Show simple item record

dc.contributor.advisorNascimento, José Leonardo do [UNESP]
dc.contributor.authorStollar, Vanessa [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:28Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:28Z
dc.date.issued2010-11-16
dc.identifier.citationSTOLLAR, Vanessa. Vale de ferro: estudo histórico e estético das estações ferroviárias do Vale do Paraíba Paulista. 2010. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86898
dc.description.abstractA história da chegada e do desenvolvimento da ferrovia ao Vale do Paraíba é repleta de particularidades que a tornam instigante e importante no cenário brasileiro. As estradas de ferro chegam ao Brasil com a promessa de inserir no país definitivamente o progresso e o desenvolvimento, e o templo dessa nova promessa, passam a ser as estações ferroviárias, que no iniciam são apenas pontos de parada para o trem reabastecer, descarregar ou buscar mercadorias, mas com a evolução do transporte de passageiros, tornam-se a porta de entrada das cidades, que clamam por serem contempladas com essas construções e não virarem as “cidades mortas”. Nessa pesquisa serão resgatadas apenas as estações de algumas cidades pertencentes ao leste do Estado de São Paulo, três casos da antiga Estrada de Ferro do Norte ou São Paulo- Rio, que nasce por uma iniciativa dos cafeicultores da região, e depois passam a pertencer a Estrada de Ferro Central do Brasil. As estações escolhidas são: a de Cachoeira Paulista, a de Guaratinguetá e de Jacareí. A justificativa da pesquisa vem da visão da cidade como um fato social, que deve ser vivenciada como um bem cultural. Sendo que a fruição dessa não pode ser dissociada da vida de seus habitantes. Os monumentos possuem uma dimensão estética e uma dimensão histórica, nessa visão integrada de patrimônio os lugares realimentam a dinâmica das identidades. Essa pesquisa visa produzir e resgatar um acervo de imagens sobre o tema, comparar imagens fotográficas e identificar o que mudou nesses anos de “civilização”. Expor as múltiplas visões sobre preservação, e suas aplicações nas três estações escolhidas. O embasamento teórico da pesquisa é composto de referências sobre os seguintes temas: historia do Vale do Paraíba paulista e das cidades estudadas; sobre a história da ferrovia no Brasil; e sobre patrimônio e arquitetura...pt
dc.description.abstractThe story of the arrival and development of the railway to the Paraíba Valley is full peculiarities that make it exciting and important in the Brazilian scene. The railroad arrived in Brazil with the promise of introducing to the country progress and development, and the promise of this new temple, became the railway stations, which in the beginning were only refueling stop for the train, unload or buying stations for goods but with the evolution of passenger transport, became the gateway for cities, that are now calling for being recognized by these buildings and not turn the dead cities. In this thesis it will be redeemed only railway stations from some eastern cities of São Paulo, three cases of the former North Railroad or Sao Paulo-Rio, born as of an initiative led by farmers in the region and then evolved to belong to Central Railroad of Brazil. The stations chosen are: of Cachoeira Paulista, Guaratinguetá and Jacareí. The justification of the research comes from the vision of the city as a social fact, which must be experienced as a cultural asset. This enjoyment can not be divorced from the lives of its inhabitants. The monuments have an aesthetic dimension and a historical dimension, this integrated vision of heritage the places nourish the dynamics of identities. This research aims to produce and retrieve a collection of images on the theme, comparing photographs and identifying what has changed in those years of civilization. Expose the multiple views on preservation, and their applications in the three chosen stations. The theoretical basis of the research consists of references on the following topics: history of the Vale do Paraíba and cities studied, the history of the railroad in Brazil, and heritage and architecture. These stations are in many cases, deteriorated by time, crippled by a misuse, and not representing the history that they have being through... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent159 f. il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectArquitetura - Históriapt
dc.subjectFerrovias - Estaçõespt
dc.subjectVale do Paraíbapt
dc.subjectPatrimôniopt
dc.subjectEstações ferroviáriaspt
dc.subjectArquitetura de ferropt
dc.subjectParaíba Valleyen
dc.subjectPatrimonyen
dc.subjectRailway architectureen
dc.subjectRailway stationen
dc.subjectArchitectureen
dc.titleVale de ferro: estudo histórico e estético das estações ferroviárias do Vale do Paraíba Paulistapt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes visuaispt
unesp.researchAreaAbordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Artept
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
dc.identifier.aleph000638535
dc.identifier.filestollar_v_me_ia.pdf
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.lattes6533679344753214
unesp.author.lattes6533679344753214
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record