Dissertações - Enfermagem (mestrado profissional) - FMB

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    Formação em vigilância em saúde para responsáveis técnicos de Instituições de Longa Permanência para Idosos: estratégia para qualificação profissional a partir da compreensão de suas experiências com surto COVID-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-03) Foloni, Mayra Silveira Rosa; Ramos, Nádia Placideli; Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivo geral: propor programa de qualificação profissional em vigilância em saúde para Responsáveis Técnicos (RTs) de Instituições de Longa Permanência (ILPIs), a partir de suas experiências com surto COVID-19. Objetivos específicos: compreender a experiência dos enfermeiros RTs de ILPIs, em face do surto COVID-19 nas instituições, e elaborar modelo teórico representativo dessa experiência, para então, propor como produto técnico, programa de curso para formação desses profissionais em vigilância em saúde, para capacitá-los ao exercício profissional em ILPIs. Método: investigação qualitativa aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa. Com saturação teórica após transcrição na íntegra e análise, segundo o referencial metodológico Teoria Fundamentada nos Dados, da 8ª entrevista individual e em profundidade, todas realizadas remotamente por videoconferência síncrona e gravadas por Google Meet app, de junho de 2021 a outubro de 2022, com enfermeiros RTs que vivenciaram surtos COVID-19 em ILPIs, no município de Bauru, São Paulo, Brasil. Resultados: as categorias identificadas e as relações teóricas estabelecidas possibilitaram o desenvolvimento de processo analítico e explicativo das ações e das interações que compõem o processo experiencial desses enfermeiros, composto por quatro subprocessos: deparando-se despreparado para lidar com o surto de doenças infectocontagiosas emergentes em ILPI (A); julgando-se como enfermeiro e RTcompelido a assumir os desafios do gerenciamento da assistência em empreendimento social para idosos, em surto COVID-19 (B); apoiando-se nas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, projetos sociais e na religiosidade (C); considerando-se vitorioso e preparado no duelo, sem abandonar precauções para doenças infectocontagiosas (D). Do realinhamento dos componentes pertencentes a esses quatro subprocessos, descobriu-se a categoria central (modelo teórico), denominada - do despreparo ao controle do surto COVID-19 em ILPIs: vigilâncias epidemiológica e sanitária como componentes intervenientes. Em face do papel punitivo da Vigilância Sanitária ressignificado para colaborativo, quando as vigilâncias adotaram postura de corresponsabilização com a gestão do cuidado durante surtos COVID-19 nas ILPIs e essas ações contribuíram para que os RTs sentissem mais preparados e, portanto, seguros para lidar com surtos em ILPI. Infere-se que o programa de capacitação profissional em vigilância em saúde, a partir da experiência de RTs, no controle de surtos COVID-19 nas ILPIs, pode contribuir significantemente na formação deles. Ademais, se oferecido e coordenado pela Vigilância Sanitária, como condição para o desempenho do papel de RT, em ILPIs do município, pode conferir como ação regulatória sobre o funcionamento desses tipos de estabelecimentos. São por essas razões que este estudo propõe como produto técnico, um programa de capacitação, com a finalidade de tornar os RTs de ILPIs corresponsáveis e protagonistas na (re)estruturação dos processos de trabalho nas suas instituições, visando a qualidade assistencial de idosos institucionalizados. Considerações finais. Os objetivos delineados foram alcançados e uma das contribuições deste estudo é o modelo teórico pressupondo que ações educativas realizadas pela Vigilância Sanitária, junto aos RTs de ILPIs, podem se transformar em ações exitosas para a qualidade dos cuidados nesses estabelecimentos, por fomentar relação de confiança para a cogestão.
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    Oficinas para qualificação do apoio matricial em álcool e outras drogas na rede de atenção psicossocial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-12) Jesus, Ricardo da Silva; Barbosa, Guilherme Correa [UNESP]; Domingos, Thiago da Silva; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: o uso de álcool e outras drogas emerge como um grave problema de saúde pública, especialmente por sua incidência e prevalência causando efeitos maléficos à saúde da população. A presente pesquisa aborda este tema, elegendo como objeto de estudo, a qualificação acerca do apoio matricial em álcool e outras drogas para os trabalhadores e gestores dos serviços: Unidade Básica de Saúde (UBS) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III). Objetivo: implementar oficina de trabalho para qualificação dos profissionais de saúde dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) acerca do apoio matricial em álcool e outras drogas. Método: estudo qualitativo, com referencial da pesquisa-ação. Participaram 45 profissionais dos serviços da RAPS, distribuídos entre Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas III. Foram realizados três encontros interrelacionados e organizados segundo encontro de trabalho, cada um com duração de três horas. A Espiral Construtivista, uma metodologia problematizadora, orientou o desenvolvimento das atividades que compuseram os encontros. Identificação do nó crítico, por meio de coleta de informações utilizando a aplicação da Escala Atitudes Frente ao Álcool, ao Alcoolismo a Paciente com transtorno relacionado ao uso de Álcool (EAFAAA). No que se refere aos dados quantitativos, utilizou-se medidas de tendência central (média e mediana) e dispersão (amplitude e desvio padrão) para caracterização da amostra e para os desfechos da EAFAAA. O processamento utilizou o programa estatístico SAS, versão 9.4. Resultados: no primeiro encontro foram realizadas três atividades com a finalidade de identificar as concepções dos trabalhadores acerca da pessoa que consome álcool e outras drogas, bem como, as estratégias de cuidado utilizadas no cotidiano. O segundo encontro, por meio de três atividades, buscou refletir sobre abordagens à pessoa que consome álcool e outras drogas partindo de cenas do trabalho e, com isso, discutir habilidades de comunicação e de relacionamento. O encontro final objetivou reconhecer a RAPS, mapeá-la no cotidiano do trabalho; diagramar uma rede possível, considerando o agenciamento produzido pelos trabalhadores. A avaliação foi realizada ao término de cada encontro e sua devolutiva, realizada na oficina consecutiva, assimilando as sugestões e críticas. A percepção dos participantes ao fim das oficinas foi de que é possível o acolhimento, a ampliação do acesso, a integralidade da atenção relacionado a pessoa que enfrenta problemas devido ao consumo de álcool e outras drogas. Considerações finais: os encontros foram fundamentais para oportunizar a capacitação e a sensibilização dos participantes concernente ao cuidado com usuário de álcool e outras drogas. Desse modo, torna-se fundamental desenvolver estratégias que articulem a inserção da Saúde Mental na APS por meio do apoio matricial.
