos. Na ACP, os dois primeiros componentes principais foram responsáveis por 86.80% da variação total, com seis variáveis. Na meta-análise, a largura de vagem não apresentou outiliers, nas demais variáveis foi necessário removê-los. Em todas as características avaliadas, os dados exibiram distribuição normal e o quantil-quantil expressou ausência de vício de publicação, tendo entre -1 e 1: 71,07%, 72,12%, 73,93%, 71,83% e 71,30% das estimativas, respectivamente. As estimativas das variáveis comprimento, largura, número de sementes por vagem, produtividade e peso de 100 sementes foram 69,80mm, 16,29mm, 2,69, 395,97kg/ha e 48,61g, respectivamente. Quanto à diversidade fenotípica em sementes, os genótipos G1, G3, G7, G9 e G10, apresentam características morfológicas e visuais desejáveis para seleção em programas de melhoramento. No estudo meta-analítico, houve similaridade das médias (estimativa e aritmética), logo os valores obtidos foram precisos, sendo assim a metodologia é adequada para gerar valores médios para variáveis de interesse agronômico na cultura.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise e validação de polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) na região codificadora de duas cultivares contrastantes da cana-de-açúcar submetidas à prolongada limitação hídrica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-25) Carvalho, Bárbara Balisa; Ferro, Maria Inês Tiraboshi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância econômica. O estresse hidrico é um dos fatores que prejudica a produtividade e tem sido alvo de preocupação por parte dos melhoristas e da comunidade científica frente ao cenário de mudanças climáticas. As ferramentas moleculares são uma forte aliada aos programas de melhoramento no desenvolvimento de cultivares resilientes às mudanças climáticas. O objetivo do estudo foi validar o nível de expressão gênica de três transcritos de cana-de-açúcar e comparar o perfil da expressão destes transcritos com SNPs exclusivos na cultivar tolerante com os da cultivar sensível sem SNPs, através da técnica de qRT-PCR. Foram utilizadas duas cultivares de cana-de-açúcar, SP81-3250, considerada padrão para tolerância, e RB855453, padrão para cultivar sensível, as quais foram submetidas ao estresse hídrico prolongado (90 dias). A coleta de folhas foi realizada aos 30, 60 e 90 dias após o início do déficit hídrico e as amostras de RNA obtidas foram submetidas ao sequenciamento (RNA-seq). A partir do transcriptoma montado das duas cultivares juntas, foram identificados SNPs na região codificadora de genes relacionados à tolerância ao estresse hídrico, exclusivos da cultivar tolerante. Os transcritos escolhidos para a análise foram também diferencialmente expressos pela técnica do RNA-seq: Serina/Treonina Quinase, um fator de transcrição ABF e um transcrito que codifica uma Proteína Universal do Estresse (USP). Em geral, foi visto uma diferença significativa na expressão dos genes na cultivar tolerante com SNPs em comparação com a sensível sem SNPs. A cultivar tolerante percebe o estresse primeiro e, assim, ativa mais rapidamente a maquinária gênica responsável pelo mecanismo de proteção contra a perda de água, o que afeta também o sistema enzimático antioxidante protetor, diminuindo a perda de água desta cultivar. A presença de SNP na cultivar tolerante pode ter influência na maior indução dos transcritos analisados em comparação com a cultivar sensível, podendo estar ligados à forma em que a cultivar lida com esse estresse, porém é necessário estudos moleculares mais aprofundados sobre o assunto.
