Show simple item record

dc.contributor.advisorTirapeli, Percival [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Paula Carolina Neubauer da [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:28Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:28Z
dc.date.issued2012-04-19
dc.identifier.citationSILVA, Paula Carolina Neubauer da. A vocação construtiva na Arte Sul-Americana: os cinéticos venezuelanos e os concretos paulistas. 2012. 152 f. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86899
dc.description.abstractA presente pesquisa justifica-se pela escassez de estudos contrapondo as práticas artísticas dos cinéticos venezuelanos às dos concretos paulistas, ainda que os dois movimentos tenham sido contemporâneos e influenciado fortemente a produção artística em seus respectivos países. A pesquisa foi feita por meio de levantamento bibliográfico, trabalhos acadêmicos, artigos e catálogos de exposições relacionadas ao tema. Foi elaborada de forma comparativa, buscando identificar fontes de referência e bibliografia específica com o objetivo de estabelecer as influências construtivas européias pertinentes à produção da arte concreta no Brasil e à arte cinética na Venezuela durante a década de 1950. Assim, são exploradas as similaridades entre os movimentos, partindo-se, para tanto, de suas raízes construtivas, para chegar às suas respectivas particularidades. Delimita-se o escopo da presente pesquisa à obra de três artistas de cada movimento e suas respectivas produções no período em questão. São eles: Luiz Sacilotto, Judith Lauand e Geraldo de Barros, no que tange aos concretos, e Jesús Rafael Soto, Carlos Cruz-Diez e Alejandro Otero em relação aos cinéticos. Apresenta-se o surgimento do concretismo em São Paulo, em volta do Grupo Ruptura sob forte influência das ideias construtivistas defendidas por Waldemar Cordeiro e das tendências abstracionistas no Brasil à época. Paralelamente, explora-se o impacto do grupo Los Disidientes, articulado por Otero e suas repercussões na obra de Soto e Cruz-Diez, bem como o contexto venezuelano desde a ocasião do Manifesto Los Disidentes (1950) até a adoção da abstração no país. Examina-se a convergência dos artistas em Paris durante os anos 1950, o que possibilitou o intercâmbio das experiências de Alejandro Otero, Carlos Cruz-Diez e Jesús Rafael Soto. Da mesma...pt
dc.description.abstractThis research is justified by the lack of studies comparing the kinetics artistics practices of Venezuela and concrete practices from São Paulo. This work was made through research of bibliography, academic papers, articles and exhibitions catalogues related to the theme. It has been done in a comparative manner aiming to identify references and specific bibliographies with the purpose of establishing the constructive European influences related to the production of a concrete art in Brazil and a kInetic art in Venezuela in the 1950s. Therefore, it explores the movement similarities from their constructive roots to their respective particularities. The scope of this research is limited to the work of three artists of each movement and to their respective productions during the period in question. They are: Luiz Sacilotto, Judith Lauand and Geraldo de Barros for the concretes; and Jesús Rafael Soto, Carlos Cruz-Diez and Alejandro Otero for the kinetics. There is a discussion about the origin of the concrete movement in São Paulo, around the Ruptura Group, under the influence of the constructivist ideas championed by Waldemar Cordeiro and the abstract tendencies in Brazil at the time. It is also presented the impact of Los Disidientes Group articulated by Otero and its repercussion in the work of Soto and Cruz-Diez, in addition to the Venezuelan context since of the release of Manifesto Los Disidientes (1950) until the adoption of abstraction in the country. The research also analyses the convergence of the artists in Paris during the 1950s which enable the experience interchange between Alejandro Otero, Carlos Cruz-Diez e Jesús Rafael Soto. In the same way, there will be a discussion about the limitations of the adoption of the abstract geometrical language as the way through modernization and rationality which characterizes and... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent152 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectArte concretapt
dc.subjectArte cineticapt
dc.subjectConstrutivismo (Arte) - Brasilpt
dc.subjectConstrutivismo (Arte) - Venezuelapt
dc.subjectConcret arten
dc.subjectKinetic arten
dc.subjectConstrutivism - Brazil - Venezuelaen
dc.titleA vocação construtiva na Arte Sul-Americana: os cinéticos venezuelanos e os concretos paulistaspt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes visuaispt
unesp.researchAreaAbordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Artept
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
dc.identifier.aleph000691390
dc.identifier.filesilva_pcn_me_ia.pdf
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.lattes1423636463797795
unesp.author.lattes1423636463797795
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record