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    Escala para mensurar dor de crianças pré-verbal em unidade de terapia intensiva pediátrica: pesquisa-ação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-20) Spadotto, Amanda Fabiola de Oliveira; Popim, Regina Célia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivo: Viabilizar a utilização de uma escala para mensurar dor em crianças pré-verbal em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica baseada na técnica de pesquisa-ação onde foi realizado um treinamento sobre a aplicação das escalas Behaviour pain scale e Face,Legs, Actiivity,Cry, Consolability revised, para todos os enfermeiros e 1 técnico de enfermagem deste serviço. O treinamento teve duração de 60 dias, onde foi realizada uma avaliação do conhecimento sobre a aplicação da escala antes e depois do período de treinamento. A partir dos conhecimentos adquiridos ao final do treinamento uma das escalas foi elegida e disponibilizada para uso na rotina da unidade.
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    Uso da rastreabilidade de instrumental cirúrgico em Centro de Materiais Estéreis (CME)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-22) Walravens, Juliana Almeida de Carvalho; Lima, Silvana Andrea Molina [UNESP]; Ortolan, Erika Veruska Paiva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: O Centro de Material e Esterilização (CME) é destaque no contexto de organizações de saúde e consiste em unidade de apoio a todos os serviços assistenciais e diagnósticos, os quais utilizam artigos odonto-médico-hospitalares na prestação de assistência aos usuários. Por sua complexidade se faz necessário o gerenciamento adequado dos materiais e equipamentos, sendo uma das atividades a rastreabilidade de materiais com por exemplo os instrumentais cirúrgicos. Objetivo: O presente trabalho visa elaborar parecer técnico-científico (PTC) para avaliar o uso do sistema de rastreabilidade informatizada de instrumental cirúrgico em Centro de Materiais Estéreis (CME) e procedimento operacional padrão (POP) para identificação de instrumentais cirúrgicos por fita adesiva. Método: Tratade um estudo de revisão de literatura, utilizando bases de dados como Medline via Pubmed, Lilacs, Embase, Google Acadêmico e Cochrane. Resultados: Foram elaborados dois produtos, ou seja, parecer técnico científico (PTC), segundo as Diretrizes Metodológicas do Ministério da Saúde e um protocolo operacional padrão (POP) para rastreabilidade com fita adesiva. Conclusão: Com presente trabalho pode-se concluir a importância da elaboração de um PTC, contribuindo para tomada de decisão do gestor frente a incorporação de novas tecnologias bem com utilização de POP no serviço para garantir padronização dos procedimentos executados e maior segurança do paciente.
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    SPINNING BABIES®: construção e validação de um fluxograma para utilização durante o processo de parturição
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-21) Gagliardi, Rafaela Patricia; Takemoto, Maíra Libertad Soligo; Jamas, Milena Temer [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com a institucionalização do parto e o aumento das intervenções advindas do uso da medicalização pela equipe profissional, houve um distanciamento da família no processo que envolve a parturição. Simultaneamente, o olhar medicalizado sobre o parto afastou os profissionais da fisiologia e das intervenções menos invasivas sobre o processo. A partir da identificação desses eventos, surgiu a necessidade de propor uma abordagem que fosse inovadora e que devolvesse o protagonismo a essa mulher e o respeito à fisiologia. No âmbito desta pesquisa, propôs-se, para esse fim, um fluxograma que apresentasse a abordagem SPINNING BABIES®, baseada em conhecimentos que favorecem a fisiologia e a anatomia, por meio de um conjunto de exercícios que auxiliam nas etapas que compreendem o trabalho de parto. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo descrever a construção e validação de um fluxograma para utilização da abordagem SPINNING BABIES® durante a assistência ao parto. Participaram do estudo sete juízes, com tempo de experiência e treinamento na abordagem SPINNING BABIES®, e ampla utilização da técnica. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: 1) construção do fluxograma; 2) validação de conteúdo. O fluxograma foi construído a partir da expertise das pesquisadoras desse estudo, a partir da produção teórico-prática da parteira estadunidense Gail Tully, criadora da abordagem. A fundamentação teórica partiu da publicação SPINNING BABIES®: Guia de consulta rápida para profissionais de sua autoria. O trabalho de editoração foi realizado por um profissional do Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD) da Faculdade de Medicina de Botucatu. O instrumento foi validado pela totalidade dos juízes convidados, sem exceção, sendo todos os critérios avaliados com apontamentos dos níveis de concordância superiores a 0,8. Depois de construído o fluxograma e, de acordo com a avaliação pelo comitê de juízes, o IVC foi acima de 0,98. O local do estudo ocorreu na Maternidade Santa Isabel em Bauru/SP, instituição que oferta serviços somente usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), encaminhados através das redes públicas, sendo referência para partos de alto risco para 17 municípios da microrregião, com taxa de ocupação mensal, em média, 83%, 80 leitos disponíveis, totalizando 601.360 habitantes. É uma Observou-se a ausência de estudos clínicos que possam retratar a abordagem SPINNING BABIES® com o rigor científico necessário. Os seus benefícios estão disponibilizados e documentados através de relatos de experiências e narrativas de mulheres e profissionais que tiveram resultados positivos no trabalho de parto, proveniente dessas práticas. O produto final do estudo é a construção de cartazes com o fluxograma, que serão expostos em todas as salas de parto de um serviço de maternidade no interior do estado de São Paulo-SP.
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    Impacto da pandemia sobre consumo e custo em itens utilizados na assistência em unidade de pronto atendimento do interior do estado de São Paulo, e elaboração de material educativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-03) Perez, Franciele Costa da Silva; Lima, Silvana Andrea Molina [UNESP]; Colichi, Rosana Maria Barreto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Durante a pandemia de novo coronavírus, houve aumento na demanda por recursos humanos e físicos para o atendimento de pacientes nas unidades de saúde em todo o país. No entanto, pouco se sabe sobre os reais custos aplicados no combate à pandemia. A proposta deste estudo foi avaliar o impacto da COVID-19 sobre o consumo e custos de materiais e medicamentos de uma Unidade de Pronto Atendimento de um município do interior do Estado de São Paulo, e elaborar uma cartilha institucional de orientação sobre custos. Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, com análise quantitativa dos dados de uma unidade de saúde da rede pré-hospitalar pública de um município do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de relatórios gerenciais, gerados por software de gestão hospitalar, referente ao período de 12 meses pré-pandemia (janeiro a dezembro/2019); e de pandemia (julho/2020 a junho/2021), sendo ambos tabulados e analisados por métodos financeiros e estatísticos. Os momentos pré- e pós-início da pandemia foram comparados por meio do teste não paramétrico de Mann-Whitney. O aumento dos custos acompanhou a elevação de atendimentos de pacientes com COVID-19, realizados na mesma unidade. Grande parte dos produtos, equipamentos de proteção individual e medicamentos utilizados para combate à COVID-19 teve aumento de seus preços acima dos parâmetros observados no período anterior, refletindo diretamente nos custos da instituição. Conclui-se que o aumento da demanda associado à escassez de produtos acarretou na elevação acentuada nos preços dos insumos, equipamentos de proteção individual e medicamentos utilizados no combate à COVID-19 na unidade estudada. Diante disso, a elaboração de uma cartilha de orientação sobre custos, direcionada aos profissionais da saúde, é uma importante ferramenta para nortear a política de controle de custos.