  • ItemDissertação de mestrado
    Morfologia Polínica de Amorimia W.R. Anderson e sua contribuição para a taxonomia de Malpighiaceae Juss.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-18) Silva, Carolina Prandi da; Gasparino, Eduardo Custódio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O gênero Amorimia W.R. Anderson (Malpighiaceae) foi recentemente segregado a partir de espécies anteriormente tratadas como o gênero Mascagnia Bertero, e com base em dados morfológicos e moleculares, Amorimia foi subdividido em dois subgêneros: Amorimia subgênero Amorimia e Amorimia subgênero Uncinae. Os grãos de pólen de suas espécies não foram previamente analisados e, com base nas espécies de Mascagnia, eram descritos como “tipos mascagnoides”. O presente estudo analisou morfologicamente os grãos de pólen de 13 espécies de Amorimia com o objetivo de contribuir com a caracterização morfológica das espécies, identificando dados polínicos que possam auxiliar na taxonomia da família, ampliando desta forma os conhecimentos sobre a diversidade polínica do gênero e fornecendo subsídios para o melhor entendimento das relações entre as espécies de Amorimia e da evolução dos caracteres polínicos do gênero. Mascagnia cordifolia (A. Juss) Griseb. e Ectopopterys soejartoii W.R. Anderson (espécies de gêneros próximos) também tiveram seus grãos de pólen analisados para comparação com os resultados da palinologia de Amorimia. Os grãos de pólen foram acetolisados, medidos e fotografados sob microscopia de luz. Os dados qualitativos foram descritos e usados na chave de identificação das espécies. Os dados quantitativos receberam tratamento estatístico adequado ao tamanho das amostras e foram submetidos a uma análise multivariada tentando identificar quais caracteres polínicos são importantes na distinção das espécies. Os grãos de pólen das espécies analisadas são mônades, apolares, médios a grandes, com âmbito circular, oblato esferoidal a prolato esferoidal. Aberturas 3-colporadas, com colpos longos e estreitos e endoabertura circular (Ectopopterys), 6-porados (Amorimia) ou 8-porados (Mascagnia) e exina com ornamentação rugulada, podendo ou não possuir regiões aoreoladas ou psiladas próximo aos poros ou distribuídas pela superfície do grão de pólen. Os resultados polínicos apontam que as espécies de Amorimia possuem morfologia polínica que permite a diferenciação entre os grupos irmãos, entretanto, suas espécies apresentam um mesmo tipo polínico. Desse modo, a morfologia dos grãos de pólen de Amorimia não corrobora com a subdivisão do gênero. Além disso, por apresentarem o mesmo tipo polínico, o gênero é considerado estenopolínico.
  • ItemDissertação de mestrado
    Potencial de isolados do gênero burkholderia sp. Para o controle da diatraea saccharalis (fabricius, 1794), spodoptera frugiperda (je smith, 1797) e de fungos fitopatogênicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-05) Feitosa, Aparecida Gomes; Lemos, Eliana Gertrudes de Macedo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho teve como finalidade a prospecção por outras fontes de controle que possam minimizar o ataque de pragas e fitopatógenos causadores de doenças nas plantas. Sendo assim, obtidos um total de 26 isolados bacterianos a partir de amostras, vegetal, solo de área de rio e solo de área de floresta. Avaliados quanto a sua atividade inseticida frente as lagartas neonatas de Diatraea saccharalis e Spodoptera frugiperda. Os 26 isolados também foram testados quanto a atividade fungicida aos fitopatógenos Didymella sp. Colletotrichum sp. e Fusarium sp. Após os testes foram selecionados dois isolados, sendo o primeiro, “isolado 06”, que após sequenciamento parcial do gene 16S rRNA foi possível identifica-lo como sendo do gênero Burkholderia, se aproximando da espécie Burkholderia thailandensis, este apresentou atividade inseticida, foi notado que as lagartas tratadas com esse isolado apresentaram redução no seu peso e/ou crescimento quando comparadas as do controle, mas esta atividade não foi vista nas lagartas que foram tratadas com sobrenadante aquecido do isolado. O isolado que apresentou atividade aos fungos fitopatogênicos, “isolado 26”, que após sequenciamento parcial do gene 16S rRNA foi possível identifica-lo como sendo também do gênero Burkholderia, apresentou halo de inibição ao crescimento dos fungos Didymella sp. Colletotrichum sp. e Fusarium sp., mas não foi observada esta atividade nas placas que estavam com alíquotas do sobrenadante aquecido do isolado. Portanto, notado que em ambos experimentos, na avaliação térmica, a atividade bioinseticida e biofungicida não se mantiveram o que sugerimos preliminarmente tratar-se de um composto sensível ao calor podendo ser uma proteína produzida pelos isolados.
