Integração de imagens vetoriais e matriciais na visualização dos levantamentos realizados com a unidade móvel de mapeamento digital

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2002

Autores

Gallis, Rodrigo Bezerra de Araújo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A união da Cartografia e da Informática auxilia cada vez mais as atividades de planejamento, visualização e rapidez no processo de tomadas de decisões. A disponibilidade de equipamentos com maior capacidade de processamento e armazenamento de informações e o auxílio da Computação Gráfica permitiram a ampliação do horizonte cartográfico. O emprego de meios digitais para aquisição, armazenamento, manipulação, análise e exibição de objetos e informações é uma realidade incontestada. Entre os novos métodos de levantamento que se utilizam do recente casamento entre a Cartografia e as técnicas digitais destacam-se os Sistemas Móveis de Mapeamento Digital (SMMD). No Brasil, especificamente em Presidente Prudente - SP, na FCT/Unesp, onde uma Unidade Móvel de Mapeamento Digital (UMMD) está sendo desenvolvida, testes foram feitos procurando adaptá-la para levantamentos urbanos e rodoviários. Nos levantamentos realizados com a UMMD, após processamento dos dados adquiridos, têm-se imagens, vídeos e mapas digitais dos locais percorridos. O presente trabalho propõe-se a mostrar o conceito funcional do programa que faz a conexão entre os mapas digitais, imagens e vídeos, procurando dar aplicabilidade aos recursos que estes arquivos apresentam.

Descrição

Palavras-chave

Cartografia, Sistema de mapeamento móvel, Integração de arquivos matriciais e vetoriais

Como citar

GALLIS, Rodrigo Bezerra de Araújo. Integração de imagens vetoriais e matriciais na visualização dos levantamentos realizados com a unidade móvel de mapeamento digital. 2002. xiv, 72 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2002.