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    Processo de enfermagem em unidade neonatal: proposição de um conjunto de dados mínimos de enfermagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-08-11) Fermiano, Rosemary [UNESP]; Parada, Cristina Maria Garcia de Lima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivo geral: Elaborar conjunto de dados mínimos de enfermagem para operacionalização do processo de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal com a participação de enfermeiras com experiência nesta área de atuação. Objetivos específicos: Analisar a operacionalização do processo de cuidar em enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal a partir da aplicação do processo de enfermagem; identificar as percepções das enfermeiras sobre a utilização do processo de enfermagem em unidade neonatal de um serviço público de referência para atendimento a recém-nascidos de alta complexidade; realizar oficina de trabalho para definição dos dados a serem incluídos e organizar conjunto de dados mínimos de enfermagem para a área neonatal. Método: Trata-se de estudo misto. O cenário de estudo é um hospital de ensino, referência para atendimento a gestantes e recém nascidos de risco. A identificação da aplicação do processo de enfermagem desenvolvido foi realizada a partir da consulta aos registros do prontuário eletrônico de todos os recém-nascidos internados na Unidade Neonatal em 2017; as percepções das enfermeiras sobre o processo de enfermagem foram obtidas por abordagem qualitativa, tendo como participantes as enfermeiras da referida unidade, adotando-se o referencial metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo; o conjunto de dados mínimos de enfermagem para área neonatal produzido a partir de oficinas com alunos e enfermeiros, teve por referência a classificação de enfermagem da NANDA Internacional. A análise dos dados quantitativos foi realizada de forma descritiva e os Discursos do Sujeito Coletivo construídos foram discutidos com base no princípio da integralidade em saúde. O conjunto de dados mínimos incluiu histórico neonatal; problemas de enfermagem relacionados às Necessidades Humanas Básicas, diagnósticos de enfermagem, indicadores de evolução dos diagnósticos de enfermagem, intervenções e prescrição de enfermagem. Pesquisa aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa local. Resultados: o processo de enfermagem foi aplicado a 1,8% dos bebês internados na unidade neonatal deste estudo no ano de 2017. Quanto à percepção das enfermeiras sobre o processo de enfermagem, apesar de apontarem a importância deste, há certa desmotivação quanto a sua implementação, devido a forma de organização de seu processo de trabalho, ausência de um sistema de informações adequado e falta de oferta de ações de educação permanente sobre essa tecnologia. O conjunto de dados mínimos de enfermagem foi construído por domínios da NANDA Internacional: fisiológico, mental, existencial, funcional, segurança, família e ambiente. Conclusões: o registro do processo de enfermagem praticamente não é utilizado na instituição. Para superar os entraves a sua implantação, deverá haver maior valorização do trabalho do enfermeiro e o devido apoio às mudanças pertinentes a seu desenvolvimento, com vistas ao cuidado integral em saúde dos recém-nascidos e suas famílias. O conjunto de dados mínimos poderá contribuir com essa implantação, visto que sua operacionalização será facilitada.
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    Construção e validação de protocolo para gestão do cuidado a pacientes suspeitos ou infectados pela COVID-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-20) Orestes, Letícia Pereira; Meneguin, Silmara [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: Nos últimos dois anos, os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 tornaram-se a principal demanda nas unidades de emergência e pronto atendimento. Neste contexto, tornou-se necessário que o enfermeiro desenvolvesse ações para reorganizar os fluxos de atendimento e sistematizar a assistência aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19, visando a melhoria da gestão do cuidado e a não disseminação do vírus. Objetivos: Construir e validar um protocolo gráfico para gestão do cuidado a pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19 em unidades de pronto atendimento. E, como objetivo específico, elaborar os itens do checklist que compõem o protocolo. Métodos: Estudo metodológico, desenvolvido em três fases seqüenciais: construção dos itens e dimensões a partir de extensa revisão de literatura e aplicação de questionário a 12 profissionais de enfermagem; validação de conteúdo e de face dos itens do instrumento e do protocolo gráfico realizada por grupo de especialistas e cálculo do índice de validade de conteúdo; análise semântica. Resultados: Após a elaboração dos 45 itens o checklist foi submetido à validade de conteúdo e de face por nove enfermeiros especialistas em emergência, sendo mantidos os itens que apresentaram o índice de validade de conteúdo ≥0,83. Apesar da concordância entre os juízes, 11 itens receberam sugestões de alterações, principalmente em relação à redação. Na avaliação geral, de todos os itens, a concordância entre os juízes foi de 99%. Na análise semântica, realizada por meio de aplicação do protocolo a 17 enfermeiros atuantes em unidades de urgência, não houve modificações e o percentual de compreensão foi de 98%. O protocolo gráfico foi validado por seis especialistas com S-IVC foi de 0,97. Conclusões: O protocolo para a gestão do cuidado a pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19 atendidos em unidades de pronto atendimento foi validado, atingindo padrão satisfatório de validade de conteúdo e de face preconizados pela literatura. A adoção do protocolo poderá direcionar e padronizar a prática profissional com segurança, qualidade e baseado em evidências científicas.
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    Experiência interacional na pandemia da COVID-19 em Unidade de Pronto Atendimento: construção de protocolo assistencial para a saúde dos profissionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-08) Rossi, Jossilaine Evangelista Lopes; Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), originária na China em dezembro de 2019, impactou e desestabilizou principalmente as áreas social, econômica e da saúde. Os profissionais da linha de frente, essenciais à assistência e cuidados à população, sofreram as consequências do aumento de demanda para os serviços público e privado do Brasil. As Unidades de urgência e emergência foram portas de entrada de pacientes críticos e não críticos afetados pela COVID-19, assim como os profissionais da equipe multiprofissional que também se contaminaram com o novo vírus e variantes. A sensibilização e os efeitos de novo processo de trabalho estabeleceu-se de forma contínua, devido aos números de casos e ao cenário epidemiológico à nível nacional, estadual e municipal. O desconhecimento inicial sobre a nova doença e a letalidade da doença causou medo e insegurança nos profissionais de saúde. A finalidade desse estudo foi compreender a experiencia interacional da equipe de saúde de uma Unidade de Pronto Atendimento. Objetivos: Compreender a experiência interacional dos profissionais da equipe de saúde, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e médicos, frente a pandemia da COVID-19; Elaborar um modelo teórico representativo da experiência; Construir um protocolo assistencial à saúde dos profissionais subsidiado pela compreensão da experiência. Métodos: estudo descritivo, qualitativo e subprojeto de um estudo tipo “guarda-chuva”, aprovado pelo comitê de ética sob parecer número 4.038.507; foram utilizados os referenciais teóricos do Interacionismo Simbólico e metodológico a Teoria Fundamentada nos dados; foi realizado durante a pandemia da COVID-19 em uma Unidade de Pronto Atendimento de uma cidade do interior paulista. A coleta de dados foi realizada de julho a outubro de 2020, com entrevistas virtuais via Google Meet, e presenciais no local do estudo. Os fenômenos revelados pela experiência interacional subsidiaram a elaboração do modelo teórico e interpretado à luz dos pressupostos conceituais do Interacionismo Simbólico. O produto do estudo constituiu-se em um protocolo assistencial de saúde mental aos profissionais da saúde e elaborado a partir da identificação da experiência relatada pelos participantes no enfrentamento da pandemia. Resultados: Emergiram 12 categorias; 20 subcategorias e sete subprocessos. O modelo teórico formulado apresentou-se como um espaço comum de trocas entre as experiencias dos profissionais e dos usuários. O protocolo foi constituído por objetivos, justificativa, responsabilidade de execução do protocolo, abrangência, descrição dos atendimentos, agendamento pelo setor de Recursos Humanos. Discussão: As entrevistas revelaram os fenômenos: medo e incertezas frente ao desconhecido e a morte; angústia de contaminar a família e colegas; a inexistência de vacinas; a falta de adesão da população; ausência de suporte psicológico, escassez de equipamentos de proteção; a sobrecarga de trabalho e a fragilidade frente as evidências cientificas sobre tratamento da COVID-19. Formulou-se o modelo teórico bidimensional: a população e os profissionais de saúde. Considerações finais: A experiência compreendida revelou desprovimento de uma rede de atenção e apoio aos profissionais. Faz-se essencial nos pós pandemia fortalecer a saúde dos profissionais e o sistema quanto aos recursos humanos essenciais e o alicerce da assistência à população com ações para o cuidado integral à saúde os profissionais da linha de frente.