  • ItemTese de doutorado
    Metodologia de inoculação de Didymella bryoniae e retrocruzamentos visando introgressão da resistência em meloeiro rendilhado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-14) Virtuoso, Marcos Cláudio da Silva; Vargas, Pablo Forlan [UNESP]; Panizzi, Rita de Cássia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Dos muitos grupos de melão produzidos no Brasil, os melões nobres, como o melão rendilhado tem ganhado destaque por seu alto valor agregado e pela preferência internacional, tornando seu cultivo atrativo. A desvantagem do cultivo do melão rendilhado, é que na maioria das vezes são necessárias técnicas mais refinadas, como cultivo em casa de vegetação, principalmente, se o local de produção não oferece condições climáticas favoráveis. É o caso das regiões sul e sudeste que apresentam pouca expressão na produção de melão, porém, com o emprego da produção em casa de vegetação e o cultivo na entressafra de outras regiões, o melão pode se tornar competitivo e ser vantajoso para o produtor. O grande desafio da produção nesses locais é o aparecimento de doenças como o crestamento gomoso do caule (CGC) causado pelo fungo Didymella bryoniae, trazendo grandes prejuízos aos produtores. Pensando nisso, objetivou obter linhagens de meloeiro rendilhado resistentes ao crestamento gomoso do caule introduzindo-se genes de resistência via retrocruzamento. Para isso o trabalho foi divido em: (1) identificar a melhor condição para esporulação de D. bryoniae in vitro; (2) avaliar como diferentes condições de triagem influenciam a classificação de resistência e a ocorrência de efeitos ambientais em genótipos de meloeiro com locus de resistência monogênico dominante a D. bryoniae; (3) caracterizar e analisar a divergência genética de genótipos de meloeiro; (4) introduzir genes de resistência em linhagens elite de melão rendilhado por meio do retrocruzamento. Na primeira etapa, foram combinados diferentes espectros de luz (luz UV-A ou UV-B, luz branca e escuro contínuo) com distintos meios de cultura (BDA, V8, FM e BDAR). Em conclusão, a luz UV-B é essencial para a esporulação de D. bryoniae in vitro. Além disso, a composição do meio de cultura influencia o tipo de estrutura fúngica produzida, bem como o tamanho e a quantidade dos esporos. Nas condições de triagem, quatro experimentos em blocos casualizados foram utilizados para avaliar a reação de sete genótipos de melão, a saber, os acessos resistentes PI140471, PI420145 e PI157082, e seus respectivos cruzamentos. Esses genótipos foram inoculados por disco ou esporos de micélio-ágar e submetidos a duas condições ambientais (casa de vegetação ou ambiente controlado). Constatou-se que a seleção de genótipos de melão deve ser realizada considerando a ocorrência de interações genótipo-ambiente. Embora as condições oferecidas em casa de vegetação reflitam o ambiente natural, a avaliação e identificação de genótipos resistentes a D. bryoniae deve ser realizada em ambiente controlado com inoculação por esporos. Na etapa três, um experimento com delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições, foi utilizado para caracterizar cinco genótipos do meloeiro, sendo eles o PI140471, PI420145, PI157082, Jab-11 e Jab-20. Durante o crescimento e desenvolvimento das plantas foi realizada a caracterização morfológica dispondo de 49 descritores. A análise resultou em três grupos distintos, obtidos pelo agrupamento hierárquico dos genótipos pelo método de UPGMA. Assim conclui-se que a caracterização e a análise de divergência genética foram eficientes para a discriminação dos grupos, demonstrando que a análise simultânea de dados qualitativos e quantitativos é viável e pode permitir maior eficiência no conhecimento da divergência entre genótipos em bancos de germoplasma. E por fim, na última etapa, foram utilizadas como parental doador duas linhagens, o PI420145 e o PI140471 contendo os genes de resistência Gsb-6 e o Gsb-1 respectivamente, para serem introduzidos cada um em uma linhagem elite (Jab-11 e Jab-20). Desta forma, foram conduzidos dois retrocruzamentos em paralelo separadamente. Foram conduzidos dois ciclos de retrocruzamento, em cada ciclo foram feitas duas etapas, sendo a primeira, a seleção das plantas para a resistência ao CGC e a segunda etapa, consistiu na avaliação das características morfoagronômicas das plantas resistentes em casa de vegetação. Com os dados fenotípicos em mãos foi feita uma análise de similaridade genética com base no algoritmo de Gower para verificar quais plantas apresentavam maior recuperação do parental recorrente para seguirem para a próxima geração. O estudo levou a seleção de plantas que são resistentes ao CGC e que apresentam maior recuperação do parental recorrente no retrocruzamento por meio do uso da análise de distância genética.
