Televisão e saúde: a obesidade em discussão

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-09-28

Autores

Freires, Michelle Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo analisar a comunicação e saúde na mídia televisiva. A análise é sobre o quadro: Questão de peso, do médico Drauzio Varella, que foi veiculado pela Rede Globo, no programa Fantástico, no período de novembro de 2004 a maio de 2005. A série é constituída por dezessete episódios, com duração média de dez a doze minutos, onde o médico fala sobre um tema relacionado à obesidade, conta a história de vida de uma pessoa que sofre as consequências da doença, mostrando o dia-a-dia dela e a forma como lida com o assunto. O tema obesidade foi escolhido por estar ganhando espaço na mídia, diariamente. Segundo pesquisa do IBGE, divulgada em setembro do ano passado, mais de 40% da população está com excesso de peso, ou seja, a pesquisa mostra que os brasileiros não estão se alimentando corretamente e, ainda, sofrendo as consequências da doença. Os conceitos e a teoria utilizados como parâmetros para a análise da dissertação foram: a apresentação dos temas de saúde, o modelo de tomada de decisões, a abordagem social-cognitiva das etapas de mudança, os apelos ao medo em campanhas de promoção de saúde, e os apelos positivos em campanhas de saúde. A partir disso, a avaliação sobre o programa nos mostrou a importância de um planejamento e de um comunicador na divulgação de mensagens de saúde.
The objective of this paper is to analyze the communication and health on media. The analysis is about the passage: A question of weight, by Doctor Drauzio Varella, which was on Rede Globo channel, in Fantástico programme, in November 2004 to May 2005. The serial is made of seventeen scenes, that lasts between ten to twelve minutes, where the Doctor talks about the obesity theme, he tells a story about the life of a person who suffers from the illness, showing her/his daily routine and the way how to deal with the theme. The theme obesity was chosen because it has been famous on media, daily. According to IBGE search, showed las september, more than 40% of the population is over weight, it means, the search shows that Brazilian people do not eat properly and suffer from obesity. The concepts and the theory used in the analysis were: presentation of health themes, decisions model, the change topics, the fear in health promotion, and the positive side of health campaign. Since that, the conclusion about the programme showed us the importance of a plan and a communicator to spread health messages.

Descrição

Palavras-chave

Comunicação, Saude, Televisão, Obesidade, Promoção de saúde, Communication, Health, Television, Obesity, Health promotion

Como citar

FREIRES, Michelle Silva. Televisão e saúde: a obesidade em discussão. 2006. 112 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2006.