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    Desenvolvimento de aplicativo móvel para atendimento de pacientes com COVID-19 a partir de protocolos globais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-27) Vermelho, Michele Cristina; Jamas, Milena Temer; Jensen, Rodrigo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: Em março de 2020 foi declarada a transmissão comunitária da doença COVID-19 em todo o mundo, com isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) elaboraram protocolos, garantindo acolhimento precoce, controle de casos suspeitos, critérios de diagnóstico, atendimento e fluxo de manejo clínico no tratamento de casos leves, moderados e graves. A utilização de aplicativos e tecnologia digital na implementação desses instrumentos norteadores pode contribuir na diminuição de falhas no diagnóstico, redução dos custos, ampliação do acesso e melhoria dos serviços de saúde, promovendo a qualificação da assistência prestada ao usuário. Objetivo: Desenvolver e avaliar a usabilidade de um aplicativo para dispositivo móvel voltado ao atendimento inicial de pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19, a partir de protocolos globais. Métodos: Estudo metodológico de desenvolvimento do aplicativo móvel, seguindo as fases de comunicação, planejamento, modelagem, construção e disponibilização. O conteúdo foi baseado no referencial teórico do MS e da OMS. O aplicativo foi construído em parceria com a equipe do Núcleo de Ensino à Distância e Tecnologias da Informação à Saúde da Faculdade de Medicina de Botucatu (NEAD-TIS-FMB), em agosto de 2021. A avaliação da usabilidade do aplicativo foi avaliada por profissionais que atuam no atendimento inicial de pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19, na Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, por meio do System Usability Scale (SUS), em novembro de 2021. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu, parecer nº 5.024.421. Resultados: O aplicativo BAURU COVID possui 21 telas a partir das quais o profissional seleciona as opções de acordo com a informação dada pelo paciente e, ao final, recebe o diagnóstico e a conduta adequada a ser instituída para aquele caso. Na fase de validação do aplicativo, 38 profissionais de saúde, médicos e enfermeiros tiveram acesso ao aplicativo de forma gratuita e avaliaram a usabilidade, apresentando o valor total das médias de todos os scores de 77,30 pontos, acima da média considerada do SUS, que é 68. Além disso, foi possível verificar os atributos da usabilidade nas características facilidade de memorização, facilidade de aprendizagem, eficiência, satisfação e inconsciência, tendo apresentado pontuações surpreendentes: 84,20, 93,40, 94,70, 89,20 e 94,80 pontos, respectivamente. Conclusão: O aplicativo BAURU COVID foi avaliado positivamente pelos profissionais, e apresenta boa usabilidade, com alta probabilidade de aceitação, contribuindo na qualificação da assistência, e minimizando riscos ao usuário
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    Desenvolvimento de vídeo direcionado às crianças sobre o enfrentamento de emoções advindas do isolamento social na pandemia COVID-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-03) Jacob, Francine Letícia da Silva; Avila, Marla Andréia Garcia de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: Gerenciar o estado emocional das crianças na pandemia COVID-19, buscando auxiliá-las no equilíbrio de suas emoções, de modo a reduzir os sofrimentos e problemas psicológicos que esse evento possa acarretar é de extrema importância. Sendo assim, entende-se que a relevância de identificar as emoções, identificar os níveis de ansiedade das crianças em contexto de isolamento social e de desenvolver um material educativo que possibilite contribuir para melhor enfrentamento das vertentes emocionais desse grupo justifica a realização da presente pesquisa. Objetivo: desenvolver um vídeo educativo lúdico direcionado às crianças de 6 a 12 anos para o enfrentamento das emoções negativas advindas do isolamento social decorrentes da pandemia da COVID-19, a partir do conhecimento das emoções das crianças e da avaliação da prevalência de ansiedade. Métodos: A pesquisa adotou abordagem multimétodos, delineadas por duas etapas. Na primeira foi realizado um estudo transversal, por meio de pesquisa online com crianças brasileiras, de 6 a 12 anos de idade e seus responsáveis, no período de abril a julho de 2020. Para identificar as características sociodemográficas, condições quanto ao isolamento social das crianças, bem como as emoções e ansiedade, foram utilizados formulários: Children´s Anxiety Questionnaire (CAQ; pontuações 4–12), Numerical Rating Scale (NRS; pontuações 0–10) e três perguntas específicas abertas às crianças. Na segunda etapa, foi realizado um estudo metodológico para o desenvolvimento de vídeo educativo infantil, com a colaboração de um grupo de especialistas, direcionado pela análise dos dados coletados na primeira etapa do estudo para auxiliar as crianças no enfrentamento das emoções negativas ocasionadas pelo isolamento social. O desenvolvimento do vídeo ocorreu por meio de sete etapas: fundamentação teórica; análise dos dados coletados na primeira etapa do estudo; elaboração da primeira versão do produto pelo grupo de especialistas; avaliação de um professor de língua portuguesa; consolidação da segunda versão do vídeo; publicação e divulgação do vídeo e certificação do produto pela Ancine. Resultados: na primeira etapa do estudo foram incluídas um total de 385 crianças e seus responsáveis. Das crianças, 209 (54%) eram meninas e 176 (46%) meninos, com média de idade de 9 anos (± 8,81). Entre os responsáveis, a grande maioria, 335 (87%) eram mães, com média de idade de 38 anos (± 37,75). Das respostas das crianças segundo o CAQ, 55 (14%) relataram se sentir pouco “feliz/alegre” e 216 (56%) com muito “medo/preocupado”. Das respostas das crianças segundo o NRS, apenas 81 (21%) apresentaram ansiedade leve. Das respostas abertas das crianças, identificou-se que elas apresentaram emoções negativas e positivas, além de desejos e saudade. Na segunda etapa, o vídeo educativo intitulado “Emoções e sentimentos das crianças na Pandemia do Coronavírus – COVID-19” foi desenvolvido e disponibilizado gratuitamente nas redes sociais e plataformas digitais. Considerações Finais: Identificar a ansiedade das crianças, bem como suas emoções, contribuíram para o desenvolvimento de tecnologia educativa, com potencial aplicação em situações semelhantes na infância.