  • ItemDissertação de mestrado
    Capacidade combinatória para características de produção de sementes em genitores de Urochloa spp.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-04) Santos, Gabriela Faria dos; Môro, Gustavo Vitti [UNESP]; Figueiredo, Ulisses José de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Brasil é o maior exportador e segundo maior produtor de carne bovina do mundo. A produção de sementes de forrageiras tropicais, intensificada a partir dos anos 70, contribui para que o Brasil detenha essa posição. As sementes forrageiras são indispensáveis para formação e manutenção de pastagens, porém estudos referentes aos efeitos genéticos quantitativos envolvidos na produção de sementes são escassos. O objetivo deste trabalho foi estimar as capacidades geral e específica de combinação em genitores de Urochloa spp. para caracteres relacionados à produção de sementes. Foram obtidas 23 progênies por meio do Delineamento II de Comstock e Robinson (1952). Foi realizado o cruzamento entre cinco genitores apomíticos e cinco genitores sexuais pertencentes a Urochloa spp. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com 23 tratamentos e 4 repetições. Cada parcela foi constituída por uma linha de 8 metros com 11 plantas, espaçamento de 0,8 m entre plantas e 1,4 m entre linhas. Características relacionadas à produção de sementes foram avaliadas nos anos 2019 e 2020. Foi realizada a análise dialélica para todas as características para a obtenção das estimativas de capacidade de combinação. Os componentes da variância genética foram calculados para os dois anos em conjunto e para todas as características. Todas as análises foram conduzidas no software R. Houve predominância de efeitos de dominância sobre a expressão do fenótipo para cinco das oito características avaliadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desempenho inicial e tolerância à seca de limeira-ácida 'Tahiti' BRS Ponta Firme enxertada em 26 porta-enxertos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-28) Silva, Larissa Nunes; Stuchi, Eduardo Sanches [UNESP]; Girardi, Eduardo Augusto; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O cultivo de limeira-ácida 'Tahiti' em São Paulo se dá principalmente em condições de sequeiro, com apenas duas variedades copas, os clones 'IAC-5' ou 'Peruano' e o 'Quebra-galho', enxertadas predominantemente em limoeiro 'Cravo'. Sendo assim, o estudo de novas copas e porta-enxertos se torna de extrema importância para a diversificação nos pomares. Em um pomar de limeira-ácida 'Tahiti' cv. BRS EECB IAC Ponta Firme enxertada em 26 porta-enxertos em Bebedouro-SP, foram avaliadas as seguintes características: tamanho de planta, produção, eficiência produtiva, tolerância à seca, incidência acumulada e severidade de Huanglongbing (HLB), compatibilidade de enxertia, qualidade dos frutos, teor e composição de óleo essencial dos frutos tendo em vista a seleção de novas opções de porta-enxertos para a cultura deste tipo de citros. Os porta-enxertos mais vigorosos como os limoeiros e as tangerineiras induziram maior produção acumulada, o que pode estar associado a maior tolerância a seca. Os porta-enxertos ananicantes trifoliata ‘Flying Dragon’ e citrandarin ‘Lindicove’ foram muito intolerantes à seca e apresentaram alta porcentagem de mortalidade de plantas. Porém, juntamente com o 'Indio', 'BRS Ríos Castaño', 'BRS San Francisco', 'TSKC × CTSW-033' e 'BRS Cunha Sobrinho' e 'Swingle 4475' não apresentaram plantas com sintomas de huanglongbing até cinco anos. Em geral, a qualidade dos frutos de 'Ponta Firme' não foi influenciada pelos porta-enxertos que atingiram o padrão de exportação e de mercado interno de frutos in natura. Apesar de diferentes composições, o teor de óleo essencial foi similar entre os porta-enxertos estudados. Nove cultivares de citrandarin foram selecionados como porta-enxertos potenciais para a limeira-ácida 'Ponta Firme' em cultivo de sequeiro.
  • ItemDissertação de mestrado
    Respostas de citrandarins (Poncirus trifoliata × tangerina Sunki) à infecção por 'Candidatus Liberibacter asiaticus'
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-09) Cavichioli, Thaís Magni; Coletta Filho, Helvécio Della [UNESP]; Cristofani-Yaly, Mariângela [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Atualmente uma das mais importantes doenças que acometem plantas de citros em todo o mundo, inclusive no Brasil, é o Huanglongbing (HLB), o qual apresenta como agente causal a bactéria Gram-negativa 'Candidatus Liberibacter asiaticus' de ocorrência restrita aos vasos crivados do floema da planta hospedeira e ao inseto vetor, Diaphorina citri. Apesar da ampla susceptibilidade, a multiplicação de CLas é uma característica contrastante entre as espécies de Citrus. O Poncirus trifoliata e alguns de seus híbridos têm-se mostrado como possível fonte de tolerância à bactéria, além de que estes genótipos têm ganhado uma importância crescente como porta-enxertos cítricos devido