Buscar
Exibindo os resultados de 1 a 10 de 5263
Programa pró-letramento matemática: uma abordagem de grandezas e medidas com inserção dos temas transversais
(2010-06-01) [Dissertação de mestrado]
A presente pesquisa tem como objetivo verificar se o curso de formação Pró-Letramento Matemática contribuiu para a formação continuada dos professores das séries iniciais do ensino fundamental em Matemática, no que diz ...
Educação Financeira no ensino médio: desvelando as armadilhas do capital
(2020-03-04) [Dissertação de mestrado]
Está pesquisa tem como tema a Educação Financeira no ensino médio, onde seu estudo baseia-se em resoluções de problemas cotidianos. A problemática que emerge essa pesquisa é vista na reflexão de que o capital se serve da ...
Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas
(2009-02-13) [Dissertação de mestrado]
A educação sempre será motivo de preocupação em nossa sociedade. Com relação à Educação em Ciências, a preocupação engloba a necessidade de, por meio desse ensino, promover habilidades cognitivas que permitam aprendizagens ...
Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocienfítica na perspectiva do Agir Comunicativo
(2013-03-05) [Tese de doutorado]
Neste trabalho, apresentamos a constituição e evolução de um grupo de estudo, cujo integrantes são professores da rede pública de ensino e dois representantes da universidade, ambos interessados em superar as angústias que ...
Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio
(2020-03-02) [Dissertação de mestrado]
A presente pesquisa revela a preocupação com a assimilação de valores morais pelos alunos do Ensino Básico, especialmente os adolescentes do Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi conhecer e compreender as possíveis ...
Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos
(2020-03-04) [Tese de doutorado]
O programa sistemático e informatizado de ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos® (ALEPP®), foi criado com base no paradigma das relações de equivalência. Sua finalidade é estabelecer repertório básico de ...
Leishmaniose felina: revisão de literatura
(Veterinária e Zootecnia, 2013) [Artigo]
Leishmaniases are a major public health problem, accounting for about 60 000 deaths and thousands of new cases every year around the world, performing in the forms mucocutaneous, cutaneous and visceral, the latter often ...
Didática da física
(Coleção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144841, 2014) [Livro]
Com o propósito de contribuir com meios que permitam uma melhor compreensão da natureza da Didática da Física como disciplina de cursos de Física, esta obra exprime a experiência de Roberto Nardi e Olga Castiblanco como ...
Formação de monitores ambientais em um espaço não formal: análise de potencialidades
(2020-03-27) [Dissertação de mestrado]
Esta pesquisa objetivou analisar, segundo alguns pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski e da Educação Ambiental, os limites e/ou potencialidades de um processo formativo de monitores, desenvolvido em um ...
Informatics method to bridge gap between experimental results and simulation for carbon nanotube reinforced composites
(Abstracts Of Papers Of The American Chemical Society, 2012-08-19) [Resumo]