  • ItemDissertação de mestrado
    Construção de manual para visitantes de pacientes internados em terapia intensiva adulto: revisão integrativa e validação de conteúdo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-21) Calixto, Tereza Raquel Schorr; Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A UTI é uma unidade que oferece suporte tecnológico aos pacientes em estado grave por uma equipe multiprofissional especializada. Constitui-se em ambiente complexo, invasivo, com inúmeras situações e eventos emergenciais estressantes, para o paciente, família e equipe de saúde. A individualidade do paciente no planejamento da assistência pelos profissionais que atuam pode reduzir essa hostilidade. A humanização do cuidado pode ser alcançada com o cuidado centrado no paciente e na família, através do acolhimento das necessidades dos familiares do paciente crítico, que permite reduzir os sentimentos de angústia, medo e estresse. Assim é fundamental a utilização de estratégias de acolhimento para proporcionar melhoria da qualidade da assistência. A finalidade desse estudo foi construir um manual para os familiares e visitantes de pacientes internados em UTI. O referencial teórico utilizado foi o conteúdo da Política Nacional de Humanização do Brasil. Para a sua consecução foram propostos uma revisão integrativa de literatura para identificar as evidências científicas sobre o assunto, a construção do produto e a validação do seu conteúdo por enfermeiros especialistas em terapia intensiva. Objetivos: o objetivo geral foi construir um manual para os familiares e visitantes de pacientes internados em UTI de um hospital público de ensino; os objetivos específicos foram elaborar revisão integrativa de literatura para identificar as evidências científicas sobre o tema e validar o conteúdo do manual por enfermeiros especialistas em terapia intensiva. Métodos: o estudo foi aprovado pelo comitê de ética local, com parecer consubstanciado número 4.190.568. A elaboração do produto constituiu-se em três etapas: uma revisão integrativa de literatura; construção do manual e validação de conteúdo por especialistas. A revisão integrativa foi realizada em seis fases: identificação do tema e elaboração das perguntas norteadoras pela estratégia PICo; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos artigos identificados; categorização e definição das informações do conteúdo dos textos dos artigos; análise crítica dos conteúdo de acordo com respostas às perguntas norteadoras da revisão; interpretação dos resultados e síntese do conhecimento. Para a busca de artigos para a revisão integrativa foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde em português, e em inglês os do Medical Subject Headings. Equações booleanas foram formuladas e inseridas nas bases de dados e nas plataformas on-line no período de janeiro de 2016 a junho de 2020, SCOPUS; PUBMED; EMBASE; Web of Science; CINHAL; Biblioteca Regional de Medicina que incluíram a LILACS, MEDLINE, BDENF e Scielo. Os artigos foram incluídos e excluídos de acordo com critérios e os conteúdos definidos pelas perguntas: “Como estão descritos na literatura branca (artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais) roteiros, protocolos, guias e ou quaisquer materiais educativos de acolhimento humanizado aos familiares que visitam seus entes na UTI Adulto?” e “Como se configura o acolhimento humanizado de familiares nas visitas aos pacientes internados em UTI Adulto com a pandemia da COVID 19?” As evidências científicas ofereceram subsídios para a construção do manual, e para o seu formato foi utilizado o software Adobe InDesign versão 16.3.2; as imagens foram copiadas do banco gratuito Freepik. Um painel de 16 enfermeiros especialistas em terapia intensiva foi composto, denominados de juízes, para a validação do conteúdo do manual. Os critérios de Fehring foram utilizados na composição do painel e a pontuação mínima de cinco pontos dos respectivos currículos lattes. Os juízes responderam a um questionário elaborado em formato Lime Survey e enviado por email pessoal e ou institucional. O questionário foi composto por 33 itens na primeira rodada e seis itens na segunda rodada, com valores para serem assinalados em escala tipo Likert. A concordância de no mínimo 80% para todos os itens foi considerada a partir da realização das rodadas de envio do material aos juízes. Resultados: identificaram-se na busca da literatura 1372 títulos de artigos nas bases nacionais e internacionais, e após os critérios de inclusão, exclusão e identificadas as respostas às duas perguntas norteadoras, foram incluídos 11 documentos na revisão. As evidências científicas demonstradas na síntese de conhecimento foram especificadas no manual. O manual foi enviado para a primeira rodada de validação de conteúdo pelos juízes, e obteve-se concordância mínima de 84,62% e máxima de 100% para a maioria dos itens, com exceção do item linguagem, que obteve 69,23% de concordância. O manual foi reformulado e enviado aos juízes para a segunda rodada e após o retorno, foi constatada uma concordância de 100% para a maioria das questões e 94,12% para a questão sobre o título do manual. A versão final do manual pode ser acessada pelo link: https://drive.google.com/file/d/1DDI6kKKblFTgAQAK49Jw_KAmmdI4Bvd8/view?usp=sharing. Conclusão: o manual elaborado em formato digital foi construído baseado nas evidências científicas demonstradas pela síntese de conhecimento da revisão integrativa de literatura; a validação do conteúdo pelos juízes foi obtida em duas rodadas com concordância maior que 80% em todo os itens avaliados. A aplicabilidade do manual possibilita o acolhimento humanizado aos visitantes; proporciona condições para orientações presenciais e virtuais pela equipe de saúde; colabora para a capacitação da equipe de saúde; e contribui com potencial de replicabilidade para ser utilizado em outras instituições.