às qualidades que conferem aos frutos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desafiar, sob contínua exposição a CLas, 14 genótipos de citrandarins (híbridos de Citrus sunki x P. trifoliata) que apresentaram resultados negativos para infecção natural com CLas. Um segundo objetivo foi estudar o efeito de CLas em um genótipo de citrandarin quando usado como porta-enxerto e interenxerto para a laranjeira ‘Valência’ infectada com CLas. Para tanto, dois experimentos foram conduzidos sob condições de casa de vegetação. No experimento I, as gemas (borbulhas) desses híbridos foram sobre-enxertadas na copa de plantas de laranjeira ‘Valência’ com alto título de CLas. A detecção e quantificação foram realizadas a partir de amostras de DNA total extraído dos pecíolos das folhas seguindo-se do PCR quantitativo em tempo real (qPCR) para detecção e quantificação do patógeno. Também foi quantificado amido e calose. Aos 360 dias de infecção, houve redução no número de plantas infectadas por CLas, chegando à ausência completa de infecção para o genótipo H106 em todas as repetições analisadas. Além disso, baixas concentrações de amido (17 mg/g de tecido) e menor formação de calose (8 unidades de fluorescência/mm2 ) foram observadas neste híbrido. No experimento II, o citrandarin H222, pré-selecionado em trabalhos anteriores, foi utilizado como porta-enxerto e interenxerto para a laranja ‘Valência’, inoculada com CLas via enxertia de tecido infectado. A detecção e quantificação foram realizadas a partir de amostras de DNA total extraído dos pecíolos das folhas e das raízes. Quantificou-se o volume, diâmetro, peso seco e úmido do sistema radicular de plantas infectadas e controle dos tratamentos. Os resultados mostraram que o citrandarin H222 apresentou ausência de infecção por CLas no sistema radicular em três das quatro repetições. Além disso, análise utilizando a técnica multivariada, considerando as diferentes variáveis analisadas (diâmetro do caule acima do solo, volume e peso das raízes e taxa de infecção por CLas) das plantas inoculadas e não inoculadas, possibilitou o agrupamento do H222 no mesmo grupo dos resultados obtidos para as plantas não inoculadas. As plantas inoculadas tendo o citrumelo Swingle como porta-enxerto assim como aquelas com os interenxertos do H222 com 5 e 30 cm agruparam-se em um outro cluster. O porta-enxerto H222 apresentou desempenho superior ao do citrumelo Swingle quanto ao desenvolvimento do sistema radicular, podendo ser, inclusive, comparado ao desenvolvimento do sistema radicular das plantas não inoculadas. No entanto, os interenxertos com este genótipo não trouxeram ganhos às plantas, sendo até deletérios.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desempenho agronômico, adaptabilidade e estabilidade de genótipos de soja avaliados em ensaio preliminar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-30) Costa, Ana Paula Lira [UNESP]; Unêda Trevisoli, Sandra Helena [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Um dos desafios para o melhoramento genético de plantas é a seleção de genótipos cada vez mais adaptados, produtivos e estáveis aos ambientes de cultivo, sem ocorrerem perdas nas características agronômicas desejadas. Este trabalho teve como objetivo caracterizar por diferentes metodologias, o desempenho agronômico de genótipos de soja visando seleção para ensaios de Valor de Cultivo e Uso. O experimento foi conduzido em campo no delineamento de blocos ao acaso com duas repetições, onde, avaliou-se 50 genótipos de soja, incluindo 3 testemunhas, durante dois anos agrícolas (2018/2019 e 2019/2020). Foram avaliados os caracteres agronômicos: número de dias para maturidade, número de dias para florescimento, altura de planta na maturidade, peso de mil grãos, acamamento, teor de óleo e produtividade de grãos. Para determinação da adaptabilidade e estabilidade produtiva dos genótipos, foram utilizadas e comparadas as metodologias de predição multivariada de GGE biplot e modelos mistos REML/BLUP, utilizando os caracteres agronômicos principais de produção e teor de óleo, que possuem importância industrial na alimentação humana e animal. Os métodos de análises apresentaram divergências quanto ao ordenamento de adaptabilidade e estabilidade, entretanto, foram unânimes em considerar como superiores os genótipos: 24, 29, 30, 32, 34 e 42 para produtividade e 4, 17, 37 e 44 para teor de óleo. A genealogia predominante dos genótipos selecionados consiste no cruzamento biparental, com exceção do genótipo 24, que é oriundo de cruzamento quádruplo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estimativa de parâmetros genéticos e análise multivariada na seleção de genótipos de soja oriundos do cruzamento de genitores tipo grão x tipo alimento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-22) Moitinho, Alyce Carla Rodrigues; Unêda Trevisoli, Sandra Helena [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O sucesso dos programas de melhoramento genético