Ações de educação ambiental e monitoramento da água no córrego da Olaria, APTA-Pindorama, S.P

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Data

2011-11-29

Autores

Lopes, Maria Conceição [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo realizar a capacitação de educadores e profissionais técnicos da área ambiental, integrantes de municípios pertencentes a Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande, bem como, realizar a análise morfométrica e monitorar a qualidade da água do córrego da Olaria, APTA-Pindorama, Estado de São Paulo. A metodologia aplicada para a capacitação técnica e pedagógica foi realizada a partir de cursos realizados em três módulos, com 64 horas atividades cada, com seguintes temas geradores de ensino: Bacia Hidrográfica, Solo e Água. Os educadores identificaram o conceitos dos temas geradores trabalhado nas capacitações para a elaboração do planejamento de trabalhos pedagógicos e aplicação em sala de aula do ensino fundamental ou ensino médio. A capacitação de educadores e profissionais técnicos da área ambiental foi eficaz para o desenvolvimento de projetos pedagógicos indicando maior interação entre docentes e coordenadores, e um trabalho mais efetivo nas atividades realizadas nos municípios. Foram realizados o monitoramento da qualidade da água nos parâmetros pH, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica e temperatura e a análise morfométrica da bacia hidrográfica. Ocorreram coletas das amostras de água em oito nascentes da rede de drenagem. A microbacia do Córrego da Olaria tem extensão de 969,42ha e é considerada de 2a ordem de magnitude. Os resultados indicam que a qualidade da água alcançou a classe 2 segundo CONAMA 357/2005, adequada para uso agrícola e biota aquática
This study aimed to conduct the training of educators and technical professionals in the environmental knowledge, members of the group from Rios Turvo and Grande Watersheds, as well as, to analyze the physical characteristics and the water quality of the Olaria drainage net, at APTA-Pindorama, State of Sao Paulo, Brazil. The methodology applied to the technical and pedagogical training was carried out through courses conducted in three modules, with 64 hours of activities each, with the following topics: watershed, soil and water. The educators identified the main concepts of the topics and prepare the planning to conduct environmental educational work in the classroom of elementary school and high school. The training of the educators and technical professionals in the environmental field was effective for the development of projects, indicating greater interaction between teachers and coordinators, and the most effective work in environmental activities in the municipalities. The water quality parameters: pH, dissolved oxygen, conductivity and temperature and the morphometric analysis of the watershed were done. The water was collected from eight springs in the drainage network. The watershed of the Olaria Stream has an area of 969.42 ha and is considered the second order of magnitude. The results indicate that water quality has reached the Class 2 due to CONAMA 357/2005 law, suitable for agricultural use and aquatic biota

Descrição

Palavras-chave

Abastecimento de água, Bacias hidrograficas, Educação ambiental, Água - Qualidade, Water resource, Environmental education

Como citar

LOPES, Maria Conceição. Ações de educação ambiental e monitoramento da água no córrego da Olaria, APTA-Pindorama, S.P. 2011. ii, 87 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, 2011.