  • ItemDissertação de mestrado
    Construção e validação de um vídeo educativo como estratégia motivadora para adesão ao tratamento da hipertensão arterial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-31) Robles, Ana Claudia Pereira; Papini, Sílvia Justina [UNESP]; Gomes, Paulo Cesar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A hipertensão arterial é uma doença crônica não transmissível (DCNT) de maior prevalência na atenção primária de saúde, sendo a maior causadora de complicações cardiovasculares e tendo, por muitas, vezes sua adesão ao tratamento negligenciada por parte do portador. Objetivo: Buscar na literatura disponível, quais as estratégias são usadas como ferramentas para melhorar a adesão ao tratamento da hipertensão arterial na atenção primária e como estratégia motivadora para aumentar a adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica, construir e validar um vídeo educativo direcionado aos pacientes hipertensos a fim de promover o letramento em saúde. Método: Estudo metodológico dividido em dois capítulos: Capítulo 1: Revisão Integrativa da Literatura nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) realizada de março a maio de 2019. Capítulo 2: elaboração, construção e validação do vídeo educativo. Resultados: Capítulo 1: Após seleção de 352 artigos, apenas oito responderam a pergunta de pesquisa: “Considerando os pacientes hipertensos, quais as estratégias adotadas pelas Unidades Básicas de Saúde para aumentar a adesão ao tratamento da hipertensão arterial?”, evidenciou ainda, que apesar do tema abordado ser bastante difundo, existem muitas lacunas do conhecimento em relação a estratégias que a atenção básica utiliza ou possa vir a utilizar para aumentar a adesão ao tratamento da hipertensão arterial. Capítulo 2: dividiu-se em duas etapas, sendo a primeira, construção do vídeo educativo composto por 29 cenas, totalizando 5 minutos e 12 segundos foi construído pautado na Teoria de Adaptação de Roy com uma linguagem clara. Segunda etapa: Validado por 25 juízes de aparência com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,95 e 37 juízes de conteúdo com IVC de 0,91. Conclusão: Considera-se o vídeo educativo validado por juízes quanto a conteúdo e a aparência.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estratégia para aumentar a adesão aos cinco momentos para higienização das mãos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-31) Ono, Gabriela Yuki Bressanim; Correa, Ione [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: sabe-se que a higienização das mãos (HM) é uma medida eficaz na redução dos eventos adversos e o reconhecimento desta baixa adesão à prática é unânime entre os órgãos regulamentadores de saúde, sendo este um grande desafio nos diferentes campos de prática e pesquisa. Objetivo: construir um vídeo educativo, contendo a técnica recomendada pelos órgãos vigentes sobre os cinco momentos para a higienização das mãos como a estratégia para o aumento da adesão a esta ação. Método: trata-se de uma revisão integrativa a partir da questão: Quais são as estratégias propostas para a adesão aos cinco momentos para higienização das mãos? A seleção da amostra ocorreu nas bases de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), US National Library of Medicine (PubMed Central), Scopus, Current Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Embase e Web of Science (WoS). O desenvolvimento do vídeo educativo utilizou a produção de gravações dos áudios e imagens, edição e elaboração de toda a estrutura do vídeo por meio do uso dos softwares: Camtasia Studio, Powtoon e Corel Draw. Resultados: obteve-se quinhentos e noventa e nove artigos científicos em que corresponderam com o objetivo a ser investigado apenas quatorze artigos. Destes, foram descriminados quanto a caracterização e estratégias utilizadas pelos autores, sendo possível notar a semelhança entre as estratégias que obtiveram o aumento da adesão da HM por meio da abordagem multimodal, ou pelo menos um dos componentes dela, visto que o incentivo na educação em saúde tem se mostrado eficaz em aumentar e manter as taxas de adesão. Considerações finais: conclui-se que as intervenções educacionais, independente da abordagem, contribuem na adesão e no nível de qualidade da higiene das mãos, com consequente redução dos índices de IRAS. Acredita-se que este produto venha a contribuir para a melhora da adesão dos cincos momentos para higienização das mãos por profissionais de saúde, além de elevar o conhecimento acerca da temática e instigar a mudança comportamental.
  • ItemDissertação de mestrado
    Construção e validação de checklist para doação segura de órgãos para transplante
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-31) Cleto, Marina Carvalho Acosta; Fusco, Suzimar de Fátima Benato [UNESP]; Avila, Marla Andréia Garcia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A doação de órgãos e tecidos consiste na remoção de órgãos e tecidos do corpo de uma pessoa que recentemente recebeu o dignóstico de morte encefálica ou de um doador voluntário, com o propósito de transplantá-lo em outras pessoas vivas. Esse processo é extenso, complexo, e compreende um conjunto de ações e procedimentos. O acompanhamento de todo o processo de doação-explante precisa ser norteado, para garantir uma assistência segura e de qualidade. Objetivo: Elaborar e validar um checklist para a doação segura de órgãos e tecidos para transplante. Método: Pesquisa metodológica desenvolvida em duas etapas: elaboração do instrumento em formato de checklist e a validação de seu conteúdo por especialistas com conhecimento prático do processo, tendo sua construção permeada pela revisão da literatura científica e legislação vigente e na expertise das pesquisadoras com a temática. Para a validação do conteúdo foram utilizados Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para o instrumento como um todo e, para cada item individualmente o Índice de Validade de Conteúdo de Itens (IVCI), Coeficiente de Kappa Modificado (CKM) e Razão de Validade de Conteúdo (CVR). Os valores adotados para validação foram os recomendados pela literatura, considerando o total de juízes do estudo e para uma significância de 0,002. Resultados: O checklist foi avaliado por 30 juízes, sendo 80% do sexo feminino, com média de tempo de formação de 13 anos e de 5,5 anos de experiência na área. O IVC atingiu a média de 98%, o CVR atingiu em média 96% e o CKM variou entre 87 e 100% de concordância entre os juízes, o que indica que o instrumento é considerado validado.Dos 141 itens avaliados, 100% foram validados segundo os critérios estabelecidos, mas considerando as sugestões dos juízes e buscando um checklist abrangente e usual, 113 itens (80,14%) foram alterados, para melhora da clareza e fluidez nas ações; 26 itens (18,43%) foram mantidos em suas versões originais; 2 itens (1,43%) foram excluídos. Conclusão: O checklist construído e validado, vai de encontro com a necessidade de novos instrumentos de tecnologia para melhorar o processo de doação e transplante de órgãos com qualidade e segurança e será de grande valia na rotina diária dos enfermeiros.