depende em grande parte dos procedimentos de seleção e dos métodos de melhoramento adotados para a condução e seleção das progênies segregantes. O objetivo deste trabalho consiste em comparar estratégias eficientes para a seleção de genótipos superiores, em populações de soja provenientes de cruzamentos entre genitores do tipo grão x tipo alimento, utilizando as abordagens estatísticas de modelos mistos e análise multivariada de componentes principais. Foram avaliados 128 genótipos, em geração F8, obtidos do cruzamento entre os genótipos tipo alimento (‘BRSMG 790A’ e ‘BRSMG 800A’) x tipo grão (‘BRSMG 810C’). O delineamento experimental utilizado foi de látice retangular parcialmente balanceado, dispostos em oito blocos, com duas repetições. Foram avaliados 11 caracteres de interesse agronômico sendo eles: número de dias para florescimento, número de dias para maturidade, altura de planta na maturidade, altura de planta no florescimento, altura de inserção da primeira vagem, acamamento, valor agronômico, peso de cem sementes, produtividade de grãos, além da avaliação de teor de proteína e óleo. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se identificar três processos agronômicos promissores na seleção de genótipos superiores, permitindo a identificação de genótipos com propriedades específicas, com destaque para a seleção por ganho genético. Por meio das análises de modelos mistos, associada à análise de componentes principais, foi possível identificar e selecionar os genótipos superiores, pois ambas as análises permitiram a identificação de genótipos comuns, sendo estes: 76, 62, 26, 112, 47 e 109.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desempenho e estabilidade de genótipos de soja precoces em ensaios de vcu para uso na rotação com cana-de-açúcar no estado de são paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-04) Alexandrino, Julia Godoy [UNESP]; Unêda Trevisoli, Sandra Helena [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A cana-de-açúcar e a soja são culturas de extrema importância para o agronegócio brasileiro, cuja demanda por seus produtos e subprodutos é crescente em todo o mundo. Sabe-se que o sistema de produção Soja x Cana (SSC) opera com grande eficiência e contribui com a sustentabilidade do agronegócio. Cultivares de soja adequadas para uso no SSC devem apresentar ciclo curto, adaptação à região edafoclimática e alta produtividade. Para isso, ensaios experimentais de Valor de Cultivo e Uso (VCU) de soja foram conduzidos com o intuito de avaliar genótipos de soja de endogamia avançada, adaptados ao sistema de rotação Soja x Cana, visando identificação de linhagens com potencial para registro e proteção de novas cultivares comerciais para esta finalidade agrícola. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com três repetições e vinte e quatro tratamentos, nos anos agrícolas 2018/19 e 2019/20. Considerando todos os ambientes avaliados, os menores ciclos vegetativos foram exibidos pelos genótipos (G) G1 (101 dias) e G19 (102 dias), enquanto as maiores produtividades foram de 4605,08 kg ha-1 (G17) e 4313,75 kg ha-1 (G19). Destacamos os genótipos G1 e G4 por apresentarem potencial comercial para futuro registro e disponibilização para uso no sistema de rotação Soja x Cana em semeadura direta, por combinar as características de bom desenvolvimento vegetativo, elevado potencial produtivo, ciclo curto e estabilidade de produção.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desempenho silvicultural e fisiológico de clones de eucalyptus sp. Sob duas condições hídricas em campo.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-22) Fernandes, João Pedro Peixoto; Paula, Rinaldo Cesar de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Brasil é um dos países com a maior área de floresta plantada do mundo, e o gênero Eucalyptus no setor florestal brasileiro. Mesmo considerando a alta plasticidade fenotípica da maioria das espécies do gênero, há fatores que limitam seu bom desenvolvimento e produção, a exemplo do déficit hídrico, que acarreta diversas alterações morfológicas, bioquímicas e fisiológicas, comprometendo a produtividade. Estimativas de parâmetros genéticos dos principais caracteres fisiológicos envolvidos na tolerância à seca em eucalipto ainda são pouco conhecidos. Assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a produtividade, estabilidade e adaptabilidade de clones de eucalipto sob duas condições de disponibilidade hídrica em campo. Dez clones de eucalipto foram submetidos a duas condições de cultivo em campo, sem e com restrição de 30% de redução hídrica, avaliando-se, no período chuvoso e seco, a atividade fotossintética máxima, condutância estomática, taxa de transpiração e os potenciais hídricos foliares antemanhã e ao meio-dia. Também, foram determinados o crescimento em altura, diâmetro á altura do peito e volume individual de madeira aos 32 meses após o transplante. Os dados foram analisados via modelos mistos e a