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dc.contributor.authorGoulart Junior, Edward [UNESP]
dc.contributor.authorLipp, Marilda Emmanuel Novaes
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:41Z
dc.date.available2014-05-20T13:26:41Z
dc.date.issued2008-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000400023
dc.identifier.citationPsicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 13, n. 4, p. 847-857, 2008.
dc.identifier.issn1413-7372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8634
dc.description.abstractO artigo relata pesquisa que visou, entre outros objetivos, identificar a presença do estresse, a sintomatologia e as fases apresentadas pelos professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental atuantes em escolas públicas estaduais de uma cidade do Interior de São Paulo. Participaram do estudo 175 professores, perfazendo, aproximadamente, 70% dos profissionais de Ensino Básico I (PEB-I) em atuação no município. Para obtenção dos objetivos foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o ISSL (Inventário de Sintomas de Estresse) e um questionário para caracterizar a população pesquisada. A pesquisa revelou que 56,6% dos professores estão experimentando estresse, cujos principais sintomas presentes são: sensação de desgaste físico constante, cansaço constante, tensão muscular, problemas com a memória, irritabilidade excessiva, cansaço excessivo, angústia/ansiedade diária, pensar constantemente em um só assunto e irritabilidade sem causa aparente.pt
dc.description.abstractEl artículo relata investigación que visó, entre otros objetivos, identificar la presencia del estrés, la sintomatología y las fases presentadas por los profesores de la enseñanza fundamental - 1º a 4º. grados, actuando en escuelas públicas estaduales de una ciudad del interior de São Paulo. 175 profesores participaron de la investigación, atingiéndose aproximadamente 70% de los profesionales de la Enseñanza Fundamental (PEB-I) actuando en el municipio. Para el logro de los objetivos, dos instrumentos de recogida de datos fueron utilizados: el ISSL (Inventario de Síntomas de Estrés) y un cuestionario para caracterizar a la población estudiada. La investigación reveló que 56.6% de los profesores están presentando estrés, siendo los principales síntomas: Sensación de desgaste físico constante, cansancio constante, tensión muscular, problemas con la memoria, irritabilidad excesiva, cansancio excesivo, angustia/ansiedad diarias, pensamiento constante en solamente un asunto e irritabilidad sin motivo evidente.es
dc.description.abstractResearch identifies stress, symptomatology and its phases in government public school teachers of fundamental education working at state schools in an interior city of the state of São Paulo, Brazil. One hundred and seventy-five teachers, comprising 70% of the Basic Education professionals working in the municipality, participated in the study. Two data collection were employed: the Stress Symptom Inventory (SSI) and a questionnaire to characterize the researched population. Results show that 56.6% of teachers suffer from stress. Predominant symptoms comprise a worn-out sensation, constant tiredness, muscular tension and memory problems, excessive irritability, excessive tiredness, daily anxiety, constant thoughts on a single theme and irritability without any apparent cause.en
dc.format.extent847-857
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudo
dc.sourceSciELO
dc.subjectestressept
dc.subjectensino fundamentalpt
dc.subjectprofessoraspt
dc.subjectEstréses
dc.subjecteducación fundamentales
dc.subjectprofesoreses
dc.subjectStressen
dc.subjectelementary educationen
dc.subjectteachersen
dc.titleEstresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduaispt
dc.title.alternativeEstrés entre los profesores de la enseñanza fundamental de las escuelas públicas estadualeses
dc.title.alternativeStress in teachers from government public schools of fundamental educationen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
dc.description.affiliationUNESP Departamento de Psicologia
dc.description.affiliationPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.description.affiliationUnespUNESP Departamento de Psicologia
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722008000400023
dc.identifier.scieloS1413-73722008000400023
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1413-73722008000400023.pdf
dc.identifier.lattes8313576891394001
dc.identifier.orcid0000-0002-4923-433X
unesp.author.lattes8313576891394001[1]
unesp.author.orcid0000-0002-4923-433X[1]
dc.relation.ispartofsjr0,229
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