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    Análise dos atendimentos da demanda espontânea em unidade básica de saúde de um município do interior de São Paulo.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-27) Carvalho, Simone da Silva; Meneguin, Silmara [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: As pessoas definem suas necessidades de saúde com formas e graus variados e momentos variados, caracterizando a demanda espontânea na unidade de saúde. O não acolhimento dessas necessidades resultam em reclamações, retornos repetidos e Prontos Socorros (PS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sobrecarregados com casos passíveis de serem resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde/Estratégia Saúde da Família (UBS/ESF). Frente ao exposto, este estudo teve como objetivo principal analisar os atendimentos de demanda espontânea realizados em uma unidade básica de saúde, de um município do interior de SP. Como objetivos secundários: analisar a conduta/desfecho destes atendimentos; identificar junto aos profissionais de saúde, que atuam nessa UBS, as principais dificuldades enfrentadas para o atendimento de casos de urgências/emergências; compreender a percepção desses profissionais em relação ao suporte oferecido pelo município para realização destes atendimentos na UBS onde foi realizado o estudo; identificar estratégias para melhorar o atendimento dos casos de urgências/emergências nessa UBS; identificar os problemas de acesso e registro das informações nos prontuários; elaborar um plano de ação de educação permanente adequado ao contexto da UBS estudada. Métodos: estudo descritivo, exploratório, transversal de abordagem mista. A coleta foi realizada em duas etapas: na primeira foram levantados os atendimentos de demanda espontânea realizados em uma unidade básica do interior de São Paulo, no período de setembro de 2019 a maio de 2020; na segunda foram entrevistados 10 profissionais de saúde, atuantes neste serviço há mais de um ano, e que consentiram na participação. As entrevistas foram transcritas e analisadas utilizando-se a estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Dos 306 prontuários analisados referentes à demanda espontânea no período estudado, a maioria era de mulheres (58,5%), com idade média de 57 anos, que procuraram o serviço por necessidade de assistência burocrática 225 (73,5%), como pedidos de renovação de receitas, exames diversos e solicitação de encaminhamentos para especialistas. Constatou-se que apenas 81 (26,5%) pacientes receberam algum cuidado local e nenhum paciente foi transferido para o serviço de emergência. Na segunda fase da pesquisa foram entrevistados 10 profissionais de saúde, cuja síntese das entrevistas contribuíram para elaboração do discurso do sujeito coletivo, agrupado em três temas: dificuldades enfrentadas pelos profissionais para o atendimento de urgência/emergência na unidade básica de saúde; suporte oferecido pelo município para realização dos atendimentos de urgência/emergência na atenção básica; propostas para melhoria dos atendimentos de urgência/ emergência. Conclusão: Os resultados apresentados demonstram que a maioria dos atendimentos realizados na demanda espontânea referem-se à assistência burocrática e que casos complexos ou mesmo urgências/emergências não são encaminhados para a UBS estudada. Portanto, os atendimentos são eletivos e resolvidos na própria unidade. Os discursos evidenciaram que o serviço não tem condições de atender casos de urgência/emergência, em virtude do despreparo da equipe e falta de recursos humanos e materiais. Além disso, não há preocupação do município em oferecer condições mínimas para que este atendimento seja realizado na UBS. Como proposição de melhorias os participantes destacaram a necessidade de treinamento e capacitação dos profissionais de saúde, investimento em recursos materiais e aquisição de equipamentos, bem como permanência de médico em período integral no serviço e implantação de protocolos de atendimento. A coleta dos dados identificou problemas nos processos de trabalho, falta de qualificação dos profissionais e de investimento da gestão municipal para atendimento dos casos de urgência/emergência nesta unidade de atenção básica. Considerando que grande parte dos problemas encontrados podem ser abordados com ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), elaborou-se um plano de ação para implementação de educação permanente na UBS Macro II, como produto da pesquisa.
  • ItemDissertação de mestrado
    Construção de diretrizes para o ensino do processo de enfermagem na formação do profissional de enfermagem de nível técnico.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-01) Oliveira, Telma Cristiani Gasparini; Jensen, Rodrigo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Espera-se que o técnico em enfermagem contribua com a implementação do processo de enfermagem, contudo sua participação no processo de enfermagem ainda não se mostra consolidada, assim se faz necessário avanço no processo formativo desse profissional. Objetivo: Elaborar material de apoio de cunho didático ao planejamento de ensino para os docentes de nível técnico abordando o processo de enfermagem de forma transversal, a partir da perspectiva de docentes de enfermagem de escola pública do estado de São Paulo. Métodos: A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Etapa 1 - Estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, conduzido em 14 escolas técnicas do Centro Paula Souza nas regiões administrativas de Sorocaba, Marilia e Bauru, em escolas que oferecem o curso de técnico em enfermagem. Foram convidados a participarem do estudo professores enfermeiros e coordenadores das escolas e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Etapa 2 – Pesquisa metodológica resultando na construção de material de apoio com estratégias de ensino e aprendizagem sobre o processo de enfermagem que foram propostas a partir do currículo de formação do técnico em enfermagem no Centro Paula Souza. Resultados: Foram realizadas dez entrevistas com docentes e surgiram dois temas de análise: Dificuldades do professor no ensino do processo de enfermagem aos alunos de nível técnico; e Momentos favoráveis para discutir o conteúdo de processo de enfermagem na formação do técnico em enfermagem. A partir dos temas da análise foi desenvolvido material de apoio para o ensino do processo de enfermagem para a formação do profissional de enfermagem de nível técnico. Conclusão: Este estudo é relevante na medida em que identifica as percepções dos docentes de ensino técnico sobre o processo de ensino aprendizagem dos alunos, na perspectiva do ensino do processo de enfermagem, e pode colaborar para a revisão de práticas de ensino e estimular os professores e a gestão na capacitação, de modo a permitir que o ensino promova a autonomia para a vida e para o trabalho da enfermagem.
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    Construção e validação de roteiro pedagógico para ensino simulado de suporte básico de vida
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-24) Maigret, Simone Buchignani; Alencar, Rubia de Aguiar; Minharro, Michelle Cristine de Oliveira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A parada cardiorrespiratória é um problema de saúde pública no mundo, com alta prevalência e elevados índices de mortalidade e morbidade. Os principais determinantes da sobrevivência são o reconhecimento, a desfibrilação precoce e compressões torácicas efetivas. Nesse sentido, com a intenção de preparar os estudantes da área da saúde para realizar o Suporte Básico de Vida, acredita-se que o uso da simulação clínica apresenta-se imprescindível como estratégia de ensino. Objetivos: realizar a revisão integrativa de literatura para analisar a contribuição do uso da simulação clínica como estratégia para o ensino e aprendizagem do Suporte Básico de Vida na Graduação em Enfermagem e construir e validar roteiro pedagógico para ensino simulado de Suporte Básico de Vida. Método: pesquisa metodológica de validação de conteúdo, com a participação de profissionais de saúde com experiência no estudo, pesquisa ou assistência. Foi dividida em duas etapas: revisão integrativa e construção e validação do roteiro. Foi elaborado roteiro pedagógico para ensino simulado de Suporte Básico de Vida. Foi realizada a validação do conteúdo por juízes. Foi utilizado o Índice de validade de conteúdo que mede a proporção ou porcentagem de juízes que estão em concordância. Este método emprega uma escala tipo Likert com pontuação de um a quatro. Foi empregada uma pontuação de corte com o índice de validade de conteúdo maior ou igual a 0,80. Resultados: A construção do roteiro seguiu as diretrizes da American Heart Association e Sociedade Brasileira de Cardiologia. A apreciação do instrumento foi realizada por um comitê de juízes, constituído de 10 enfermeiros, 1 médico e 1 fisioterapeuta. Todos os itens do roteiro foram avaliados com índice de validade de conteúdo maior que 80%. Após esta avaliação os especialistas fizeram algumas sugestões, que foram acatadas, com vistas a adequar o instrumento. Produto: Um roteiro pedagógico do ensino simulado do Suporte Básico de Vida. Conclusão: O roteiro pedagógico deve proporcionar aos docentes/profissionais da área da saúde a possibilidade de um ensino inovador e estimulante para os estudantes. Além disso, o roteiro deve facilitar a utilização do recurso de simulação pelo professor, tornando o processo de ensino aprendizagem mais significativo.