estabilidade, adaptabilidade e produtividade estimados pelo método da média harmônica da performance relativa dos valores genotípicos (MHPRVG). A interação clones x condição hídrica foi não significativa para a maioria dos caracteres avaliados, mas há variabilidade genética entre os clones e bom controle genético sobre os caracteres de fisiológicos e de crescimento. Os clones C3, B2 e A1 foram os genótipos mais promissores nas condições dos experimentos por apresentarem alta estabilidade, adaptabilidade e produtividade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Resposta do milho ao azospirillum brasilense em diferentes sistemas de cultivo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-30) Grunewald, Guilherme Amâncio Vieira; Môro, Gustavo Vitti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivou-se determinar o desempenho dos genótipos de milho em associação com o Azospirillum brasilense em diferentes sistemas de cultivo. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com 5 repetições em esquema de parcelas subdivididas. Foram avaliados três híbridos comerciais de milho em seis sistemas de produção, obtidos da combinação de épocas de aplicações de nitrogênio (sem aplicação, aplicação na semeadura e aplicação na semeadura e em cobertura) com duas culturas de cobertura antecessoras, milho e Lablab purpureus, com e sem Azospirillum brasilense. A inoculação com Azospirillum brasilense em plantas de milho, não afeta a produtividade, a altura de plantas, altura de espigas, a massa verde, a massa seca, o teor de clorofila e o teor de nitrogênio e apresentou interação com os sistemas de produção apenas para o teor de clorofila. A adoção desta prática não substitui o uso de fertilizantes nitrogenados e tampouco permite a redução da dose. A utilização de Lablab purpureus como planta de cobertura promove maior desenvolvimento das plantas de milho em sistema de plantio direto.
  • ItemDissertação de mestrado
    Divergência genética entre plantas matrizes e estresses hídrico e salino na germinação de sementes de Cordia trichotoma (Vell.) Arráb. ex Steud.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-17) Souza, João Vitor Oliveira de; Paula, Rinaldo Cesar de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Cordia trichotoma é uma espécie arbórea que apresenta potencial para diversos usos econômicos, principalmente de sua madeira, além de ser recomendada para reflorestamentos com finalidade ambiental e, embora produza sementes com abundância, poucos estudos foram realizados sobre a variabilidade e a divergência genética da espécie, bem como a tolerância a estresses abióticos durante o processo germinativo de sementes e desenvolvimento inicial de plântulas. Portanto, objetivou-se, primeiramente, avaliar a variabilidade e a divergência genética da espécie com base nos caracteres de sementes e plântulas e, posteriormente, a tolerância aos estresses hídrico e salino no processo germinativo. No estudo da variabilidade e divergência genética, sementes de 32 árvores matrizes de C. trichotoma foram submetidas a avaliações biométricas, ao teste padrão de germinação e desenvolvimento de plântulas e ao teste de condutividade elétrica. Os parâmetros genéticos foram estimados via REML/BLUP e, a partir dos valores genotípicos, foi obtida a correlação entre caracteres e avaliada a divergência genética entre as matrizes pelos métodos de agrupamento de Ward, “k-means” e pela análise de componentes principais. No estudo da tolerância aos estresses abióticos, um lote com a mistura das sementes das árvores matrizes foi submetido ao teste de germinação nas temperaturas de 25 °C e 30 °C, simulando o estresse hídrico mediado por PEG 6000 nos potenciais de 0 (controle), -0,1, -0,2, -0,4 e -0,6 MPa, e o estresse salino mediado por NaCl nos potenciais de 0 (controle), -0,1, -0,2, -0,4, -0,6 e -0,8 MPa. Foram avaliados caracteres de germinação e vigor de sementes e plântulas. No primeiro estudo, obtiveram-se valores elevados de herdabilidade da média de genótipos (0,562 a 0,994), acurácia da seleção (0,749 a 0,997) e coeficiente de variação genotípica (7,39% a 44,63%), com coeficientes de variação relativa acima de 1,0 (1,14 a 5,71), exceto para comprimento da parte aérea de plântulas (0,51). Sementes maiores correlacionaram-se com plântulas de maior massa e o desempenho germinativo correlacionou-se com o tamanho inicial das plântulas. As matrizes foram separadas em três grupos pelos métodos de agrupamento e a análise de componentes principais corroborou os agrupamentos formados, com 85,7% da variância total dos dados explicada nos três primeiros componentes. A divergência foi moderada, mas é possível selecionar árvores matrizes para melhoramento genético ou conservação da espécie. No segundo estudo, concluiu-se que as sementes da espécie apresentam baixa tolerância aos estresses, tendo a germinação totalmente inibida sob potencial hídrico de -0,4 MPa quando submetida a estresse hídrico e a -0,8 MPa sob estresse salino.
  • ItemDissertação de mestrado
    Obtenção de plantas de Cana-de-açúcar geneticamente modificadas superexpressando o gene Dirigente-Jacalina (ShDj)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-05) Fregonesi, Caroline; Perecin, Dilermando [UNESP]; Souza, Silvana Aparecida Creste Dias de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A cana-de-açúcar é uma das culturas mais importantes do Brasil e é utilizada como matéria-prima para a produção de açúcar e bioetanol. Atualmente, a tolerância à seca é um dos principais focos do desenvolvimento de variedades transgênicas de cana-de-açúcar, uma vez que a deficiência hídrica é o estresse abiótico que mais afeta a produtividade da cultura. Recentemente, o gene Dirigente-Jacalina da cana-de-açúcar (ShDJ) (pertencente ao grupo das lectinas), cuja função ainda não foi relatada na cana-de-açúcar, foi identificado e avaliado por nosso grupo de pesquisa por meio da superexpressão heteróloga em arroz. Eventos de arroz transgênico superexpressando o gene ShDJ mostraram um aumento no conteúdo de biomassa (35-350%) quando submetidas à privação de água, indicando que este gene está envolvido na tolerância à seca. O aumento no conteúdo de biomassa resultou também em um aumento na eficiência de sacarificação de 28% a 132%. Com base nesses resultados, este estudo objetivou transformar duas variedades de cana-de-açúcar com o gene ShDJ. Um total de 182 e 50 eventos independentes foram produzidos para as variedades SP80-3280 e IACSP95-5094, respectivamente. Entre os eventos ShDJ, 73 plantas SP80-3280 escolhidas randomicamente entre os eventos obtidos e 50 IACSP94-5094 foram confirmadas como transformantes positivos por qPCR em T0, sendo todas positivas para inserção de T-DNA. A expressão relativa foi avaliada por qPCR, e a variação na expressão do transgene de eventos ShDJ variou de 1,03 a 343 para SP80-3280 e 1,7 a 3050 para IACSP95-5094 quando comparado com plantas não transformadas. Esses eventos serão submetidos em experimentos a campo para avaliação da estabilidade e performance, e poderão, num um futuro próximo, contribuir com a matriz energética para a produção de açúcar, etanol e bioenergia.
  • ItemDissertação de mestrado
    Influência da distância genética entre genitores na recuperação do parental recorrente na conversão de linhagens de milho
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-29) Souza, Elton Otacílio de; Môro, Gustavo Vitti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As últimas duas décadas o uso de híbridos transgênicos agregou um valor considerável para o aumento da produção de milho. O método dos retrocruzamentos (RC) é o mais utilizado para a obtenção de linhagens e híbridos transgênicos em milho. Utilizando-se marcadores moleculares para seleção do genoma recorrente nas gerações de retrocruzamento é possível reduzir o tempo para a obtenção de linhagens convertidas. É possível que a utilização de parentais doadores mais similares aos parentais recorrentes possa reduzir ainda mais o tempo de conversão dessas linhagens. Este trabalho teve por objetivo avaliar a recuperação do genoma recorrente e a similaridade das plantas de RC com os parentais recorrentes em função da distância genética entre esses genitores em um programa de conversão de linhagens de milho. Foram avaliadas nove populações de retrocruzamento, com distâncias genéticas entre os parentais doadores e recorrentes variando de 0,238 a 0,499. As populações foram divididas em três grupos, um com distâncias genéticas de 0,238 a 0,286, outro de 0,307 a 0,335 e outro de 0,408 a 0,499. Nas gerações RC1, RC2 e RC3 foram usados marcadores moleculares para identificação das plantas com o maior percentual de recuperação do genoma recorrente e com maior similaridade com o parental recorrente. Na primeira geração de RC as diferenças na similaridade entre as plantas de RC e os parentais recorrentes foram proporcionais as distâncias genéticas iniciais, mas na terceira geração de RC todas as populações obtiveram plantas com similaridade de pelo menos 98% com os parentais recorrentes. Para as populações com menores distâncias genéticas entre os parentais, as linhagens elites já haviam sido recuperadas na segunda geração de RC. Quando o parâmetro usado foi recuperação do genoma recorrente, não foram observadas diferenças entre os grupos em RC3. Esse parâmetro não permitiria observar que nas populações cuja distância genética entre os parentais era menor as linhagens elites poderiam ser finalizadas na segunda geração de RC.