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    Protocolo de organização de serviços para o enfrentamento do sofrimento psíquico de universitários
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-24) Rodrigues, Tatiane Carolina Martins Machado; Tonete, Vera Lúcia Pamplona [UNESP]; Barbosa, Guilherme Correa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: o sofrimento psíquico de estudantes universitários vem se configurando como problema de saúde pública emergente, especialmente por sua crescente prevalência e efeitos deletérios à saúde mental dessa população. A presente pesquisa aborda este tema, elegendo como objeto de estudo, o enfrentamento do sofrimento psíquico de estudantes, por meio de estratégias pactuadas por profissionais da saúde e da assistência social, que os atendem no contexto universitário. Objetivo: elaborar protocolo de organização de serviços para o enfrentamento do sofrimento psíquico de estudantes de uma universidade pública do interior paulista. Método: trata-se de pesquisa ação, da qual participaram 33 profissionais vinculados aos departamentos de saúde e de assistência social dos quatro campi da instituição universitária, desenvolvida em três etapas e seguindo modelo proposto por Werneck, Faria e Campos: na Etapa 1, foram realizados: estudo de revisão integrativa de literatura sobre estratégias recomendadas para o enfrentamento do agravo em foco; estudo observacional sobre o perfil demográfico, acadêmico e de atenção à saúde de amostra probabilística e estratificada de estudantes atendidos nos referidos departamentos de saúde em 2019, cujos os dados foram coletados de prontuários físicos e analisados descritivamente, com apoio do programa SPSS13.0; levantamento dos componentes das redes de atenção à saúde mental dos municípios sede das regiões dos quatro campi da universidade, utilizando como fontes de dados o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Esses dados foram analisados descritivamente, com apoio do programa Excel versão 2019. Na Etapa 2, considerando os resultados obtidos na anterior, iniciou-se a elaboração coletiva dos itens do protocolo, por meio de estratégias síncronas, sete encontros remotos de duas horas cada, gravados, com posterior transcrição pela pesquisadora dos trechos de interesse e, assíncronas, com o preenchimento de dois questionários pelos participantes desta pesquisa, um sobre facilidades e dificuldades em relação ao atendimento à saúde mental dos estudantes e outro sobre atividades pertinentes ao enfrentamento do sofrimento psíquico nos respectivos locais de trabalho. Essa intervenção foi implementada em ambiente virtual Google, utilizando os aplicativos: Google Forms e Google Meet. Os dados desta etapa também foram analisados descritivamente, com apoio do programa Excel versão 2019. Na Etapa 3, o protocolo foi sistematizado na íntegra, apresentado aos profissionais envolvidos e concluído. Resultados: como produto desta pesquisa ação, foi elaborado o Protocolo de Organização de Serviços para o Enfrentamento do Sofrimento Psíquico de Universitários, composto por Introdução; Caracterização do problema (Magnitude, Transcendência, Vulnerabilidade, Determinantes, Implicações para os estudantes e Implicações para a universidade) e Plano de Atividades (Objetivo e Elenco de atividades/categorias profissionais/mecanismos de avaliação/acompanhamento por campus). Conclusão: considera-se que o processo para tal produção foi respaldado cientificamente, contando com a participação ampla e ativa dos profissionais envolvidos com o atendimento em saúde e assistência social de estudantes universitários. Sendo, por definição, um instrumento a ser revisto periodicamente, recomenda-se que o protocolo produzido seja reavaliado após um ano de sua implantação, ampliando-se para a participação estudantil em futuras oportunidades de revisão deste protocolo, bem como a participação de representação de familiares de estudantes neste processo.
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    Sintomas depressivos em gestantes: organização do processo de cuidado por meio de fluxograma descritor
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-24) Santos, Elen Aparecida dos; Jamas, Milena Temer [UNESP]; Jensen, Rodrigo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: O acolhimento da gestante na rede de atenção à saúde implica na responsabilização pela integralidade do cuidado na atenção básica. O período gestacional envolve mudanças biopsicossociais, na qual a mulher perpassa por várias mudanças, configurando-se às vezes como uma fase de maior ocorrência de transtornos psíquicos. Nesse sentido, segundo o Ministério da Saúde, por meio do pré-natal a gestante tem assegurado não só o acompanhamento da gestação, mas um parto saudável, sem impacto para a saúde materna, pois durante este se abordam questões psicossociais, bem como atividades educativas e preventivas para as necessidades de saúde identificadas. Objetivo: Identificar na literatura fatores de risco e instrumentos de detecção de sintomas depressivos na gestação e, a partir disso, construir um fluxograma de atendimento a gestantes. Métodos: Trata-se de um estudo dividido em duas etapas: revisão integrativa e construção de um fluxograma descritor. A revisão integrativa seguiu as etapas de elaboração da pergunta norteadora “Quais os fatores de risco e os instrumentos utilizados para identificar a depressão em gestantes?”; estabelecimento dos critérios de inclusão e de exclusão; definição dos descritores, busca na literatura e coleta de dados; da análise crítica dos estudos incluídos; discussão dos resultados e apresentação da síntese do conhecimento produzido. A seleção dos estudos deu-se por meio do acesso às bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Current Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Index Psi, MEDLINE e Web of Science (WoS). A construção do fluxograma foi realizada a partir da avaliação atual dos caminhos percorridos pela gestante na atenção básica, desde a procura por assistência à sua inclusão nos equipamentos de saúde do Município de Vera Cruz-SP. Resultados: De acordo com a análise, são apontados como fatores de risco para depressão gestacional antecedentes psiquiátricos, a violência (doméstica e/ou emocional), fatores estressantes e/ou estresse percebido, baixo apoio familiar/social, gravidez não planejada, baixo nível de escolaridade e a idade materna. A revisão integrativa apontou que a Edinburgh Postnatal Depression Scale – EPDS é a mais utilizada. Como produto desta dissertação foi construído uma proposta de fluxograma para gestante, onde após seu acolhimento, esta passará por um rastreio dos sintomas depressivos de acordo com a presença dos fatores de risco. O atendimento seguirá de acordo com a presença de sintomas depressivos. Conclusão: Após identificar os fatores de risco e os instrumentos utilizados para rastreio foi realizada a construção do fluxograma que permite observar o processo de trabalho desde a entrada da gestante no pré-natal. Espera-se que o fluxograma possa favorecer a assistência perinatal através da detecção precoce dos sintomas depressivos e o tratamento oportuno, bem como contribuir para a redução dos efeitos adversos à saúde materna e do concepto.